CBO 1423-05 - Gerente comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente comercial CBO 1423-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.
Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente comercial
O Gerente comercial CBO 1423-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.
Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.
Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.
Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.
Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-05 deve gerenciar recursos humanos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-05
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente comercial CBO 1423-05
Um Gerente comercial (ou sinônimo) deve coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de liderança, avaliar nível de satisfação da equipe, implementar campanhas institucionais e publicitárias, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, examinar currículos, entrevistar candidatos, identificar necessidade de contratação de pessoal, implementar serviços de atendimento a clientes, identificar necessidade de recursos, pesquisar mercado, definir perfis profissionais, monitorar metas e indicadores de desempenho, formular plano de incentivos, demonstrar capacidade de escuta, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, acompanhar atuação da concorrência, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, negociar com clientes, gerenciar remanejamentos, contratar serviços de terceiros, realizar campanhas de vendas, gerenciar equipes, monitorar contratos, criar programas e ações de fidelização de clientes, estabelecer metas e indicadores de desempenho, avaliar desempenho, demonstrar habilidades comunicativas, representar empresa e/ou organização publicamente, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, planejar racionalização do uso de recursos, planejar campanhas publicitárias, administrar orçamentos, negociar condições e prioridades de projetos, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de flexibilidade, captar recursos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, revisar planos, demonstrar capacidade de tomar decisões, estabelecer política comercial, delegar atribuições, demonstrar capacidade de negociação, realizar ações para ampliação de participação no mercado, elaborar orçamentos, cobrar resultados da equipe, autorizar pagamentos, coordenar serviços de atendimento a clientes, listar atividades de cargos / funções, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, dimensionar equipe, demonstrar capacidade de empatia, gerir lucratividade, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, detectar necessidades de capacitação profissional, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, monitorar a execução de serviços de terceiros, atender a auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de síntese, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerir nível de satisfação do cliente, demonstrar visão sistêmica.