CBO 1423-40 - Ouvidor - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 Planeja, coordena e avalia processos de ouvidoria, nas esferas pública e privada Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria.

Define, coordena e avalia atividades e procedimentos para recebimento e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, considerando formas de atendimento, meios de comunicação para acesso, armazenamento de dados Documenta e analisa manifestações, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos da organização, para implementar melhoria de processos, produtos e serviços Monitora etapas de resposta e de soluções, considerando demanda e prazos estabelecidos.

Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação Assegura a conformidade legal dos processos.

Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental e preservação de dados pessoais

CBO 1423-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Ouvidor, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-40

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Ouvidor

O Ouvidor CBO 1423-40 planeja, coordena, organiza, controla e avalia processos de ouvidoria, em empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, nas esferas pública e privada, sob a direção de um diretor ou gerente geral Atua integradamente com equipes de relações públicas, marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Pode, em casos de atuação especializada na apuração de determinadas irregularidades, apoiar-se em órgãos de controle interno, tais como controladoria, corregedoria e auditoria.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação e de mediação de conflitos entre as partes envolvidas em manifestações Define, coordena, controla e avalia atividades e procedimentos para recebimento, análise e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, e identifica as áreas responsáveis por resolver os problemas.

Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria, considerando as formas e estratégias de atendimento, os canais e meios de comunicação para acesso, virtuais ou físicos, o armazenamento e preservação de dados pessoais e sigilosos Identifica disfunções e necessidades de correção ou redirecionamento nos processos organizacionais, podendo sugerir ações que possam melhorar processos, produtos ou serviços.

Recebe, documenta e analisa manifestações de elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos internos da organização, tendo em vista a implementação de providências e estratégias para melhoria dos processos, produtos e serviços.

Avalia a atuação dos diversos setores e áreas da organização, identificando a incidência e importância das manifestações, notificações e dificuldades detectadas Monitora as etapas de resposta e de apresentação de soluções, considerando a demanda expressa na manifestação, os prazos estabelecidos e a ordem cronológica do recebimento.

Consolida a resposta aos clientes de serviços públicos e privados, enviando-a por meio virtual ou físico, zelando pelos princípios de acessibilidade, utilizando canais de comunicação adequados ao público atendido, considerando as necessidades de idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Define estratégias de relacionamento com o público Analisa dados e resultados de pesquisas Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet.

Avalia a qualidade e efetividade do processo de ouvidoria, no que se refere a estratégias de comunicação com o público, cumprimento de prazos estabelecidos, confiabilidade e credibilidade, suficiência da informação, segurança e sigilo dos dados pessoais, clareza e objetividade nas instruções de utilização dos serviços e nas respostas fornecidas, proposição e apresentação de soluções, resultados gerados Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação.

Elabora relatórios gerenciais e estatísticos, formulários e registros de manifestações, manuais de normas e procedimentos Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, avaliando alternativas de controle e de solução.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental, preservação e sigilo de dados .

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-40 deve assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-40

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Ouvidor CBO 1423-40

Um Ouvidor (ou sinônimo) deve planejar ações para promoção da imagem institucional, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, gerir nível de satisfação do cliente, participar de programas e ações de fidelização dos clientes, detectar expectativas e necessidades, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, planejar racionalização do uso de recursos, monitorar mídias, formular plano de incentivos, entrevistar candidatos, examinar currículos, mediar conflitos, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, cobrar resultados da equipe, avaliar nível de satisfação da equipe, gerenciar equipes, monitorar metas e indicadores de desempenho, revisar planos, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de liderança, cobrar ações, negociar com partes interessadas, coordenar serviços de atendimento a clientes, listar atividades de cargos / funções, estabelecer metas e indicadores de desempenho, encaminhar solicitações aos responsáveis, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de negociação, elaborar orçamentos, administrar orçamentos, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, elaborar relatórios, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, analisar contexto, dar retorno aos públicos - feed-back, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de empatia, analisar tendências do mercado, definir perfis profissionais, demonstrar capacidade de flexibilidade, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, realizar escuta ativa, representar empresa e/ou organização publicamente, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, analisar risco político , reputacional, econômico e técnico, estabelecer diálogo, avaliar desempenho, demonstrar habilidades comunicativas, delegar atribuições, dimensionar equipe, checar informações para divulgação, otimizar custos e recursos, gerenciar remanejamentos, demonstrar capacidade de organização, administrar conflitos entre partes, demonstrar capacidade de escuta, autorizar pagamentos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, implementar serviços de atendimento a clientes, demonstrar visão sistêmica, avaliar alternativas de soluções, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, demonstrar capacidade de síntese, detectar necessidades de capacitação profissional, identificar necessidade de contratação de pessoal, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, elaborar recomendações de ações e soluções, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes.

Cargos e salários CBO 1423-40 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Ouvidor

Ouvidor: Brasil

  • 1.162
  • Brasil
  • 3.518 - 8.722
  • 40h
O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.518 e 8.722 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.162 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ombudsman

Ombudsman: Brasil

  • 1.162
  • Brasil
  • 3.518 - 8.722
  • 40h
O profissional no cargo de Ombudsman CBO 1423-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.518 e 8.722 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.162 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ouvidor São Paulo

Ouvidor: São Paulo, SP

  • 229
  • São Paulo, SP
  • 5.208 - 11.380
  • 41h
O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.208 e 11.380 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ouvidor

Ouvidor: São Paulo

  • 412
  • São Paulo
  • 4.421 - 9.867
  • 42h
O profissional no cargo de Ouvidor CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.421 e 9.867 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 412 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ombudsman São Paulo

Ombudsman: São Paulo, SP

  • 229
  • São Paulo, SP
  • 5.208 - 11.380
  • 41h
O profissional no cargo de Ombudsman CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.208 e 11.380 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.
Salário Ombudsman

Ombudsman: São Paulo

  • 412
  • São Paulo
  • 4.421 - 9.867
  • 42h
O profissional no cargo de Ombudsman CBO 1423-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.421 e 9.867 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 412 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-40.