Jornada de trabalho – Conceito, regras e a carga horária atualizada na Nova CLT

Com a reforma trabalhista, vários aspectos da jornada de trabalho foram flexibilizados e alterados. Tanto no que diz respeito às pausas e folgas, quanto a regulamentação de novas escalas de trabalho e a principal delas: a possibilidade de acordo individual para flexibilização da carga horária.

Jornada de trabalho nada mais é do que a carga horária de trabalho cumprida pelo trabalhador, seja ela aferida no período semanal ou no período mensal. Diversas dúvidas pairam sobre o empregado e também sobre o empregador com relação as regras da jornada de trabalho na Legislação Trabalhista da Nova CLT, algumas das principais dúvidas são:

  • Quantas horas por dia devo trabalhar?
  • Qual o verdadeiro conceito de jornada de trabalho?
  • Quais são as regras estabelecidas para jornada de trabalho?
  • Qual a carga horária regulamentada?

O objetivo deste artigo é te ajudar a conhecer melhor as normas que regulam a jornada de trabalho e a carga horária de trabalho em geral, para dessa forma, te deixar por dentro dos seus direitos e deveres.

Confira!

Jornada de Trabalho

Jornada de trabalho conceito

A jornada de trabalho é aquele período que o empregado realiza seu serviço ou está no local de trabalho. Assim, o tempo que é trabalhado e o período em que o colaborador fica à disposição do empregador na empresa também são incluídos na contagem da carga horária de trabalho.

Com a Reforma Trabalhista válida desde novembro de 2017, algumas das regras da jornada de trabalho tiveram alterações.

Tais regras possibilitaram maior flexibilidade da carga horária de trabalho, isto significa que a lei permite situações que podem ser ajustadas entre a empresa e o empregado.

Essa negociação das partes é denominada flexibilização da jornada de trabalho. Veja o que diz o artigo 59-A na CLT atualizada:

É facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação. Acesse a CLT.

Jornada de trabalho CLT

Jornada de Trabalho na Reforma Trabalhista
Os tipos de jornadas de trabalho ficaram mais flexíveis para atender demandas de novas profissões.

Na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) a jornada de trabalho prevista é de 8 horas diárias que não pode ultrapassar o total de 44 horas semanais ou 220 horas por mês.

Normalmente, a jornada de trabalho que a maioria das empresas no Brasil proporciona é:

No entanto, a lei também aprova que a jornada ocorra sem que você trabalhe aos sábados; por exemplo, 8 horas e 48 minutos por dia de segunda à sexta-feira.

Esse tipo de jornada de trabalho chama-se COMPENSAÇÃO.

Porém, é necessário que esta compensação esteja prevista em uma convenção ou acordo coletivo com o sindicato da profissão para que não configure em horas extras, sendo que estas são permitidas apenas 2 por dia.

Carga horária de trabalho permitida

Tipos de jornadas de trabalho

Conheça agora outros tipos de jornada de trabalho definidos na lei:

Jornada de trabalho de 44h semanais com 220h mensais de referência na escala 5×2 e 6×1

A jornada de trabalho de 44h semanais 5×2 ou 6×1 é a mais utilizada pelo mercado de trabalho brasileiro. Ela é baseada na prestação de serviços pelo trabalhador de segunda a sexta ou segunda a sábado em horários definidos pela empresa contratante geralmente com uma hora de almoço diário. Em regra aparece no holerite como “Referência 220“. Confira os exemplos:

Jornada de 44h semanais – 220h mensais – 5×2 – segunda a sexta:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 17:48;
  • Uma hora de almoço/pausa diário;
  • Folga sábados e domingos.

De segunda a sábado – 6×1:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 17:00;
  • Sábado das 08:00 as 13:00;
  • Uma hora de almoço/pausa diário;
  • Folga somente aos domingos.
jornada 44h semanais 220h mensais 5x2 e 6x1 na CLT
A jornada de trabalho de 44h semanais é a mais utilizada pelas empresas no Brasil por ser o limite máximo de horas de trabalho sem pagamento de horas extras.

Jornada de 40h semanais com 200h mensais 5×2 ou 6×1

40h semanais – 5×2 – segunda a sexta:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 17:00;
  • Uma hora de almoço/pausa diário;
  • Folga sábados e domingos.

De segunda a sábado 6X1:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 16:00;
  • Sábado das 08:00 as 14:00;
  • Uma hora de almoço/pausa diário;
  • Folga somente aos domingos.
jornada de 40h semanais 200h mensais na CLT
A carga horária de 40h semanais é muito utilizada por escritórios e consultórios que não trabalham nos finais de semana

Jornada de 36h semanais com 180h mensais

A jornada de 36h horas semanais é utilizada principalmente no Teleatendimento e Telemarketing, sendo que essas áreas possuem regras próprias de jornada como os direitos a pausas a cada 90 minutos de atendimento definido por convenção ou acordo coletivo.

36h semanais – 5×2 – segunda a sexta:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 16:00;
  • 50 minutos de almoço/pausa diário;
  • Folga sábados e domingos.

6X1 de segunda a sábado:

  • Segunda a sábado das 08:00 as 16:00;
  • Uma hora de almoço diário;
  • Folga aos domingos.

jornada 36h semanais 180h mensais

Lembrando que só é computado como jornada a hora efetivamente trabalhada, descontados os períodos de pausas para almoço, café, etc.

Carga horária de trabalho de 12×36 (plantão)

Nesta jornada o colaborador trabalha por 12 horas, mas deve folgar nas 36 horas seguintes, muito comum em plantonistas como Vigilantes, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

jornada de trabalho 12x36 na Nova CLT atualizada
Muito utilizada em regimes plantonistas na área da saúde e segurança, a escala de trabalho 12×36 foi flexibilizada pela atualização Nova Legislação Trabalhista

Para que essa regra de carga horária seja válida é preciso estar estabelecida em acordo  por escrito entre empregado/empregador ou em dissídio, convenção ou acordo coletivo:

De acordo com o artigo 59 da Nova CLT, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.

No que tange a atividades insalubres de qualquer forma, como por exemplo o setor de saúde, essa jornada apenas pode ser estabelecida por acordo individual escrito. Veja o que diz o artigo 60 da Nova CLT:

Nas atividades insalubres, assim consideradas as constantes dos quadros mencionados no capítulo “Da Segurança e da Medicina do Trabalho“, ou que neles venham a ser incluídas por ato do Ministro do Trabalho, Industria e Comercio, quaisquer prorrogações só poderão ser acordadas mediante licença prévia das autoridades competentes em matéria de higiene do trabalho, as quais, para esse efeito, procederão aos necessários exames locais e à verificação dos métodos e processos de trabalho, quer diretamente, quer por intermédio de autoridades sanitárias federais, estaduais e municipais, com quem entrarão em entendimento para tal fim. Acesse a CLT.

Horário de almoço

A Reforma Trabalhista permitiu que o intervalo para alimentação, como o almoço, pode ser reduzido desde que seja por comum acordo e deve ter no mínimo 30 minutos quando a jornada de trabalho for superior a 6 horas.

Jornada parcial

A lei permite a carga horária parcial do seguinte modo:

  • O limite de 30 horas semanais, não sendo aceitas horas extras.
  • A jornada de 26 horas por semana permitidas até 6 horas extras semanais.

A nova lei também aumenta o período de férias desses trabalhadores para 30 dias; antes eles tinham direito somente a férias proporcionais de no máximo 18 dias.

Jornada intermitente

A carga horária intermitente é aquela em que o trabalhador só pode ser contratado por um período ou para um trabalho específico que não tenha continuidade.

Ainda assim, os limites máximos de 44 horas semanais ou 220 horas mensais devem ser respeitados na jornada intermitente.

  • A remuneração não pode ser inferior ao salário mínimo.
  • Pagamento é feito por horas ou dias trabalhados.

Confira as diferenças entre jornada parcial e intermitente de acordo com a Nova CLT.

Jornada noturna

Entenda como funciona o adicional noturno no seu salário

  • Ocorre entre as 22 horas e as 5 horas.
  • O cálculo da jornada noturna trabalhada equivale a 52 minutos e 30 segundos.
  • O empregado na jornada noturna deve receber remuneração no mínimo 20% a mais que o pago pela hora trabalhada durante o dia.

Deslocamento para o trabalho

O tempo gasto pelo trabalhador no trajeto entre sua casa e a empresa onde trabalha não faz mais parte da contagem de jornada.

Banco de horas individual

A partir da reforma trabalhista, o acordo para pagamento de horas extras pode ser individual e a compensação deve ser realizada em até 6 meses.

Portanto, agora que você sabe mais sobre a jornada de trabalho – conceito, regras e a carga horária de trabalho você já se encontra mais informado sobre os direitos e deveres em relação a ela.

Trabalho parcial e intermitente no Brasil

Lembre-se de estar sempre por dentro deste assunto para evitar possíveis transtornos no que se refere a jornada de trabalho.

Resta mais alguma dúvida? Registre nos comentários!

Comente sobre Jornada de trabalho – Conceito, regras e a carga horária atualizada na Nova CLT

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

203 comentários em Jornada de trabalho – Conceito, regras e a carga horária atualizada na Nova CLT

  1. Boa noite! Trabalho na semana, de 7:15 as 17:45 com direito a 1 hora e meia de almoço e no sábado trabalho de 7:15 as 13:00. Gostaria de saber se a jornada de trabalho tá certa

  2. Trabalho numa empresa que pega 7:15 tem uma hora de almoço saímos 17:00 e sexta 16:00 e não trabalhamos nos sábados,
    E agora eles estão dizendo que devemos horas a eles? Isso tá certo

  3. Olá, em meu local de trabalho todos são contratados para trabalhar 44h semanais. Alguns setores fazem as horas de segunda à sexta (compensando o sábado) e trabalham também no sábado (dentro das 44h semanais). Gostaria de saber se, quando há feriado no sábado e alguns setores que normalmente trabalham sábado não tem de vir (folga), ficando com 4 horas de trabalho a menos na semana, como ficaria o horário para os que trabalham as 44h durante a semana? As 4h trabalhadas a mais que os outros funcionários, nesse caso, deveriam ser pagas como hora extra ou então a jornada deveria ser reduzida nessas 4 horas durante a semana?

    • Oi Fabiana, a escala de uns não influencia na dos outros. Não há equiparação de jornada de trabalho. Se era feriado no sábado e os funcionários dessa escala não trabalharam não influencia em nada a carga horária dos demais.

  4. Retificando a última questão gostaria de saber se posso montar duas equipes de trabalho com jornada de 8 horas – a primeira das 07 as 16 hrs e a segunda das 13 as 22 hrs. Para laborar na construção civil. Sem ter que pagar hora extra e ou adicional noturno.

  5. Tenho uma empresa de Construção Civil. Posso fazer uma Jornada das 06 hrs as 22 hrs e contratar duas equipes para trabalharem 44 horas semanais de forma intercalada, sem pagar valores diferenciados? Não terei que pagar adicional Noturno já que não excede as 22 horas?

  6. Tudo bom. Trabalho em um supermercado trabalho na primeira semana do mês de seg a sab de 7:00 às 17:00 com 2h de almoço e domingo de 7:00 às as 13h isso na primeira semana do mês, nas demais semanas tenho três domingo de folga e uma sexta isso tá certo ?

  7. Olá,meu nome é Lilian.
    Trabalho como atendente em uma açaiteria.Gostaria de saber se tenho direito a vale refeiçao/alimentaçao trabalhando 6 hrs por dia,de terça a domingo. E quais os meus outros direitos tambem.
    Desde ja obrigada pela atençao.

  8. Boa tarde , meu nome é Rafaela trabalho em uma empresa de transporte e faço a conferencia dos holerites.
    Estou com a seguinte duvida:

    Tenho alguns colaboradores que fazem uma jornada de 6×1 de segunda a sabado das 07:30 as 15:50.
    Aos sabados eles saem mais cedo, mas no decorrer da semana acabam passando e gerando hora extra.
    O RH não estão pagando as horas extras pois me informaram que não cumpriram 220 horas mensais.
    A duvida é a seguinte:
    Este tipo de desconto pode ser feito?
    Pois 220 horas são dias corridos e aos domingos eles não trabalham.

    A carga horaria faltante dos sábados são descontadas das horas extras.
    O restante não deverias ser pagas?
    Na folha de ponto tem uma carga horaria mês prevista de 190.40 horas ( o RH pode descontar as horas extras a receber usando como base as 220 horas mês?)

    Essa é a duvida!

    • Oi Rafaela, pelo visto estão fazendo banco de horas disfarçado, mas para isso precisaria de acordo com os funcionários. Se a folha fecha com 190 das 220 previstas, a empresa quer compensar de alguma forma. Penso que se é para não trabalhar aos sábados poderiam conversar com os colaboradores e deixar tudo esclarecido pois fica bom para ambos. Muitas empresas estendem a jornada durante a semana para folgar aos sábados, isso é normal. O que não é normal é não acordar isso com os funcionários.

  9. Olá,

    Gostaria de contrata um analista de sistema três vezes por semana 3 horas por dia. Ele só terá o direito ao vale transporte como essa nova lei, quero saber se ele terá mais direitos?

    Obrigada,

  10. Estou abrindo uma loja de confecções horário
    10:00 – 13:00/ 15:00 – 18:00
    Preciso contratar alguém de terça à sexta das 15:00 as 18:00.
    Como calculo?

  11. Boa tarde , meu nome é Rafaela trabalho em uma empresa de transporte e faço a conferencia dos holerites.
    Estou com a seguinte duvida:

    Tenho alguns colaboradores que fazem uma jornada de 6×1 de segunda a sabado das 07:30 as 15:50.
    Aos sabados eles saem mais cedo, mas no decorrer da semana acabam passando e gerando hora extra.
    O RH não estão pagando as horas extras pois me informaram que não cumpriram 220 horas mensais.
    A duvida é a seguinte:
    Este tipo de desconto pode ser feito?
    Pois 220 horas são dias corridos e aos domingos eles não trabalham.

    • Oi Rafaela, se não cumpriram a carga horária prevista no contrato de trabalho sim. Lembre-se de que só as horas efetivamente trabalhadas são computadas na jornada de trabalho. Pausas não são computadas. Sua empresa pode estar fazendo compensação no cômputo de horas, tipo um banco de horas, mas teria que calcular tudo com todas as pausas pra saber com certeza.

  12. Ola trabalho no hospital carga hora de 12/36, até aí blza.meu plantão e de 07:00 as 19:00,temos 15 pacientes 3 técnicas 5 paciente pra cada,temos um computador pra cada porém passamos o maior tempo fazendo quase tudo no computador como checar medicação e outros .bom queria saber se e certo o técnico não ter uma cadeira para sentar pra pois ficamos praticamente as 11 horas em menos uma de intervalo,mais não podemos sentar nem na cadeira da enfermeira que não pode ,porque ela pode sentar pra evoluir igual a gente e nós não podemos sentar final do plantão estamos com as pernas tudo tudo doloridas de tanto que ficamos em pé.queri saber se. Isso e lei ou sei la.me ajude.obrigado pela atenção.

    • Oi Suene, não há na legislação nenhuma obrigatoriedade do empregador em disponibilizar assentos para serem usados durante o horário de trabalho. Na CLT em seu artigo 199 parágrafo único diz que “Quando o trabalho deva ser executado de pé, os empregados terão à sua disposição assentos para serem utilizados nas pausas que o serviço permitir”. Portanto só é obrigatório fornecer um lugar para sentar somente em horários de pausa. Agora o ideal seria a empresa usar de bom senso e entrar num acordo com os funcionários para utilizar uma cadeira por breves períodos já que 12h é uma carga bem extensa e também o funcionário não abusar do direito. Penso que o melhor seria falar com a empresa sobre isso e tentar entrar num acordo.

