CBO 1423-35 - Analista de pesquisa de mercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.

Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.

Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de pesquisa de mercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-35

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Analista de pesquisa de mercado

O Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.

Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.

Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.

Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.

Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.

Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.

Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-35 deve implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-35

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35

Um Analista de pesquisa de mercado (ou sinônimo) deve negociar com partes interessadas, elaborar relatórios, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, identificar necessidade de recursos, monitorar a execução de serviços de terceiros, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, monitorar metas e indicadores de desempenho, contratar serviços de terceiros, analisar contexto, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de abstração, analisar tendências do mercado, demonstrar habilidades comunicativas, detectar expectativas e necessidades, analisar fatores econômico-financeiros, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de flexibilidade, analisar demanda do cliente, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar visão sistêmica, pesquisar mercado, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, demonstrar capacidade de síntese, acompanhar atuação da concorrência, participar da elaboração de projetos educacionais, revisar planos, demonstrar criatividade, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar capacidade de organização, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, avaliar alternativas de soluções, monitorar mídias, elaborar recomendações de ações e soluções, recomendar doações e/ou patrocínios.

Cargos e salários CBO 1423-35 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Analista de Marketing

Analista de Marketing: Brasil

  • 67.935
  • Brasil
  • 4.196 - 9.659
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Marketing CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.196 e 9.659 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais

Social Media - Analista de Redes Sociais: Brasil

  • 67.935
  • Brasil
  • 4.196 - 9.659
  • 42h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.196 e 9.659 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Mercado

Analista de Mercado: Brasil

  • 67.935
  • Brasil
  • 4.196 - 9.659
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Mercado CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.196 e 9.659 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de SEO (Search Engine Optimization)

Analista de SEO (Search Engine Optimization): Brasil

  • 67.935
  • Brasil
  • 4.196 - 9.659
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de SEO (Search Engine Optimization) CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.196 e 9.659 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A)

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Brasil

  • 67.935
  • Brasil
  • 4.196 - 9.659
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.196 e 9.659 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Estudos de Mercado

Analista de Estudos de Mercado: Brasil

  • 67.935
  • Brasil
  • 4.196 - 9.659
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Estudos de Mercado CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.196 e 9.659 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista Comercial

Analista Comercial: Brasil

  • 67.935
  • Brasil
  • 4.196 - 9.659
  • 42h
O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.196 e 9.659 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Informações de Mercado

Analista de Informações de Mercado: Brasil

  • 67.935
  • Brasil
  • 4.196 - 9.659
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Informações de Mercado CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.196 e 9.659 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Inteligência de Mercado

Analista de Inteligência de Mercado: Brasil

  • 67.935
  • Brasil
  • 4.196 - 9.659
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Inteligência de Mercado CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.196 e 9.659 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Blumenau

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Blumenau, SC

  • 428
  • Blumenau, SC
  • 3.471 - 6.509
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 3.471 e 6.509 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 428 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Curitiba

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Curitiba, PR

  • 2.149
  • Curitiba, PR
  • 4.076 - 8.159
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 4.076 e 8.159 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.149 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Osasco

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Osasco, SP

  • 568
  • Osasco, SP
  • 6.750 - 14.176
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 6.750 e 14.176 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 568 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Fortaleza

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Fortaleza, CE

  • 846
  • Fortaleza, CE
  • 3.203 - 6.184
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.203 e 6.184 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 846 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Brasília

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Brasília, DF

  • 1.038
  • Brasília, DF
  • 4.006 - 8.684
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 4.006 e 8.684 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.038 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Florianópolis

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Florianópolis, SC

  • 753
  • Florianópolis, SC
  • 4.194 - 8.398
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 4.194 e 8.398 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Santo André

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Santo André, SP

  • 304
  • Santo André, SP
  • 3.680 - 7.228
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 3.680 e 7.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 304 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Ribeirão Preto

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Ribeirão Preto, SP

  • 530
  • Ribeirão Preto, SP
  • 3.551 - 6.698
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 3.551 e 6.698 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 530 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Sorocaba

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Sorocaba, SP

  • 347
  • Sorocaba, SP
  • 3.516 - 7.382
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 3.516 e 7.382 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 347 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.