CBO 1425-15 - Gerente de operação de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de operação de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Analisa demandas e monitora operacionalização de projetos.
Implementa melhorias em processos operacionais, acompanhando correções e mudanças Atua para garantir a segurança na área Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, tais como rapidez, eficiência e portabilidade.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços tecnológicos que podem trazer melhorias Participa da criação de normas e procedimentos.
Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1425-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de tecnologia da informação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de operação de tecnologia da informação
O Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de operação de tecnologia da informação e afins.
Analisa escopo das atividades e define metas.
Estabelece acordo de nível de serviços Estabelece padrões de desempenho e qualidade.
Elabora orçamento Traça planos de comunicação e de contingência.
Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Homologa planos de contingência Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança.
Organiza a atuação das equipes de apoio da área de operação de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Analisa demandas Participa da definição das metodologias de aplicação Propõe e aplica melhorias nos processos operacionais.
Valida soluções Acompanha implementações de correções e mudanças nos processos Monitora operacionalização de projetos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Aprova alterações de escopo de projetos.
Trata correção de desvios Atua para garantir a segurança, na área de operação de tecnologia da informação e afins Aplica técnicas transversais para segurança de computação, em ampla variedade de domínios de aplicativos, tais como protocolos da confiança (“blockchains”), sistemas em processos de armazenamento (“nuvens”), privacidade na Internet, aprendizado de máquina, e dispositivos de IoT-Internet das Coisas (Internet of Things).
Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, como rapidez, eficiência, facilidade de programação, e segurança de processamento, estabilidade, interoperabilidade, portabilidade, segurança e escalabilidade de “software”, entre outros Participa da elaboração de análise de risco Analisa qualidade de soluções propostas e apresenta soluções alternativas.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações, implantando melhoramentos em desempenho, robustez e facilidade de gerenciamento de redes e sistemas de tecnologia da informação – incluindo sistemas distribuídos e bancos de dados, para o incremento da produtividade na área de operação de tecnologia da informação e afins Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços em tecnologia da informação, abrangendo processadores, coprocessadores e aceleradores (de uso geral e, também, especializados em domínios de aplicativos específicos), bem como computadores (do “hardware” ao “software” e dos algoritmos à inteligência artificial) Analisa tais inovações, que têm potencial de repercutir no custo, na portabilidade, na compatibilidade, na usabilidade e em outros aspectos a serem considerados na área de operação de tecnologia da informação e afins.
Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Administra recursos materiais e financeiros da área.
Homologa equipamentos e “softwares” Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1425-15 deve planejar atividades de tecnologia da informação, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas, administrar equipes, demonstrar competências pessoais, gerir projetos de tecnologia da informação, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15
Um Gerente de operação de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, divulgar resultados da área, relatar andamento de projetos, antever cenários futuros, gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes, garantir atualização do plano de contingência, monitorar resultados, promover integração da equipe, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, aprovar alteração de escopo do projeto, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, aprovar seleção de funcionários, identificar necessidades de clientes, traçar plano de comunicação, analisar demandas, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, delegar atribuições a equipe, distinguir talentos e potencialidades individuais, negociar com fornecedores, participar da simulação de plano de contingência, estabelecer acordo de nível de serviços, tratar correção dos desvios, definir padrões de performance e qualidade, aprovar programação de férias de funcionários, participar da elaboração da análise de risco, apresentar soluções e alternativas, disponibilizar equipe, administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, assegurar cumprimento de normas e padrões, gerir escopo do projeto, estabelecer metas e prazos, participar da definição das metodologias de aplicação, propor melhorias nos processos operacionais, demonstrar capacidade de persuasão, participar da criação de normas e procedimentos, identificar necessidades de contratação e demissão, cobrar resultados, divulgar planos e metas da área, demonstrar capacidade de negociação, acompanhar atividades de gestão de mudanças, participar da definição de padrões de segurança, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, estimar prazo e custo de soluções propostas, estabelecer prioridades, demonstrar capacidade de tomar decisões, traçar plano de contingência, definir perfis dos profissionais da área, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, definir matriz de responsabilidades, demonstrar capacidade de pró-atividade, elaborar propostas de projetos e serviços, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, elaborar orçamento e cronograma, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação, gerir andamento do projeto, avaliar desempenho da equipe, acompanhar execução orçamentária, demonstrar capacidade de agir sob pressão, gerir custos e prazos de execução, orientar equipe para atingir resultados, monitorar operacionalização de projetos - operação assistida, motivar equipes, homologar plano de contingência, garantir qualidade de serviços e projetos, prospectar soluções tecnológicas, aplicar melhorias nos processos operacionais, gerir produtividade da equipe, validar soluções, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, demonstrar capacidade de liderança, analisar qualidade de soluções propostas, demonstrar capacidade de identificar talentos, demonstrar capacidade de organização, promover capacitação da equipe, aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar capacidade de comunicação, revisar pontos auditados, acompanhar processos de auditoria interna e externa, definir necessidades de recursos humanos, garantir segurança da informação, demonstrar capacidade de administrar conflitos, avaliar indicadores de ocorrências, demonstrar capacidade de delegação, negociar mudanças de escopo, custos e prazos com clientes, definir escopo do projeto e serviço, prever impactos de projetos e serviços, analisar escopo do negócio, garantir integração dos produtos, apresentar cases de sucessos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal.