CBO 5134-10 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
realizar serviço de bebidas, comunicar-se, desmontar praça, servir o cliente, analisar sensorialmente bebidas, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, higienizar utensílios e equipamentos, atender o cliente, organizar o trabalho, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, demonstrar competências pessoais.
Atividades
apresentar resultados de análises sensoriais, auxiliar na elaboração de fichas técnicas informativas dos produtos, apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, inventariar bebidas consumidas, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, entregar cardápio, promover consumo responsável de bebidas alcoólicas, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, demonstrar discreção, analisar amostras visualmente, demonstrar capacidade de organização, elaborar pedidos de compras, sugerir bebidas e harmonizações, cumprir normas e procedimentos sanitários, identificar defeitos, tirar pedido, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, providenciar gelo, trabalhar sob pressão, identificar tipos de amostras, documentar resultados de análises sensoriais, degustar amostras de bebidas, atender reclamações do cliente, assessorar na criação de conteúdos de marketing, publicidade e comunicação, guardar louças, copos e/ou prataria, demonstrar acuidade sensorial, checar pedido antes de servir, registrar dados e informações técnicas de amostras de bebidas, demonstrar capacidade de comunicação, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, identificar categorias, tipos, estilos, regiões e madeiras de bebidas, monitorar pedidos e recebimento de bebidas, selecionar bebidas, organizar mesa, medir temperatura de serviço do bebida, recepcionar cliente, limpar linha de chope e chopeira, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, demonstrar proatividade, participar da criação e/ou do desenvolvimento de novos produtos, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, capacitar equipes de trabalho, selecionar enxoval de copos, contornar situações adversas, selecionar produtos - limpeza e outros, mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, participar de eventos na área, prestar consultoria, descrever pratos e produtos oferecidos, demonstrar dinamismo, servir bebidas, apresentar bebida para o cliente, montar vitrine e prateleira, encaminhar pedidos para cozinha e bar, calcular custos de bebidas, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, limpar bandejas e carrinho, abrir garrafa/lata, controlar sobras e perdas, repor bebidas, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, observar ponto de cozimento dos alimentos, elaborar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê, conferir ordem de serviço, guiar degustações e harmonizações, demonstrar equilíbrio emocional, atualizar carta de bebidas, intermediar compra e venda de bebidas em distribuidoras e importadoras, participar como jurado em competições nacionais e internacionais, colocar bebidas para gelar, organizar espaço, classificar bebidas, organizar painel sensorial em fábrica ou pontos de venda - pdv, ouvir atentamente - saber ouvir, selecionar utensílios, preparar material para divulgação, participar de análise de qualidade do produto, demonstrar criatividade, elaborar descritivo nos rótulos de bebidas, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, montar cardápio harmonizado, interpretar rótulos de bebidas, adequar o serviço ao tipo de bebida, extrair chope, orientar fabricantes sobre enquadramento de tipos de bebidas para fins de consumo, organizar eventos, selecionar alimentos e bebidas, avaliar amostras de acordo com padrões de qualidade preestabelecidos, guardar produtos, demonstrar atenção focada, monitorar temperatura de armazenamento de bebidas, dar sugestões, identificar aroma das amostras, ministrar palestras, cursos, workshops e aulas, demonstrar cordialidade, guiar visitas a cervejarias, cachaçarias, vinícolas, produtoras de saquês e outros relacionados ao turismo, polir enxoval de copos, identificar padrões de qualidade, fornecer informações ao cliente, codificar copos, xícaras e taças para degustação, trabalhar em equipe, vistoriar adega, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, montar mesa, bandeja, balcão e bar, questionar as preferências do cliente.