CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Condições de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Funções dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • Atividades dos cargos CBO 1423-15

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 estão as de:

    • saber ouvir;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • planejar campanhas de vendas;
    • cobrar resultados da equipe;
    • pensar estrategicamente;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar orçamentos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • examinar currículos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • delegar atribuições;
    • entrevistar candidatos;
    • otimizar custos e recursos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • identificar necessidade de recursos;
    • estabelecer política comercial;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • monitorar contratos;
    • liderar pessoas;
    • analisar tendências do mercado;
    • dimensionar equipe;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • agir com empatia;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • pesquisar mercado;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • gerenciar equipes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar relatórios;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • formular plano de incentivos;
    • tomar decisões;
    • avaliar desempenho;
    • gerenciar remanejamentos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • captar recursos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • representar empresa publicamente;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • revisar planos;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar criatividade;

    Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

    Salário Gerente de Marketing: Brasil

    Gerente de Marketing: Brasil

    • 17.641
    • Brasil
    • 7.002 - 21.065
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7001.6871697178 e 21.065 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Coordenação de Marketing: Brasil

    Gerente de Coordenação de Marketing: Brasil

    • 17.641
    • Brasil
    • 7.002 - 21.065
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7001.6871697178 e 21.065 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Departamento de Marketing: Brasil

    Gerente de Departamento de Marketing: Brasil

    • 17.641
    • Brasil
    • 7.002 - 21.065
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7001.6871697178 e 21.065 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Divisão de Marketing: Brasil

    Gerente de Divisão de Marketing: Brasil

    • 17.641
    • Brasil
    • 7.002 - 21.065
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7001.6871697178 e 21.065 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing e Vendas: Brasil

    Gerente de Marketing e Vendas: Brasil

    • 17.641
    • Brasil
    • 7.002 - 21.065
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7001.6871697178 e 21.065 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Produtos: Brasil

    Gerente de Produtos: Brasil

    • 17.641
    • Brasil
    • 7.002 - 21.065
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7001.6871697178 e 21.065 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Analista de Trade Marketing: Brasil

    Analista de Trade Marketing: Brasil

    • 18.318
    • Brasil
    • 7.045 - 21.176
    • 43h
    O profissional no cargo de Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7045.409749832 e 21.176 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 18.318 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing São Paulo

    Gerente de Marketing: São Paulo, SP

    • 5.721
    • São Paulo, SP
    • 10.641 - 24.971
    • 42h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 10.641 e 24.971 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.721 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Montes Claros

    Gerente de Marketing: Montes Claros, MG

    • 24
    • Montes Claros, MG
    • 2.057 - 4.835
    • 41h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Montes Claros - MG, ganha entre 2.057 e 4.835 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Belo Horizonte

    Gerente de Marketing: Belo Horizonte, MG

    • 546
    • Belo Horizonte, MG
    • 5.150 - 13.618
    • 42h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 5.150 e 13.618 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 546 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Florianópolis

    Gerente de Marketing: Florianópolis, SC

    • 137
    • Florianópolis, SC
    • 5.051 - 11.781
    • 42h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 5.051 e 11.781 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Bahia

    Gerente de Marketing: BA

    • 324
    • BA
    • 4.545 - 4.980
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Bahia, ganha entre 4.545 e 4.980 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 324 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Anápolis

    Gerente de Marketing: Anápolis, GO

    • 22
    • Anápolis, GO
    • 4.839 - 11.406
    • 44h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Anápolis - GO, ganha entre 4.839 e 11.406 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Goiânia

    Gerente de Marketing: Goiânia, GO

    • 169
    • Goiânia, GO
    • 4.173 - 10.701
    • 44h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 4.173 e 10.701 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Fortaleza

    Gerente de Marketing: Fortaleza, CE

    • 412
    • Fortaleza, CE
    • 2.964 - 7.706
    • 44h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.964 e 7.706 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 412 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Cotia

    Gerente de Marketing: Cotia, SP

    • 51
    • Cotia, SP
    • 12.262 - 29.187
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Cotia - SP, ganha entre 12.262 e 29.187 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Rio de Janeiro

    Gerente de Marketing: RJ

    • 941
    • RJ
    • 7.021 - 7.693
    • 42h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 7.021 e 7.693 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 941 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
    Salário Gerente de Marketing Paraná

    Gerente de Marketing: PR

    • 931
    • PR
    • 4.861 - 5.326
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 4.861 e 5.326 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 931 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.