Jornada de trabalho – Um guia completo com tudo sobre a carga horária segundo a CLT

Fique por dentro de tudo sobre a jornada de trabalho e a carga horária permitida segundo a CLT. Saiba o que diz as leis trabalhistas sobre pausas e folgas, regulamentação de novas escalas de trabalho, possibilidade de acordo individual para flexibilização da carga horária, escalas de trabalho permitidas e muito mais.

Jornada de trabalho nada mais é do que a carga horária de trabalho cumprida pelo trabalhador, seja ela aferida no período semanal ou no período mensal. Diversas dúvidas pairam sobre o empregado e também sobre o empregador com relação as regras da jornada de trabalho na Legislação Trabalhista da Nova CLT, algumas das principais dúvidas são:

  • Quantas horas por dia devo trabalhar?
  • Qual o verdadeiro conceito de jornada de trabalho?
  • Quais são as regras estabelecidas para jornada de trabalho?
  • Qual a carga horária regulamentada?
  • Meu horário de café, almoço ou pausa está correto?

O objetivo deste artigo é te ajudar a conhecer melhor as normas que regulam a jornada de trabalho e a carga horária de trabalho em geral, para dessa forma, te deixar por dentro dos seus direitos e deveres.

Jornada de Trabalho

O que diz a CLT sobre jornada de trabalho

A jornada de trabalho é aquele período que o empregado realiza seu serviço ou está no local de trabalho. Assim, o tempo que é trabalhado e o período em que o colaborador fica à disposição do empregador na empresa também são incluídos na contagem da carga horária de trabalho.

Com a Reforma Trabalhista válida desde novembro de 2017, algumas das regras da jornada de trabalho tiveram alterações.

Tais regras possibilitaram maior flexibilidade da carga horária de trabalho, isto significa que a lei permite situações que podem ser ajustadas entre a empresa e o empregado.

Essa negociação das partes é denominada flexibilização da jornada de trabalho. Veja o que diz o artigo 59-A na CLT atualizada:

É facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação. Acesse a CLT.

Jornada de trabalho de acordo com a reforma trabalhista

Jornada de Trabalho na Reforma Trabalhista
Os tipos de jornadas de trabalho ficaram mais flexíveis para atender demandas de novas profissões.

Na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) a jornada de trabalho prevista é de 8 horas diárias que não pode ultrapassar o total de 44 horas semanais ou 220 horas por mês.

Normalmente, a jornada de trabalho que a maioria das empresas no Brasil proporciona é:

No entanto, a lei também aprova que a jornada ocorra sem que você trabalhe aos sábados; por exemplo, 8 horas e 48 minutos por dia de segunda à sexta-feira.

Esse tipo de jornada de trabalho chama-se COMPENSAÇÃO.

Porém, é necessário que esta compensação esteja prevista em uma convenção ou acordo coletivo com o sindicato da profissão para que não configure em horas extras, sendo que estas são permitidas apenas 2 por dia.

Carga horária de trabalho permitida

Tipos de jornadas de trabalho

Conheça agora outros tipos de jornada de trabalho definidos na lei:

Jornada de trabalho de 44h semanais com 220h mensais de referência na escala 5×2 e 6×1

A jornada de trabalho de 44h semanais 5×2 ou 6×1 é a mais utilizada pelo mercado de trabalho brasileiro. Ela é baseada na prestação de serviços pelo trabalhador de segunda a sexta ou segunda a sábado em horários definidos pela empresa contratante geralmente com uma hora de almoço diário. Em regra aparece no holerite como “Referência 220“. Confira os exemplos:

Jornada de 44h semanais – 220h mensais – 5×2 – segunda a sexta:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 17:48;
  • Uma hora de almoço/pausa diário;
  • Folga sábados e domingos.

De segunda a sábado – 6×1:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 17:00;
  • Sábado das 08:00 as 13:00;
  • Uma hora de almoço/pausa diário;
  • Folga somente aos domingos.
jornada 44h semanais 220h mensais 5x2 e 6x1 na CLT
A jornada de trabalho de 44h semanais é a mais utilizada pelas empresas no Brasil por ser o limite máximo de horas de trabalho sem pagamento de horas extras.

Jornada de 40h semanais com 200h mensais 5×2 ou 6×1

40h semanais – 5×2 – segunda a sexta:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 17:00;
  • Uma hora de almoço/pausa diário;
  • Folga sábados e domingos.

De segunda a sábado 6X1:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 16:00;
  • Sábado das 08:00 as 14:00;
  • Uma hora de almoço/pausa diário;
  • Folga somente aos domingos.
jornada de 40h semanais 200h mensais na CLT
A carga horária de 40h semanais é muito utilizada por escritórios e consultórios que não trabalham nos finais de semana

Jornada de 36h semanais com 180h mensais

A jornada de 36h horas semanais é utilizada principalmente no Teleatendimento e Telemarketing, sendo que essas áreas possuem regras próprias de jornada como os direitos a pausas a cada 90 minutos de atendimento definido por normas regulamentadoras, convenções ou acordos coletivos de trabalho.

36h semanais – 5×2 – segunda a sexta:

  • Segunda a sexta-feira das 08:00 as 16:00;
  • 50 minutos de almoço/pausa diário;
  • Folga sábados e domingos.

6X1 de segunda a sábado:

  • Segunda a sábado das 08:00 as 16:00;
  • Uma hora de almoço diário;
  • Folga aos domingos.

jornada 36h semanais 180h mensais

Lembrando que só é computado como jornada a hora efetivamente trabalhada, descontados os períodos de pausas para almoço, café, etc.

Carga horária de trabalho de 12×36 (plantão)

Nesta jornada o colaborador trabalha por 12 horas, mas deve folgar nas 36 horas seguintes, muito comum em plantonistas como Vigilantes, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

jornada de trabalho 12x36 na Nova CLT atualizada
Muito utilizada em regimes plantonistas na área da saúde e segurança, a escala de trabalho 12×36 foi flexibilizada pela atualização Nova Legislação Trabalhista

Para que essa regra de carga horária seja válida é preciso estar estabelecida em acordo  por escrito entre empregado/empregador ou em dissídio, convenção ou acordo coletivo:

De acordo com o artigo 59 da Nova CLT, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.

No que tange a atividades insalubres de qualquer forma, como por exemplo o setor de saúde, essa jornada apenas pode ser estabelecida por acordo individual escrito. Veja o que diz o artigo 60 da Nova CLT:

Nas atividades insalubres, assim consideradas as constantes dos quadros mencionados no capítulo “Da Segurança e da Medicina do Trabalho“, ou que neles venham a ser incluídas por ato do Ministro do Trabalho, Industria e Comercio, quaisquer prorrogações só poderão ser acordadas mediante licença prévia das autoridades competentes em matéria de higiene do trabalho, as quais, para esse efeito, procederão aos necessários exames locais e à verificação dos métodos e processos de trabalho, quer diretamente, quer por intermédio de autoridades sanitárias federais, estaduais e municipais, com quem entrarão em entendimento para tal fim. Acesse a CLT.

Intervalo para repouso e alimentação durante a jornada

Intervalos durante a jornada são chamados de intervalo intrajornada e devem ocorrer de acordo com o total de horas trabalhadas pelo empregado.

Para empresas onde o trabalhador não tenha uma carga horária superior a seis horas, é obrigatório conceder um intervalo intrajornada de 15 minutos, assim que o expediente exceder 4 horas.

Mas, é preciso ressaltar que esse período pode ser reduzido para menos de uma hora, por meio de ato do Ministério do Trabalho e conforme o artigo 71, § 3° da CLT:

O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares.

exemplos de intervalos na jornada de trabalho

A Reforma Trabalhista permitiu que o intervalo para alimentação, como o almoço, pode ser reduzido desde que seja por comum acordo e deve ter no mínimo 30 minutos quando a jornada de trabalho for superior a 6 horas.

Horários de almoço, café, pausa ou jantar entram no cálculo da jornada de trabalho?

Se o empregado faz uma hora de almoço, e a sua jornada diária é de 8h, ele pode começar o seu expediente às 8h e deve encerrar às 17h. Perceba portanto que a hora de almoço está na jornada, mas segundo o art. 71 parágrafo 2º da CLT não é computada como horário efetivamente trabalhado:

Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.

Portanto as pausas não entram no cálculo da jornada de trabalho, somente o período efetivamente trabalhado é computado.

Intervalo interjornada de trabalho

O intervalo interjornada de trabalho é o período entre o fim da jornada e o início de uma nova.

Segundo o Art. 66 da CLT esse período deve ser de no mínimo 11 horas para preservar a saúde física e mental dos empregados e prevenir doenças ocupacionais. Veja:

Art. 66 – Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

Jornada parcial (horista)

A lei permite a carga horária parcial do seguinte modo:

  • O limite de 30 horas semanais, não sendo aceitas horas extras.
  • A jornada de 26 horas por semana permitidas até 6 horas extras semanais.

A nova lei também aumenta o período de férias desses trabalhadores para 30 dias; antes eles tinham direito somente a férias proporcionais de no máximo 18 dias.

Jornada intermitente

A carga horária intermitente é aquela em que o trabalhador só pode ser contratado por um período ou para um trabalho específico que não tenha continuidade.

Ainda assim, os limites máximos de 44 horas semanais ou 220 horas mensais devem ser respeitados na jornada intermitente.

  • A remuneração não pode ser inferior ao salário mínimo.
  • Pagamento é feito por horas ou dias trabalhados.

Confira as diferenças entre jornada parcial e intermitente de acordo com a Nova CLT.

Jornada noturna

Entenda como funciona o adicional noturno no seu salário

  • Ocorre entre as 22 horas e as 5 horas.
  • O cálculo da jornada noturna trabalhada equivale a 52 minutos e 30 segundos.
  • O empregado na jornada noturna deve receber remuneração no mínimo 20% a mais que o pago pela hora trabalhada durante o dia.

Deslocamento para o trabalho

Anteriormente o período total do empregado dentro da empresa era levado em consideração para o cálculo da jornada de trabalho, hoje, o tempo gasto pelo trabalhador no trajeto entre sua casa e a empresa onde trabalha não faz mais parte da contagem de jornada.

Banco de horas individual

A partir da reforma trabalhista, o acordo para pagamento de horas extras pode ser individual e a compensação deve ser realizada em até 6 meses.

Confira artigos sobre jornada de trabalho que certamente irão lhe ajudar:

Portanto, agora que você sabe mais sobre a jornada de trabalho – conceito, regras e a carga horária de trabalho você já se encontra mais informado sobre os direitos e deveres em relação a ela.

 

Lembre-se de estar sempre por dentro deste assunto para evitar possíveis transtornos no que se refere a jornada de trabalho.

Resta mais alguma dúvida? Registre nos comentários!

Estude agora por 3x de R$49!

Qualquer curso por 3x R$49 até junho e o valor volta para você. E mais: bolsa de até 70% no primeiro ano + 50% no curso todo. São só 5 mil vagas!

657 comentários em Jornada de trabalho – Um guia completo com tudo sobre a carga horária segundo a CLT

  1. Bom dia,Trabalho 4×3 (trabalho 4 e folgo 3 dias), das 10 as 22 horas com intervalo de almoço de 1 hora, queria uma orientação se essa carga horária está correta?

    • Oi Patrícia, uma jornada de trabalho tão diferenciada assim provavelmente foi negociada com o sindicato da sua categoria. Tente entrar em contato com eles e veja a convenção coletiva.

  2. Olá meu nome é Aline. Comecei em um novo emprego em uma drogaria. Meu horário de trabalho é das 08 as 19:00, de seg a sab. Meu horário de almoço tem que ser de apenas 1 hora?

  3. Bom dia Maria! A jornada de trabalho é contada da entrada até a saída, certo? Por exemplo, se estou no pernoite e entro 22:00 hs do dia 16/02 e saio 6:00 hs do dia 17/02 essa jornada conta como sendo do dia 16 ou 17?

  4. Boa noite.
    Trabalho 40 horas semanais , tem outra turma que trabalha 36 semanais.
    Gostaria de saber se posso trabalhar 36 também e receber o salário referente a 36 horas.
    Se posso fazer um acordo individual com a empresa.

    • Oi Júnior, pode fazer um aditivo de alteração do contrato de trabalho com a nova jornada de trabalho, mas claro que a empresa precisaria aprovar isso também.

  5. BOA TARDE, ESTOU COM DÚVIDA SOBRE A CARGA HORÁRIA :

    SERIA PRA EU TRABALHAR DAS 13H00 AS 22H00 – DE SEGUNDA A SÁBADO. ESTÁ CORRETO? SOMEI E PASSA DE 44HORAS SEMANAIS.

    OBRIGADA

  6. Ser está errado vou ganha 1.100,00 mês
    Trabalha shopping

    Seg a sexta 15h às 22h

    Sábado 13h as 22h

    Domingo 14h às 20h

    Folga 1x por semana

  7. Para redução de jornada de 8 horas para 6 horas, em acordo individual entre trabalhador e empregador, o cálculo do novo salário será realizado por hora ou por dia?

  8. Boa noite
    Trabalho em um shopping e meu rh diz que temos horarios especificos para bater ponto :
    05:00 ás 13:20
    7:00 ás 15:20
    8:00 ás 16:20
    12:00 ás 20:20
    15:10 ás 23:30

    etcc
    tem mais horarios porem minha duvida é se existe isso mesmo pois gostaria de alterar o horario de trabalho de alguns colaboradores mas o rh diz que nao pode pois o horario que quero nao tem nos horarios permitidos por lei .
    exemplo : quero colocar uma pessoa para entrar as 06:20 e o horario que tenho é 05:00 ou 7:00 da manha

    • Oi Lucas, pode sim haver alteração desde que respeitada a jornada de trabalho máxima e concedidos os intervalos equivalentes. Talvez esse problema seja mais operacional do que na legislação trabalhista.

  9. Boa tarde, sou recepcionista e no meu contrato de trabalho esta que o meu horário é de segunda as sextas das 08:30 as 18:00 e sábado das 08:30 as 12:00, mas a pedido do meu chefe faço das 08:30 as 18:30 e não estava trabalhando sábado por causa da pandemia esta correto?
    Outra duvida tenho bancos de horas e sempre faço hora extra saindo as vezes 21h da noite, posso receber essas horas sem cancelar o banco de horas?

    • Oi Andrielle, não há problema algum fazer banco de horas para abonar o sábado, isso é muito utilizado. Sobre cancelar o banco somente se a empresa aceitar pagar essas horas extras.

  10. Olá, trabalho meio período, 4 horas por dia na semana e 4 horas no sábado, meu holerite consta 110 horas mensais, a empresa falou que isso não quer dizer nada! Eu acho que estou trabalhando 2 horas a mais no sábado, isso procede! Pois se trabalho meio período teria que ser 22 horas semanais e não 24 horas semanais! Pois no holerite consta 110 horas mensais como referência, me ajuda por favor!

  11. Me chamo Edvania, trabalho de segunda a sexta das 06:00 às 14:36 com intervalo de 1 hora e sábado das 06:00 às 12:00 com intervalo de 15 minutos, gostaria de saber se posso fazer de segunda a sexta Banco de horas até completar 10 horas trabalhadas por dia,pois não entendo bem.Podem fazer 2 horas de banco ou mais desde que não ultrapasse 10 horas trabalhadas

  12. Oi trabalho em um empresa onde melinha carteira foi assinada no horário de 07:00 as 17:00 mais agr eles querem impor por diálogo apenas bocal o horário de 05:00 da manhã isso e permitido e diz q quem chegar atrasado ou seja 05:15 voltara para casa . Da uma resposta aii vlw

    • Oi Giovanni, esse “por fora” é totalmente ilegal. O empregado deve cumprir o que está descrito no seu contrato de trabalho.

  13. Trabalho no contrato intermitente, recebo por horas trabalhadas!
    A empresa me informou que o sindicato de segunda a quinta são contatos 9 horas normais, 2 horas a 75% e o que passar 100% e na sexta 8 horas normais, 2 horas a 75% e o que passar a 100%

    Essa forma está certa mesmo a CLT considerando apenas 8 horas normais e o restantes horas extras?

  14. oi , gostaria de uma ajuda
    sou vendedora recebo um salario de 1,500 por mes
    trabalho de seg a sex as 9;00 as 18;00
    sabado 069;00 as 17;00
    ambos dia tenho 1 hora de almoço
    nao ganho horas extras porem me dao 1 dia de folga em cada mês
    não podendo tirar o dia todo no periodo das minhas folgas e sim apenas meio periodo por folga.
    isto esta correto ?

  15. Olá, trabalho no comércio da minha cidade,
    Pego das 08 as as 16:20 de segunda a quinta com uma hora de intervalo, e de sexta a sábado das 08 as 17:20 também com uma hora de intervalo.
    Este horário da 44 horas semanais,?
    Salientando que trabalho domingo mais ganho uma folga na semana e R$ 22,00 no domingo trabalhado

  16. A empregada doméstica pode trabalhar segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira das 7h às 16h, com 2 horas de intervalo, terça-feira e sexta-feira das 7h as 17h, também com 2 horas de intervalo, e aos sábados das 7h as 14h, com 1 hora de intervalo?
    Como controlar esse intervalo, já que não fico em casa?
    Pode a empregada vim a alegar que não tira esse período de intervalo, sendo que a mesma toma café da manhã, lancha e almoço no mesmo ambiente de trabalho?

    • Oi Raquel, você deve criar um registro de ponto para entrada, saída e intervalos na entrada e saída também. A empregada deve preencher a planilha todos os dias e você controlar isso. Sobre fazer as refeições no local não há problema, você só não pode impedir o empregado de sair durante o intervalo.

  17. Bom dia.
    tenho uma jornada de trabalho um pouco diferenciada:
    segunda: 07:30 às 18:30, duas horas de almoço.
    terças: 07:30 às 17:30, uma hora de almoço.
    quarta: 07:30 às 17:30, uma hora de almoço.
    segunda: 07:30 às 17:30, duas horas de almoço.
    sexta: 07:30 às 18:30, duas horas de almoço.

    Isso está correto?

    • Oi Allan, se forem 44h semanais 22h mensais no seu contrato de trabalho sim está correto. É só subtrair os intervalos.

  18. Bom Dia! Meu nome e Jairlan.

    Estou com uma pequena duvida, trabalho em uma empresa nos horários de 20:00 as 00:00 com duas horas de descanso, volto de 02:00 as 06:00 de segunda a sexta-feiras, e sábado de 18:00 as 22:00. a pergunta e esse horário esta correto? pois como um hora noturno e equivale-te 52 minutos e 30 segundos. O correto não seria o Sabado já esta pago? e trabalharmos so de segunda a sexta.

  19. Boa tarde eu trabalho nem um depósito de bebidas e trabalhava de segunda à sexta de 8:30 às 17:30 com uma hora de almoço 12:00 às 13:00 . Está correto esse horário?
    Porém tive férias e ao voltar das férias meu patrão quer mudar meu horário é dias , trabalhar de segunda à domingo trabalhando 6 horas por dia qual horário seria o certo para trabalhar nesse novo horário?

    • Oi Roberta, sem saber os intervalos e folgas desse novo horário fica difícil dizer com certeza. Você só precisa calcular o total de horas descontando os intervalos para ver se está correto com a carga horária do seu contrato de trabalho.

  20. Meu contrato de trabalho consta que tenho que trabalhar 220 horas mensais ,trabalho uma semana de segunda a sexta 7 as 16:30 e no sábado 7:00 as 15:02 e outra semana segunda a sexta de 15:00 as 11:02, no caso caberia um adicional de turno?

  21. Boa Tarde
    Por gentileza um barista trabalha de Terça a Sexta das 11:00hs as 19:00hs
    e Sabado e Domingo das 9:00hs as 19:00hs é considerado o como horas extras.
    Folga na Sexta-Feira.

    • Oi Maria, isso depende dos intervalos, se a jornada for 44h semanais tudo que ultrapassa será horas extras, lembrando que os intervalos não entram no cálculo. Sugiro consultar seu contador.

  22. Olá boa tarde, por favor gostaria de tirar uma dúvida, um cliente quer contratar um funcionário com carga horária de 22 horas semanais, esse tipo de contrato tem que ser de horista ou de jornada parcial? Acredito que será um horário fixo semanal. Desde já agradeço a atenção.

  23. Sou balconista padaria, pego de 05:20 as 13 sem pausa tenho 4 folgas no mês sendo uma no domingo gostaria de saber se a carga horária esta correta e e as folgas também?

    • Oi Zaira, as folgas estão corretas sim, já a carga de trabalho depende do estipulado em contrato de trabalho, se são 40h semanais e 200h mensais ou 44h semanais e 220h mensais.

  24. Oi, eu assinei um contrato de seg-sex, tendo início as 10:00 e término as 18:00 com pausa entre 12:00 e 13:00. ou seja: o contrato seria de 35 horas semanais?
    No contrato não informa 35 horas semanais, somente informa isso acima.

  25. Bom dia! Quando opto pela jornada de trabalho parcial sendo 25 horas semanais, o cálculo para pagamento do salário dessas 25 horas é feito em cima do salário mínimo?

  26. Olá!! Sou doméstica, trabalho e resido na casa dos meus patrões. Meu horário trabalho é de quinta-feira a terça-feira das 13:40h às 22h com 01h de refeição. O descanso nas quartas-feiras. Minha dúvida é com o descanso se não poderia ser em algum domingo do mês.

  27. Olá. Estou com dúvidas em relação à jornada de trabalho. Estou com uma proposta de emprego onde a jornada é de 08 às 18h – de 08 horas de trabalho. O correto não seria uma jornada de 08 às 17h, não computando o intervalo de almoço?

    E tem outra proposta onde a jornada é de 08 às 14:30h (com 30 minutos para almoço). Esta jornada contabiliza quantas horas semanais e se é correta conforme o ordenamento?

    Obrigada

    • Oi Jaqueline, 08 as 18 pra 8h diárias teria que ter intervalo de 2h, computa-se somente o tempo efetivamente trabalhado subtraindo intervalos. A outra se for 5 dias seriam 6h diárias, 30h semanais segunda a sexta.

  28. Olá, minha jornada é de 44hr semanais e 220hrs mensais, como é calculado descanso semanal para meses com 30 e meses com 31 dias?

  29. Bom dia !
    Trabalho em uma empresa que a carga horária e de segunda a quinta feira 08:00 ás 18:00 e sexta feira 08:00 ás 17:00 com uma hora de almoço .Minha duvida é a carga horaria do dia é 09:00 com almoço ou 10 horas com almoço ?

  30. Olá. Eu trabalho 12 hs por dia em um estabelecimento que vende comida. Almoço e churrasco. Meu patrão me disse que eu só posso folgar nas terças feiras e não tenho direito a um domingo junto com com a terça. Ou seja, só 4 dias de folga por mês. Isso está correto?

    • Oi Thiago, é obrigatório conceder uma folga por semana e um domingo por mês. Veja o que diz a CLT:
      Art. 67 – Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

      Art. 386: Havendo trabalho aos domingos, será organizada uma escala de revezamento quinzenal, que favoreça o repouso dominical.

  31. Bom dia. Trabalho em uma clinica como repcecionista, e a empresa resolveu abrir aos sabados, e estender os horarios de atendimentos ate as 20hs. O fato é que somos apenas 2 recepcionistas. Gostaria de saber se sou obrigada a fazer hora extra, ja que a empresa nao quer fazer novas contratacoes por questoes de custos. Estou gestante, há essa obrigatoriedade, sem minha concordancia?

    • Oi Chris, ninguém pode ser obrigado a fazer horas extras, você deve cumprir o horário descrito no seu contrato de trabalho.

  32. Boa tarde meu nome e Rafaela eu trabalho a quatro anos em uma empresa de restourante sempre trabalhei um domingo sim outro não e uma folga na semana agora a empresa que que eu trabalhei todos os domingo só folge um e tão falando que e lei de 2020 isso tá certo

    • Oi Rafaela, não é de 2020. A empresa só é obrigada a conceder uma folga aos domingos por mês segundo o Art. 386 da CLT: “Havendo trabalho aos domingos, será organizada uma escala de revezamento quinzenal, que favoreça o repouso dominical.”

      Mas há um outro lado, se essa escala de folgas estiver descrita no seu contrato de trabalho ela só poderia ser alterada mediante sua concordância e ela ainda teria que ser benéfica a você. Veja o que diz o Art 468 da CLT:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

  33. Olá, meu nome é Fernanda, eu gostaria de esclarecer uma dúvida. Sou cuidadora de idosos em BH, meu contrato trabalhista é de 44 hs trabalhadas. Devido a pandemia o empregador me deixou em casa aproximadamente divida 20/03/20 a 03/12/20. Lembrando que do dia 03/11 a 02/12/20 foi dado minhas férias de modo antecipado pois a mesma venceria a partir do dia 27/11/20 . Até então tudo ok. Porém estando eu ainda de férias o empregador me liga para conversarmos onde ela alega ter adoecido e não está podendo continuar a cuidar da mãe dela , aí eu teria que trabalhar de segunda a segunda feira recebendo o mesmo salário acordado nas 44 hs . Isto está correto? Ah e ela não está me deixando assinar folha de ponto pois segundo ela a mesma fez anotações que empregado foi liberado por empregador por tempo indeterminado. Mas comecei a trabalhar dia 04/12/20. Me ajudem

    • Oi Fernanda, alteração no contrato de trabalho só é válida se você aceitar e a mudança ainda tem que ser benéfica a você. Simplesmente não aceite as novas condições, daí fica a critério do seu empregador continuar ou não com seus serviços.

  34. Boa tarde, sou professor, meu contrato de trabalho é de 15 horas semanais, não obstante, estou trabalhando de 20 a 25, como faço para requerer o ajuste salarial.

  35. Gostaria de tirar uma dúvida.
    Fui contratada por uma empresa tercerizada sou Auxiliar de Enfermagem estou trabalhando na Ubs horas de segunda a segunda 1465,00.
    Isso está certo ?
    A empresa relata que não tenho direito de folga e nem de receber o domingo trabalhado .

    • Oi Aline, não existe nenhum trabalho que não tenha direito a folgas. Precisa ter ao menos uma folga semanal e pelo menos um domingo por mês. Sobre o domingo trabalhado só não teria direito caso a jornada for de plantão, tipo 12×36.

