CBO 1423-10 - Gerente de comunicação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Gerente de comunicação CBO 1423-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de comunicação, considerando clientes, tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
CBO 1423-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de comunicação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de comunicação
O Gerente de comunicação CBO 1423-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de comunicação.
Atua com equipes de negócios e ou relacionamentos, considerando metas, procedimentos estabelecidos e estratégias de comunicação integrada.
Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas, de mercado e de perfis de público-alvo Implementa, coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, atribuir clareza aos processos e procedimentos organizacionais, ampliar a visibilidade e participação da empresa no mercado de produtos e serviços, identificando necessidades de recursos.
Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades do processo comunicacional, no que se refere aos tipos, objetivos e funções da comunicação, os fluxos de informações vertical e horizontal Define e coordena estratégias, os meios de comunicação e sistemas de acesso à informação aplicados no processo.
Analisa resultados de pesquisas, custos, produto ou serviço atribuído à organização.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia as estratégias de comunicação interna e externa e a elaboração de materiais e recursos comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das informações.
Gerencia o plano de comunicação, considerando as etapas do processo comunicacional, alinhamento da mensagem às estratégias de negócios ou de relacionamentos, ampliação de mercado, ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos.
Administra e dimensiona equipe de comunicação, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros.
Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração Aplica técnicas de comunicação empresarial, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.
Elabora documentação técnica como comunicados, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comunicação e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-10 deve elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-10
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de comunicação CBO 1423-10
Um Gerente de comunicação (ou sinônimo) deve coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, entrevistar candidatos, demonstrar capacidade de empatia, implementar serviços de atendimento a clientes, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, coordenar serviços de atendimento a clientes, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, implementar campanhas institucionais e publicitárias, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, demonstrar visão sistêmica, demonstrar criatividade, definir perfis profissionais, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de síntese, administrar orçamentos, listar atividades de cargos / funções, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de tomar decisões, gerenciar remanejamentos, formular plano de incentivos, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, pesquisar mercado, negociar condições e prioridades de projetos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, avaliar desempenho, monitorar metas e indicadores de desempenho, identificar necessidade de contratação de pessoal, elaborar relatórios, autorizar pagamentos, monitorar contratos, planejar racionalização do uso de recursos, gerir nível de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de liderança, dimensionar equipe, identificar necessidade de recursos, avaliar nível de satisfação da equipe, planejar ações para promoção da imagem institucional, atender a auditoria interna e externa, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, elaborar orçamentos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, assessorar nos contatos com a imprensa, contratar serviços de terceiros, delegar atribuições, otimizar custos e recursos, planejar campanhas de vendas, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, examinar currículos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar habilidades comunicativas, recomendar doações e/ou patrocínios, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, estabelecer metas e indicadores de desempenho, representar empresa e/ou organização publicamente, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, revisar planos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de negociação, criar programas e ações de fidelização de clientes, detectar necessidades de capacitação profissional, analisar tendências do mercado, acompanhar atuação da concorrência, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de flexibilidade, cobrar resultados da equipe, captar recursos, demonstrar capacidade de escuta, realizar ações para ampliação de participação no mercado, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários.