CBO 5134-15 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
Descrição dos cargos da categoria Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
Os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-15 atendem os clientes, servem alimentos e bebidas em restaurantes , bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos, etc. Manipulam alimentos e preparam sucos, drinks, e cafés. Realizam serviços de vinho e de café.
Condições de trabalho
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Funções dos Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-15
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria devem:
Atividades dos cargos CBO 5134-15
Entre as principais atribuições dos Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-15 estão as de:
- organizar estrutura de apoio (montar mise-en-place);
- cumprir normas e procedimentos sanitários;
- limpar o chão;
- demonstrar senso de responsabilidade;
- servir bebidas;
- encaminhar pedidos para cozinha e bar;
- substituir cinzeiros;
- servir pratos;
- administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas;
- fatiar carne (churrascaria);
- contornar situações adversas;
- verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
- lavar utensílios;
- demonstrar proatividade;
- verificar material de trabalho (utensílios e equipamentos);
- montar carrinho;
- colocar bebidas para gelar;
- servir bandeja;
- limpar prataria;
- dar sugestões;
- demonstrar equilíbrio emocional;
- recepcionar cliente;
- inventariar bebidas consumidas;
- observar a apresentação dos pratos;
- demonstrar dinamismo;
- desmontar carrinho;
- servir vinho;
- mostrar rolha ao cliente;
- desmontar mesas;
- arrumar o espaço;
- selecionar talheres;
- receber contas;
- fazer porções para viagem;
- trazer couvert;
- controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
- preparar ´sorbets´ e ´amuse-gueules´;
- repor bebidas em geral;
- servir queijos;
- destinar o lixo;
- limpar mesa;
- selecionar copos;
- repor aparadores e guéridons;
- servir charutos;
- montar a mesa, bandeja, balcão e bar;
- trabalhar em equipe;
- guardar produtos;
- recolher louça, talheres, copos e bandejas;
- descrever pratos e produtos oferecidos;
- limpar bandejas e carrinho;
- secar louça e/ou prataria;
- abrir garrafa;
- servir sobremesas;
- decorar mesa;
- observar o ponto de cozimento dos alimentos;
- lidar com estresse;
- selecionar produtos (limpeza e outros);
- conferir ordem de serviço;
- atender reclamações do cliente;
- enfeitar drinques, coquetéis e pratos;
- substituir cobre-manchas;
- separar lixo;
- repor material de apoio (fazer ménage);
- verificar estoque de bebidas e alimentos;
- fornecer informações ao cliente;
- servir aperitivos;
- forrar a bandeja;
- esterilizar instrumentos e materiais;
- manter-se atento;
- observar segurança do local de trabalho;
- questionar as preferências do cliente;
- checar pedido antes de servir;
- dobrar guardanapos;
- informar previsão de tempo de espera;
- retirar louça e prataria da máquina de lavar;
- montar kits de descartáveis (guardanapos, talheres, sal);
- tirar toalhas;
- demonstrar criatividade;
- desmontar o bufê (buffet);
- controlar sobras e perdas;
- preparar ´couvert´;
- limpar balcão e bancada;
- ouvir atentamente (saber ouvir);
- demonstrar capacidade de organização;
- observar cumprimento das normas sanitárias;
- destrinchar peixe;
- trazer conta;
- demonstrar cordialidade;
- selecionar alimentos e bebidas;
- inventariar o material (louças, pratarias, enxoval de mesa);
- acompanhar cliente à mesa;
- encaminhar enxoval de mesa para lavanderia;
- servir café;
- pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
- providenciar gelo;
- acomodar cliente;
- requisitar utensílios, equipamentos e produtos de limpeza;
- retirar restos de comida;
- escolher louça;
- discriminar sabores, odores e cores;
- limpar equipamentos;
- participar de concursos;
- completar bufê;
- demonstrar discrição;
- trocar vinhos e copos de acordo com cardápio escolhido;
- controlar acesso de pessoas;
- guardar louças, copos e prataria;
- servir chá, licores e digestivos;