CBO 1423-25 - Relações públicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Relações públicas CBO 1423-25 Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Relações públicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-25

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Relações públicas

O Relações públicas CBO 1423-25 planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.

Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.

Analisa dados e resultados de pesquisas.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.

Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.

Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.

Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.

Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.

Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-25 deve administrar recursos materiais e financeiros, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-25

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Relações públicas CBO 1423-25

Um Relações públicas (ou sinônimo) deve planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, mediar conflitos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar habilidades comunicativas, assessorar nos contatos com a imprensa, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de abstração, analisar tendências do mercado, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de organização, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, analisar contexto, dar retorno aos públicos - feed-back, elaborar recomendações de ações e soluções, realizar estudo de viabilidade, monitorar mídias, checar informações para divulgação, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, negociar com partes interessadas, demonstrar capacidade de empatia, administrar conflitos entre partes, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, avaliar alternativas de soluções, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de flexibilidade, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, estabelecer diálogo, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, captar recursos, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar criatividade, analisar demanda do cliente, demonstrar capacidade de tomar decisões, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, realizar ações para ampliação de participação no mercado, encaminhar solicitações aos responsáveis, revisar planos, realizar escuta ativa, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, representar empresa e/ou organização publicamente, participar da elaboração de projetos educacionais, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de síntese, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, criar programas e ações de fidelização de clientes, cobrar ações, detectar expectativas e necessidades, demonstrar capacidade de escuta, otimizar custos e recursos.

Cargos e salários CBO 1423-25 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Especialista de Comunicação em Relações Públicas

Especialista de Comunicação em Relações Públicas: Brasil

O profissional no cargo de Especialista de Comunicação em Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.782 e 11.233 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Profissional de Relações Públicas

Profissional de Relações Públicas: Brasil

O profissional no cargo de Profissional de Relações Públicas CBO 1423-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.782 e 11.233 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): Brasil

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.782 e 11.233 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): Paraná

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.962 e 5.786 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 464 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 5.598 e 13.047 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 316 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): São Paulo

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.650 e 13.197 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.045 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A)

Relações Publicas (A): Minas Gerais

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 4.892 e 11.309 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 445 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Goiânia

Relações Publicas (A): Goiânia, GO

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 3.175 e 6.555 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 97 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Recife

Relações Publicas (A): Recife, PE

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 4.553 e 9.207 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 30 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Campinas

Relações Publicas (A): Campinas, SP

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.203 e 6.942 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Porto Alegre

Relações Publicas (A): Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 4.653 e 10.178 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Salvador

Relações Publicas (A): Salvador, BA

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 5.303 e 12.477 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Joinville

Relações Publicas (A): Joinville, SC

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.975 e 6.132 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Curitiba

Relações Publicas (A): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.152 e 6.052 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Belo Horizonte

Relações Publicas (A): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 5.407 e 12.409 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) São Paulo

Relações Publicas (A): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.383 e 14.590 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.422 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Brasília

Relações Publicas (A): Brasília, DF

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 5.476 e 12.414 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.
Salário Relações Publicas (A) Rio de Janeiro

Relações Publicas (A): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Relações Publicas (A) CBO 1423-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.297 e 14.525 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 231 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-25.