CBO 5134-40 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-40 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-40
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
Descrição dos cargos da categoria Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
Os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-40 atendem os clientes, servem alimentos e bebidas em restaurantes , bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos, etc. Manipulam alimentos e preparam sucos, drinks, e cafés. Realizam serviços de vinho e de café.
Condições de trabalho
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Funções dos Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-40
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria devem:
Atividades dos cargos CBO 5134-40
Entre as principais atribuições dos Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-40 estão as de:
- servir bebidas;
- selecionar copos;
- limpar balcão e bancada;
- organizar estrutura de apoio (montar mise-en-place);
- retirar restos de comida;
- aquecer alimentos;
- elaborar carta de café;
- discriminar sabores, odores e cores;
- verificar material de trabalho (utensílios e equipamentos);
- demonstrar senso de responsabilidade;
- vaporizar leite;
- selecionar alimentos e bebidas;
- lidar com estresse;
- montar a mesa, bandeja, balcão e bar;
- dobrar guardanapos;
- pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
- entregar cardápio;
- controlar sobras e perdas;
- destinar o lixo;
- preparar sorvetes, ´milk shakes´ e ´chantilly´;
- dosar café;
- conferir ordem de serviço;
- montar kits de descartáveis (guardanapos, talheres, sal);
- demonstrar capacidade de organização;
- ouvir atentamente (saber ouvir);
- verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
- requisitar utensílios, equipamentos e produtos de limpeza;
- participar de concursos;
- operar máquina de café;
- regular moinho;
- finalizar bebida (latte arte e grafismo);
- limpar mesa;
- recepcionar cliente;
- manter-se atento;
- calibrar máquina de café ( ajustar temperatura e pressão);
- descrever pratos e produtos oferecidos;
- elaborar blend de café;
- demonstrar dinamismo;
- verificar estoque de bebidas e alimentos;
- servir café;
- escolher louça;
- descrever tipos de grãos de café (região de cultivo, características de sabor, torra e paladar);
- checar pedido antes de servir;
- descrever bebidas e drinks com café;
- substituir cinzeiros;
- repor bebidas em geral;
- separar lixo;
- forrar a bandeja;
- preparar bebidas e drinks a base de café;
- repor material de apoio (fazer ménage);
- contornar situações adversas;
- selecionar utensílios de acordo com o método de preparo;
- compatibilizar café com alimentos;
- demonstrar cordialidade;
- cumprir normas e procedimentos sanitários;
- operar moinho;
- criar bebidas e drinks com café;
- servir bandeja;
- fornecer informações ao cliente;
- dar sugestões;
- demonstrar equilíbrio emocional;
- checar conta;
- limpar o chão;
- limpar equipamentos;
- trabalhar em equipe;
- observar segurança do local de trabalho;
- observar cumprimento das normas sanitárias;
- preparar degustação de café;
- provar café;
- fazer porções para viagem;
- compactar café;
- lavar utensílios;
- demonstrar discrição;
- torrar café;
- montar vitrine e prateleira;
- controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
- demonstrar proatividade;
- selecionar produtos (limpeza e outros);
- tirar pedido;
- atender reclamações do cliente;
- organizar degustação de café;
- retirar louça e prataria da máquina de lavar;
- providenciar gelo;
- receber contas;
- limpar bandejas e carrinho;
- explicar métodos de preparo do café;
- selecionar talheres;
- trazer conta;
- demonstrar criatividade;
- questionar as preferências do cliente;