CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Condições de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Funções dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • Atividades dos cargos CBO 1423-25

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 estão as de:

    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • tomar decisões;
    • saber ouvir;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar tendências do mercado;
    • representar empresa publicamente;
    • pensar estrategicamente;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • otimizar custos e recursos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • negociar com partes interessadas;
    • mediar conflitos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • revisar planos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • identificar necessidade de recursos;
    • monitorar mídias;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • liderar pessoas;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • agir com empatia;
    • analisar contexto;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • cobrar ações;
    • realizar escuta ativa;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • captar recursos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • checar informações para divulgação;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • estabelecer diálogo;
    • elaborar relatórios;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar flexibilidade;

    Cargos e salários CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

    Cargo/Profissão Local
    Relações Publicas (A) Brasil
    Especialista de Comunicação em Relações Públicas Brasil
    Profissional de Relações Públicas Brasil
    Relações Publicas (A) Porto Alegre, RS
    Relações Publicas (A) Belo Horizonte, MG
    Relações Publicas (A) Campinas, SP
    Relações Publicas (A) Recife, PE
    Relações Publicas (A) Minas Gerais
    Relações Publicas (A) Joinville, SC
    Relações Publicas (A) Curitiba, PR
    Relações Publicas (A) Goiânia, GO
    Relações Publicas (A) Brasília, DF
    Relações Publicas (A) São Paulo
    Relações Publicas (A) São Paulo, SP
    Relações Publicas (A) Salvador, BA
    Relações Publicas (A) Rio de Janeiro, RJ
    Relações Publicas Goiânia, GO
    Especialista de Comunicação em Relações Públicas Salvador, BA
    Especialista de Comunicação em Relações Públicas São Paulo
    Especialista de Comunicação em Relações Públicas Belo Horizonte, MG
    Especialista de Comunicação em Relações Públicas Campinas, SP
    Especialista de Comunicação em Relações Públicas São Paulo, SP
    Especialista de Comunicação em Relações Públicas Curitiba, PR
    Especialista de Comunicação em Relações Públicas Florianópolis, SC
    Especialista de Comunicação em Relações Públicas Rio de Janeiro, RJ
    Profissional de Relações Públicas Manaus, AM
    Profissional de Relações Públicas São Paulo, SP
    Profissional de Relações Públicas Curitiba, PR
    Profissional de Relações Públicas Brasília, DF
    Profissional de Relações Públicas São Luís, MA
    Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial