CBO 1423-05 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de Áreas de apoio.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.
Condições de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Funções dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:
Atividades dos cargos CBO 1423-05
Entre as principais atribuições dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 estão as de:
- listar atividades de cargos / funções;
- estabelecer política comercial;
- demonstrar flexibilidade;
- gerir lucratividade;
- formular plano de incentivos;
- realizar ações para ampliação de participação no mercado;
- agir com empatia;
- implementar serviços de atendimento a clientes;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- analisar tendências do mercado;
- demonstrar habilidades comunicativas;
- liderar pessoas;
- planejar campanhas publicitárias;
- elaborar relatórios;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- monitorar a execução de serviços de terceiros;
- criar programas e ações de fidelização de clientes;
- atender a auditoria interna e externa;
- elaborar orçamentos;
- negociar com clientes;
- captar recursos;
- negociar condições e prioridades de projetos;
- entrevistar candidatos;
- tomar decisões;
- monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
- pesquisar mercado;
- delegar atribuições;
- demonstrar capacidade de abstração;
- representar empresa publicamente;
- revisar planos;
- otimizar custos e recursos;
- administrar orçamentos;
- monitorar metas e indicadores de desempenho;
- assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
- acompanhar atuação da concorrência;
- realizar campanhas de vendas;
- cobrar resultados da equipe;
- gerenciar remanejamentos;
- pensar estrategicamente;
- dimensionar equipe;
- saber ouvir;
- definir perfis profissionais;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar criatividade;
- gerir nível de satisfação do cliente;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
- coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
- planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
- demonstrar visão sistêmica;
- estabelecer metas e indicadores de desempenho;
- implementar campanhas institucionais e publicitárias;
- demonstrar capacidade de síntese;
- coordenar serviços de atendimento a clientes;
- demonstrar capacidade de negociação;
- contratar serviços de terceiros;
- autorizar pagamentos;
- realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
- avaliar nível de satisfação da equipe;
- monitorar contratos;
- avaliar desempenho;
- examinar currículos;
- trabalhar em equipe;
- redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- identificar necessidade de recursos;
- demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- detectar necessidades de capacitação profissional;
- gerenciar equipes;