CBO 1423-20 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 1423-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20 elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Condições de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Funções dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • Atividades dos cargos CBO 1423-20

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20 estão as de:

    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • otimizar custos e recursos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • agir com empatia;
    • gerenciar equipes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • planejar campanhas de vendas;
    • entrevistar candidatos;
    • elaborar orçamentos;
    • captar recursos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • examinar currículos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • pensar estrategicamente;
    • saber ouvir;
    • negociar com clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar tendências do mercado;
    • elaborar relatórios;
    • identificar necessidade de recursos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • delegar atribuições;
    • tomar decisões;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • formular plano de incentivos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • definir perfis profissionais;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • pesquisar mercado;
    • autorizar pagamentos;
    • liderar pessoas;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar remanejamentos;
    • revisar planos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar desempenho;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • gerir lucratividade;
    • monitorar contratos;
    • representar empresa publicamente;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer política comercial;

    Cargos e salários CBO 1423-20 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

    Cargo/Profissão Local
    Gerente Regional de Vendas Brasil
    Gerente de Vendas Brasil
    Gerente de Área de Vendas Brasil
    Gerente de Departamento de Vendas Brasil
    Gerente de Exportação Brasil
    Gerente de Mercado Brasil
    Gerente Distrital de Vendas Brasil
    Gerente Geral de Vendas Brasil
    Gerente Nacional de Vendas Brasil
    Gerente de Vendas Americana, SP
    Gerente de Vendas São Caetano do Sul, SP
    Gerente de Vendas Nova Friburgo, RJ
    Gerente de Vendas São Luís, MA
    Gerente de Vendas Itupeva, SP
    Gerente de Vendas Londrina, PR
    Gerente de Vendas Niterói, RJ
    Gerente de Vendas Manaus, AM
    Gerente de Vendas Uberlândia, MG
    Gerente de Vendas Mato Grosso
    Gerente de Vendas Ceará
    Gerente de Vendas Tubarão, SC
    Gerente de Vendas Anápolis, GO
    Gerente de Vendas Ribeirão Preto, SP
    Gerente de Vendas Sorocaba, SP
    Gerente de Vendas Indaiatuba, SP
    Gerente de Vendas Boa Vista, RR
    Gerente de Vendas Joinville, SC
    Gerente de Vendas São Jose, SC
    Gerente de Vendas Foz do Iguaçu, PR
    Gerente de Vendas Santa Catarina
    Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial