CBO 1423-40 - Ouvidor - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 Planeja, coordena e avalia processos de ouvidoria, nas esferas pública e privada Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria.

Define, coordena e avalia atividades e procedimentos para recebimento e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, considerando formas de atendimento, meios de comunicação para acesso, armazenamento de dados Documenta e analisa manifestações, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos da organização, para implementar melhoria de processos, produtos e serviços Monitora etapas de resposta e de soluções, considerando demanda e prazos estabelecidos.

Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação Assegura a conformidade legal dos processos.

Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental e preservação de dados pessoais

CBO 1423-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Ouvidor, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-40

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Ouvidor

O Ouvidor CBO 1423-40 planeja, coordena, organiza, controla e avalia processos de ouvidoria, em empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, nas esferas pública e privada, sob a direção de um diretor ou gerente geral Atua integradamente com equipes de relações públicas, marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Pode, em casos de atuação especializada na apuração de determinadas irregularidades, apoiar-se em órgãos de controle interno, tais como controladoria, corregedoria e auditoria.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação e de mediação de conflitos entre as partes envolvidas em manifestações Define, coordena, controla e avalia atividades e procedimentos para recebimento, análise e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, e identifica as áreas responsáveis por resolver os problemas.

Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria, considerando as formas e estratégias de atendimento, os canais e meios de comunicação para acesso, virtuais ou físicos, o armazenamento e preservação de dados pessoais e sigilosos Identifica disfunções e necessidades de correção ou redirecionamento nos processos organizacionais, podendo sugerir ações que possam melhorar processos, produtos ou serviços.

Recebe, documenta e analisa manifestações de elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos internos da organização, tendo em vista a implementação de providências e estratégias para melhoria dos processos, produtos e serviços.

Avalia a atuação dos diversos setores e áreas da organização, identificando a incidência e importância das manifestações, notificações e dificuldades detectadas Monitora as etapas de resposta e de apresentação de soluções, considerando a demanda expressa na manifestação, os prazos estabelecidos e a ordem cronológica do recebimento.

Consolida a resposta aos clientes de serviços públicos e privados, enviando-a por meio virtual ou físico, zelando pelos princípios de acessibilidade, utilizando canais de comunicação adequados ao público atendido, considerando as necessidades de idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Define estratégias de relacionamento com o público Analisa dados e resultados de pesquisas Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet.

Avalia a qualidade e efetividade do processo de ouvidoria, no que se refere a estratégias de comunicação com o público, cumprimento de prazos estabelecidos, confiabilidade e credibilidade, suficiência da informação, segurança e sigilo dos dados pessoais, clareza e objetividade nas instruções de utilização dos serviços e nas respostas fornecidas, proposição e apresentação de soluções, resultados gerados Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação.

Elabora relatórios gerenciais e estatísticos, formulários e registros de manifestações, manuais de normas e procedimentos Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, avaliando alternativas de controle e de solução.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental, preservação e sigilo de dados .

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-40 deve implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, gerenciar recursos humanos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-40

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Ouvidor CBO 1423-40

Um Ouvidor (ou sinônimo) deve monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, gerenciar equipes, cobrar resultados da equipe, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, examinar currículos, coordenar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de empatia, analisar contexto, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, gerir nível de satisfação do cliente, analisar risco político , reputacional, econômico e técnico, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar capacidade de liderança, negociar com partes interessadas, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, revisar planos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, administrar conflitos entre partes, representar empresa e/ou organização publicamente, avaliar alternativas de soluções, avaliar desempenho, monitorar metas e indicadores de desempenho, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, checar informações para divulgação, estabelecer diálogo, demonstrar visão sistêmica, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, analisar tendências do mercado, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, gerenciar remanejamentos, dimensionar equipe, identificar necessidade de recursos, elaborar orçamentos, participar de programas e ações de fidelização dos clientes, formular plano de incentivos, planejar ações para promoção da imagem institucional, mediar conflitos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, encaminhar solicitações aos responsáveis, delegar atribuições, detectar necessidades de capacitação profissional, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de tomar decisões, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, autorizar pagamentos, definir perfis profissionais, realizar escuta ativa, demonstrar capacidade de síntese, administrar orçamentos, implementar serviços de atendimento a clientes, demonstrar habilidades comunicativas, elaborar recomendações de ações e soluções, listar atividades de cargos / funções, demonstrar capacidade de flexibilidade, identificar necessidade de contratação de pessoal, dar retorno aos públicos - feed-back, entrevistar candidatos, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar capacidade de negociação, detectar expectativas e necessidades, avaliar nível de satisfação da equipe, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, cobrar ações, monitorar mídias, elaborar relatórios, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de organização.

Cargos e salários CBO 1423-40 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Ouvidor

Ouvidor: Brasil

O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.588 e 8.127 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.191 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ombudsman

Ombudsman: Brasil

O profissional no cargo de Ombudsman CBO 1423-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.591 e 8.136 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.190 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ouvidor São Paulo

Ouvidor: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.130 e 10.760 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 270 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ouvidor

Ouvidor: São Paulo

O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.466 e 9.675 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 435 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ombudsman São Paulo

Ombudsman: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Ombudsman CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.130 e 10.760 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 270 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ombudsman

Ombudsman: São Paulo

O profissional no cargo de Ombudsman CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.466 e 9.675 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 435 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.