CBO 1423-40 - Ouvidor - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 Planeja, coordena e avalia processos de ouvidoria, nas esferas pública e privada Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria.
Define, coordena e avalia atividades e procedimentos para recebimento e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, considerando formas de atendimento, meios de comunicação para acesso, armazenamento de dados Documenta e analisa manifestações, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos da organização, para implementar melhoria de processos, produtos e serviços Monitora etapas de resposta e de soluções, considerando demanda e prazos estabelecidos.
Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação Assegura a conformidade legal dos processos.
Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental e preservação de dados pessoais
CBO 1423-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Ouvidor, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-40
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Ouvidor
O Ouvidor CBO 1423-40 planeja, coordena, organiza, controla e avalia processos de ouvidoria, em empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, nas esferas pública e privada, sob a direção de um diretor ou gerente geral Atua integradamente com equipes de relações públicas, marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.
Pode, em casos de atuação especializada na apuração de determinadas irregularidades, apoiar-se em órgãos de controle interno, tais como controladoria, corregedoria e auditoria.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação e de mediação de conflitos entre as partes envolvidas em manifestações Define, coordena, controla e avalia atividades e procedimentos para recebimento, análise e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, e identifica as áreas responsáveis por resolver os problemas.
Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria, considerando as formas e estratégias de atendimento, os canais e meios de comunicação para acesso, virtuais ou físicos, o armazenamento e preservação de dados pessoais e sigilosos Identifica disfunções e necessidades de correção ou redirecionamento nos processos organizacionais, podendo sugerir ações que possam melhorar processos, produtos ou serviços.
Recebe, documenta e analisa manifestações de elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos internos da organização, tendo em vista a implementação de providências e estratégias para melhoria dos processos, produtos e serviços.
Avalia a atuação dos diversos setores e áreas da organização, identificando a incidência e importância das manifestações, notificações e dificuldades detectadas Monitora as etapas de resposta e de apresentação de soluções, considerando a demanda expressa na manifestação, os prazos estabelecidos e a ordem cronológica do recebimento.
Consolida a resposta aos clientes de serviços públicos e privados, enviando-a por meio virtual ou físico, zelando pelos princípios de acessibilidade, utilizando canais de comunicação adequados ao público atendido, considerando as necessidades de idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Define estratégias de relacionamento com o público Analisa dados e resultados de pesquisas Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet.
Avalia a qualidade e efetividade do processo de ouvidoria, no que se refere a estratégias de comunicação com o público, cumprimento de prazos estabelecidos, confiabilidade e credibilidade, suficiência da informação, segurança e sigilo dos dados pessoais, clareza e objetividade nas instruções de utilização dos serviços e nas respostas fornecidas, proposição e apresentação de soluções, resultados gerados Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação.
Elabora relatórios gerenciais e estatísticos, formulários e registros de manifestações, manuais de normas e procedimentos Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, avaliando alternativas de controle e de solução.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental, preservação e sigilo de dados .
Funções do cargo
O funcionário CBO 1423-40 deve demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, assessorar diretoria e setores da organização, gerenciar recursos humanos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, administrar recursos materiais e financeiros, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-40
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Ouvidor CBO 1423-40
Um Ouvidor (ou sinônimo) deve realizar escuta ativa, demonstrar capacidade de negociação, autorizar pagamentos, demonstrar capacidade de organização, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, elaborar recomendações de ações e soluções, planejar racionalização do uso de recursos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, examinar currículos, identificar necessidade de recursos, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, monitorar metas e indicadores de desempenho, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, administrar orçamentos, demonstrar capacidade de escuta, detectar necessidades de capacitação profissional, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar visão sistêmica, gerenciar remanejamentos, monitorar mídias, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, implementar serviços de atendimento a clientes, cobrar ações, demonstrar capacidade de liderança, avaliar desempenho, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar capacidade de síntese, negociar com partes interessadas, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, estabelecer diálogo, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, listar atividades de cargos / funções, avaliar alternativas de soluções, coordenar serviços de atendimento a clientes, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, entrevistar candidatos, analisar tendências do mercado, gerir nível de satisfação do cliente, definir perfis profissionais, elaborar orçamentos, dimensionar equipe, demonstrar capacidade de tomar decisões, avaliar nível de satisfação da equipe, demonstrar capacidade de abstração, representar empresa e/ou organização publicamente, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, encaminhar solicitações aos responsáveis, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, detectar expectativas e necessidades, identificar necessidade de contratação de pessoal, estabelecer metas e indicadores de desempenho, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, mediar conflitos, elaborar relatórios, planejar ações para promoção da imagem institucional, cobrar resultados da equipe, checar informações para divulgação, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, gerenciar equipes, administrar conflitos entre partes, formular plano de incentivos, analisar contexto, delegar atribuições, dar retorno aos públicos - feed-back, otimizar custos e recursos, participar de programas e ações de fidelização dos clientes, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, analisar risco político , reputacional, econômico e técnico, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de flexibilidade, revisar planos, demonstrar capacidade de empatia.