CBO 5134-40 - Barista

Entenda o que fazem os trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Barista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Barista

Prepara e serve cafés, moendo grãos e aplicando diferentes métodos de preparo. Organiza estrutura de apoio. Recepciona o cliente, fornecendo-lhe a carta de café, com as opções oferecidas. Prepara café com conhaque, licor ou outra bebida, utilizando receitas clássicas ou criando uma nova. Organiza, confere, controla e higieniza equipamentos e utensílios. Controla o estoque. Cumpre legislação, normas de segurança e higiene alimentar e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Organiza estrutura de apoio, verificando disponibilidade de produtos, controlando prazo e data de validade de alimentos e bebidas e selecionando utensílios de acordo com os métodos de preparo de café. Calibra máquina de café, ajustando temperatura e pressão. Elabora carta de café.

Recepciona o cliente, em cafeteria, casa de cafés, restaurante, bar ou em outro estabelecimento que serve café.

Fornece a carta de café ao cliente, expondo os diferentes métodos de preparo e mostrando as opções de bebidas à base de café. Pode apresentar cada tipo de café ao cliente, descrevendo as características do grão, a região de plantio e os processos de colheita, torra e moagem.

Identifica as preferências do cliente e anota seu pedido, manualmente ou em meio eletrônico.

Mói os grãos de café, usando moinho ou moedor com regulagem precisa. Aplica o método de preparo de café, usando cafeteira francesa, cafeteira aeropress, cafeteira globinho, cafeteira italiana ou outra selecionada. Pode preparar o café espresso, executando a sequência da operação.

Pode finalizar o café com latte art, utilizando leite vaporizado para realizar desenhos na bebida.

Apronta porção de alimento, harmonizando o café com queijos, chocolates, biscoitos ou outra opção.

Serve o café em xícara pré-aquecida.

Prepara café com conhaque, licor ou outra bebida, utilizando receitas clássicas ou criando uma nova, com base na preferência do cliente. Pode preparar cappuccino, mochaccino, café irlandês ou outra bebida.

Faz análises sensoriais do café - com base nos aspectos visuais, olfativos e gustativos -, com o objetivo de diferenciar o café comum do café especial.

Após o término do horário de atendimento, organiza, confere, controla e higieniza equipamentos e utensílios.

Verifica o estoque de cada tipo de café, de bebidas e de alimentos. Pode providenciar compra, para reposição.

Faz o descarte de resíduos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO E GASTRONOMIA 4 4 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SEGURANÇA ALIMENTAR 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE INGREDIENTES DE ALIMENTAÇÃO 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 5 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ANÁLISE SENSORIAL DO CAFÉ: ASPECTOS VISUAIS, OLFATIVOS E GUSTATIVOS 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - BENEFICIAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DO GRÃO, TIPOS DE TORRA E ARMAZENAMENTO DE CAFÉ 2 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - CARACTERÍSTICAS E TIPOS DE CAFÉ – CAFÉ ESPECIAL, BLENDS E CAFÉ GOURMET 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - IDENTIFICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA PREPARO E SERVIÇO DE CAFÉ 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE CULTIVO E MANEJO DO GRÃO: ESPÉCIES, PLANTIO, COLHEITA E PODAS 2 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL E NO MUNDO 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA MÁQUINA DE CAFÉ ESPRESSO, REGULAGEM DO MOINHO E VAPORIZAÇÃO DE LEITE 5 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - RECEITAS DE BEBIDAS E DRINKS A BASE DE CAFÉ 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - REGIÕES PRODUTORAS DE CAFÉ NO BRASIL E NO MUNDO E SUAS CARACTERÍSTICAS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TEORIA E PRÁTICA DA EXTRAÇÃO DE CAFÉ 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 3 3 1
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO SERVIÇO DE CAFÉ 3 4 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE GUSTATIVA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 4

Condições de Trabalho

Os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • servir o cliente;
  • organizar o trabalho;
  • higienizar utensílios e equipamentos;
  • montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar;
  • extrair café;
  • preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc;
  • atender o cliente;
  • limpar o chão;
  • provar café;
  • entregar cardápio;
  • demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar;
  • repor bebidas;
  • preparar sorvetes, milk shakes e chantilly;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • atender reclamações do cliente;
  • recepcionar cliente;
  • controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
  • demonstrar atenção focada;
  • aquecer alimentos;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • trazer conta;
  • compactar café;
  • fazer porções para viagem;
  • operar moinho;
  • dar sugestões;
  • trabalhar sob pressão;
  • trabalhar em equipe;
  • selecionar utensílios;
  • selecionar produtos - limpeza e outros;
  • escolher louça;
  • descrever tipos de grãos de café - região de cultivo, características de sabor, torra e paladar;
  • verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
  • vaporizar leite;
  • dosar café;
  • separar lixo;
  • regular moinho;
  • calibrar máquina de café - ajustar temperatura e pressão;
  • limpar mesa;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal;
  • servir bebidas;
  • cumprir normas e procedimentos sanitários;
  • montar mesa, bandeja, balcão e bar;
  • limpar bandejas e carrinho;
  • demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores;
  • demonstrar acuidade sensorial;
  • demonstrar cordialidade;
  • lavar utensílios;
  • substituir cinzeiros;
  • selecionar utensílios de acordo com o método de preparo;
  • demonstrar discreção;
  • questionar as preferências do cliente;
  • requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza;
  • explicar métodos de preparo do café;
  • criar bebidas e drinques com café;
  • demonstrar proatividade;
  • torrar café;
  • organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place;
  • servir café;
  • repor material de apoio;
  • controlar sobras e perdas;
  • descrever pratos e produtos oferecidos;
  • descrever bebidas e drinques com café;
  • selecionar enxoval de copos;
  • selecionar alimentos e bebidas;
  • checar pedido antes de servir;
  • operar máquina de café;
  • elaborar carta de café;
  • conferir ordem de serviço;
  • retirar louça e prataria da máquina de lavar;
  • finalizar bebida - latte arte e grafismo;
  • limpar balcão e bancada;
  • verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos;
  • tirar pedido;
  • receber contas;
  • checar conta;
  • demonstrar dinamismo;
  • compatibilizar café com alimentos;
  • fornecer informações ao cliente;
  • forrar bandeja;
  • demonstrar criatividade;
  • dobrar guardanapos;
  • verificar estoque de bebidas e/ou alimentos;
  • destinar o lixo;
  • organizar degustação de café;
  • retirar restos de comida;
  • preparar bebidas e drinques a base de café;
  • elaborar blend de café;
  • demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool;
  • limpar equipamentos;
  • preparar degustação de café;
  • pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
  • providenciar gelo;
  • montar vitrine e prateleira;
  • ouvir atentamente - saber ouvir;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-40

CBO 5134-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de barista que pertence ao grupo dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

Cargos e salários CBO 5134-40 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 513440 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
5134-40 Barista Vitoria, ES 42h 84
5134-40 Atendente Barista Brasil 43h 19.688
5134-40 Barista São Paulo 43h 5.807
5134-40 Barista Minas Gerais 43h 1.174
5134-40 Atendente Barista Chapeco, SC 43h 89
5134-40 Atendente Barista Fortaleza, CE 43h 180
5134-40 Atendente de Cafeteria Rio de Janeiro 43h 1.491
5134-40 Atendente de Cafeteria Fortaleza, CE 43h 180
5134-40 Atendente de Cafeteria Salvador, BA 44h 508
5134-40 Atendente de Cafeteria Rio de Janeiro, RJ 43h 959
5134-40 Barista Brasília, DF 43h 530
5134-40 Atendente de Cafeteria Recife, PE 43h 174
5134-40 Atendente de Cafeteria São Paulo, SP 43h 3.233
5134-40 Atendente Barista Rio Grande do Sul 43h 1.996
5134-40 Atendente Barista Canoas, RS 44h 69
5134-40 Atendente de Cafeteria Florianópolis, SC 41h 500
5134-40 Barista Caxias do Sul, RS 42h 135
5134-40 Barista Vila Velha, ES 42h 96
5134-40 Atendente de Cafeteria Goiás 42h 550
5134-40 Atendente de Cafeteria Paraná 42h 1.981
5134-40 Barista Rio de Janeiro 43h 1.491
5134-40 Atendente Barista Rio de Janeiro, RJ 43h 959
5134-40 Atendente Barista Manaus, AM 42h 178
5134-40 Atendente Barista Porto Alegre, RS 43h 795
5134-40 Atendente Barista Belo Horizonte, MG 43h 377
5134-40 Barista Santa Catarina 43h 2.450
5134-40 Barista Goiânia, GO 43h 275
5134-40 Atendente Barista Santa Catarina 43h 2.424
5134-40 Barista Florianópolis, SC 41h 500
5134-40 Barista Belo Horizonte, MG 43h 377
5134-40 Atendente Barista Goiás 42h 550
5134-40 Atendente de Cafeteria Santa Catarina 43h 2.450
5134-40 Barista Brasil 43h 19.688
5134-40 Barista Porto Alegre, RS 43h 795
5134-40 Atendente Barista Minas Gerais 43h 1.174
5134-40 Atendente de Cafeteria Ponta Grossa, PR 41h 80
5134-40 Atendente Barista Curitiba, PR 42h 994
5134-40 Barista Aracaju, SE 43h 36
5134-40 Atendente Barista Campo Grande, MS 43h 190
5134-40 Barista São José dos Campos, SP 42h 96
5134-40 Atendente de Cafeteria Brasil 43h 19.688
5134-40 Atendente Barista Uberlândia, MG 43h 68
5134-40 Barista Curitiba, PR 42h 994
5134-40 Atendente de Cafeteria Curitiba, PR 42h 994
5134-40 Barista São Paulo, SP 43h 3.233
5134-40 Atendente Barista Brasília, DF 43h 530
5134-40 Atendente de Cafeteria São José dos Campos, SP 42h 96
5134-40 Atendente Barista São Paulo 43h 5.807
5134-40 Atendente Barista Florianópolis, SC 41h 500
5134-40 Barista Ribeirão Preto, SP 44h 104

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial