CBO 1425-15 - Gerente de operação de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de operação de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Analisa demandas e monitora operacionalização de projetos.
Implementa melhorias em processos operacionais, acompanhando correções e mudanças Atua para garantir a segurança na área Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, tais como rapidez, eficiência e portabilidade.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços tecnológicos que podem trazer melhorias Participa da criação de normas e procedimentos.
Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1425-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de tecnologia da informação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de operação de tecnologia da informação
O Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de operação de tecnologia da informação e afins.
Analisa escopo das atividades e define metas.
Estabelece acordo de nível de serviços Estabelece padrões de desempenho e qualidade.
Elabora orçamento Traça planos de comunicação e de contingência.
Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Homologa planos de contingência Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança.
Organiza a atuação das equipes de apoio da área de operação de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Analisa demandas Participa da definição das metodologias de aplicação Propõe e aplica melhorias nos processos operacionais.
Valida soluções Acompanha implementações de correções e mudanças nos processos Monitora operacionalização de projetos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Aprova alterações de escopo de projetos.
Trata correção de desvios Atua para garantir a segurança, na área de operação de tecnologia da informação e afins Aplica técnicas transversais para segurança de computação, em ampla variedade de domínios de aplicativos, tais como protocolos da confiança (“blockchains”), sistemas em processos de armazenamento (“nuvens”), privacidade na Internet, aprendizado de máquina, e dispositivos de IoT-Internet das Coisas (Internet of Things).
Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, como rapidez, eficiência, facilidade de programação, e segurança de processamento, estabilidade, interoperabilidade, portabilidade, segurança e escalabilidade de “software”, entre outros Participa da elaboração de análise de risco Analisa qualidade de soluções propostas e apresenta soluções alternativas.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações, implantando melhoramentos em desempenho, robustez e facilidade de gerenciamento de redes e sistemas de tecnologia da informação – incluindo sistemas distribuídos e bancos de dados, para o incremento da produtividade na área de operação de tecnologia da informação e afins Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços em tecnologia da informação, abrangendo processadores, coprocessadores e aceleradores (de uso geral e, também, especializados em domínios de aplicativos específicos), bem como computadores (do “hardware” ao “software” e dos algoritmos à inteligência artificial) Analisa tais inovações, que têm potencial de repercutir no custo, na portabilidade, na compatibilidade, na usabilidade e em outros aspectos a serem considerados na área de operação de tecnologia da informação e afins.
Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Administra recursos materiais e financeiros da área.
Homologa equipamentos e “softwares” Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1425-15 deve identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas, administrar equipes, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, planejar atividades de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15
Um Gerente de operação de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de agir sob pressão, motivar equipes, cobrar resultados, relatar andamento de projetos, aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares, participar da definição de padrões de segurança, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, orientar equipe para atingir resultados, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, elaborar propostas de projetos e serviços, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, aplicar melhorias nos processos operacionais, aprovar seleção de funcionários, avaliar desempenho da equipe, validar soluções, garantir segurança da informação, elaborar orçamento e cronograma, divulgar planos e metas da área, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, avaliar indicadores de ocorrências, participar da simulação de plano de contingência, participar da elaboração da análise de risco, garantir qualidade de serviços e projetos, disponibilizar equipe, traçar plano de contingência, promover capacitação da equipe, prever impactos de projetos e serviços, garantir integração dos produtos, gerir custos e prazos de execução, acompanhar processos de auditoria interna e externa, acompanhar atividades de gestão de mudanças, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, aprovar alteração de escopo do projeto, apresentar soluções e alternativas, gerir escopo do projeto, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, acompanhar execução orçamentária, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, demonstrar capacidade de negociação, antever cenários futuros, demonstrar capacidade de pró-atividade, demonstrar capacidade de liderança, gerir produtividade da equipe, participar da definição das metodologias de aplicação, monitorar resultados, estabelecer metas e prazos, administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento, estabelecer acordo de nível de serviços, definir matriz de responsabilidades, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, analisar demandas, demonstrar capacidade de resiliência, assegurar cumprimento de normas e padrões, identificar necessidades de contratação e demissão, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação, analisar escopo do negócio, distinguir talentos e potencialidades individuais, demonstrar capacidade de identificar talentos, gerir andamento do projeto, negociar com fornecedores, monitorar operacionalização de projetos - operação assistida, participar da criação de normas e procedimentos, gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, prospectar soluções tecnológicas, delegar atribuições a equipe, promover integração da equipe, revisar pontos auditados, estabelecer prioridades, demonstrar capacidade de delegação, demonstrar capacidade de organização, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, definir necessidades de recursos humanos, demonstrar capacidade de tomar decisões, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, apresentar cases de sucessos, analisar qualidade de soluções propostas, identificar necessidades de clientes, estimar prazo e custo de soluções propostas, negociar mudanças de escopo, custos e prazos com clientes, demonstrar capacidade de comunicação, definir perfis dos profissionais da área, definir escopo do projeto e serviço, propor melhorias nos processos operacionais, homologar plano de contingência, tratar correção dos desvios, garantir atualização do plano de contingência, traçar plano de comunicação, aprovar programação de férias de funcionários, divulgar resultados da área, demonstrar capacidade de administrar conflitos, demonstrar capacidade de persuasão, definir padrões de performance e qualidade.