CBO 1423-05 - Gerente comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente comercial CBO 1423-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.
Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente comercial
O Gerente comercial CBO 1423-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.
Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.
Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.
Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.
Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-05 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, gerenciar recursos humanos, assessorar diretoria e setores da organização, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-05
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente comercial CBO 1423-05
Um Gerente comercial (ou sinônimo) deve planejar campanhas publicitárias, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, representar empresa e/ou organização publicamente, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, delegar atribuições, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, realizar campanhas de vendas, elaborar orçamentos, negociar condições e prioridades de projetos, gerenciar equipes, dimensionar equipe, implementar campanhas institucionais e publicitárias, implementar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de organização, demonstrar habilidades comunicativas, monitorar metas e indicadores de desempenho, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de negociação, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, otimizar custos e recursos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerir lucratividade, contratar serviços de terceiros, revisar planos, demonstrar capacidade de tomar decisões, coordenar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de síntese, listar atividades de cargos / funções, examinar currículos, formular plano de incentivos, demonstrar criatividade, criar programas e ações de fidelização de clientes, demonstrar capacidade de escuta, autorizar pagamentos, negociar com clientes, pesquisar mercado, estabelecer política comercial, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, monitorar a execução de serviços de terceiros, gerir nível de satisfação do cliente, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, administrar orçamentos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, elaborar relatórios, avaliar desempenho, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de flexibilidade, gerenciar remanejamentos, planejar racionalização do uso de recursos, detectar necessidades de capacitação profissional, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, analisar tendências do mercado, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar capacidade de abstração, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar visão sistêmica, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, entrevistar candidatos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, atender a auditoria interna e externa, definir perfis profissionais, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, monitorar contratos, cobrar resultados da equipe, avaliar nível de satisfação da equipe, captar recursos.