CBO 1423-30 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1423-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-30 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-30
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de Áreas de apoio.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-30 elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.
Condições de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Funções dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-30
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:
Atividades dos cargos CBO 1423-30
Entre as principais atribuições dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-30 estão as de:
- realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
- mediar conflitos;
- pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
- pensar estrategicamente;
- monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
- analisar contexto;
- demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
- estabelecer diálogo;
- demonstrar flexibilidade;
- revisar planos;
- monitorar metas e indicadores de desempenho;
- demonstrar habilidades comunicativas;
- demonstrar capacidade de abstração;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- avaliar alternativas de soluções;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
- negociar com partes interessadas;
- subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
- demonstrar capacidade de síntese;
- administrar conflitos entre partes;
- agir com empatia;
- detectar expectativas e necessidades;
- negociar com clientes;
- demonstrar visão sistêmica;
- demonstrar capacidade de organização;
- elaborar relatórios;
- acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
- trabalhar em equipe;
- gerir nível de satisfação do cliente;
- subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
- estabelecer metas e indicadores de desempenho;
- saber ouvir;
- redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
- pesquisar mercado;
- acompanhar atuação da concorrência;
- estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
- analisar tendências do mercado;
- elaborar recomendações de ações e soluções;
- realizar escuta ativa;
- analisar fatores econômico-financeiros;
- demonstrar criatividade;
- encaminhar solicitações aos responsáveis;
- demonstrar capacidade de negociação;
- identificar necessidade de recursos;
- realizar estudo de viabilidade;
- tomar decisões;
- negociar condições e prioridades de projetos;
- liderar pessoas;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
- detectar necessidades de capacitação profissional;
- analisar demanda do cliente;
- atender a auditoria interna e externa;