  13. Boa tarde! Trabalho em uma empresa que a jornada de trabalho é de 44 horas semanais. Trabalhamos de segunda a quinta de 6 as 16 e sexta de 6 as 15. No caso de feriado no sábado, é certo sairmos em qual horário de segunda a quinta?

  14. se fosse para pontuar algumas vantagens e desvantagens entre trabalhar 40 horas e 44 horas semanais, quais seria os pontos mais relevantes? ( no seu ponto de vista)

    • Oi Rogério, 40h sempre será melhor porque na maioria dos casos só trabalha de segunda a sexta 8h diárias, mas hoje é cada vez mais difícil empresas que não trabalhem aos finais de semana, ainda tem, mas não são muitas.

  15. Sou enfermeira em uma instituição e fui contratada para fazer carga horária de 44 h semanais…..com responsável técnica do setor….e por ser centro de imagens tbm utilizo dosimetro…..estou na empresa a 1 ano e meio….porem registada há 10 meses. E agora querem estar me passando para carga horária de 36 h semanais….onde eu não concordo..A empresa pode fazer essa alteração? Obrigado.

    • Oi Francielle, mudança de jornada pode acontecer desde que haja acordo coletivo com intermediação do sindicato ou acordo individual por escrito e que portanto ambos concordem. Além disso não pode haver prejuízos ao trabalhador. Portanto se você não concordar a mudança não pode ser feita e daria margem a ação trabalhista.

  16. Olá, boa tarde! Gostaria de tirar algumas dúvidas, por gentileza.
    Sobre a jornada de trabalho, os sábados é obrigatório trabalhar como em um dia normal da semana? Tipo 9hrs, 8hrs por dia?

    Trabalho de segunda a sexta, de 7:30h da manhã até às 12:00h / de 12:00h até 13:12h ou seja uma hora e 12 minutos de almoço / no período da tarde pego de 13:12h até 17:30h. Eles dizem que é para compensar o sábado. Tenho minhas dúvidas. Aguardo, obrigada!

    • Oi Ione, se não completar sua carga horária você ficaria devendo horas. No seu caso são 10h diárias menos 1h e 12 de intervalo = 8:48 de jornada diária, totalizando as 44h semanais (tudo certo). Agora sobre trabalhar aos sábados, depende do estipulado no contrato de trabalho que você assinou na admissão. Se lá consta trabalhos aos sábados então teria que trabalhar. Da mesma forma se estivesse estipulado segunda a sexta e do nada mudasse para trabalhar aos sábados, em ambos os casos a mudança só poderia ocorrer caso houvesse acordo individual e por escrito para isso.

  17. Boa tarde!
    Me desculpa, mas continuo na dúvida, pq não sei se faço a conta de 48h vezes 4 ou 5,que são as semanas,pois esse mês de agosto mesmo, teve um pouco mais de 4 semanas!
    Pelas minhas contas, e o pouco que entendi, estaria sobrando 4 horas,pq já temos direito a duas folgas .É isso?

    • Oi Vanusa, o mês contábil são 5 semanas. No caso os 2 dias de folga totalizam 16h trabalhadas, 9h por dia menos hora de almoço, supondo que seja 1h.
      Você trabalha:
      8h diárias x 6 dias da semana = 48h semanais x 5 = 240h mês.
      240h – 16h de 2 folgas = 224h.

      Dessa forma a empresa ficaria devendo 4h, mas isso arredondando, pois cada mês é diferente do outro em cálculo de DSR e dias úteis, então é bem capaz de estar certo pelo arredondamento.

  18. olá, boa noite!
    Trabalho em uma loja , e meu horário agora, é de segunda a sábado, de 09 às 18 hs!
    antes era as segundas, terças e quintas, de 09 às 16:40, e quarta, sexta e sábado,das 09 às 18:00. Esse mês de agosto, meu patrão passou a nos dar duas folgas ao mês, trabalhamos as duas primeiras segundas feiras do mês, (pois é os dias de maior movimento nas vendas)e folgamos as duas últimas. Foi ai que veio a dúvida, tentando fazer as contas da carga horária, eu acho que teríamos direito a mais uma folga, pois acho que ainda fica sobrando horas.
    Me ajudem! Pois quero falar com ele, mas quero estar por dentro do assunto.

    • Oi Vanusa, se são 9h diárias por 6 dias então são 54h semanais. Desse total você tem que descontar o total de pausas para almoço/descanso. Se ultrapassar 44h na média então a empresa deve horas.

  19. Olá trabalho em um restaurante onde minha carteira está assinada como auxiliar de cozinha(salário mínimo) mas fico numa sala onde descasco e corto várias sacas de cebola para utilizar em todos os pratos da casa lavo várias caixas tomates e faço salada faço cinco tipos de sucos ainda ralo queijo ambos serviços para casa e delivery. Ainda auxílio na cozinha e montagem. Pego às 7:00 saio às 16:00 com uma hora de almoço, sendo que aos sábados e domingos levo direto 07:00/16:00 na maioria das vezes passa desse horário. Trabalho de terça-feira a domingo com a mesma carga horária. inclusive em todos os feriados trabalho. Me ajude está certo tudo isso?
    Como trabalho com material cortante e gás tenho direto a insalubridade? As vezes estou na escala da noite 13:00/22:00 tenho direto a adicional noturno?

  20. Oi, trabalho num mercado e minha carga horária é das 7:30 as 12 HS e das 14:30 as 20:15 deterca a sábado e domingo 7:30 as 12, já estou 3 meses e ele ainda não assinou minha carteira, soh ganho o salario, não tem vale transporte e nem outro auxilio, tenho uma filha de 4 anos e nem o atestado ele quiz aceitar o q devo fazer?

    • Oi Jéssica, primeiramente converse com a empresa, não havendo acordo e caso você queira sair da empresa procure um posto do Ministério Público do Trabalho próximo a você que eles darão as orientações necessárias. É ilegal o trabalho sem registro mesmo em experiência.

  21. Olá. Sou coletor de lixo, fui contratado para trabalhar nos seguintes horários, 07:00-10:00 intervalo de 30 minutos e retornamos 10:30-13:30, tem dia com muito lixo ou problema Mecanico no caminhão passamos desse horário até 15:00, e tbm tem dias que terminamos mais cedo tipo 12:00 aí vê no contracheque horas faltantes e claro vem tbm horas extras. Está certo esse horário da 07:00-10:00 intervalo de 30 minutos e retornamos 10:30-13:30? Dava para se trabalhar das 07:00- 13:00 sem parar? Eles falam que teria que fazer intervalo no meio desse tempo de 15 minutos. Claro são poucas as vezes, se passar das 13:00, das 6 horas trabalhadas eles obrigam nós para 1 hora de intervalo. Sendo que muitas vezes, mais meia hora de trabalho nos terminamos a coleta, serviço. Isso pode ser diferente?

    • Oi Volmar, penso que neste caso o melhor seria banco de horas. Nos dias em que você sai mais cedo fica devendo horas e em dias que você fica até mais tarde a empresa precisaria pagar essas horas extras. Da mesma forma o horário de almoço, então no fim do mês fecharia um valor das horas que faltam. Com relação a intervalo está correto sim, pois você trabalha 6h diárias. Uma conversa dos funcionários com a empresa resolveria facilmente isso pra ficar bom para ambos.

  22. Olá boa noite ,queria saber quando não estou na empresa ,para bater o cartão e trabalho em outra região ,o deslocamento de trabalho do hotel ao local de instalação,não.podemos marcar somente quando chega no local da instalação. E horário de almoço tem que bater no local de instalação assim se mover ao restaurante e marcar ao retornar no local …fazer tudo em uma hora.

