CBO 1423-35 - Analista de pesquisa de mercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.

Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.

Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de pesquisa de mercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-35

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Analista de pesquisa de mercado

O Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.

Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.

Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.

Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.

Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.

Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.

Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-35 deve analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-35

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35

Um Analista de pesquisa de mercado (ou sinônimo) deve monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, revisar planos, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de síntese, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, analisar fatores econômico-financeiros, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de negociação, analisar contexto, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar criatividade, detectar expectativas e necessidades, elaborar recomendações de ações e soluções, avaliar alternativas de soluções, contratar serviços de terceiros, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de abstração, planejar racionalização do uso de recursos, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, monitorar a execução de serviços de terceiros, analisar demanda do cliente, demonstrar habilidades comunicativas, pesquisar mercado, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, demonstrar visão sistêmica, acompanhar atuação da concorrência, identificar necessidade de recursos, participar da elaboração de projetos educacionais, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, negociar com partes interessadas, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, recomendar doações e/ou patrocínios, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de flexibilidade, monitorar mídias, demonstrar capacidade de empatia.

Cargos e salários CBO 1423-35 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A)

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Brasil

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.416 e 9.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Estudos de Mercado

Analista de Estudos de Mercado: Brasil

O profissional no cargo de Analista de Estudos de Mercado CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.416 e 9.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Informações de Mercado

Analista de Informações de Mercado: Brasil

O profissional no cargo de Analista de Informações de Mercado CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.416 e 9.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Inteligência de Mercado

Analista de Inteligência de Mercado: Brasil

O profissional no cargo de Analista de Inteligência de Mercado CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.416 e 9.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Marketing

Analista de Marketing: Brasil

O profissional no cargo de Analista de Marketing CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.416 e 9.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Mercado

Analista de Mercado: Brasil

O profissional no cargo de Analista de Mercado CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.416 e 9.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais

Social Media - Analista de Redes Sociais: Brasil

O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.416 e 9.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de SEO (Search Engine Optimization)

Analista de SEO (Search Engine Optimization): Brasil

O profissional no cargo de Analista de SEO (Search Engine Optimization) CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.416 e 9.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista Comercial

Analista Comercial: Brasil

O profissional no cargo de Analista Comercial CBO 1423-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.416 e 9.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Belo Horizonte

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 4.067 e 8.213 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.529 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Ribeirão Preto

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 3.748 e 7.224 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 546 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Blumenau

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Blumenau, SC

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 3.700 e 7.108 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 486 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Porto Alegre

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 4.529 e 9.162 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.383 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) São Carlos

Analista de Pesquisa de Mercado (A): São Carlos, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em São Carlos - SP, ganha entre 3.374 e 6.418 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 255 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Recife

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Recife, PE

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 3.066 e 5.921 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 732 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) São Paulo

Analista de Pesquisa de Mercado (A): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.643 e 11.777 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 22.662 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) Americana

Analista de Pesquisa de Mercado (A): Americana, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 2.925 e 5.174 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 143 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de Pesquisa de Mercado (A) São Bernardo do Campo

Analista de Pesquisa de Mercado (A): São Bernardo do Campo, SP

O profissional no cargo de Analista de Pesquisa de Mercado (A) CBO 1423-35 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 4.051 e 8.448 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 402 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.