Analista de Negócios - Piso Salarial 2024, O Que Faz, Salário Comunicação Social

R$ 5.694,29/mês

Atualizado em

Hoje um Analista de Negócios ganha em média R$ 5.694,29 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 3.971 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Analista de Negócios pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 5.538,77 e o teto salarial de R$ 13.252,02, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Analista de Negócios.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 27 anos, formação superior em Comunicação Social, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Agências de publicidade de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Analista de Negócios é São Bernardo do Campo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Analista de Negócios, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Analista de Negócios CBO 2531-20

O Analista de Negócios identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Desenvolve planejamento estratégico e planos de mídia, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários Gerencia recursos materiais e financeiros, coordenando equipes envolvidas na área de mídia e de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.

Negocia e coordena a compra de espaços publicitários em diferentes mídias Estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes Define e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Zela pela qualidade técnica e operacional dos planos de mídia, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • gerenciar setores;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • contratar fornecedores;
  • vender serviços publicitários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • coordenar área de mídia;
  • fazer previsão orçamentária;
  • demonstrar senso estético;
  • analisar concorrência;
  • elaborar estratégia de mídia;
  • analisar perfil do público alvo;
  • ver mais...

Salário de Analista de Negócios CBO 2531-20 - Série histórica

Quanto ganha um Analista de Negócios por região do Brasil

Tabela salarial para Analista de Negócios

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 5.539 66.465 1.385 26,29
Média Salarial 5.694 68.331 1.424 27,03
1º Quartil 2.525 30.305 631 11,99
Salário Mediana 4.000 48.000 1.000 18,99
3º Quartil 10.941 131.291 2.735 51,94
Teto Salarial 13.252 159.024 3.313 62,91
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Analista de Negócios negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2531-20 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Comunicação Social

Analista de Negócios é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Setembro de 2023 e Agosto de 2024, tivemos um aumento de 7.88% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Analista de Negócios CBO 2531-20 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 7.919,64
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 5.039,46
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 5.387,44
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 3.529,43
7319-0/03 Marketing direto 2.546,16
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 4.811,87
8219-9/99 Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 3.096,55
7319-0/02 Promoção de vendas 2.755,35
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 5.234,27
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 3.651,76
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Comunicação Social por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3.971 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Analista de Negócios CBO 2531-20 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
2.252 44 220 4.177,58 18,99
1.477 40 200 7.875,96 39,38
90 42 210 6.175,45 29,41
42 43 215 9.774,20 45,46
31 36 180 3.862,41 21,46
19 30 150 3.526,22 23,51

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 2.054 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 4.675,44 5.391,61 7.179,41
Pequenas 5.339,54 6.055,70 7.843,50
Médias 6.765,15 7.481,32 9.269,11
Grandes Empresas 6.727,38 7.443,55 9.231,34
  • *Analista de Negócios Júnior: até 4 anos;
  • *Analista de Negócios Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Analista de Negócios Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Negócios

  • Salário Base: R$ 5.694,29
  • Salário-educação (3%): R$ 170,83
  • Sistema S (2%): R$ 113,89
  • INSS Patronal (20%): R$ 1.138,86
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 56,94
  • FGTS (8%): R$ 455,54
  • Férias 1/12: R$ 474,52
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 1.138,86
  • Periculosidade (30%): R$ 1.708,29
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 158,17
  • 13º Salário: R$ 474,52
  • FGTS sobre Férias: R$ 37,96
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 12,65
  • FGTS sobre 13º: R$ 37,96
  • Aviso Prévio: R$ 474,52
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 37,96
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 474,52

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Analista de Negócios