CBO 5134-15 - Cumim

Entenda o que fazem os trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cumim e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Cumim

O Cumim auxilia o garçom no atendimento aos clientes e na organização dos ambientes. Pode recepcionar os clientes e anotar seus pedidos. Pode servir bebidas e refeições aos clientes. Ao final dos serviços de atendimento, auxilia na organização e na arrumação do espaço, na higienização de utensílios e equipamentos e no reabastecimento de toalhas, guardanapos, talheres, copos e pratos limpos. Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5134-15

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (1/8)
Perfil Ocupacional (1/8)
Auxilia na organização do salão, montando mesa com pratos, talheres, copos ou taças, recipiente com sal e pimenta, guardanapos e outros itens. Pode auxiliar na decoração das mesas.

Auxilia na montagem de balcão ou carrinho, com alimentos ou bebidas.

Pode recepcionar e acompanhar o cliente à mesa, entregando-lhe o cardápio.

Pode anotar os pedidos - manualmente ou por meio eletrônico -, encaminhando-os para a cozinha e para o bar.

Auxilia no atendimento ao cliente, servindo aperitivos, entrada, pratos e bebidas, para agilizar o serviço. Pode preparar sucos e cafés.

Atende solicitações do cliente, buscando mantê-lo satisfeito.

Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido.

Arruma a mesa para um novo cliente, retirando a louça usada, limpando a mesa e trocando toalha e acessórios. Recolhe os utensílios usados, levando-os para a copa.

Ao final do serviço de atendimento aos clientes, auxilia na arrumação do espaço, limpando e arranjando mesas, tirando toalhas, guardando produtos e desmontando carrinho e balcão. Reabastece o suprimento de toalhas, guardanapos, talheres, copos e pratos limpos.

Auxilia na higienização de utensílios e equipamentos. Limpa bandejas, balcão, bancada e carrinho.

Separa e descarta lixo, seguindo os procedimentos adotados no estabelecimento.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 1
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 1
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 1
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA ÁREA DA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 4 4 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 5 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO HARMONIZAÇÃO DE BEBIDAS E COMIDAS 5 5 1
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 5 5 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SEGURANÇA ALIMENTAR 2 2 1
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO 5 5 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 4 1
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 5 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) 5 5 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DA MESA EM FUNÇÃO DO TIPO DE SERVIÇO 5 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS EM BARES E RESTAURANTES 2 2 1
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE LOUÇAS, TALHERES, COPOS, TAÇAS E OUTROS UTENSÍLIOS DE SERVIÇOS DE MESA 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE SERVIÇO EM RESTAURANTE: SELF-SERVICE (OU BUFFET), À FRANCESA, À RUSSA, À BRASILEIRA, À INGLESA, À INGLESA DIRETO, À INGLESA INDIRETO, À AMERICANA, EMPRATADO E À VOLANTE 3 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 2 2 1

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA 4

Condições de Trabalho

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Servir o cliente;
  • Montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar;
  • Realizar serviço de bebidas;
  • Preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc;
  • Desmontar praça;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Higienizar utensílios e equipamentos;
  • Organizar o trabalho;
  • Atender o cliente;
  • Observar ponto de cozimento dos alimentos;
  • Repor aparadores e guéridons;
  • Trabalhar em equipe;
  • Abrir garrafa/lata;
  • Servir bebidas;
  • Selecionar produtos - limpeza e outros;
  • Selecionar enxoval de copos;
  • Selecionar alimentos e bebidas;
  • Selecionar utensílios;
  • Inventariar bebidas consumidas;
  • Acomodar cliente;
  • Preparar canapés e amuse-gueules;
  • Demonstrar acuidade sensorial;
  • Ouvir atentamente - saber ouvir;
  • Demonstrar discreção;
  • Verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos;
  • Limpar o chão;
  • Servir queijos;
  • Requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza;
  • Limpar equipamentos;
  • Substituir cinzeiros;
  • Lavar utensílios;
  • Inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa;
  • Montar mesa, bandeja, balcão e bar;
  • Demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool;
  • Desmontar mesas;
  • Desmontar carrinho;
  • Recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas;
  • Controlar acesso de pessoas;
  • Fatiar carne - churrascaria;
  • Conferir ordem de serviço;
  • Verificar estoque de bebidas e/ou alimentos;
  • Completar bufê;
  • Decorar mesa;
  • Demonstrar criatividade;
  • Secar louça e/ou prataria;
  • Demonstrar cordialidade;
  • Colocar bebidas para gelar;
  • Limpar bandejas e carrinho;
  • Retirar louça e prataria da máquina de lavar;
  • Guardar produtos;
  • Servir café;
  • Demonstrar atenção focada;
  • Pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
  • Preparar couvert;
  • Desmontar o bufê - buffet;
  • Contornar situações adversas;
  • Controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
  • Forrar bandeja;
  • Providenciar gelo;
  • Administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas;
  • Demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar;
  • Controlar sobras e perdas;
  • Escolher louça;
  • Trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido;
  • Recepcionar cliente;
  • Repor bebidas;
  • Demonstrar proatividade;
  • Dar sugestões;
  • Limpar prataria;
  • Limpar balcão e bancada;
  • Encaminhar enxoval de mesa para lavanderia;
  • Enfeitar drinques, coquetéis e pratos;
  • Demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores;
  • Servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê;
  • Guardar louças, copos e/ou prataria;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Servir pratos;
  • Trazer couvert;
  • Separar lixo;
  • Cumprir normas e procedimentos sanitários;
  • Atender reclamações do cliente;
  • Retirar restos de comida;
  • Mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente;
  • Trazer conta;
  • Dobrar guardanapos;
  • Servir charutos;
  • Limpar mesa;
  • Repor material de apoio;
  • Descrever pratos e produtos oferecidos;
  • Montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal;
  • Informar previsão de tempo de espera;
  • Fazer porções para viagem;
  • Questionar as preferências do cliente;
  • Organizar espaço;
  • Verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Substituir cobre-manchas;
  • Esterilizar instrumentos e materiais;
  • Demonstrar equilíbrio emocional;
  • Destrinchar peixe;
  • Organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place;
  • Servir sobremesas;
  • Receber contas;
  • Montar carrinho;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Servir aperitivos;
  • Destinar o lixo;
  • Tirar toalhas;
  • Encaminhar pedidos para cozinha e bar;
  • Observar apresentação dos pratos;
  • Checar pedido antes de servir;
  • Servir chá, licores e digestivos;
  • Acompanhar cliente a mesa;
  • Fornecer informações ao cliente;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-15

CBO 5134-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de cumim que pertence ao grupo dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria