CBO 5134-15 - Cumim
Entenda o que fazem os trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cumim e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cumim
Auxilia o garçom no atendimento aos clientes e na organização dos ambientes. Pode recepcionar os clientes e anotar seus pedidos. Pode servir bebidas e refeições aos clientes. Ao final dos serviços de atendimento, auxilia na organização e na arrumação do espaço, na higienização de utensílios e equipamentos e no reabastecimento de toalhas, guardanapos, talheres, copos e pratos limpos. Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Auxilia na montagem de balcão ou carrinho, com alimentos ou bebidas.
Pode recepcionar e acompanhar o cliente à mesa, entregando-lhe o cardápio.
Pode anotar os pedidos - manualmente ou por meio eletrônico -, encaminhando-os para a cozinha e para o bar.
Auxilia no atendimento ao cliente, servindo aperitivos, entrada, pratos e bebidas, para agilizar o serviço. Pode preparar sucos e cafés.
Atende solicitações do cliente, buscando mantê-lo satisfeito.
Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido.
Arruma a mesa para um novo cliente, retirando a louça usada, limpando a mesa e trocando toalha e acessórios. Recolhe os utensílios usados, levando-os para a copa.
Ao final do serviço de atendimento aos clientes, auxilia na arrumação do espaço, limpando e arranjando mesas, tirando toalhas, guardando produtos e desmontando carrinho e balcão. Reabastece o suprimento de toalhas, guardanapos, talheres, copos e pratos limpos.
Auxilia na higienização de utensílios e equipamentos. Limpa bandejas, balcão, bancada e carrinho.
Separa e descarta lixo, seguindo os procedimentos adotados no estabelecimento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA ÁREA DA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 1 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 5 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS | 4 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | HARMONIZAÇÃO DE BEBIDAS E COMIDAS | 5 | 5 | 1 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS | 5 | 5 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE | 4 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | SEGURANÇA ALIMENTAR | 2 | 2 | 1 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO | 5 | 5 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS | 4 | 4 | 1 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS | 4 | 5 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) | 5 | 5 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DA MESA EM FUNÇÃO DO TIPO DE SERVIÇO | 5 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS EM BARES E RESTAURANTES | 2 | 2 | 1 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE LOUÇAS, TALHERES, COPOS, TAÇAS E OUTROS UTENSÍLIOS DE SERVIÇOS DE MESA | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE SERVIÇO EM RESTAURANTE: SELF-SERVICE (OU BUFFET), À FRANCESA, À RUSSA, À BRASILEIRA, À INGLESA, À INGLESA DIRETO, À INGLESA INDIRETO, À AMERICANA, EMPRATADO E À VOLANTE | 3 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | 2 | 2 | 1 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | 4 |
Condições de Trabalho
Os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- realizar serviço de bebidas;
- higienizar utensílios e equipamentos;
- atender o cliente;
- demonstrar competências pessoais;
- montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar;
- servir o cliente;
- desmontar praça;
- organizar o trabalho;
- preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc;
- destinar o lixo;
- secar louça e/ou prataria;
- controlar acesso de pessoas;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- cumprir normas e procedimentos sanitários;
- montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal;
- controlar sobras e perdas;
- ouvir atentamente - saber ouvir;
- guardar produtos;
- descrever pratos e produtos oferecidos;
- enfeitar drinques, coquetéis e pratos;
- administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas;
- recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas;
- observar apresentação dos pratos;
- repor aparadores e guéridons;
- dobrar guardanapos;
- retirar restos de comida;
- receber contas;
- questionar as preferências do cliente;
- verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos;
- trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido;
- recepcionar cliente;
- repor bebidas;
- forrar bandeja;
- desmontar carrinho;
- inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa;
- informar previsão de tempo de espera;
- demonstrar equilíbrio emocional;
- verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
- servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê;
- demonstrar cordialidade;
- selecionar utensílios;
- pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
- completar bufê;
- servir charutos;
- desmontar o bufê - buffet;
- encaminhar enxoval de mesa para lavanderia;
- servir chá, licores e digestivos;
- acomodar cliente;
- observar ponto de cozimento dos alimentos;
- conferir ordem de serviço;
- lavar utensílios;
- trazer couvert;
- demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool;
- demonstrar discreção;
- esterilizar instrumentos e materiais;
- atender reclamações do cliente;
- contornar situações adversas;
- montar carrinho;
- escolher louça;
- acompanhar cliente a mesa;
- servir pratos;
- montar mesa, bandeja, balcão e bar;
- separar lixo;
- demonstrar acuidade sensorial;
- organizar espaço;
- servir café;
- trabalhar em equipe;
- preparar couvert;
- demonstrar capacidade de organização;
- retirar louça e prataria da máquina de lavar;
- mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente;
- repor material de apoio;
- limpar prataria;
- abrir garrafa/lata;
- limpar equipamentos;
- fazer porções para viagem;
- organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place;
- fornecer informações ao cliente;
- servir queijos;
- limpar o chão;
- encaminhar pedidos para cozinha e bar;
- substituir cobre-manchas;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar atenção focada;
- substituir cinzeiros;
- decorar mesa;
- fatiar carne - churrascaria;
- preparar canapés e amuse-gueules;
- selecionar alimentos e bebidas;
- colocar bebidas para gelar;
- trabalhar sob pressão;
- desmontar mesas;
- requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza;
- controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
- servir bebidas;
- guardar louças, copos e/ou prataria;
- limpar bandejas e carrinho;
- limpar balcão e bancada;
- providenciar gelo;
- demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar;
- selecionar enxoval de copos;
- tirar toalhas;
- trazer conta;
- servir aperitivos;
- servir sobremesas;
- inventariar bebidas consumidas;
- demonstrar proatividade;
- dar sugestões;
- verificar estoque de bebidas e/ou alimentos;
- checar pedido antes de servir;
- demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores;
- destrinchar peixe;
- limpar mesa;
- selecionar produtos - limpeza e outros;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-15
CBO 5134-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de cumim que pertence ao grupo dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
-
-
-
-
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5134-15 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 513415 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 513415 em todos os estados e cidades do Brasil.