CBO 1421-40 - Gerente de facility management

Entenda o que fazem os gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente de facility management e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente de facility management

O Gerente de facility management planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de gestão de facilidades (infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos) de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral. Planeja e implementa atividades de manutenção e conservação de facilidades. Realiza a gestão de serviços de utilidades, como energia, água, gás e climatização. Atua em comunicação visual, participando na definição de leiautes e na especificação de móveis e acessórios. Analisa indicadores de desempenho. Assessora a direção da empresa na aquisição de novas tecnologias. Realiza gestão da prestação de serviços terceirizados. Gerencia documentação técnica de equipamentos. Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 1421-40

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático.

Analisa informações – de contexto organizacional, relatórios de equipamentos e instalações, demandas de usuários, entre outras -, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.

Planeja manutenção e conservação do ambiente construído (infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos) da empresa. Prepara procedimentos e instruções de serviço. Elabora inventário de equipamentos e mapeia problemas potenciais. Define política e seleciona técnicas de manutenção. Elabora previsão orçamentária setorial. Negocia programação e define paradas de equipamentos e instalações. Especifica materiais, equipamentos e serviços. Define SLA-Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement) para contratos de serviços de tecnologia relacionados à área de gestão de facilidades.

Organiza as atividades das equipes de apoio da área de gestão de infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Implementa atividades de manutenção e conservação do ambiente construído da empresa. Implanta rotinas. Supervisiona o cumprimento dos planos operacionais para setores - tais como manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, entre outros - diretamente relacionados à manutenção e à conservação do ambiente construído. Realiza a gestão de serviços de utilidades, como energia, água, gás e climatização.

Supervisiona comunicação visual. Participa na definição de leiautes e especifica móveis e acessórios.

Estabelece processo de implantação de normas de qualidade. Analisa indicadores de desempenho referentes à área de gestão de facilidades.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade. Implementa melhorias nos processos de gestão de facilidades. Coordena e acompanha projetos.

Assessora a direção da empresa e seus setores na aquisição de novas tecnologias para o ambiente construído, com o objetivo de otimizar as operações do negócio. Avalia obsolescência de equipamentos. Avalia infraestrutura para instalação de equipamentos, solicitando sua adequação, quando necessário. Elabora plano de aquisições, especificação técnica e parecer técnico. Analisa custo e benefício de compra, locação, comodato, entre outras formas de aquisição de bens. Recebe e confere especificação técnica de equipamentos e supervisiona sua instalação e funcionamento.

Gerencia documentação técnica de equipamentos.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.

Realiza a gestão da prestação de serviços terceirizados, delineando a política de terceirização, descrevendo escopo de contratos e selecionando parceiros e fornecedores. Organiza cadastro de fornecedores, verificando sua regularidade fiscal. Efetua a contratação de serviços terceirizados. Avalia desempenho de prestadores de serviços contratados.

Administra a equipe de trabalho da área de gestão de facilidades, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação. Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental. Avalia desempenho e promove a capacitação das equipes. Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção.

Administra recursos materiais e financeiros. Aprova requisição, autoriza compra e atesta recebimento de materiais e serviços. Controla a execução orçamentária e os custos. Monitora lançamentos em contas contábeis. Acompanha auditorias.

Conduz reuniões de trabalho. Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Participa da elaboração de relatórios e de material para treinamento.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) ERP - PLANEJAMENTO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS INTEGRADOS DE APOIO À GESTÃO DE FACILIDADES 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA CIVIL 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA CIVIL OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA CIVIL) TECNOLOGIA BIM - MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) NORMAS DE CONFORMIDADE LEGAL E JURÍDICA APLICADAS ÀS ATIVIDADES DE GESTÃO DE FACILIDADES 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO PARA CONTRATOS DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA RELACIONADOS À GESTÃO DE FACILIDADES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) AUDITORIA DE SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA DE QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (QSMS) 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) AUDITORIAS DE GESTÃO: ASPECTOS INCIDENTES NA ÁREA DE GESTÃO DE FACILIDADES 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FUNCIONÁRIOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) AVALIAÇÃO DE OBSOLESCÊNCIA DE EQUIPAMENTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CARACTERÍSTICAS DAS FORMAS DE AQUISIÇÃO DE BENS: COMPRA, LOCAÇÃO, COMODATO, OUTRAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) COMUNICAÇÃO VISUAL CORPORATIVA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, SOCIAL E DE GOVERNANÇA NO AMBIENTE CORPORATIVO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CULTURA ORGANIZACIONAL: FUNDAMENTOS E FORMAS DE GESTÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CUSTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) DESENVOLVIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ECOSSISTEMA DE EMPRESAS, ORGANIZAÇÕES, CLIENTES, FORNECEDORES, PÚBLICOS DE INTERESSE, GOVERNOS E OUTROS ATORES: CARACTERÍSTICAS GERAIS, AMBIENTES CONCORRENCIAIS, INTERPENETRAÇÃO DAS AGENDAS ESTRATÉGICAS DOS DIVERSOS ATORES, OUTROS ASPECTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ESPECIFICAÇÃO DE MÓVEIS E ACESSÓRIOS CORPORATIVOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE COMPLIANCE 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO AMBIENTAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DE EQUIPAMENTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA QUALIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE BENS PATRIMONIAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE COMPRAS E AQUISIÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE CONTRATOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE EQUIPAMENTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE ESTOQUE 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE INFRAESTRUTURA DE EDIFICAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE PESSOAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CORPORATIVOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE SERVIÇOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE UTILIDADES (SERVIÇOS DE ENERGIA, ÁGUA, GÁS, CLIMATIZAÇÃO, ENTRE OUTROS) 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) INDICADORES DE DESEMPENHO NA ÁREA DE GESTÃO DE FACILIDADES: SEGURANÇA PATRIMONIAL, MANUTENÇÃO, CONSERVAÇÃO, TEMPO DE RESPOSTAS PARA ORDENS DE SERVIÇOS, OUTROS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) INOVAÇÕES NA ÁREA DE GESTÃO DE FACILIDADES 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) INOVAÇÕES NOS PROCESSOS DE GESTÃO DE FACILIDADES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) INSTRUÇÕES DE SERVIÇOS PARA SETORES INTEGRADOS NA GESTÃO DE FACILIDADES: MANUTENÇÃO, RECEPÇÃO, LIMPEZA, TELEFONIA, SEGURANÇA PATRIMONIAL, OUTROS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) INVENTÁRIO DE BENS IMOBILIZADOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) LEIAUTES CORPORATIVOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) MÉTODOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO DE FACILIDADES DE EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) NORMAS, DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE GESTÃO DE FACILIDADES: ESTRUTURA, CAMPOS DE APLICAÇÃO, ELABORAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVO FÍSICO E/OU ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE EDIFICAÇÕES, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) POLÍTICAS E TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS ESPECIAIS DE PROTEÇÃO DE EQUIPAMENTOS: MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS ELÉTRICOS (MPS) E SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROCESSOS DE COMPRAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROCESSOS OPERACIONAIS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROGRAMAÇÃO DE PARADAS DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) REFORMA OU ADEQUAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE EDIFICAÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ROTINAS DE SUPRIMENTO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA GERAL DA ECONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROCESSO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CADEIA DE VALOR DAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

Condições de Trabalho

Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Administrar recursos materiais;
  • Assessorar aquisição de novas tecnologias para ambiente construído;
  • Gerenciar equipes;
  • Planejar manutenção e conservação do ambiente construído;
  • Implementar atividades de manutenção e conservação do ambiente construído;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Comunicar-se;
  • Gerenciar prestação de serviços terceirizados;
  • Administrar riscos;
  • Planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management;
  • Avaliar parceiros de negócios - due diligence;
  • Gerir rotinas administrativas e financeiras;
  • Analisar contexto organizacional;
  • Definir processos operacionais;
  • Divulgar código de ética da empresa;
  • Solicitar adequação da infraestrutura;
  • Demonstrar capacidade de objetividade;
  • Dispor seguranças em locais estratégicos;
  • Elaborar plano de prevenção de perdas;
  • Autorizar compra de materiais e serviços;
  • Estabelecer diretrizes administrativas;
  • Emitir instruções de serviço;
  • Analisar indicadores de desempenho do ambiente construído;
  • Definir metas do setor;
  • Identificar empresa com melhores resultados;
  • Contratar serviços terceirizados;
  • Especificar móveis e acessórios;
  • Estabelecer interface com orgãos e autoridades públicas - vigilância sanitária, corpo de bombeiros, etc;
  • Inventariar imobilizados;
  • Analisar relatórios gerenciais;
  • Definir política de manutenção;
  • Pesquisar novas tecnologias;
  • Demonstrar persuasão;
  • Participar do desenvolvimento dos planos de ação para mitigação de riscos;
  • Demonstrar capacidade investigativa;
  • Levantar cotação de materiais e serviços;
  • Demonstrar visão organizacional global;
  • Valorar perdas;
  • Cadastrar fornecedores;
  • Identificar público interno da organização;
  • Analisar demandas dos usuários do ambiente construído - edificações, infraestrutura e equipamentos;
  • Criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho;
  • Sugerir promoção de funcionários;
  • Identificar necessidade de novas funções;
  • Gerenciar assiduidade e pontualidade;
  • Analisar contexto conjuntural;
  • Acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria;
  • Selecionar parceiros e fornecedores;
  • Participar da elaboração de contratos;
  • Implementar melhorias na gestão integrada de fm;
  • Determinar perfil de funcionários da área;
  • Fiscalizar cumprimento do contrato;
  • Conferir especificação técnica e funcionamento dos equipamentos;
  • Elaborar plano de aquisição;
  • Conduzir reuniões e apresentações;
  • Supervisionar comunicação visual;
  • Elaborar procedimentos e instruções de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc;
  • Gerir utilidades - energia, água e gás;
  • Avaliar desempenho de funcionários;
  • Demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade;
  • Demonstrar capacidade de antever cenários;
  • Distribuir tarefas;
  • Demonstrar liderança;
  • Atestar recebimento de materiais e serviços;
  • Capacitar equipes;
  • Verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados;
  • Interagir com empresas e instituições;
  • Acompanhar execução orçamentária;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Participar da elaboração do material de treinamento e programas de conscientização;
  • Planejar treinamentos, workshops e palestras;
  • Estabelecer estratégias;
  • Gerenciar documentação técnica dos equipamentos;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Divulgar resultados da equipe;
  • Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • Analisar custo benefício - aquisição, locação, comodato;
  • Participar da definição de critérios de avaliação de riscos;
  • Conduzir processo de implantação de normas de qualidade e/ou de gestão;
  • Elaborar parecer técnico;
  • Arquivar documentos confidenciais;
  • Avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção;
  • Criar canais de comunicação entre chefia e funcionários;
  • Supervisionar cumprimento do plano de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc;
  • Acompanhar indicadores de desempenho;
  • Delinear política de terceirização;
  • Participar do processo de contratação de funcionários;
  • Definir acordo de nível de serviço - sla;
  • Participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos;
  • Traçar plano orçamentário;
  • Inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança;
  • Participar de projetos específicos;
  • Selecionar técnicas de manutenção;
  • Controlar inadimplência;
  • Especificar materiais, equipamentos e serviços;
  • Descrever escopo do contrato;
  • Administrar estoques de materiais;
  • Participar da definição de políticas da empresa;
  • Participar na definição de leiaute;
  • Avaliar infraestrutura para instalação;
  • Analisar relatórios de inspeção de máquinas, equipamentos e instalações;
  • Elaborar inventário de equipamentos;
  • Supervisionar cumprimento de normas de segurança/preservação do meio ambiente;
  • Aprovar requisição de materiais e serviços;
  • Demonstrar capacidade analítica;
  • Avaliar obsolescência de equipamentos;
  • Propor adequações nos sistemas e instalações;
  • Monitorar carteira de títulos em cobrança;
  • Demonstrar capacidade de administrar conflitos;
  • Implantar rotina de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc;
  • Estabelecer critérios de seleção de parceiros;
  • Demonstrar capacidade de resolução de problemas;
  • Escalar férias, compensação, folgas e horas extras;
  • Elaborar especificação técnica;
  • Divulgar metas e objetivos para funcionários;
  • Demonstrar empatia;
  • Planejar uso de tecnologias que otimizem as operações do negócio;
  • Implementar tecnologias;
  • Delegar competências por níveis de responsabilidade;
  • Analisar casos de possíveis conflitos de interesse;
  • Elaborar estudos de viabilidade financeira;
  • Definir parada de máquinas, equipamentos e instalações;
  • Interagir com demais áreas da empresa;
  • Gerir contratos;
  • Demonstrar proatividade;
  • Realocar funcionários;
  • Demonstrar capacidade de decisão;
  • Orientar parceiros de negócios sobre procedimentos e situação de risco;
  • Participar da elaboração de relatórios;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Supervisionar elaboração de orçamentos;
  • Liberar verba para despesas de pequeno vulto;
  • Assegurar cumprimentos de normas internas e externas;
  • Desenvolver campanhas de conscientização;
  • Ministrar treinamentos, workshops e/ou palestras;
  • Auxiliar áreas no tratamento dos riscos;
  • Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • Decidir sobre desligamento de funcionários;
  • Participar da elaboração de planos de contingência;
  • Participar de reuniões;
  • Trabalhar com segurança;
  • Participar de grupos de trabalho, comissões e comitês internos;
  • Negociar parcelamento de débitos;
  • Medir desempenho da empresa/organização contratada;
  • Verificar regularidade fiscal de fornecedores;
  • Aperfeiçoar fluxo de trabalho;
  • Negociar programação de paradas;
  • Recomendar alternativas para mitigação de riscos;
  • Revisar documentos;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Mapear problemas potenciais;
  • Estabelecer indicadores de desempenho;
  • Atender auditoria interna e externa;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Supervisionar instalação de equipamentos;
  • Coordenar projetos;
  • Elaborar previsão orçamentária setorial;
  • Controlar custos;
  • Acompanhar projetos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-40

CBO 1421-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de tecnólogo em gestão administrativo- financeira que pertence ao grupo dos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins