CBO 1421-40 - Gerente de facility management - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins
O profissional no cargo de Gerente de facility management CBO 1421-40 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de gestão de facilidades (infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos) de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja e implementa atividades de manutenção e conservação de facilidades.
Realiza a gestão de serviços de utilidades, como energia, água, gás e climatização Atua em comunicação visual, participando na definição de leiautes e na especificação de móveis e acessórios Analisa indicadores de desempenho.
Assessora a direção da empresa na aquisição de novas tecnologias Realiza gestão da prestação de serviços terceirizados Gerencia documentação técnica de equipamentos.
Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1421-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de facility management, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins CBO 1421-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-40
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de facility management
O Gerente de facility management CBO 1421-40 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa informações – de contexto organizacional, relatórios de equipamentos e instalações, demandas de usuários, entre outras -, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja manutenção e conservação do ambiente construído (infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos) da empresa.
Prepara procedimentos e instruções de serviço Elabora inventário de equipamentos e mapeia problemas potenciais.
Define política e seleciona técnicas de manutenção Elabora previsão orçamentária setorial.
Negocia programação e define paradas de equipamentos e instalações.
Especifica materiais, equipamentos e serviços Define SLA-Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement) para contratos de serviços de tecnologia relacionados à área de gestão de facilidades.
Organiza as atividades das equipes de apoio da área de gestão de infraestrutura de edificações, instalações e equipamentos, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Implementa atividades de manutenção e conservação do ambiente construído da empresa Implanta rotinas Supervisiona o cumprimento dos planos operacionais para setores - tais como manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, entre outros - diretamente relacionados à manutenção e à conservação do ambiente construído.
Realiza a gestão de serviços de utilidades, como energia, água, gás e climatização Supervisiona comunicação visual Participa na definição de leiautes e especifica móveis e acessórios.
Estabelece processo de implantação de normas de qualidade Analisa indicadores de desempenho referentes à área de gestão de facilidades.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Implementa melhorias nos processos de gestão de facilidades Coordena e acompanha projetos.
Assessora a direção da empresa e seus setores na aquisição de novas tecnologias para o ambiente construído, com o objetivo de otimizar as operações do negócio Avalia obsolescência de equipamentos Avalia infraestrutura para instalação de equipamentos, solicitando sua adequação, quando necessário.
Elabora plano de aquisições, especificação técnica e parecer técnico Analisa custo e benefício de compra, locação, comodato, entre outras formas de aquisição de bens Recebe e confere especificação técnica de equipamentos e supervisiona sua instalação e funcionamento.
Gerencia documentação técnica de equipamentos Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Realiza a gestão da prestação de serviços terceirizados, delineando a política de terceirização, descrevendo escopo de contratos e selecionando parceiros e fornecedores Organiza cadastro de fornecedores, verificando sua regularidade fiscal Efetua a contratação de serviços terceirizados.
Avalia desempenho de prestadores de serviços contratados Administra a equipe de trabalho da área de gestão de facilidades, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Avalia desempenho e promove a capacitação das equipes Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Administra recursos materiais e financeiros Aprova requisição, autoriza compra e atesta recebimento de materiais e serviços Controla a execução orçamentária e os custos Monitora lançamentos em contas contábeis Acompanha auditorias Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa da elaboração de relatórios e de material para treinamento.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1421-40 deve comunicar-se, implementar atividades de manutenção e conservação do ambiente construído, gerenciar equipes, avaliar parceiros de negócios - due diligence, gerenciar prestação de serviços terceirizados, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais, gerir rotinas administrativas e financeiras, assessorar aquisição de novas tecnologias para ambiente construído, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, administrar riscos, planejar manutenção e conservação do ambiente construído.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1421-40
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de facility management CBO 1421-40
Um Gerente de facility management (ou sinônimo) deve valorar perdas, ministrar treinamentos, workshops e/ou palestras, demonstrar capacidade de decisão, distribuir tarefas, identificar público interno da organização, elaborar plano de aquisição, analisar demandas dos usuários do ambiente construído - edificações, infraestrutura e equipamentos, definir parada de máquinas, equipamentos e instalações, participar do processo de contratação de funcionários, identificar empresa com melhores resultados, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, definir política de manutenção, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, propor adequações nos sistemas e instalações, negociar programação de paradas, estabelecer interface com orgãos e autoridades públicas - vigilância sanitária, corpo de bombeiros, etc, decidir sobre desligamento de funcionários, monitorar carteira de títulos em cobrança, participar na definição de leiaute, atender auditoria interna e externa, gerir contratos, estabelecer diretrizes administrativas, inventariar imobilizados, elaborar procedimentos e instruções de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc, supervisionar comunicação visual, elaborar inventário de equipamentos, arquivar documentos confidenciais, analisar relatórios gerenciais, verificar regularidade fiscal de fornecedores, participar da definição de critérios de avaliação de riscos, participar de projetos específicos, acompanhar projetos, interagir com demais áreas da empresa, definir processos operacionais, liberar verba para despesas de pequeno vulto, demonstrar capacidade de antever cenários, planejar treinamentos, workshops e palestras, demonstrar capacidade de negociação, implementar melhorias na gestão integrada de fm, recomendar alternativas para mitigação de riscos, demonstrar persuasão, supervisionar cumprimento de normas de segurança/preservação do meio ambiente, estabelecer estratégias, supervisionar instalação de equipamentos, gerir utilidades - energia, água e gás, conduzir reuniões e apresentações, descrever escopo do contrato, desenvolver campanhas de conscientização, demonstrar visão organizacional global, analisar relatórios de inspeção de máquinas, equipamentos e instalações, demonstrar flexibilidade, demonstrar empatia, demonstrar liderança, elaborar parecer técnico, participar da elaboração de planos de contingência, controlar custos, sugerir promoção de funcionários, conduzir processo de implantação de normas de qualidade e/ou de gestão, demonstrar capacidade de comunicação, levantar cotação de materiais e serviços, orientar parceiros de negócios sobre procedimentos e situação de risco, coordenar projetos, avaliar obsolescência de equipamentos, elaborar plano de prevenção de perdas, estabelecer indicadores de desempenho, participar da elaboração de contratos, medir desempenho da empresa/organização contratada, acompanhar execução orçamentária, analisar casos de possíveis conflitos de interesse, traçar plano orçamentário, planejar uso de tecnologias que otimizem as operações do negócio, participar da elaboração do material de treinamento e programas de conscientização, divulgar código de ética da empresa, analisar contexto organizacional, demonstrar capacidade de objetividade, realocar funcionários, verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados, cadastrar fornecedores, definir metas do setor, determinar perfil de funcionários da área, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, participar do desenvolvimento dos planos de ação para mitigação de riscos, avaliar infraestrutura para instalação, aprovar requisição de materiais e serviços, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, contratar serviços terceirizados, estabelecer critérios de seleção de parceiros, revisar documentos, mapear problemas potenciais, participar da definição de políticas da empresa, analisar indicadores de desempenho do ambiente construído, delinear política de terceirização, trabalhar com segurança, negociar parcelamento de débitos, demonstrar proatividade, participar de grupos de trabalho, comissões e comitês internos, inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança, participar da elaboração de relatórios, implantar rotina de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc, demonstrar capacidade investigativa, administrar estoques de materiais, definir acordo de nível de serviço - sla, autorizar compra de materiais e serviços, analisar contexto conjuntural, auxiliar áreas no tratamento dos riscos, elaborar especificação técnica, interagir com empresas e instituições, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, selecionar parceiros e fornecedores, emitir instruções de serviço, demonstrar capacidade de observação, atestar recebimento de materiais e serviços, analisar custo benefício - aquisição, locação, comodato, dispor seguranças em locais estratégicos, capacitar equipes, implementar tecnologias, solicitar adequação da infraestrutura, demonstrar capacidade analítica, fiscalizar cumprimento do contrato, supervisionar elaboração de orçamentos, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, especificar móveis e acessórios, pesquisar novas tecnologias, demonstrar capacidade de administrar conflitos, divulgar metas e objetivos para funcionários, conferir especificação técnica e funcionamento dos equipamentos, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, demonstrar capacidade de resolução de problemas, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, selecionar técnicas de manutenção, trabalhar sob pressão, delegar competências por níveis de responsabilidade, divulgar resultados da equipe, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, supervisionar cumprimento do plano de manutenção, recepção, limpeza, telefonia, segurança patrimonial, compras, etc, elaborar estudos de viabilidade financeira, acompanhar indicadores de desempenho, especificar materiais, equipamentos e serviços, identificar necessidade de novas funções, avaliar desempenho de funcionários, gerenciar assiduidade e pontualidade, controlar inadimplência, participar de reuniões, gerenciar documentação técnica dos equipamentos, acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, elaborar previsão orçamentária setorial, aperfeiçoar fluxo de trabalho.