CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
Descrição dos cargos da categoria Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
Os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 atendem os clientes, servem alimentos e bebidas em restaurantes , bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos, etc. Manipulam alimentos e preparam sucos, drinks, e cafés. Realizam serviços de vinho e de café.
Condições de trabalho
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Funções dos Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria devem:
Atividades dos cargos CBO 5134-35
Entre as principais atribuições dos Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 estão as de:
- lavar utensílios;
- acompanhar cliente à mesa;
- montar kits de descartáveis (guardanapos, talheres, sal);
- organizar estrutura de apoio (montar mise-en-place);
- lidar com estresse;
- controlar acesso de pessoas;
- servir charutos;
- inventariar bebidas consumidas;
- providenciar gelo;
- atender reclamações do cliente;
- recepcionar cliente;
- tirar pedido;
- preparar sucos;
- demonstrar dinamismo;
- guardar louças, copos e prataria;
- fazer porções para viagem;
- retirar louça e prataria da máquina de lavar;
- secar louça e/ou prataria;
- separar lixo;
- demonstrar proatividade;
- repor bebidas em geral;
- dar sugestões;
- servir bandeja;
- preparar sanduíches;
- checar conta;
- limpar bandejas e carrinho;
- limpar mesa;
- trabalhar em equipe;
- dobrar guardanapos;
- servir chá, licores e digestivos;
- checar pedido antes de servir;
- demonstrar criatividade;
- entregar cardápio;
- demonstrar equilíbrio emocional;
- servir pratos;
- verificar estoque de bebidas e alimentos;
- acomodar cliente;
- pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
- trazer conta;
- observar o ponto de cozimento dos alimentos;
- servir aperitivos;
- montar a mesa, bandeja, balcão e bar;
- controlar sobras e perdas;
- cortar frutas para decoração;
- observar a apresentação dos pratos;
- contornar situações adversas;
- limpar o chão;
- selecionar produtos (limpeza e outros);
- verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
- selecionar alimentos e bebidas;
- guardar produtos;
- demonstrar cordialidade;
- conferir ordem de serviço;
- retirar restos de comida;
- substituir cinzeiros;
- participar de concursos;
- demonstrar discrição;
- receber contas;
- informar previsão de tempo de espera;
- limpar prataria;
- preparar café;
- observar segurança do local de trabalho;
- preparar ´couvert´;
- selecionar copos;
- selecionar talheres;
- repor material de apoio (fazer ménage);
- administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas;
- limpar equipamentos;
- forrar a bandeja;
- servir sobremesas;
- aquecer alimentos;
- requisitar utensílios, equipamentos e produtos de limpeza;
- colocar bebidas para gelar;
- demonstrar senso de responsabilidade;
- desmontar o bufê (buffet);
- preparar coquetéis, drinks, aperitivos;
- descrever pratos e produtos oferecidos;
- preparar saladas;
- controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
- demonstrar capacidade de organização;
- arrumar o espaço;
- observar cumprimento das normas sanitárias;
- esterilizar instrumentos e materiais;
- preparar frutas;
- desmontar mesas;
- ouvir atentamente (saber ouvir);
- manter-se atento;
- servir café;
- discriminar sabores, odores e cores;
- inventariar o material (louças, pratarias, enxoval de mesa);
- substituir cobre-manchas;
- encaminhar pedidos para cozinha e bar;
- limpar balcão e bancada;
- recolher louça, talheres, copos e bandejas;
- escolher louça;
- servir bebidas;
- destinar o lixo;
- tirar toalhas;
- verificar material de trabalho (utensílios e equipamentos);
- descongelar alimentos;
- fornecer informações ao cliente;
- questionar as preferências do cliente;
- preparar sorvetes, ´milk shakes´ e ´chantilly´;
- servir vinho;
- cumprir normas e procedimentos sanitários;