CBO 5134-10 - Garçom (serviços de vinhos)

Entenda o que fazem os trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Garçom (serviços de vinhos) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Garçom (serviços de vinhos)

O Garçom (Serviços de Vinhos) recepciona e atende o cliente, orientando-o na escolha de vinho e servindo-lhe a bebida. Busca a harmonização do vinho com a refeição ordenada pelo cliente. Fornece informações sobre cada opção de vinho, tais como características e país de origem. Organiza a estrutura de apoio para o serviço de vinhos. Controla o estoque da adega e providencia a atualização da carta de vinhos. Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5134-10

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Organiza o trabalho, tomando conhecimento do cardápio e verificando o estoque da adega, de modo a evitar que sejam oferecidos vinhos indisponíveis. Providencia a atualização da carta de vinho, quando necessária.

Recepciona e atende o cliente, entregando-lhe a carta de vinhos do estabelecimento.

Consulta o cliente sobre suas preferências e apresenta sugestões, para auxiliá-lo na escolha do vinho que melhor harmoniza com a refeição ordenada.

Apresenta cada opção de vinho de maneira correta e precisa, fornecendo informações sobre o nome do vinho, suas características, o país de origem, as uvas com as quais é elaborado e outras, solicitadas pelo cliente.

Registra o pedido, manualmente ou em meio eletrônico.

Organiza a estrutura de apoio para o serviço, selecionando as taças adequadas aos vinhos solicitados.

Apresenta o rótulo e abre a garrafa, apresentando a rolha para o cliente. Decanta o vinho, quando necessário.

Apresenta o vinho para degustação, antes de servi-lo aos comensais.

Serve a bebida dentro da temperatura adequada, enchendo a taça no volume correto para cada tipo de vinho.

Percebe o ritmo de consumo, sabendo o momento certo para oferecer uma nova rodada.

Verifica as condições da adega, ajustando a temperatura e garantindo a conservação e a limpeza das garrafas.

Controla o estoque de vinhos, providenciando a compra e realizando o recebimento, para reposição.

Higieniza utensílios utilizados no serviço de vinhos.

Segue procedimentos para descarte de embalagens e resíduos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TERMOLOGIA: TEMPERATURA E TERMOMETRIA 4 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA ÁREA DA ENOLOGIA E GASTRONOMIA 5 5 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS 5 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO HARMONIZAÇÃO DE BEBIDAS E COMIDAS 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PREPARAÇÃO DE BEBIDAS E COQUETÉIS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SEGURANÇA ALIMENTAR 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE VINHOS: CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E ORGANOLÉPTICAS, ORIGEM, UVAS, HARMONIZAÇÃO COM ALIMENTOS, ENTRE OUTROS. 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DA MESA EM FUNÇÃO DO TIPO DE SERVIÇO 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS EM RESTAURANTES, BARES E EVENTOS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE SERVIÇO DE BEBIDAS EM RESTAURANTE 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE TAÇAS, LOUCAS, TALHERES E OUTROS UTENSÍLIOS DE SERVIÇOS DE MESA 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE UVA PARA FABRICAÇÃO DE VINHOS 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS DA ÁREA DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 4 4 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PALADAR DESENVOLVIDO 3 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 4

Condições de Trabalho

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Higienizar utensílios e equipamentos;
  • Servir o cliente;
  • Preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc;
  • Realizar serviço de bebidas;
  • Desmontar praça;
  • Organizar o trabalho;
  • Analisar sensorialmente bebidas;
  • Atender o cliente;
  • Montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar;
  • Comunicar-se;
  • Conferir ordem de serviço;
  • Mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente;
  • Avaliar amostras de acordo com padrões de qualidade preestabelecidos;
  • Elaborar descritivo nos rótulos de bebidas;
  • Atender reclamações do cliente;
  • Organizar eventos;
  • Capacitar equipes de trabalho;
  • Demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Sugerir bebidas e harmonizações;
  • Demonstrar discreção;
  • Guardar produtos;
  • Codificar copos, xícaras e taças para degustação;
  • Demonstrar criatividade;
  • Repor bebidas;
  • Inventariar bebidas consumidas;
  • Montar cardápio harmonizado;
  • Assessorar na criação de conteúdos de marketing, publicidade e comunicação;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Contornar situações adversas;
  • Guiar degustações e harmonizações;
  • Fornecer informações ao cliente;
  • Extrair chope;
  • Identificar tipos de amostras;
  • Analisar amostras visualmente;
  • Demonstrar equilíbrio emocional;
  • Questionar as preferências do cliente;
  • Monitorar temperatura de armazenamento de bebidas;
  • Demonstrar proatividade;
  • Interpretar rótulos de bebidas;
  • Polir enxoval de copos;
  • Requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza;
  • Cumprir normas e procedimentos sanitários;
  • Participar como jurado em competições nacionais e internacionais;
  • Identificar categorias, tipos, estilos, regiões e madeiras de bebidas;
  • Participar de análise de qualidade do produto;
  • Identificar aroma das amostras;
  • Selecionar utensílios;
  • Checar pedido antes de servir;
  • Degustar amostras de bebidas;
  • Apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Limpar bandejas e carrinho;
  • Organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place;
  • Inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa;
  • Organizar espaço;
  • Demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores;
  • Verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos;
  • Verificar estoque de bebidas e/ou alimentos;
  • Classificar bebidas;
  • Entregar cardápio;
  • Adequar o serviço ao tipo de bebida;
  • Identificar defeitos;
  • Organizar painel sensorial em fábrica ou pontos de venda - pdv;
  • Ministrar palestras, cursos, workshops e aulas;
  • Identificar padrões de qualidade;
  • Recepcionar cliente;
  • Demonstrar cordialidade;
  • Apresentar bebida para o cliente;
  • Participar de eventos na área;
  • Dar sugestões;
  • Medir temperatura de serviço do bebida;
  • Descrever pratos e produtos oferecidos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Elaborar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê;
  • Organizar mesa;
  • Servir bebidas;
  • Providenciar gelo;
  • Selecionar bebidas;
  • Trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido;
  • Selecionar enxoval de copos;
  • Intermediar compra e venda de bebidas em distribuidoras e importadoras;
  • Montar vitrine e prateleira;
  • Observar ponto de cozimento dos alimentos;
  • Montar mesa, bandeja, balcão e bar;
  • Documentar resultados de análises sensoriais;
  • Promover consumo responsável de bebidas alcoólicas;
  • Demonstrar acuidade sensorial;
  • Participar da criação e/ou do desenvolvimento de novos produtos;
  • Servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê;
  • Demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar;
  • Calcular custos de bebidas;
  • Controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
  • Guiar visitas a cervejarias, cachaçarias, vinícolas, produtoras de saquês e outros relacionados ao turismo;
  • Guardar louças, copos e/ou prataria;
  • Selecionar alimentos e bebidas;
  • Verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
  • Demonstrar atenção focada;
  • Colocar bebidas para gelar;
  • Controlar sobras e perdas;
  • Vistoriar adega;
  • Limpar linha de chope e chopeira;
  • Elaborar pedidos de compras;
  • Monitorar pedidos e recebimento de bebidas;
  • Encaminhar pedidos para cozinha e bar;
  • Registrar dados e informações técnicas de amostras de bebidas;
  • Selecionar produtos - limpeza e outros;
  • Ouvir atentamente - saber ouvir;
  • Prestar consultoria;
  • Tirar pedido;
  • Preparar material para divulgação;
  • Atualizar carta de bebidas;
  • Abrir garrafa/lata;
  • Orientar fabricantes sobre enquadramento de tipos de bebidas para fins de consumo;
  • Recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas;
  • Auxiliar na elaboração de fichas técnicas informativas dos produtos;
  • Apresentar resultados de análises sensoriais;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-10

CBO 5134-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de garçom (serviços de vinhos) que pertence ao grupo dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria