Ombudsman - Salário Brasil

R$ 3.876,86/mês

Atualizado em

Hoje um Ombudsman ganha em média R$ 3.876,86 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 1.252 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Ombudsman pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 3.770,97 e o teto salarial de R$ 8.613,29, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Ombudsman.

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 24 anos, formação superior em Administração, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Atividades de teleatendimento de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Ombudsman é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Ombudsman, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Ombudsman CBO 1423-40

O Ombudsman planeja, coordena, organiza, controla e avalia processos de ouvidoria, em empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, nas esferas pública e privada, sob a direção de um diretor ou gerente geral Atua integradamente com equipes de relações públicas, marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos Pode, em casos de atuação especializada na apuração de determinadas irregularidades, apoiar-se em órgãos de controle interno, tais como controladoria, corregedoria e auditoria.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação e de mediação de conflitos entre as partes envolvidas em manifestações Define, coordena, controla e avalia atividades e procedimentos para recebimento, análise e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, e identifica as áreas responsáveis por resolver os problemas Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria, considerando as formas e estratégias de atendimento, os canais e meios de comunicação para acesso, virtuais ou físicos, o armazenamento e preservação de dados pessoais e sigilosos Identifica disfunções e necessidades de correção ou redirecionamento nos processos organizacionais, podendo sugerir ações que possam melhorar processos, produtos ou serviços.

Recebe, documenta e analisa manifestações de elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos internos da organização, tendo em vista a implementação de providências e estratégias para melhoria dos processos, produtos e serviços Avalia a atuação dos diversos setores e áreas da organização, identificando a incidência e importância das manifestações, notificações e dificuldades detectadas Monitora as etapas de resposta e de apresentação de soluções, considerando a demanda expressa na manifestação, os prazos estabelecidos e a ordem cronológica do recebimento.

Consolida a resposta aos clientes de serviços públicos e privados, enviando-a por meio virtual ou físico, zelando pelos princípios de acessibilidade, utilizando canais de comunicação adequados ao público atendido, considerando as necessidades de idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida Define estratégias de relacionamento com o público Analisa dados e resultados de pesquisas Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet.

Avalia a qualidade e efetividade do processo de ouvidoria, no que se refere a estratégias de comunicação com o público, cumprimento de prazos estabelecidos, confiabilidade e credibilidade, suficiência da informação, segurança e sigilo dos dados pessoais, clareza e objetividade nas instruções de utilização dos serviços e nas respostas fornecidas, proposição e apresentação de soluções, resultados gerados Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação Elabora relatórios gerenciais e estatísticos, formulários e registros de manifestações, manuais de normas e procedimentos Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, avaliando alternativas de controle e de solução.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental, preservação e sigilo de dados .

Algumas funções no exercício da profissão

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • otimizar custos e recursos;
  • analisar contexto;
  • revisar planos;
  • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • elaborar orçamentos;
  • elaborar relatórios;
  • avaliar desempenho;
  • ver mais...

Salário de Ombudsman CBO 1423-40 - Série histórica

Quanto ganha um Ombudsman por região do Brasil

Tabela salarial para Ombudsman

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 3.771 45.252 943 18,45
Média Salarial 3.877 46.522 969 18,96
1º Quartil 1.888 22.660 472 9,24
Salário Mediana 2.817 33.798 704 13,78
3º Quartil 7.111 85.334 1.778 34,78
Teto Salarial 8.613 103.360 2.153 42,13
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Ombudsman negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 1423-40 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Administração

Ombudsman é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 5.26% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Ombudsman CBO 1423-40 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 1.645,24
6550-2/00 Planos de saúde 4.767,26
8610-1/01 Atividades de atendimento hospitalar 3.468,95
8660-7/00 Atividades de apoio à gestão de saúde 3.233,49
5811-5/00 Edição de livros 1.965,66
6422-1/00 Bancos múltiplos, com carteira comercial 5.091,71
6613-4/00 Administração de cartões de crédito 5.969,69
8610-1/02 Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 2.826,21
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.780,86
6619-3/99 Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros 6.019,97
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Administração por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1.252 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Ombudsman CBO 1423-40 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
614 44 220 3.755,55 17,07
379 40 200 5.392,54 26,96
206 36 180 1.585,99 8,81
15 30 150 4.330,87 28,87
10 42 210 3.058,00 14,56
6 25 125 3.177,50 25,42

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 653 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 4.051,39 4.538,98 5.756,17
Pequenas 3.746,83 4.234,42 5.451,61
Médias 4.291,73 4.779,32 5.996,51
Grandes Empresas 3.713,06 4.200,65 5.417,84
  • *Ombudsman Júnior: até 4 anos;
  • *Ombudsman Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Ombudsman Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Ombudsman

  • Salário Base: R$ 3.876,86
  • Salário-educação (3%): R$ 116,31
  • Sistema S (2%): R$ 77,54
  • INSS Patronal (20%): R$ 775,37
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 38,77
  • FGTS (8%): R$ 310,15
  • Férias 1/12: R$ 323,07
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 775,37
  • Periculosidade (30%): R$ 1.163,06
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 107,69
  • 13º Salário: R$ 323,07
  • FGTS sobre Férias: R$ 25,85
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,62
  • FGTS sobre 13º: R$ 25,85
  • Aviso Prévio: R$ 323,07
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 25,85
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 323,07

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Ombudsman