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CBO 1423-10 - Gerente de comunicação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de comunicação CBO 1423-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de comunicação, considerando clientes, tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de comunicação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de comunicação

O Gerente de comunicação CBO 1423-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de comunicação.

Atua com equipes de negócios e ou relacionamentos, considerando metas, procedimentos estabelecidos e estratégias de comunicação integrada.

Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas, de mercado e de perfis de público-alvo Implementa, coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, atribuir clareza aos processos e procedimentos organizacionais, ampliar a visibilidade e participação da empresa no mercado de produtos e serviços, identificando necessidades de recursos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades do processo comunicacional, no que se refere aos tipos, objetivos e funções da comunicação, os fluxos de informações vertical e horizontal Define e coordena estratégias, os meios de comunicação e sistemas de acesso à informação aplicados no processo.

Analisa resultados de pesquisas, custos, produto ou serviço atribuído à organização.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia as estratégias de comunicação interna e externa e a elaboração de materiais e recursos comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das informações.

Gerencia o plano de comunicação, considerando as etapas do processo comunicacional, alinhamento da mensagem às estratégias de negócios ou de relacionamentos, ampliação de mercado, ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos.

Administra e dimensiona equipe de comunicação, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros.

Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração Aplica técnicas de comunicação empresarial, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.

Elabora documentação técnica como comunicados, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comunicação e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-10 deve elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-10

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de comunicação CBO 1423-10

Um Gerente de comunicação (ou sinônimo) deve coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, entrevistar candidatos, demonstrar capacidade de empatia, implementar serviços de atendimento a clientes, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, coordenar serviços de atendimento a clientes, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, implementar campanhas institucionais e publicitárias, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, demonstrar visão sistêmica, demonstrar criatividade, definir perfis profissionais, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de síntese, administrar orçamentos, listar atividades de cargos / funções, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de tomar decisões, gerenciar remanejamentos, formular plano de incentivos, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, pesquisar mercado, negociar condições e prioridades de projetos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, avaliar desempenho, monitorar metas e indicadores de desempenho, identificar necessidade de contratação de pessoal, elaborar relatórios, autorizar pagamentos, monitorar contratos, planejar racionalização do uso de recursos, gerir nível de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de liderança, dimensionar equipe, identificar necessidade de recursos, avaliar nível de satisfação da equipe, planejar ações para promoção da imagem institucional, atender a auditoria interna e externa, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, elaborar orçamentos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, assessorar nos contatos com a imprensa, contratar serviços de terceiros, delegar atribuições, otimizar custos e recursos, planejar campanhas de vendas, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, examinar currículos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar habilidades comunicativas, recomendar doações e/ou patrocínios, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, estabelecer metas e indicadores de desempenho, representar empresa e/ou organização publicamente, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, revisar planos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de negociação, criar programas e ações de fidelização de clientes, detectar necessidades de capacitação profissional, analisar tendências do mercado, acompanhar atuação da concorrência, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de flexibilidade, cobrar resultados da equipe, captar recursos, demonstrar capacidade de escuta, realizar ações para ampliação de participação no mercado, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários.

Cargos e salários CBO 1423-10 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente de Assuntos Corporativos

Gerente de Assuntos Corporativos: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Assuntos Corporativos CBO 1423-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.678 e 24.895 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.028 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação Corporativa

Gerente de Comunicação Corporativa: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação Corporativa CBO 1423-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.699 e 24.980 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.023 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação Social

Gerente de Comunicação Social: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação Social CBO 1423-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.699 e 24.980 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.023 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Relações Corporativas

Gerente de Relações Corporativas: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Relações Corporativas CBO 1423-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.699 e 24.980 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.023 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Relações Institucionais

Gerente de Relações Institucionais: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Relações Institucionais CBO 1423-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.699 e 24.980 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.023 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Relações Públicas

Gerente de Relações Públicas: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Relações Públicas CBO 1423-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.699 e 24.980 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.023 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação

Gerente de Comunicação: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.699 e 24.980 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.023 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação Curitiba

Gerente de Comunicação: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 7.851 e 18.510 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 83 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação Brasília

Gerente de Comunicação: Brasília, DF

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 10.464 e 26.650 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação São Paulo

Gerente de Comunicação: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 12.241 e 29.712 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.580 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação Campinas

Gerente de Comunicação: Campinas, SP

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 9.871 e 24.812 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 56 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação Rio de Janeiro

Gerente de Comunicação: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 12.177 e 28.631 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 228 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação Belo Horizonte

Gerente de Comunicação: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 8.254 e 20.566 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação

Gerente de Comunicação: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 11.783 e 28.992 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.091 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação

Gerente de Comunicação: Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 6.630 e 16.474 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Comunicação Porto Alegre

Gerente de Comunicação: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Gerente de Comunicação CBO 1423-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 8.361 e 22.323 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 78 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Assuntos Corporativos Belo Horizonte

Gerente de Assuntos Corporativos: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Assuntos Corporativos CBO 1423-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 8.254 e 20.566 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.
Salário Gerente de Assuntos Corporativos Rio de Janeiro

Gerente de Assuntos Corporativos: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Assuntos Corporativos CBO 1423-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 12.177 e 28.631 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 228 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-10.