CBO 1423-40 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1423-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-40 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-40

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-40 elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Condições de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Funções dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-40

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • Atividades dos cargos CBO 1423-40

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-40 estão as de:

    • mediar conflitos;
    • realizar escuta ativa;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • liderar pessoas;
    • analisar demanda reclamatória;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • entrevistar candidatos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • cobrar ações;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • examinar currículos;
    • pensar estrategicamente;
    • definir perfis profissionais;
    • estabelecer diálogo;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • avaliar desempenho;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • cobrar resultados da equipe;
    • revisar planos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • monitorar mídias;
    • administrar orçamentos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • otimizar custos e recursos;
    • agir com empatia;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar contexto;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dimensionar equipe;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • formular plano de incentivos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • administrar conflitos entre partes;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • checar informações para divulgação;
    • saber ouvir;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • elaborar orçamentos;
    • negociar com partes interessadas;
    • identificar necessidade de recursos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • representar empresa publicamente;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • autorizar pagamentos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • tomar decisões;
    • gerenciar equipes;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;

    Cargos e salários CBO 1423-40 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

    Salário Ouvidor

    Ouvidor: Brasil

    • 1.099
    • Brasil
    • 3.062 - 7.408
    • 40h
    O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.062 e 7.408 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.099 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
    Salário Ombudsman

    Ombudsman: Brasil

    • 1.099
    • Brasil
    • 3.062 - 7.408
    • 40h
    O profissional no cargo de Ombudsman CBO 1423-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.062 e 7.408 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.099 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
    Salário Ouvidor São Paulo

    Ouvidor: São Paulo, SP

    • 469
    • São Paulo, SP
    • 3.121 - 6.950
    • 39h
    O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.121 e 6.950 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 469 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
    Salário Ouvidor

    Ouvidor: São Paulo

    • 621
    • São Paulo
    • 3.065 - 3.217
    • 39h
    O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.065 e 3.217 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
    Salário Ombudsman São Paulo

    Ombudsman: São Paulo, SP

    • 469
    • São Paulo, SP
    • 3.121 - 6.950
    • 39h
    O profissional no cargo de Ombudsman CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.121 e 6.950 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 469 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
    Salário Ombudsman

    Ombudsman: São Paulo

    • 622
    • São Paulo
    • 3.091 - 3.244
    • 39h
    O profissional no cargo de Ombudsman CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.091 e 3.244 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 622 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.