CBO 5134-05 - Garçom

Entenda o que fazem os trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Garçom e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Garçom

O Garçom serve alimentos e bebidas ao cliente. Recepciona o cliente, anotando e encaminhando seus pedidos à cozinha e ao bar.

Após a refeição, apresenta a conta ao cliente e recebe o pagamento. Organiza a estrutura de apoio, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres e providenciando outros itens da mesa. Higieniza utensílios e equipamentos. Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5134-05

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Organiza o trabalho, examinando o estoque de bebidas e tomando conhecimento do cardápio do dia.

Recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa.

Entrega o cardápio ao cliente, descrevendo pratos e prestando outras informações solicitadas.

Consulta o cliente sobre suas preferências e apresenta sugestões, para auxiliá-lo na escolha dos pratos e bebidas.

Registra o pedido - em comanda eletrônica ou manual -, encaminhando-o para cozinha e bar.

Traz couvert e serve aperitivos.

Administra fluxo de pratos entre cozinha e mesas.

Serve os pratos a cada cliente, podendo fatiar carnes e destrinchar peixe.

Pode fazer a finalização dos pratos, quando for o caso.

Pode preparar bebidas ou encaminhar os pedidos ao barman.

Serve vinho, café, licores e outras bebidas.

Atende solicitações específicas do cliente, buscando mantê-lo satisfeito.

Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido.

Organiza a estrutura de apoio, limpando e organizando mesas e cadeiras no início e ao término do serviço do estabelecimento, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres, repondo aparadores e guéridons (mesas auxiliares), entre outras providências.

Higieniza utensílios e equipamentos. Limpa bandejas e carrinhos.

Mantém o salão abastecido, administrando e solicitando reposição de produtos. Recebe as mercadorias, conferindo os itens solicitados.

Segue procedimentos para descarte de embalagens, sobras e resíduos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA ÁREA DA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 4 5 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS 5 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CULINÁRIA 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO HARMONIZAÇÃO DE BEBIDAS E COMIDAS 5 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PREPARAÇÃO DE BEBIDAS E COQUETÉIS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SEGURANÇA ALIMENTAR 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DA MESA EM FUNÇÃO DO TIPO DE SERVIÇO 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS EM BARES E RESTAURANTES 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PONTOS DE COZIMENTO DE CARNES E OUTRAS PROTEÍNAS 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE LOUÇAS, TALHERES, COPOS, TAÇAS E OUTROS UTENSÍLIOS DE SERVIÇOS DE MESA 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE SERVIÇO EM RESTAURANTE: SELF-SERVICE (OU BUFFET), À FRANCESA, À RUSSA, À BRASILEIRA, À INGLESA, À INGLESA DIRETO, À INGLESA INDIRETO, À AMERICANA, EMPRATADO E À VOLANTE 3 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER INOVAÇÃO NA ÁREA DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS DA ÁREA DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PALADAR DESENVOLVIDO 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 4

Condições de Trabalho

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Organizar o trabalho;
  • Montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar;
  • Preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc;
  • Atender o cliente;
  • Higienizar utensílios e equipamentos;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Realizar serviço de bebidas;
  • Desmontar praça;
  • Servir o cliente;
  • Verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
  • Tirar toalhas;
  • Cumprir normas e procedimentos sanitários;
  • Limpar balcão e bancada;
  • Demonstrar criatividade;
  • Selecionar utensílios;
  • Requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza;
  • Mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente;
  • Ouvir atentamente - saber ouvir;
  • Desmontar mesas;
  • Preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc;
  • Fornecer informações ao cliente;
  • Contornar situações adversas;
  • Providenciar gelo;
  • Trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido;
  • Decorar mesa;
  • Lavar utensílios;
  • Verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos;
  • Servir charutos;
  • Montar carrinho;
  • Secar louça e/ou prataria;
  • Checar pedido antes de servir;
  • Escolher louça;
  • Demonstrar proatividade;
  • Guardar produtos;
  • Trazer conta;
  • Servir sobremesas;
  • Organizar espaço;
  • Contar número de couverts e refeições servidas;
  • Conferir ordem de serviço;
  • Preparar saladas;
  • Limpar prataria;
  • Demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool;
  • Flambar sobremesas, pratos e bebidas;
  • Forrar bandeja;
  • Fazer serviço de réchaud;
  • Decantar vinho;
  • Servir aperitivos;
  • Substituir cobre-manchas;
  • Organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place;
  • Desmontar o bufê - buffet;
  • Retirar restos de comida;
  • Acompanhar cliente a mesa;
  • Administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas;
  • Demonstrar cordialidade;
  • Montar cardápio harmonizado;
  • Inventariar bebidas consumidas;
  • Apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê;
  • Servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê;
  • Repor bebidas;
  • Servir pratos;
  • Pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
  • Controlar sobras e perdas;
  • Substituir cinzeiros;
  • Inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa;
  • Controlar acesso de pessoas;
  • Dobrar guardanapos;
  • Tirar pedido;
  • Selecionar enxoval de copos;
  • Demonstrar discreção;
  • Encaminhar enxoval de mesa para lavanderia;
  • Montar mesa, bandeja, balcão e bar;
  • Colocar bebidas para gelar;
  • Guardar louças, copos e/ou prataria;
  • Retirar louça e prataria da máquina de lavar;
  • Repor aparadores e guéridons;
  • Limpar equipamentos;
  • Observar apresentação dos pratos;
  • Servir bebidas;
  • Entregar cardápio;
  • Informar previsão de tempo de espera;
  • Apresentar bebida para o cliente;
  • Demonstrar atenção focada;
  • Preparar canapés e amuse-gueules;
  • Destrinchar peixe;
  • Descrever pratos e produtos oferecidos;
  • Limpar o chão;
  • Repor material de apoio;
  • Acomodar cliente;
  • Limpar mesa;
  • Checar conta;
  • Demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores;
  • Fazer porções para viagem;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Encaminhar pedidos para cozinha e bar;
  • Trazer couvert;
  • Dar sugestões;
  • Desmontar carrinho;
  • Receber contas;
  • Separar lixo;
  • Limpar bandejas e carrinho;
  • Demonstrar acuidade sensorial;
  • Questionar as preferências do cliente;
  • Recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas;
  • Mapear mesa para entrega de pratos;
  • Servir chá, licores e digestivos;
  • Destinar o lixo;
  • Demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar;
  • Enfeitar drinques, coquetéis e pratos;
  • Controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
  • Montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal;
  • Trabalhar em equipe;
  • Verificar estoque de bebidas e/ou alimentos;
  • Completar bufê;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Preparar couvert;
  • Recepcionar cliente;
  • Demonstrar equilíbrio emocional;
  • Abrir garrafa/lata;
  • Fatiar carne - churrascaria;
  • Esterilizar instrumentos e materiais;
  • Selecionar alimentos e bebidas;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Servir café;
  • Verificar lista de reserva;
  • Selecionar produtos - limpeza e outros;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Servir queijos;
  • Observar ponto de cozimento dos alimentos;
  • Atender reclamações do cliente;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-05

CBO 5134-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de garçom que pertence ao grupo dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria