CBO 1423-35 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1423-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-35
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de Áreas de apoio.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
Descrição dos cargos da categoria Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35 elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.
Condições de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Funções dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:
Atividades dos cargos CBO 1423-35
Entre as principais atribuições dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35 estão as de:
- demonstrar capacidade de organização;
- pesquisar mercado;
- detectar expectativas e necessidades;
- monitorar a execução de serviços de terceiros;
- revisar planos;
- recomendar doações e/ou patrocínios;
- demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- tomar decisões;
- participar da elaboração de projetos educacionais;
- trabalhar em equipe;
- negociar com partes interessadas;
- analisar fatores econômico-financeiros;
- monitorar metas e indicadores de desempenho;
- demonstrar criatividade;
- elaborar relatórios;
- sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
- identificar necessidade de recursos;
- agir com empatia;
- avaliar alternativas de soluções;
- demonstrar capacidade de negociação;
- analisar contexto;
- saber ouvir;
- subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
- demonstrar habilidades comunicativas;
- demonstrar capacidade de abstração;
- acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
- liderar pessoas;
- monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
- demonstrar flexibilidade;
- contratar serviços de terceiros;
- demonstrar capacidade de síntese;
- analisar tendências do mercado;
- relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
- acompanhar atuação da concorrência;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
- assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
- analisar demanda do cliente;
- monitorar mídias;
- pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
- demonstrar visão sistêmica;
- elaborar recomendações de ações e soluções;
- pensar estrategicamente;