    • Oi Nilson, sobre os horários de deslocamento e descanso pernoite no local de trabalho, geralmente as empresas trabalham com pagamento de diárias que cobre não só as horas de trabalho como o DSR do seu pernoite. Sobre o horário de almoço, normal, é assim com todo mundo, seu horário de pausa começa ao bater o ponto e não na hora de começar a refeição.

  23. Boa noite. Sou funcionaria publica e minha carga horária é de 30h semanais. Tenho por direito 15 mim para meu almoço. Minha duvida é se tenho que trabalhar 6h e 15 mim diariamente ou se os 15 mim de refeição ja estão embutidos na minha carga horaria

  24. trabalho como vendedora em uma loja, nosso horário de trabalho é de 10 às 18 de segunda a quinta , nas sextas e sábados de 10 as 19. com uma hora de almoço escala 6×1. é correto esse tipo de horario?

    • Oi Alessandra, a conta da sua carga horária é bem simples:
      8h seg a qui (4 dias) = 32h
      9h sex e sab (2 dias) = 18h
      Total 50h semanais.
      1h intervalo diário x 6 = 6h
      50h – 6h = 44h semanais.

      Está correto.

  25. oi minha esposa e gestante estava em um horário das7:00as13;00 e mudarão ela para um turno das13as19 sendo que a gravides e de risco ela tá com 5meses .ela tem um filho que tem consultas atarde e não tem quem fique ela já tentou conversa com chefe dela mais ele não que nem saber além disso ela vai tenque caminha todos dias 30 minutos para pegar o ônibus o que ela pode fazer para eles manter o horário antigo dela

  26. Olá Boa tarde me chamo Janaína ..edtpu trabalhado como cuidadora de idoso em residência ..queria saber o valor para o trabalhador de idoso con afazrrem doméstico ..trabalho de 7:30 as 17 :30 de segunda a sexta é aos sábados de 8:00 as 12:00 de carteiras assinada com o intervalo de 1 hora

  27. Boa tarde gostaria de saber se esta certo meu horario de trabalho , sou porteiro de uma sede campestre,trabalho das 18:00 direto até a 1:20 que fecha todo dia 7:20,mais tenho uma folga em toda quinta,tenho que pagar em trabalho minha folga tirando o serviço do outro porteiro toda semana e um domingo no mês que da mais 14:20 por semana e mais um domingo da mesma forma isso esta certo ?

  28. Olá boa noite me chamo Dirley e trabalho em um supermercado, carteira assinada como vigia, trabalho 12 x 36 das 18 as 06 hrs, salário de 1.037 mais 20 de adicional noturno, Faço minhas refeições no trabalho mesmo ( janta e lanches ) mas não tem horário certo pra eu comer, faço duas ou três refeições em no máximo 15 minutos cada, Faço as refeições no trabalho e permaneço no trabalho sem ter direito a um horário de descanso para relaxar ou até dar um cochilo.

    Eu Gostaria de saber se tenho direito a interjornada e ou mais algum direiro ?

    • Oi Odirlei, primeiro que interjornada na verdade é o período entre cada jornada de trabalho, intrajornada é que é a pausa para refeições e descanso dentro do horário de trabalho.
      No seu caso você não tem intervalo, isso acontece muito na área da segurança e vigilância em postos com um funcionário só, não há rendição. Para ter seu intervalo respeitado teria que ter rendição e como não tem a empresa precisa pagar o intervalo intrajornada, remunerando pelo valor da hora normal + 50%.

  29. Olá, fui contratado a três anos para trabalhar das 08:00 as 18. Mas a dois meses avisaram, contra a vontade de todos, que o horário de todos no meu setor seria das 09:00 as 19. Deram um papel para assinar onde dizia que concordavamos com essa mudança, mas NINGUEM assinou, já que ninguém quer essa mudança.
    Então eles mudaram o horário outra vez contra a nossa vontade. Dessa vez de 10:00 as 20. E mais uma vez, ninguém assinou o papel dizendo que concordava com essa mudança.
    A empresa tem a liberdade pra fazer isso.????
    Sendo que eles não perguntaram, apenas avisaram que no dia seguinte seria esse horario…..

    • Oi Maxmiliano, a empresa precisa respeitar o que foi assinado no contrato de trabalho na admissão. Ela pode alterar os horários desde que seja feito um acordo individual por escrito ou um acordo coletivo. Geralmente as empresas que precisam mudar horários de muitos funcionários fazem acordos coletivos com sindicatos e mediação do Ministério Público do Trabalho.

  30. Oi Carlos comecei trabalhar em uma padaria no setor de embalagem ,ao qual me disseram que seria meio período. Mas estou trabalhando da 7hrs da manhã até as 14hrs de segunda à sábado sem intervalos sendo assim 7hrs trabalhadas por dia . O valor do salário que estão me pagando é R$ 760,00 está correto este valor. E qual seria as regras para este horário e qual seria o valor do salário ? …

    • Oi Marlene, a partir de 6h diárias o empregado tem direito a intervalo de 1 hora, salvo em casos de acordo coletivo ao contrário disso. Segundo que você está cumprindo 42h semanais o que é jornada integral e não jornada parcial, portanto seu salário está totalmente errado.

  31. Oi! Trabalho em uma loja de shopping das 13:45 às 22h20 com 1h15 de intervalo, aos domingos o horário é das 13h as 21h30. Minha maior dúvida é a respeito dos domingos, está certo toda essa carga horária?

    • Oi Maria, fica difícil dizer porque normalmente trabalhadores em shoppings tem acordos coletivos bem diferentes da maioria principalmente por causa dos trabalhos nos feriados e fins de semana. Melhor procurar o sindicato de lojistas de shopping da sua região para se informar.

  32. Bom dia. Sou o Alex.
    Trabalho em uma padaria como atendente, porém faço diversos outros serviços como limpar o chão, lavar louça, produção de alimentos e caixa. Meu horário é das 05:45 as 18:00 de segunda a sexta, com 2:30 hrs de almoço e o sábado das 05:45 as 12:00. Meu salário é de 1200 reais. Esta carga horária esta correta? Pois no pagamento deste mês tive 15 dias neste horário e os outros quinze em um horário normal e só me pagaram 15 hrs extras???

    • Oi Alex, essa jornada de trabalho não existe. Primeiro que é ilegal mais de 2 horas de intervalo salvo acordo individual ou coletivo por escrito. Artigo 71 da CLT:
      “Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.”

      Segundo que você passa mais de 12h a disposição da empresa regularmente, outra infração (só poderia fazer isso em casos excepcionais com pagamento de horas extras, não todo dia).

      Não tem como calcular o valor das extras corretamente com uma pausa de 2 horas e meia. No mínimo essa meia hora de almoço tem que entrar como extra também.

  33. Bom dia . Trabalho em uma padaria, 12 horas por dia , sou forneiro , meu salário e 1200. Gostaria de saber se o salário condiz com as 12 horas . Como calcular o valor das horas?

  34. Boa noite, fui contratada em uma instituição para trabalhar como assistente adm. de segunda à quinta, com carga horária de 26 horas semanais… 15 m de intervalo p/ café. A instituição trabalha com banco de horas… porém o meu salário é de 818,18… menos que um salário mínimo… Isso é correto?
    ou estou sendo lezada?

  35. Bom Dia eu estou registrado como ajudante geral, e trabalho em uma loja de cosméticos, quando fui contratado era apenas para ajudar no atendimento aos clientes, pois era eu e mais 2 pessoas trabalhando na loja. depois de 2 meses o patrão despediu os outros 2 funcionários ficando apenas comigo, então de lá para cá, exerço todas as funções na loja, (sou responsável por abrir a loja, atender, caixa, fechar a loja, etc.) pois o patrão só vem 1 vez por semana na loja trazer mercadoria. Faço uma jornada de trabalho de 50h semanais sendo: Segunda a sexta das 9:00 as 18:00 e aos sábados das 10:00 as 15:00. e não recebo nenhuma hora extra, banco de horas ou comissão pelas vendas da loja.

    • Oi Raphael, realmente está bem errado. No seu caso não dá nem pra descontar horas de pausas pois se não tem outra pessoa pra te render nos intervalos então você trabalha direto, são 50h mesmo a não ser que feche a loja durante o almoço. Tente conversar com seu patrão sobre essa situação, liste suas tarefas e o fato de não poder usufruir do seu horário de pausa. Veja a possibilidade de um aumento de salário ou comissões por venda. O melhor caminho é sempre o diálogo para ficar bom pra todo mundo. Em último caso, na possibilidade de saída do emprego você pode ver com um advogado como receber esses valores em uma audiência de acordo trabalhista extrajudicial ou judicial.

  36. ola boa noite tenho uma duvida eu trabalho 44 horas por semana mas no mes nao da 220 hrs por mes nao e o empregador mim diz que eu devo horario a ele como fica isso ?

    • Oi Claudio, o mês contábil é de 5 semanas, se você trabalha 44h/semana então são 220h mês de referência. Agora se você trabalha menos que isso fica sim devendo horas e dessa forma deve haver um acordo entre você e a empresa para compensar essas horas.

  37. Boa Tarde! Fui contratada para trabalhar como auxiliar administrativo em uma Ótica, Trabalho de segunda á sexta de 09:00 ás 18h. No sábado trabalho das 09:00 as 16:00/16:30. Só que eles não querem me liberar sábado ás 13h… quer que eu trabalhe o sábado inteiro e folgue um sábado. Eu não concordei com isso, mas disseram que está certo, que Ótica tem horário diferencial. Isso tudo está correto? Estou me sentindo lesada porque não recebo por isso. Por favor me esclarece. Obrigada

    • Oi Cinthia, pelo visto no total são 52h, 52h e meia. O máximo são 44h, então você precisa de pelo menos 8h de pausas no total da semana pra fechar e ficar certo as 44h. Mas veja, isso se não tiver nada descrito em dissídios ou convenções coletivas da sua categoria. Sobre concordar ou não, depende do seu contrato de trabalho que você assinou quando foi admitida, lá está especificado os horários e sua jornada, se a empresa quer diferente do que está descrito no contrato então ela precisa da sua aprovação, caso contrário não.

  38. Boa noite!
    Eu trabalho em um hotel como Motorista e gostaria de saber quantas horas eu preciso trabalhar por dia pra folgar Sábado e Domingo

  39. Boa noite sou o Robson gostaria de saber existe diferença de sindicato de trabalho com carga horária de 6 horas e de 8 horas pois trabalho numa distribuidora de jornais e revistas a 20 anos com carga horária de 6 horas hoje a distribuidora trabalha com entrega de mercado livre e querem que eu trabalhe 8 horas e não trabalhe ao sábado e domingo eu tem outro emprego depois das 6 horas que sempre trabalhei tem auguma diferença de sindicato pois todos os outros funcionários trabalha o 6 horas

  40. Não entendi se a hora do almoço é retirada da carga horária diária e semanal.
    Por exemplo: Segunda à Sexta das 08:30 as 18:00 e Sábados das 08:30 as 13:00, qual seria o cálculo? E estaria correto?
    Obrigado!

  41. Bom dia,
    Trabalho numa empresa estadual (sociedade de economia mista, CLT), onde os atendentes comerciais trabalham 6 horas diárias conforme acordo coletivo do sindicato. Fui designado para trabalhar atendendo as pessoas na triagem (faço perguntas aos clientes antes de serem atendidos pelos atendentes). Quero saber se posso ser considerado atendente para trabalha somente 6 horas diárias?

  42. Bom Dia, eu volto a trabalhar mês que vem, trabalho 6 horas por dia e moro longe do trabalho, eu posso por lei sair 1 hora mais cedo ou chegar 1 hora mais tarde?

  43. Boa tarde! Trabalho de segunda à sexta (8h à 12h e das 14H às 18h). Viajo sempre para o interior do Estado ganhando diária de deslocamento para pagamento de despesas como hotel e alimentação, onde trabalho não temos acordo coletivo e sim um Plano de Cargos, Remuneração e Salários e não temos um normativo que trate do assunto. Meu superior informou que se ganha diária não podemos ganhar hora extra, sendo que a maioria das viagens são fim de semana. Como proceder nessa situação?

    Estou registrando no ponto diário essas viagens, como faço p compensar em folga uma vez que a instituição não quer pagar horas extras?

  44. Olá Tudo Bem! Eu Gostaria de Uma Orientação a Respeito do Trabalho onde estou empregado.Eu Comecei a trabalhar em um petshop a 2 meses e 6 dias porem estou apenas recebendo 700 reais E Eu Entro as 8h30 da manha e vou até 18 horas totalizando trabalho no total 9 horas e 30 o almoço meu é de 1 hora e 30 alguns dias da semana a mulher manda eu fazer 1 hora outros 1 hora e 15 Minha função é vender rações segundo ela eu apenas ganho 600 reais para ficar só nas vendas por que eu não faço nada o dia inteiro apenas fico sentado porem ela pede pra mim dar banho e secar cães para adiantar a tosa para ela então eu ganho 100 reais a mais por isso eu ganho 700 reais.Como falta menos de 1 mês para vencer minha experiencia eu conversei com ela ontem falando a respeito do meu salario e me registrar ao vencer a experiencia e ela disse que estava conversando com o advogado dela para fazer um jeito de me registrar ganhando menos de 1 salario ou seja eu ganharia 700 reais registrado se caso ela não fizesse o registro de carteira ela faria um contrato para mim.Eu trabalho de segunda a sábado 9 horas e 30 por dia e ela disse que só aumentaria meu salario quando as vendas aumentassem que provavelmente daqui 1 ano ou mais. Por Favor me ajudem estou desesperado preciso saber o que devo fazer a respeito e o que vocês acham de tudo isso. obrigado

    • Oi Andriel, se sua jornada de trabalho for dessa forma integral, ela terá que pagar ao menos um salário mínimo ou talvez mais se tiver dissídio ou convenção coletiva da categoria na sua cidade. Agora se ela diminuir a carga horária pode te enquadrar em trabalho parcial (horista), dessa forma poderia sim lhe pagar esse valor, desde que não seja uma jornada de trabalho integral.

      Fora isso ela já está errada, pois o tempo de experiência também deve ser registrado com as mesmas regras que eu descrevi acima.

  45. Olá,
    Gostei muito do post, contudo, estou com uma dúvida.
    Trabalho como psicólogo em uma Instituição de acolhimento, minha carga horária é trinta horas semanais. Legalmente, eu posso dividir essas horas na semana conforme eu e empresa acordar ? ou tenho que fazer horas pré estabelecidas em lei ?
    Ex; Hoje eu trabalho dois dias das 07:00 as 18:00 com 1 hora de almoço (totalizando 10 horas trabalhada cada dia) e dois dias de 5 horas (sem intervalo), isso de seg a quinta, sexta, sábado e domingo eu não vou.

    Existe alguma irregularidade nesse horário ? Existe algo que impeça de eu trabalhar nesse horário ? Caso sim, quais as outra possibilidades?

  46. olá minha carga horaria e 44 semanais de segunda a sexta feira ,mais trabalho direto sábados e domingos chegando a trabalhar mais de 15 dias sem folgar nenhum dia. A empresa me paga as horas extras de sábado a 70% a domingos e feriados a 100% mesmo recebendo horas tenho direito ao descanso ou multa por não folgar dia algum.
    Grato

    • Oi André, depende da jornada mensal. Se as 6hs de segunda a sexta não chegam na carga horária trabalha-se o sábado. Por exemplo se for uma jornada de 150, 180hrs que teria que calcular o desconto das pausas para refeições.

  47. Olá, Bom Dia , Trabalho no shopping de 10:00 as 18:00 com 1 hora de almoço de segunda a sábado , sendo que nos domingos trabalho de 13:00 as 21:00 , trabalho 1 domingo sim outro não e , temos uma folga na semana uma semana sim outra não , está certo ? Quantas horas trabalho por semana ?

    • Oi Patrícia, 10 as 18h 6 dias são 48h – 6h de almoço = 42h. 42h + 16h de 2 domingos = 226h mensais. Com a folga na semana e arredondando o valor parece estar correto fechando as 220h mensais, mas teria que pagar os domingos diferenciado a não ser que haja acordo no seu sindicato comercial.

  48. Boa noite! Me chamo Jéssica,sou secretaria em um consultório que funciona de terça-feira á sexta-feira ,das 7:30h as 18:30h com uma hora de almoço,ta correta essa carga horária?

  49. Trabalho como cuidadora de uma Senhora.
    Faço 48×48
    Ela vai viajar p exterior e terei que ser despensada.
    Meu salário e 1300.
    Quais são os meus direitos?
    Pois ela me perguntou e eu n sei.

  50. Ola Gostaria de saber: fiz concurso de 40h semanais, e estao querendo implantar 7,5 plantoes de 24h por mÊs. ou seja, vou fazer 180h mensais! como fica minha situação,, to achando que ta ultrapassando!

  51. Trabalho na padaria de um mercado como atendente de padaria. Eles trabalham com banco de horas, e tem semana que trabalho de segunda a sábado e domingo 5 horas eu teria que ter uma folga na segunda ou poderia ser na terça quarta quinta ou sexta, por eles trabalhamos sem folga e quando fazemos horas extras ficamos mais de 5 a 6hs é certo isso? E a refeição é café preto e pão com margarina trabalho 7hs e 20 minutos é o certo ganhar pão com café? Seria melhor marmita ou vale refeição.

    • Oi Evelize, a não ser que esteja no dissídio ou convenção coletiva da sua categoria, não é obrigatório fornecer refeição no local ou vale refeição. Agora segundo a CLT você teria direito a pelo menos 30 minutos de pausa por trabalhar menos que 8h diárias. Se a empresa não fornece VR então ela precisa disponibilizar um local para refeições com marmiteiro, microondas, mesa para refeições, etc.
      Sobre banco de horas o colaborador não é obrigado a fazer horas extras (embora muitas empresas usem esse artifício).

  52. Trabalho num condomínio residencial na função de zeladora com carteira assinada e com carga horária diária de 4 horas de segunda a sexta. Recebo salário por hora trabalhada. Isso está certo?
    Qual a menor carga horária permitida para o regime parcial?
    Essa carga horária tem que estar prevista na convenção da categoria?

  53. Oi bom dia! Meu nome é verônica trabalho em uma loja de conveniência, entro as 14h e saio as 21h e 20, faço horário direto sem intervalo 6 dias por semana. Isso é certo?

  54. bom dia trabalho em um empresa de envase de agua. trabalho no periodo noturo. as 22 as 06:20
    comencando no domingo e finalizando apenas a carga semanal no sabado. logo estou na fabrica todos os dias. e certo?? em minhas pesquisas verifiquei que o correto seria de segunda a sexta das 22 as 06 e sabado das 22 as 01:30, retornado apenas na segunda. devido quem trabalha não ser contado 60 minutos e sim 52 minutos e 30 segundos.
    qual seria o horario correto? estou sendo lezado e não tendo meu direito de folga respeitado?

  55. Por favor, gostaria de entender a jornada dos engenheiros.
    No contrato de trabalho consta salário de 06 salários mínimos e jornada 180 horas mensais.
    Entendo então que a jornada semanal seria de 36 horas semanais e 06 horas diárias.
    Como devo distribuir essas 36 horas na semana, visto que a empresa não trabalha aos sábados? Poderia possuir uma jornada de segunda a sexta-feira com 07:12 diárias x 5 = 36 horas semanais ?

  56. Olá,trabalho em uma farmácia 7:20 min por dia,com 2 h de almoço, trabalho um domingo sim e um domingo não,com uma folga semanal.Estao alegando que nos devemos horas por isso quando trabalhamos os feriados não iremos receber e nem pegar folga,vai descontar em 6 meses as horas dos feriados nas horas que estamos devendo,pode isso??

    • Oi Ade, depende, teria que ver qual a jornada de trabalho semanal no seu contrato de trabalho para opinar, além disso verificar se tem um dissídio e se nele há alguma negociação sobre a jornada de trabalho máxima da sua categoria.

  57. Olá meu nome é Elaine trabalho em uma empresa 20 horas por semana sendo de terça ,quarta , sexta, sábado e domingo, sou registrada e todos os outros funcionários tem direito a uma folga por mês no domingo por trabalharem 30 ou mais horas na semana, mas como eu trabalho apenas 20 horas por semana alegam que eu não tenho direito a essa folga e se por ventura folgar tenho que trabalhar um dia a mais pra pagar essa folga, gostaria de saber se isso está certo.
    Também não tenho direito nem a 15 minutos por dia para alimentação, está correto isso?

    • Oi Elaine, a folga mensal de fim de semana teria que ter sim, independente da carga horária, já a pausa para refeições só é devida a funcionários com jornada de trabalho diária acima de 4 horas como diz no texto.

  58. Olá meu nome e Patrick , então eu queria saber se está certo issu …. Eu trabalho de segunda a sexta do horário de 6:00 as 15:00 sendo. Não tenho hora de almoço … Eu tenho q almoçar e voltar ao trabalho ….. A minha empresa tbm falou que teríamos plano de saúde e no contrato tbm diz issu …. E até hj não tenho esse plano faz 4 anos … Esta certo ou tenho q recorrer issu

  59. Olá, meu nome é Islaynni e tenho uma dúvida eu trabalhava tudo direitinho na regra com o horário. Depois me transfiram para o shopping e hoje trabalho das 8:00 às 12:40 para ir ao almoço e tenho que volta no máximo 13:20 e só saiu às 20:00 da noite. Sei que estou trabalhando a mas do que está no meu contrato, mas gostaria de saber se para que isso aconteça deveria ter um diálogo para que eu podesse me posicionar ? Pq a empresa só disse vai e fica mas perguntou se eu posso ficar até tarde. Posso pedir demissão por está trabalhando 12 horas por dia e não aguenta mais?

    • Oi Islaynni, depende do que estava descrito no seu contrato de trabalho que você assinou quando entrou, teria que ter especificado possíveis mudanças na jornada. Além disso trabalhar 12 horas com 40 minutos de almoço é totalmente ilegal. Caso queira sair da empresa você pode tentar uma rescisão indireta, mas teria que consultar um advogado para saber com certeza.

  60. Olá pessoal meu nome abraao Santa trabalho como recepcionista em uma pousada carga horária 8 horas mais só folgo um domingo no mês e uma folga na semana

  61. Boa tarde… Trabalho como balconista de padaria das 5:40 as 14:00 de segunda a sábado. Só folgo na semana seguinte quando trabalho o domingo ou seja trabalho mais de 7 dias direto pra ter uma folga. Ex: comecei a trabalhar dia 9 de maio até o fim do mês vou ter folgado somente 3x…isso está errado não está?
    Tenho que ter sempre uma folga na semana não é?

  62. Oi Boa noite! Trabalho em comércio de segunda a sexta-feira 7:00 as 18:00com 1 hora de almoço e sábado de 7:00 a 13:00 sem horário de almoço com folga nos domingos. Queria saber se ta certo?

    • Oi Fernando, é fácil calcular. Se você trabalha 11h diárias de segunda a sexta são 55h, descontando 1h de intervalo diário são 50h, mais 6h no sábado sem intervalo. O total é 56h semanais, pensando que sua jornada de trabalho é de 44h semanais, então a empresa teria que lhe pagar algo em torno de 12h semanais em horas extras. Isso em cálculos globais, ainda faltaria calcular o DSR – Descanso Semanal Remunerado.

  63. Bom dia!!!!! meu nome é Marly Dias, prestei um concurso público municipal em uma cidade do interior de São Paulo em 2017 em regime CLT de 40 horas semanais, porém desde então o prefeito tem mudado de horario sempre que queira tirar alguém do cargo, quando tomei posse trabalhava 12×36 onde tudo corria muito bem, porém nunca tinhamos a tal sonhada 2 folgas por mês, como várias instituições de saúde que conhecemos, trabalho em uma UBS, onde seu horario de funcionamento é de 12 horas diárias de segunda a sexta ininterruptos, passado um periodo, foi mudado 12×36 para 6 horas diarias semanal e finais de semana 12 horas seguidas, sem folga nenhuma, trabalhando os 30 dias por mês, como esse horario nunca deu certo pois o contigente de funcionarios não é suficiente retornou a 12×36, agora nos foi comunicado que a partir do dia 01/06 será de 8 horas diarias, porém ele (prefeito) disse que vai dar uma folga durante a semana para se fazer 12 horas nos fiais de semana, ou seja vamos trabalhar sem folga pois ele vai trocar o final de semana pelo dia de semana para ficarmos em casa depois de cumprida as 40 horas semanais ao qual somos contratados. estamos sem saber o que fazer pois alguns funcionarios tem dois empregos 12×36 e chocam os horarios e fomos conversar com o responsavel ele disse que é para exonerarmos o cargo se não estamos satisfeitos, mas isso no nosso ver esta errado pois fazemos planos desde quando entramos pois o salario é insuficiente para nos mantermos, como podemos resolver este tipo de situação, qual caminho seguir, qual nossos direitos neste interim, agradeço desde já vosso esclarecimento e me disponho a inteira disposição para mais informações para um definito esclarecimento ou entrada de ação, pois nossa situação esta dificil até o momento, pois não podemos assumir compromissos fossa deste trabalho pois não sabemos a surpresa futura, cada dia uma informação diferente de responsabilidade e nunca de deveres.

    • Oi Marly, funcionários contratados para empregos públicos possuem regras específicas de cidade pra cidade, então é bem difícil dizer, mas em geral mudanças de jornada de trabalho precisam ser consentidas pelo funcionário e não ser colocada arbitrariamente.

  64. Olá sou Francielle e gostaria de saber se posso trabalhar como assistente adm das 06:00 da manhã até ás 15:48 da tarde e depois em um segundo emprego na produção das 16:50 até 2:00 da manhã?

    • Oi Francielle, você pode trabalhar em quantos empregos quiser, o problema são os horários e esse aí que você disse não sobra espaço nem pra dormir que dirá ter alguma qualidade de vida.

  65. Fiz concurso público para 44 horas, mas estou trabalhando 6 horas corridas por dia de segunda a sábado. Não modificou nada em relação ao salário. Gostaria de saber se 6 horas corridas equivale a um dia de trabalho que fui contratado. No caso 8 horas diárias com intervalo de 2h

  66. Bom dia! Trabalho no período de 22:00 às 05:35, porém um dia tive que sair mais cedo porque estava passando mal, trabalhei apenas cerca de 1h50min, fui ao médico e fui atendido após a meia-noite, e quando recebi o atestado, o médico tinha passado com a data pós meia-noite. Não trabalhei nesse dia, já que tinha esse atestado, porém quando entreguei para o rh, a responsável me disse que as 1h50min que trabalhei não serviram de nada e que eu tomaria falta integral, já que não levei uma justificativa para o dia.
    É correto eles fazerem isso? Visto que enquanto eu estava na empresa eu estava trabalhando. Desde já agradecido.

    • Oi Hélio, é meio que uma maldade o que a empresa fez com você, mas infelizmente ela está certa na letra fria da lei, já que o que vale é a data escrita no atestado médico, mas poderia reconsiderar já que você trabalhou 1h e 30 no dia anterior. Você poderia ter pedido pro médico ao menos um atestado de horas até a meia noite e o atestado normal, talvez aceitassem.

  67. Boa tarde, eu trabalho numa empresa de monitoramento meu horario de trabalho é das 08:00 as 16:20 só que vou começar a fazer faculdade e falei com minha supervisora se era possivel eu fazer o horario das 14:00 as 22:00 de Segunda á Sexta e nos finais de semana meu antigo horario das 08:00 ás 16:20. Isso é possivel ? ou estaria indo contra á lei ?

  68. OLA SOU JOAO TRABALHO DE CALDERISTA NUMA MADEREIRA E FACO O HORARIO DE 12;00 AS 20;00 DE SEGUNDA A SABADO E NOS DOMINGOS GANHO 100% ESTA CERTO ISSO, FAZ DOIS MESES QUE TRABALHO DIRETO SEM FOLGA NENHUMA.

  69. Oi! Trabalho numa empresa da qual fui registrada com AUXILIAR DE ESCRITÓRIO. Tô achando minha jornada de trabalho bem diferente por conta de meu cargo, conheço várias auxiliares de escritórios e nenhuma tem a mesma jornada que a minha. Trabalho TODOS os dias das 8:00 as 16:20 com 1 hora de almoço, trabalho todos os feriados e todos os domingos com apenas folga em 1 domingo no mês e 1 folga na semana só (que não é fixa, se eu folgo no domingo eu nao folgo durante a semana) também me pedem para que eu fique na portaria controlando acessos e também trabalho no dia 25 (natal) e dia 1 (ano novo) está correto? pelo meu cargo? aqui é um escritório… essa jornada eu fazia quando trabalhava em shopping.

    • Oi Ariadiny, desde que a empresa pague as horas extras e a jornada não ultrapasse as 220 horas mensais ou 44h semanais não há problema algum e pelo seu horário você faz quase 44h semanais mesmo, teria que ter ajustes nas horas de feriados e do DSR – Descanso Semanal Remunerado, pois teria que ser 100%. Ter 1 domingo no mês de folga também está correto segundo a legislação. Isso só estaria errado caso você tenha um acordo, convenção ou dissídio da sua categoria na sua localidade estipulando regras diferentes dessas.

      Jornadas de trabalho não são específicas de cada cargo, por exemplo há Médicos que trabalham 8 horas por dia de segunda a sexta fazendo 40 horas, enquanto outros trabalham 12×36, enquanto outros fazem plantão de 24h no fim de semana, isso depende da necessidade da empresa e é claro da concordância do colaborador na admissão.

  70. Trabalho numa empresa terceirizada que presta serviços de vendas de passagens pra uma empresa de ônibus, trabalhamos intercalando os dias, 1 dia de 12:00 as 19:20 e no outro de 13:00 as 20:00, nos finais de semana as folgas intercalam no sábado e domingo de 12:00 as 19:20, feriado é contado como dia normal, pois segundo o patrão a gente sempre deve horas, já que o mesmo diz que lá e escala comercial.. está certo isso?

  71. meu nome e Dilcilene, trabalho de segunda a sexta feira, no horario de 7:30 as 17:30 com intervalo de almoço de 1 hora e 30 minutos, gostaria de saber se minha jornada de trabalho esta ultrapassando o limite de 44 horas semanais?

  72. Tenho uma funcionaria que trabalhava de certa forma direito, depois que descobriu que estava gravida, virou a pior funcionaria que já tive. Várias faltas e desleixo com o serviço. Gostaria de saber se posso mudar a escala de serviço pra escala parcial de no máximo 30 horas semanais, para poder diminuir o salario pra menos que uma salario minimo? Caso eu possa, como é feito a conta de salario parcial, tendo como referencia que ela é caixa e recebe um salario minimo + 199,00 de gratificacao de caixa, conforme a convenção coletiva.

    • Oi Daniel, você pode contratar um colaborador com jornada parcial de trabalho, agora mudar a jornada de trabalho de um trabalhador já contratado é bem mais complexo. Sugiro conversar com seu contador, porque ainda não há jurisprudência trabalhista em casos de jornada de trabalho parcial ou intermitente devido a mudança na legislação ser recente o que causa muitas dúvidas.

  73. trabalho em um salão de beleza de terça a sábado de terça a sexta das 13:30 as 20:30 e de sábado das 8:00 até fecha pois ela diz que devemos a segunda que folgamos ,fazemos esse horário mas na Folha marcamos da 13:00 as 16:00 das 17:00 as 21:00 gostaria de saber se está correto

  74. Boa noite meu nome e Luiz e eu gostaria de saber se esta correto
    Sou Horista variavel e trabalho mensalmente no periodo de 215 horas e recebo R$ 1.300,00 Gostarua de saber se esta correto

  75. Boa tarde!

    Por favor, trabalhei em um congresso em outro estado, tive que viajar e ficar fora 5 dias, como é contato essas horas de trabalho sendo que teve feriado, sábado e domingo, horas acima da carga horária, tempo de viagem, tempo em aeroporto. Um exemplo, chegamos no aeroporto pra ir as 6h50 e fomos para o hotel depois de organizar tudo somente às 21h. Na volta organizamos tudo, chegamos no aeroporto as 14h e chegamos em São Paulo 23h. Como contabilizar essas horas e DSR por exemplo?

    Obrigada.

    • Oi Natalia, se a empresa não tem uma política de pagamento de diárias por viagens, o cálculo que se faz é o de pagamento de horas extras por 1/3 do salário-hora do trabalhador. Além disso, as horas extras trabalhadas podem ser compensadas com dias de descanso para o colaborador após a viagem a trabalho. Isso se não houver nada estipulado em convenções coletivas ou dissídios.

  76. Olá, me chamo Carlos, trabalho como Técnico de Suporte Remoto em um provedor de internet (atendimento via chamada de voz, whatsapp, chat online, acesso remoto), porém minha carteira de trabalho foi assinada como Auxiliar Administrativo, trabalho de Segunda à Sexta, de 08:00 às 18:00 Horas com direito a uma hora de almoço, e aos Sábados de 08:00 às 16:00 Horas, também com direito a uma hora de almoço. Resumindo, trabalho cerca de 58 Horas semanais, não recebo um extra. No contrato vem especificando horários diferentes.

  77. Bom dia
    Gostaria de sabe o que devo fazer devido minha carga horária, isso não está correto .
    segunda 07h as 13h depois volto às 16h até 20:30h
    terça a sábado trabalho de 12:30 as 20:30 sem tira hora de almoço
    Domingo de 7h as 15h

  78. Ola , bom dia.
    trabalho em uma panificadora no interior da minha cidade, entro as 06 da manha e saio as 12 da tarde, recebo RS650, 00 por mes e tenho uma folga durante a semana. isso ta certo?

  79. Boa noite sou Everaldo tenho algumas dúvidas, trabalho de domingo a sexta das 22:50 as 6:15 e no último domingo do mês entro para trabalhar as 00:05 da segunda feira e agora o gerente informou que temos que trabalhar duas semanas e folgar um dia e irá pagar hora extra a 110% na folga mas é obrigatório trabalhar pelo menos em duas folgas por mês porque a produção está atrasado.

  80. trabalho 250h as vezes ate mais por mes como motorista tritem e nao tenho folga , nem horas extra , nem vale refeicao , nem plano de saude ! isso esta certo

  81. Trabalho de terça a sexta das 20:30hs ate as 08:30. Nos finais de semana trabalho de sexta ate segunda ,60horas trabalhanda. Sendo que tenho um final de semana no mes que folgo saiu sabado as 8:00h e volto na terça as 18:00hs e outro final de semana so folgo 10horas durante o dia no sabado. Meu salario e 2mil fixo. Esta correto isso.

  82. Boa tarde! Trabalho numa patisserie de segunda a sabádo das 10:00 as 19:00 com 1 hora de almoço!
    Meu salário é 1,412,00. Gostaria de saber se está correta minha carga horária e o meu salário?
    Ah detalhe as vezes trabalho aos domingos apenas com 1 dia de folga. Isto também está correto???
    Aguardo!

  83. Bom dia, Minha duvida é: meu horario de trabalho antes era de 6:30 as 16:00 de segunda a quinta e na sexta era de 6:30 as 15:00 com meia hora de almoço todos os dias. Recebendo salario. Ultimamente trabalho 6 horas corridas de 7:00 as 13:00 de segunda a sexta, até então estava recebendo salario e agora o patrão quer pagar como horista (Por hora trabalhada). Você pode me orientar como deve ser feito se isso é certo. se sim qual o valor da hora trabalhada, aqui ele ta pagando 4,81.

    Aguardo anciosamente seu retorno,
    Atenciosamente
    Aline

  84. Sou operadora de caixa de um supermercado.
    Pego 9:30 e largo 20:30 com 1hora de almoço. O meu salário e de 1.100
    Trabalho de segunda a sábado e folgo aos domingos…
    Meu salario está correto devido a carga horária? ??

  85. Estou contratando uma babá noturna. Ela entra as 18hs e sai as 06hs , 6 dias na semana. Como ela dorme no período que o bebê também dorme, não sei como fica a questão de hora extra.
    Eu conto 12hs diárias trabalhadas?
    Qual a forma certa para calcular sua remuneração!?
    Obrigada.

  86. É correto a empresa falar que o horário é de segunda a sexta, das 8h às 18h(1h12min pra almoço) e aos sábados (segundo eles,nao seriam todos os sábados) de 8h às 14h, porém depois falaram que não era às 8h e sim às 7:10h aos sábados? Porque o correto não são 8h por dia?! Passando disso não seria banco de horas ou extra? Aguardo.

  87. Trabalho 44h semanais, mas elas estão distribuídas desta forma:
    Segunda – trabalho 8h48min/Terça – 8h48min/Quarta – 11h28min/Quinta – 6h8min/Sexta – 8h48min.
    Minha dúvida é se permitido trabalhar 11h e 28min no dia.

  88. Bom trabalho todos os dias de 19hrs a 5 da manhã, isso porque o serviço só pode ser executado durante a noite, sou pintor. E não recebo insalubridade. E querem pagar somente 20 % a mais isso é justo.

  89. No caso de carga horária.. por exemplo, moro em uma cidade distante de onde se situa a empresa que trabalho.. então tenho um carro da empresa, que fica em minha casa e trabalho atendendo empresas na região, as vezes viajo 6 hrs pra atender 1 cliente.. A carga horária no meu caso conta sobre a viagem ?

    • Oi David, neste caso além da jornada de trabalho é preciso fazer o cálculo de adicional por viagem, uma diária. Agora se as viagens estão descritas no seu contrato de trabalho não terá direito a nada, o valor para diária ou pagamento de horas extras só se dá em caso de viagens esporádicas. Outro aspecto é sobre o carro permanecer com você mesmo após o expediente, isso pode caracterizar horas extras, pois presume-se de que você esteja a disposição da empresa 24 horas por dia.

      Claro que são apenas hipóteses, somente um advogado trabalhista daria um parecer definitivo sobre o caso. Lembrando que os processos trabalhistas mudaram com a Nova Lei Trabalhista.

  90. Trabalho 9h diárias, tendo um dia de compensa no meio da semana e folga em um sábado ou domingo. Sendo que, assinei um contrato de 8h “horário administrativo” que não trabalha sábado e nem o domingo.

  91. Boa noite,meu nome é Eliane,sou Operadora de Caixa Lotérico, gostaria d saber a respeito do intervalo de quinze minutos para lanche tanto d manhã quanto à tarde,se é uma regra,ou seja direito do trabalhador ou se o Empregador tem o direito de vetar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here