  36. Bom dia, eu sou recepcionista de uma clinica veterinária 24 h. Aqui na recepção sou eu e mais uma recepcionista, revezamos o horário de 8 ás 15 h e a outra pega de 15h ás 22 h. Sendo que temos um final de semana de folga a cada 12 dias trabalhados. Por lhe dar diretamente com o cliente esta muito exaustivo, então conversei com os donos da clinica, ela disse que poderíamos pegar na escala de 2×2, trabalhar 2 dias e folgar 2 porém teria que ser de 8 ás 22 h direto com 1 h de almoço e 1 h de janta segundo ela totalizando 12 h trabalhadas. Achei um horário absurdo para 2 dias, e aleguei que teríamos que trabalhar 12 h cada dia com intervalo de 1 h e folgar dois e ela disse que eu iria ficar devendo hora semanal. Gostaria de saber quem está certa? qual é o certo? existe essa escala de 14h com intervalo de 2 h diárias e depois 2 dias de folga? Não sei se seria melhor continuar na escala 12 dias por 2 de descanso, acho que 2 dias de 8 ás 22 h vai ser muito exaustivo. gostaria de saber meus reais direitos.

    • Oi Vanessa, primeiramente não existe regulamentação para essa jornada de 14h. Em casos muito específicos pode-se criar tal jornada, mas isso só com anuência do Ministério Público do Trabalho num acordo coletivo com o sindicato da categoria, mas com certeza isso só seria aceito se comprovada a extrema necessidade dessa carga horária, o que com certeza não é o caso.

      Se estipular a jornada de 12h necessariamente precisa ter 36h de descanso na famosa escala 12×36 que foi expandida e permitida para mais categorias desde a Reforma Trabalhista de 2017 e pode ser aplicada sem problemas.

      Para alterar a jornada descrita no contrato de trabalho precisaria de um termo aditivo de contrato de trabalho assinado pelos funcionários.

      Vai da sua empresa ajustar a escala para cobrir todos os horários de funcionamento.

  37. Trabalho na recepção de um Hotel pequeno, trabalho das 18:00 até às 07:00 da manhã, totalizando 14 horas de expediente e recebo 1 salário mínimo, gostaria de saber se isso está correto, se o meu pagamento condiz com a minha carga horária, se não, quanto eu deveria receber!

    • Oi Erick, sobre valor de salário só se estipulado em acordo ou convenção coletiva, fora isso o valor é o que você aceitar receber com a empresa por seus serviços, claro, desde que não fira direitos fundamentais da CLT. Sobre a jornada de trabalho que com certeza está errado. Não é permitido jornada de trabalho de 13h por vários dias seguidos sem folga. Se sua jornada for de 12h, deverá ter 36h de descanso no mínimo.

  38. Olá, estou trabalhando como vigilante das 9:00 as 19:00 de segunda a sábado, nunca trabalhei como vigilante, está certo essa carga horária?

  39. Boa tarde, trabalho em uma clínica de odonto e trabalho 3 dias das 8:30 as 20hs outros 2 dias das 8:30 as 18hs com uma hora de intervalo e um sábado sim e um não das 8:30 as 17hs sem horário de almoço. É certo uma carga horário assim?

    • Oi Nataliane, está dando 48h semanais só de segunda a sexta. Se seu contrato é 44h semanais está ultrapassando e essas horas deveriam ser pagas como extra, fora que não existe trabalhar tantas horas sem intervalo.

  40. Boa tarde, tenho uma dúvida. Trabalho no regime de 12×36. Na planilha de horários está entrada 06:00 saída às 18:00. As vezes acontece de entrar trabalhar às 02:00 da manhã, só que o patrão quer que eu bata o ponto de saída às 14:00 para não gerar horas extras. Ele pode fazer isso,????
    Sou funcionário público…

  41. No comentário do contrato tosco e mal redigido, me esqueci de informar que em 2019 no holerite a descrição era “horas Normais” e a referência “220”, e agora em 2020 a descrição é “Dias normais” e a referência “30”.

    • Isso talvez seja pior ainda, já que não poderiam alterar o contrato de trabalho sem aprovação do colaborador. Referência 220 como horas normais está correto.

  42. Olá!
    Antes de tudo, parabéns pelo site, cumpre perfeitamente o propósito de divulgar informações trabalhistas de forma clara. O trabalho de vocês está excelente!
    Agora minha questão, em junho/19 meu marido começou a trabalhar em uma loja de acessórios automotivos, ele é instalador de película para controle solar. E desde que ele assinou o contrato eu me incomodo com forma do empregador lidar com as regras de contratação, primeiro que o contrato diz ipsis litteris: “O horário de trabalho do EMPREGADO será o seguinte: Início do Expediente: 08:00, Saída para intervalo: 12:00, Entrada Intervalo: 13:00, e Final do Expediente: 18:00.”, não especificando os dias a serem trabalhados, e ele cumpre o horário descrito de segunda à sexta e ainda trabalha aos sábados de 8 às 13hs, fora as horas extras, já teve dias da semana em que ele trabalhou até às 9hs, e nos sábados, são raros os que ele sai antes das 15hs. Eu já sabia que estava errado, porém como meu marido precisava, e precisa, trabalhar, ele disse para deixar como estava. Mas passado mais de um ano, além da jornada de trabalho estar errada, o empregador se recusa pagar horas extras, que são muitas, e não estabelece o banco de horas. Essa situação gera em mim um forte sentimento de injustiça, porque meu marido é profissional e dedicado no que faz.
    Minha dúvida é se o fato dele ter assinado esse contrato tosco e mal redigido influencia no fato das horas descritas estarem em desacordo com o estabelecido na CLT.
    Quero ter certeza dessa informação antes de me sentar com ele e decidirmos o que fazer em relação a isso.
    desde já agradeço a atenção de vocês.

    • Oi Janet, primeiramente muito obrigado pelo elogio, é isso que nos dá força pra melhorarmos a cada dia.
      Você está certa sobre essa jornada de trabalho, ele está fazendo no mínimo 50h semanais sem pagamento de horas extras. Digamos que esse estranho contrato de trabalho queira dizer 44h semanais, são ao menos 6 horas extras por semana que deveriam ser pagas.

      O ideal é sempre conversar com o empregador a respeito, se não houver entendimento e se o desejo dele seja sair da empresa, pode procurar orientação jurídica para futura ação trabalhista de pagamento de horas extras retroativas, além de outros aspectos dessa relação trabalhista.

      Mas lembre-se de que pra isso terá que comprovar de alguma forma todas essas horas extras.

  43. Bom dia!!!
    Trabalho em uma clínica na área odontológica de segunda a sexta-feira! A clínica não abre nos sábados…pode ser feito um acordo entre empresa e empregado para fazer 40horas semanais, 8 horas por dia, 200 horas por mês?

  44. Bom dia trabalho em hotel dia sim e outro não entro as 19:00 e saio as 07:00, nesse caso tenho direito a folga, pois qdo trabalhei hospital nessa mesma função de recepção dia folga por mesmo fazendo mesmo horário, pode me orientar.

    Atenciosamente

  45. Minha dúvida é sou Biologa e trabalhava 24 hs semanais por ser área radioativa ,só que meu contrato são de 44 h semanais .me votaram pra cumprir as 44h isso é legal perante a lei numa área de radiação ionizante?

    • Oi Marli, a jornada de trabalho especial só contempla quem opera o equipamento e não quem trabalha no setor, normal.

  46. ola, boa tarde!!!

    Na função de cozinheira, é possível fixar horário de trabalho das 05:30 as 07:00, das 09:30 as 12:45 e das 15:30 as 18:45, aos sábados das 05:30
    as 07:00 e das 09:30 as 12:00, já que esses horários equivalem a 44h semanais

  47. Bom dia tenho uma dúvida
    Fui contratado para trabalhar em uma empresa em 2018 meu contrato é de seg a sexta das 6:50 as 16:38 eles podem mudar minha jornada para seg a sábado?

    • Oi Bruno, só se você aceitar a alteração de contrato de trabalho e ainda teria condições. Veja o que diz o Art 468 da CLT:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

  48. Prezados(as). Gostaria que fosse esclarecida uma informação referente ao descanso semanal previsto no artigo 67 da CLT.
    Verifiquei que na escala de trabalho, existe a possíbilidade de realizar a escalas 12h x 36h, porém, em uma semana, só é possível a realização de 3 plantões de 12 horas.
    A realização de um quarto plantão, somariam 48h semanais, com direito as horas extras (4h), mais as horas referente ao DSR.
    Veja que a reforma trabalhista não acabou com o descanso semanal previsto no art. 67. Esse dia, quanto trabalhado, é considerado como compensado (sem a remuneração devida), porém, o descanso ainda existe, e é um direito do trabalhador.

    • Oi Renato, não tem direito a horas extras exatamente pelo que você falou e o que está escrito no artigo Como funciona a jornada de trabalho 12×36 de acordo com a Nova CLT segundo o artigo 59 da CLT: “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

      Resumindo no fechamento da folha o total de plantões não ultrapassa o total de horas.

      • Oi Eu trabalho no comércio de segunda a sábado das 8 horas às 6 horas da tarde ganho r$ 1000 esse horário e esse salário estão certas e eu já não aguento mais eu não sento trabalho em pé eu quero pedir as contas eu já não aguento mais!!!

        • Oi Verônica, se não há piso salarial estipulado para sua categoria o salário é o que você acordar com a empresa, fica a seu critério exigir mais ou pedir demissão.

  49. Boa tarde novamente!

    Eu gostaria de saber se é possível seguir o regime de trabalho 7×7, trabalhando uma semana e folgando uma semana? Pois li algo não autorizando a pessoa a trabalhar mais de 6 dias seguidos sem ser uma folga na sequência.

    Desde já, obrigado!

    • Oi Gabriel, diretamente não, precisa ter uma folga semanal. A única forma seria um acordo coletivo com mediação de um sindicato e anuência do Ministério Público do Trabalho e mesmo assim acho difícil dependendo da categoria.

  50. Oi trabalho de segunda a domingo de 13h as 21h,não temos horário de almoço e nem refeitório.E quando eu trabalho domingo eu perco a folga da semana.Quando isso acontece fico 8 dias trabalhando direto.Isso esta certo?

    • Oi Flavia, precisa ter pelo menos uma folga na semana, além disso a empresa é obrigada a fornecer um local limpo, com cadeiras e todas as condições para o intervalo.

  51. Tenho uma dúvida. trabalho em um laboratório como técnica de laboratório com jornada de 44 horas semanais. Por motivos pessoais solicitei redução da jornada, bem como, redução de salário para 36 horas semanais. Em meu setor outras pessoas já fizeram este procedimento anteriormente. No entanto a gerência alegou que não poderia fazer este procedimento por que 20% dos funcionários já terem feito esta mudança. Isto procede/

    • Oi Eliete, fica a critério da empresa aceitar seu pedido ou não. Eles não são obrigados a alterar seu contrato de trabalho, embora seja uma ótima atitude para manter um funcionário satisfeito.

  52. Olá boa noite!
    Tenho uma dúvida!
    Gostaria de saber se caso eu cumprisse as 44 horas semanais entre segunda á sábado, se eu trabalhar no domingo no plantão de 12 horas seria considerado hora extra? mas na semana seguinte eu não trabalharia nem sábado nem domingo.
    A empresa pode fazer um contrato estipulando como parte da jornada de trabalho um domingo sim e um não de trabalho sem considerar hora extra?

    • Oi Gabriel, pode sim, isso se chama banco de horas. Você trabalha um pouco mais em alguns dias para folgar outros, normal.

  53. Olá, tudo bem? Se eu trabalhar uma carga horária de 18h semanais, eu tenho direito a um salário mínimo ou o valor pode ser menor?

  54. Olá,

    Gostaria de saber se a jornada de trabalho de um funcionário pode ser diferente da dos demais da empresa (privada) se for negociada em contrato de trabalho ?

    Atenciosamente.

    Marcela

  55. Tenho uma dúvida sobre a jornada de trabalho. Sou médico e trabalho 24 horas semanais. Ao assinar o contrato com o hospital foi definido meu horário de trabalho – terças feiras pela manhã (7-13), quintas-feiras à noite (12h) e domingos durante o dia (12 horas) em semanas alternadas. Pode o hospital, devido à falhas na escala, alterar meus horários de trabalho de acordo com sua conveniência – por exemplo, solicitando que em uma semana eu trabalhe quarta pela manhã, sexta à noite e domingo à noite, em outra semana terça à noite, sexta pela manhã e sábado durante o dia e em uma terceira semana terça pela manhã, quarta pela manhã, quinta pela manhã e sexta pela manhã?

    • Oi Cristian, se foi definida sua escala em contrato de trabalho a empresa só pode mudar se você concordar e além disso segundo o artigo 468 da CLT essa alteração só pode ser feita se ela for benéfica ao trabalhador.

  56. Bom dia, meu nome é Fabricio é sou registrado como estoquista em uma empresa, trabalho de segunda a sexta das 09:00 às 18:30 com 2h de almoço e aos sábados das 09:00 as 14:00 sem almoco (estipulado pela empresa) q da um total de 07:30hs por dia na semana é 05h aos sabados totalizando 42:30hs por semana.
    Acabei saindo mais tarde vários dias do mês passado e a empresa não me pagou hr extra falando q eu não atingi a carga de 220hs mensais.
    Pode isso? Eu ficar devendo hr para eles, se eles estimularam o horário para eu ficar devendo hr semanal para abater qndo eu precisar ficar fora do horário.
    E fazendo 44hs semanais dificilmente vai bater as 220h mensais no mês. Pq nunca tem 5 semanas completas no mês
    Poderia me explicar. Obrigado

    • Oi Fabrício, as horas que faltam para completar as 220h mensais são devido ao ajuste mensal do DSR. Não trabalhamos efetivamente 5 semanas, mas sim 4,1, 4,2, etc. Para fazer isso que você descreveu a empresa precisaria firmar um acordo coletivo de compensação de horas.

  57. Sou contratada por uma prefeitura que segue o Regime da CLT, porém os contratos são regidos por uma lei municipal totalmente inconstitucional, mas mesmo assim somos obrigados a seguir algumas regras da CLT. Os funcionários concursados que exercem o mesmo cargo que eu fazem 6 horas diárias e eu faço 8 horas e eles exigem que eu faça 1 hora de almoço. Eu posso propor um acordo com a Prefeitura para fazer somente 30 minutos de almoço e entrar no serviço meia hora mais cedo ou existe a possibilidade de eu fazer um acordo de poder fazer as 8 horas diretas e entrando uma hora mais tarde, visto que muitos funcionários concursados tomam café e almoçam dentro das 6 horas trabalhadas?
    E como fica a situação dos contratos públicos por prazo determinado de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal, mas que estão sendo renovados há anos e nos quais trabalhamos mais, recebemos menos e não temos o FGTS recolhido e nenhum direito porque nossas carteiras de trabalho não são assinadas?

    • Oi Elka, sinceramente fica difícil opinar sobre isso porque prefeituras são uma verdadeira bagunça trabalhista e isso piorou ainda mais ultimamente com contratos de contratações emergenciais devido a crise. Vemos aqui mesmo inúmeros casos como o seu nos quais os órgãos públicos simplesmente fingem que não existem problemas. O que posso falar é que se há funcionários no mesmo cargo que o seu, com as mesmas funções, mas com salários diferentes de acordo com a jornada, cabe ação trabalhista para equiparação salarial. Sugiro procurar orientação jurídica com um advogado trabalhista especialista no funcionalismo público.

  58. Olá Boa noite! gostria de saber se um recepcionista de proto socorro pode trabalhar 3 turnos de 12 horas , e folgar 3 dias ?

    • Oi Millene, esporadicamente sim, como escala fixa não por ser uma jornada extensa demais para trabalhar todos os dias.

  59. olá. pode me tirar uma dúvida? antes da pandemia eu trabalhava das 13:00 as 21:00h de segunda a sábado, com o intervalo de 1h de almoço. Mas com a pandemia, meu patrão reduziu minha jornada em 70%, eu agora trabalho 8 dias no mês das 9:00 as 18:30 com o intervalo de 1:00h de almoço, incluindo sábados e domingos!! gostaria de saber se isso está certo ou errado, e o que eu posso fazer sobre isso, obrigado!!!

  60. Boa tarde, obrigado pela resposta!! Então caso o patrão insiste na mudança da escala e caso eu não aceite, e por isso queira alterar meu expediente de trabalho de forma a me prejudicar o que fazer ?

    • Boa noite, trabalho como auxiliar administrativo de segunda a sexta das 9 as 18hrs, meu patrão quer que eu trabalhe dia de sábado sendo que já falei que não tenho quem fique com minha filha, ja estou a 7 meses trabalhando assim, ele poderia descontar de mim se não trabalhar sábado? Caso desconte oq devo fazer?

      • Oi Marcia, com esse horário e descontando a hora de almoço você não chega nas 44h semanais, portanto ele pode sim exigir que você trabalhe no sábado desde que isso esteja especificado no seu contrato de trabalho.

  61. Olha gostaria de sabe o seguinte.
    Meu patrão suspendeu meu contrato de trabalho como manda a lei,o contrato se encerrou.
    Voltei a trabalhar,mas com a redução de cargas horária de 70%,eu não sabia,vim saber uns 15 dias depois.
    A questão e,o governo vai pagar os 70%,e o meu patrão falou que vai pagar os 30%.
    Mesmo eles pagando o 30%,eu tenho que trabalhar normalmente as jornadas de trabalho, ou tenho que ter a redução da jornada mesmo assim?

  62. Olá, meu nome é Jéssica
    Recentemente estarei sendo contratada, com 180 horas trabalhada 36 semanais 6×1 domingo a domingo e 15 minutos de descanso, entrada às 18 horas e saída às 00 hrs com salário de 800… Minha dúvida é está correto o tempo de intervalo e o valor salário.
    Desde já agradeço a atenção

  63. Olá, tenho uma dúvida, minha namorada trabalha em uma rede de produtos para pet como atendente de telemarketing, ela foi contratada como auxiliar de loja, porém não mudaram o registro na carteira ( isso é um caso a parte). Ela folga toda segunda, trabalha terça e quarta dás 8 às 17:40, quinta sexta e sábado dás 8 às 16:20, além de trabalhar um domingo sim e outro domingo não dás 9 às 20. Está tudo correto? Como se encaixa esse modelo na CLT?

    • Oi Leonardo, desde a Reforma Trabalhista de 2017 as jornadas de trabalho foram flexibilizadas, não há mais um padrão a seguir, somente cumprir a jornada mensal acordada em contrato de trabalho. Se a jornada dela for 220h mensais vocês devem calcular todos esses dias trabalhados excluindo os intervalos intrajornada de repouso e alimentação.

  64. Ola eu fui contratada como 12/36 , sendo então 36 horas semanais e mudaram para 44 horas semanais , sem haver alteração de salário nem pagamento das horas q excede do horário contratado. Além do mais não foi conversado comigo nada a respeito disso simplesmente me disseram que partir do dia seguinte eu deveria vir todos os dias , e pra mim assim não dá pois aceitei o emprego especificamente pelo horário de trabalho. Oque posso fazer referente a isso?

    • Oi Elaine, se você não concorda com a alteração você não deve aceitar, daí fica a critério da empresa dispensar você ou manter o acordado em contrato. A alteração pode ser feita desde que não haja prejuízo ao empregado, nos termos do art. 468 da CLT.

  65. Boa noite,
    Trabalho de segunda a sexta no horário das 07:00 as 16:00 e ao sábados de 07:00 as 11:00
    Meu patrão esta querendo adicionar mais 1 dia de trabalho aos domingos. Ou seja Trabalhar de Dom a Dom com 1 folga dentro da semana (segunda a sexta). Esse tipo de mudança pode ser feita de uma hora para outra? sendo que no contrato o domingo esta como folga.

    • Oi Diego, a empresa só pode fazer alteração no contrato de trabalho se você aceitar e assinar o termo de alteração de contrato de trabalho. Além disso a mudança de contrato precisa ser benéfica para o trabalhador para ter validade.

  66. Olá, trabalho em uma padaria onde o meu horário é de 08:00 as 17:00 com 1 hora de almoço de seg a sex e Sábado o meu horário é de 08:00 as 12:00 sem horário de almoço.
    A minha duvida é a seguinte: Pode o patrão alterar o meu horário de expediente de segunda a sexta para 08:00 as 18:00 com 2 horas de almoço??

    • Oi Felipe, havendo a necessidade de o empregador alterar o horário de trabalho, o mesmo poderá impor tal alteração, desde que não haja prejuízo ao empregado, nos termos do art. 468 da CLT. Como você deixará de trabalhar aos sábados, essa mudança não trará prejuízos a você.

  67. Oi boa noite .. Eu pego das 7:30 da manha as 17:00 horas da tarde, com uma hora de almoço e de segunda a sexta feira, e no sábado das 7:30 as 12:00 horas .. isso todo mês, gostaria de uma ajuda pra saber se esta certo isso, por favor ! Eu trabalho num material de construção .

  68. Bom dia, trabalho em uma empresa onde trabalhamos na seguinte escala:
    Folgamos um final de semana inteiro sabado e domingo e no seguinte trabalhamos de no final de semana sábado e domingo, ou seja quando trabalhamos no final de semana trabalhamos: segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira… Nunca trabalhei assim antes e queria saber se está correto, pois sinto que ficamos muito sobrecarregados ao trabalhar 12 dias seguidos.

  69. Boa noite trabalho em uma padaria estou trabalhando 48 horas semanais e não recebi nada a mas por isso já q a jornada e de 44 horas o q devo fazer

    • Oi Magalhães, converse com seu empregador para remunerar as horas extras. Caso seu desejo seja sair da empresa, pode conversar com um advogado sobre essa situação.

  70. Trabalho das 22 horas até as 07 com 1 hora de janta de segunda a sexta este horário está correto ou temho direto a 1 hora extra por dia

  71. Boa Tarde
    Se eu pego as 7:30 da manhã de Segunda a Sexta meu horário correto de largar é as 17:18 com direito a 1 hora de almoço?

  72. Bom dia, preciso tirar uma dúvida, recentemente o meu horário de trabalho foi alterado das 17:30h às 02:00h para às 18:40 às 02:00h, e mesmo assim o meu empregador pediu para que eu fizesse 1h de intervalo, no texto acima eu li que a cada 7h trabalhadas no período noturno conta como 8h, a minha dúvida é, está certo esse horário? Porque se eu fizer 1h de intervalo vou estar trabalhando 6h diárias, e se caso eu precisar fazer horas extras ele pode abater nessa 1h que eu tiro diariamente?

    Desde já, obrigado!

    • Oi Maikon, só conta como jornada o período efetivamente trabalhado, portanto desconta-se intervalos. Segundo que no seu caso não são todas as horas como noturnas, somente o período após as 22 horas. Diante disso só teria que ser feito um ajuste na folha para hora de entrada e o total de horas semanais e mensais e isso não interfere nas suas 4h noturnas das 22 as 02 da manhã (observação: que horário ingrato).

  73. Olá, eu sempre trabalhei 6 horas por dia , agora meu patrão quer que trabalhe 7 horas por dia sem aumento de salário e nenhuma anotação na carteira , isso é correto? Devo trabalhar sem receber a mais ? E se caso não possa trabalhar as 7 horas ele pode me mandar embora por justa causa ? Detalhe , no contrato não estipula carga horário, só fala que ele pode escolher o horário , como matutino ou vespertino, quero saber se essa carga horário está correta.ele disse está correto por que é a nova lei trabalhista, os funcionários novos estão entrando e trabalhando as 7 horas por dia , mais o meu contrato foi feito antes em 2017.

    • Oi Poliana, se você foi contratada para 6h diárias deve cumprir essa jornada e a empresa remunerar por essa jornada. Caso aumente seu horário de trabalho teria que fazer um aditivo de contrato de trabalho com acordo individual alterando o horário anterior e remunerando por essa hora a mais, você deve concordar, já que segundo o Art 468 da CLT:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

      Isso não é motivo para justa causa. Você pode não aceitar essa mudança.

  74. Boa Noite!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Trabalhava em uma escola sem carteira assinada no regime de contrato como Orientadora Pedagógica, sem carteira assinada. Passado uns meses me ofereceram a vaga de diretora, visto que a diretora tina sido demitida , eu aceitei. Essa diretora trabalhava três vezes por semana com carteira assinada e com uma carga horária de 18 horas semanais,entretanto a minha foi assinada apenas falando a hora que eu entro e a hora que saio da escola das 08 às 17, mas não fala da carga horária, perguntei a dona da escoa e ela simplesmente me disse que são todos os dias e sem nada especificado na carteira e nem no contrato. A minha carteira ainda veio especificado que eu faria serviço social, isso está certo?

  75. Olá. Bom dia,
    Vocês poderiam por gentileza me auxiliar com a seguinte dúvida:
    Trabalho das 00:00 às 08:00, realizando o cálculo 8 / 52,5 * 60 = arredondando da 9,14. Minha carga horária está correta? O regime de trabalho, conforme a convensão é 40 horas semanas.

  76. Olá bom dia, minha dúvida é a seguinte. Um enfermeiro trabalha na empresa 12×36 porém entrando as (7:30 e sai as 20:30) gerando 13 horas trabalhadas, com 1 hora de almoço. Não recebe por insalubridade mesmo trabalhando em uma enfermaria. Minha dúvida, isso está correto dentro das normas. Obrigada

    • Oi Francisca, não. Teria que receber insalubridade grau médio e não poderia trabalhar 13 horas fixo todos os plantões já que o horário de almoço é incorporado ao horário na jornada 12×36.

  77. Gostaria de saber uma duvida fui mandada embora e e colocaram no meu aviso 2 horas a menos do meu horário antes eu entrava das 09:00 as 17:20 como fui mandada embora a Minha supervisora disse que tenho que entrar no horário das 07:00 as 15:20 Está certo esse horário e são quantas horas trabalhadas quando está se comprindo aviso

  78. Ola, trabalho na rua de moto . A carga horaria de trabalho é semanal é de 44 horas, porem nao ha trabalho suficiente para trabalhar as 44 horas. Agora estão fazendo trabalhar aos feriados e dizem que vai descontar no banco de horas. Isto é correto?

    • Oi Paulo, se você foi contratado por 44h semanais mas não cumpre fica sim devendo, mas o pagamento de horas deveria ser em dias úteis, ou então com um grande desconto no banco de horas em casos de trabalho nos feriados.

  79. Boa tarde!
    A minha esposa trabalha numa franquia de telefonia no horário das 08:30 às 18:00 horas de segunda a sexta com 01:30h de almoço e no sábado das 08:30 às 12:00 horas como gerente. Hoje a proprietária da empresa que possuí outras lojas comunicou que a partir de agora, todos os primeiros sábados do mês a loja ficara aberta até às 17 horas sem alteração de remuneração.
    Pelos cálculos ultrapassa as 44h semanais, isso pode.

    • Oi Yuri, sem pagar claro que não. Teria que pagar as horas extras correspondentes ou criar um banco de horas.

  80. Bom Dia
    Queria sabe se tenho algum direito
    Pra sai mais cedo eu. Trabalho em uma cidade mais moro em outra e dependo de ônibus pra ir embora minha jornada de trabalho e de 44h semanais entro das 08:00 da manhã e saio 18:00 da tarde com uma hora de almoço queria saber se eu teria algum direito de sai pelo menos 15 minutos mais cedo

    • Oi Bruno, não há previsão dessa situação na legislação e sinceramente nem precisa ou pelo menos nem deveria precisar. O ideal é entrar em acordo com o empregador para melhorar essa situação, ver se há possibilidade de sair mais cedo e pagar esse tempo no almoço ou algum outro tipo de solução. Converse com sua empresa sobre a questão.

  81. Boa Noite. Poderia me ajudar?
    Trabalho como secretaria numa clinica, das 19 horas às 00:00, tem dias que até 1:00 da manha, queria saber quais os meus direitos em relação a valores? Eles me pagam meio salário.

  82. Bom dia!!

    Eu fui contratado por uma empresa terceirizada dos Correios para fazer entregas de mercadorias pela cidade. A cidade é pequena e com apenas 1h de serviço por dia já está concluido. Eu estou sendo registrado com apenas 7h trabalhadas por semana ou 22 horas trabalhas por mês. Em qual tipo de registro eu me enquadro?

  83. Ola, eu trabalho numa padaria e a carga horária e de 8 horas trabalhadas e uma folga por semana, depois da pandemia eles informaram que o horário iria mudar para 12/36, mas no dia e falaram que o horário é 13/36, quero saber se isso é certo?

  84. Boa noite.sou cozinheiro de restaurante fiz acordo de suspensao de contrato por dois meses ,So que quando eu voltar agora no inicio de junho o patrao quer que eu trabalhe de 8 asas18da tarde com salario reduzido.antes o horario era das14 as22 eo salario era normal.eu tenho q aceitar isso.vou trabalhar 2 hrs a mais com salario reduzido

  85. Bom dia !Minha filha trabalha em uma padaria o horário dela e das 14:00 as 23:00 e não tira horário de janta,ela voltou da licença maternidade e está trabalhando das 14:00 as 22:00 ,gostaria de saber qual o horário certo pra ela trabalha depois que ela volta ao normal e quantos meses ela tem direito a amamentação . obrigada!

    • Oi Sueli, a empresa me parece estar cumprindo o estipulado em CLT:
      “Art. 396. Para amamentar seu filho, inclusive se advindo de adoção, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais de meia hora cada um.”

      Se está trabalhando uma hora a menos chega nesses dois intervalos de 30 minutos.

      Essa jornada sem intervalo que pode estar errada se a empresa não remunerar o horário de intervalo, já que acima de 4h o empregado tem direito a intervalos. Aqui explica melhor: Horário de almoço, café ou pausa entra no cálculo da jornada de trabalho?

  86. Bom dia e Excelente matéria! Estou com uma dúvida e gostaria de uma ajuda pra resolução dela.
    Sou contratado como CLT auxiliar ADM, porém sou um faz tudo e lido com vendas e público. Atualmente trabalho das 9 hrs às 18 hrs de segunda a sexta e aos sábados das 9 hrs às 13 hrs folgando sempre nos domingos e feriados. Cumprindo as 44 horas semanais.
    O big boss, quer alterar a jornada das 9 hrs às 18 hrs segunda a sábado e aos domingo e feriados das 9 horas as 15 horas com uma folga semanal. Está dentro da lei? Está correto? Caso não esteja, como devo proceder?

    • Oi Paulo, pode-se alterar a jornada de trabalho descrita no contrato de trabalho, mas você precisa aceitar essa mudança e ela precisa ser benéfica ao colaborador segundo o Art 468 da CLT:
      “Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

  87. Como calcular o salário de um servente que cumprirá carga horária efetiva de 18h semanais, atuando na limpeza de um prédio?

    Grato

  88. Boa noite me tire uma dúvida. Minha jornada foi reduzida em 50%. Me informaram que para que eu venha ter folga terei que trabalhar 44hrs equivalente a 11 dias trabalhados com a carga horária de 4hrs por dia. Esta certo? Ou tenho que folgar semanalmente

  89. Oi queria saber o seguinte eu trabalho de 8 às 17 com 1 hora de almoço É no sábado mais 4 horas agora foi reduzido 25% do meu salário qual será meu horário agora? Ps: com e sem o sábado?

  90. Bom dia, trabalho em uma escala de 180 horais mensais, trabalhando 6×1, sendo a folga no fim de semana por escala, no domingo ou no sábado, eu poderia trabalhar 5 dias por semana 6 horas e a cada dois fins de semana um dia de 12 horas pra não trabalhar todos os fins de semana?

  91. Trabalho em uma empresa sem carteira assinada! Entro as 13:30 e saio as 20:00 de segunda a sabado ate as 20:00 tbm! E trabalho um domingo e folgo outro!como calculo as hrs e ta certo isso?

  92. Oi…
    Eu tenho um contrato de 32hs (4 dias da semana), e estava trabalhando 7h corrido!
    me falaram que tenho que trabalhar 8h por 7h hs corrido vai falta horas,
    poderia me informa esta questão de horas se trabalh 7h nao seria no fina 8 hs por que nao almoco alguem poderia me ajudar com esta informaçao, e se tem alguma lei que explique essa questao de carga horarias

  93. BOM DIA ME CHAMO DANIELA….TRABALHO A 3 ANOS EM UMA CLINICA COMO RECEPCIONISTA…TRABALHO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 09:00 AS 19:00 ISSO ESTA CORRETO?

  94. Boa tarde
    como faço a conta da remuneração de um empregado com a função de operador de maquinas, que antes tinha a carga horária das 6h ás 12h, e agora vai ter das 22h a 4h00?
    Qual a mudança da remuneração que ele vai ter?

  95. Bom dia,
    Minha jornada e das 8:00 às 17:48
    Tive a redução de 70%
    Quantas horas deve trabalhar por dia enquanto tiver ativo o contrato de redução ???

    Grata

  96. Olá, para a contabilidade e cálculo de redução de jornada, é necessário considerar o domingo na modalidade 5×2? Por exemplo, trabalhamos das 7:10 às 11:40 e das 13:15 às 17:33, devo reduzir as horas do domingo e distribuir nos outros dias da semana?

  97. Bom dia.
    Trabalho 44h por semana de segunda à sexta 8:48 h por dia, com a pandemia assinei acordo de redução de 70%.
    A base mesal é de 220h.
    Por exemplo, no mês de maio sem redução da jornada eu trabalharia 20 dias, com essa redução de 70% quantos dias ou horas irei trabalhar?

    • Oi Marcelo, se a redução mantiver os dias trabalhados daria uma jornada diária de umas 2h e 40 minutos mais ou menos e o mesmo número de dias trabalhados. Talvez não seja interessante manter uma jornada tão curta assim, então depende das necessidades da empresa. Algumas estão criando escalas de folgas com várias horas em um ou dois dias e o resto de folga.

  98. Trabalho de seg a sab das 07:45 as 16:10 com 1h de intervalo, se em um dia esporádico eu faça 6h seguidas, essas duas 2h faltantes terei que pagar? ou fica como se eu tivesse trabalhado as 8h do dia?

  99. Olá, as redução de jornada e salário possibilitada pela MP 936, não deixa claro como poderá ser feito o cálculo desta redução quando existe um feriado na semana.Considerando uma jornada de 44 semanais, 25% a menos, corresponde a 11h. Quando temos um feriado, a conta da redução permanece a mesma 11h sabendo que o feriado é abonado? ou eu ffaço 44 – 8,8 – 35,20 x 25% – o que daria direito a apenas 8,8 horas de redução (folga).

    • Oi Eliana, não cita porque não muda nada em casos de feriados. Se o feriado era abonado continuará sendo, só mudam os valores do cálculo do DSR mas o direito ao descanso no feriado ou hora extra 100% continuam normalmente.

  100. Olá, boa tarde! Poderia me ajudar com dúvida sobre banco e horas?

    Eu tenho e-mails que recebi o DP sobre a quantidade de horas que eu tinha no banco(Imagem do sistema). Porém, depois de algum tempo foi solicitado o banco de toda a equipe, porém; foi nos enviado um valor de horas bem abaixo do que sabíamos que tínhamos. Todavia a informação veio no corpo do e-mail e não mais sistema. Segundo um colaborador do DP a diminuição expressiva do banco de horas se deu por conta que eles perceberam que o sistema não estava computando direito as horas registradas, não estava “subtraindo” em casos que fossem necessários, etc. (Observação: sistema que já era utilizado há muitos anos pela empresa).

    A partir daí o controle do Dp começou a ser através de planilha de Excel. Ao qual foi nos encaminhado, porém, eu mesmo identifiquei erros nas formulas ao qual não estava contabilizando corretamente.

    A minha dúvida é o seguinte: Como eu fui demitido, e estou em processo de homologação, etc.

    Quando se vai homologar, o sindicato averiguá os dados de banco de horas para serem pagas através de dados mas precisos? (Tipo imagem de sistema)ou se a empresa passar que tenho tal valor de horas. Cabe a mim discordar ou não, para que aja uma correção/acordo? e só a a partir daí que eu assino os papéis.

    Desde já agradeço a vossa atenção.

    • Oi Wellington, o procedimento de homologação em um bom sindicato, traz segurança jurídica para ambas as partes. Na hora da homologação o intermediador do sindicato irá verificar o termo de rescisão na qual estarão listadas todas as verbas rescisórias discriminadas. Ele confere se está de acordo com a convenção coletiva vigente e pergunta a você se está faltando algo na rescisão. Esse é o momento de falar sobre esse erro do banco de horas.
      Em alguns casos a empresa oferece um acordo extrajudicial para conciliar a questão, mas em todo caso o sindicato irá lhe orientar sobre tudo isso antes da assinatura.
      Na homologação leve esses comprovantes do banco de horas e emails impressos.

  101. Boa noite, trabalho segunda a sexta 12:00 as 20:00 sem horário de almoço e sábado 09:00 as 13:00.Isso está correto, quais os meus direitos.

    • Oi Jaqueline, pessoas que trabalham com jornada inferior a 4h, o empregador não é obrigado a conceder o intervalo. Entre 4h e 6h, o regime CLT especifica que a empresa precisa conceder um intervalo mínimo de 15 minutos. Jornada de trabalho entre 6h e 8h, tem direito a um horário de descanso de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas. Leia mais aqui.

  102. Boa noite.
    Coma carga horário reduzida para 30% quantas horas funcionário tem que trabalhar por dia?
    E quando horas ficaria trabalhada por mês?

  103. Na minha empresa (comércio) instituiram 46horas semanais (segunda a sábado), alegando que não ultrapassam as 220h mensais…é correto ou ilegal? qual medida nós funcionários devemos adotar?

  104. Boa Noite, em uma jornada de 66h mensais qual seria o correto de horas na semana?
    Eu poderia criar o turno 8:48 por 7 dias mais 4:24 para 1 dia e completar as 66h mensais?
    Ou é necessário trabalhar todos os dias na semana e completar as 66h mensais ?

    EX: 7 dias x8:48 = 61:36
    1 dia x4:24 = 4:24 = totalizando 66h mensais.

    O colaborador trabalharia 8 dias no mês e folgaria os demais seria possível ?

  105. Boa tarde, Trabalhei em uma metalúrgica por 3 anos com a compesação do sabado, trabalhavamos 8 horas e 48 minutos de segunda a sexta, porém não existia nenhum acordo nem verbal muito menos escrito, nem individual nem coletivo, não existia nenhuma homologação de acordo, nenhum documento assinado, em uma ação trabalhista, posso vir a pedir o pagamento de horas extras por não haver nenhum acordo de compensação?

    • Oi Valmir, você pode sim entrar com ação trabalhista, mas você deve ter documentos e testemunhas que comprovem as horas extras. Lembrando que a partir de 2017 com a Reforma Trabalhista caso o solicitante perca a ação trabalhista, ele deve arcar com o pagamento das custas do processo. Um advogado da área lhe orientará sobre o que precisa.

      • Tive minha jornada de trabalho reduzida em 50%, o governo irá pagar parte dos outros 50 certo? Quando a contabilidade foi cadastrar minha conta para depósito do pagamento do governo a conta não foi aceita por não ser nem caixa nem BB, como faço pra receber se não tenho contas nesse bancos?

  106. Bom dia!

    Sou funcionária pública e minha carga horária passou de 20h para 30h semanais, um aumento de 50%. O salário, obrigatoriamente, deve aumentar proporcionalmente? Se o aumento foi menor, em 30%, isso é permitido?

    • Oi Josiele, funcionários públicos seguem regras próprias dos locais onde trabalham, mas pela CLT deveria ter aumento sim.

        • O município não é regido pela CLT, a modalidade de contratação que é. No concurso para a contratação com certeza estava listada a modalidade. Pesquise no Google por modalidades de contratação de funcionário publico que você entenderá as diferenças.

  107. Olá trabalho em um mercado das 8 hs da manha daio 12hr volto as 14 hs e saio as 19 hs de segunda a sabado e domingo das 8hr ate as 13 .. tenho 1 folga na semana. Trabalho a carga horaria certa ? Ela nao me paga hora extra , apenas um salario do comercio .

    • Oi Vanessa, me parece que descontando as pausas fica em 44h semanais mesmo, então normal. Mas seria obrigatório ao menos um domingo por mês de folga e ajuste no DSR desses domingos trabalhados.

  108. Boa noite…eu estou de aviso..devido a pandemia o comercio esta com horario de 08 as 16 hs …tenho direito a horário de almoço ?qtas horas …minha patroa disse q não..e se caso eu fosse almoçar descontaria no meu pagamento…

  109. Por favor me tirem esse dúvida, eu trabalho como caixa das 13:00 às 20:00 de segunda a sábado tenho 4 folgas no mês, tipo um domingo sim e outro não e uma folga na semana que cai na quarta e fico uma semana sem folga. Quantas horas trabalhadas?? E trabalho dobrando um sábado tipo: tem três caixas me incluindo aí fica um sábado de cada pra dobrar pra fechar a carga horária e tem mês que eu trabalho dobrando dois sábados no mês, não temos horário de descanso só nas dobras.

    • Oi Ana, 7h diárias x 6 dias são 42h semanais + 14h de dois domingos por mês são 56h semanais e ainda teria que incluir esse sábado dobrado. O que ultrapassa 220h mensais é hora extra, sendo que seu intervalo intrajornada (almoço) deveria ser pago como hora extra também com adicional de 50%.

  110. Tenho MTA coisa pra perguntar eu fiz o concurso pra gari no edital não dizia que tinha que trabalha a noite e e no edita dizia que o gari fazia várias tarefas quando chegou na hora me manda pro caminhão do lixo dizendo que o gari era só caminhão do lixo mais não edital não dizia isso e olha a hora do serviço das 08:00 as 12:30 e das 19:30 as 23:00 tá certo esse horário tenho menos de 11 horas de descanso inenterruptos

  111. Bom dia,
    Trabalho de segunda a Sexta da seguinte forma:
    Seg a quinta das 08 às 12 e das 13 às 18
    Sexta das 08 às 12 e das 13 às 17. (soma as 44 horas)
    Não trabalho nos finais de semana.

    A minha duvida é a seguinte:

    Esse mês de março, trabalhei normalmente (4 semanas de 44 horas + 18 horas (dia 30 e 31) da um total de 196, sem faltar nenhum dia.
    A empresa está alegando que estou devendo 24 horas… pois meu “horário é 220″… Está correto isso?

  112. ola, trabalho em área comercial, então todo dia eu estou numa loja diferente e cidade diferente, o tempo que eu me desloco ate a cidade conta na carga horaria de trabalho ?

  113. Bom dia. pretendo colocar meus colaboradores em quarentena e com acordo de compesação de horas de acordo com a MP927, trabalhamos de segunda a sexta, e quando voltarmos a normalidade, gostaria de introduzir o pagamento dessas horas aos sábados, sendo, 8 horas de trabalho no sábado até a compensação total das horas do período de quarentena, entretanto as normas trabalhistas rezam que compensação deve ser feita até o limite de 2 horas por dia, não ultrapassando as 50 horas semanais. Acha que pode ser descaracterizado o acordo tendo esses trabalhos aos sábados?

    • Oi Karina, sinceramente o ideal é consultar seu contador. Nesse momento não há jurisprudência de nada então fica difícil emitir uma opinião do que pode ocorrer.

  114. Boa noite, trabalho como horista em uma multinacional em regime CLT, mas por causa dessa pandemia vamos trabalhar 12 horas de segunda a sexta, e folgar sábado e domingo. Uma semana de 7 as 19, na outra semana de 19 as 7 e depois folgamos uma semana. Essa carga horária é permitida? E teremos uma hora de intervalo. Está correto isso tudo?

  115. Trabalho em uma empresa de contabilidade, no qual não fizemos nenhum contrato formal, apenas verbalizamos. Trabalho de segunda à sexta, de 7:30h às 18h recebendo uma bolsa no valor de R$ 350,00 e trabalhando feriados e aos sábados sempre que solicitado, tenho 1h30min de almoço. Estou há dois meses na empresa e não recebo o pagamento na mesma data que os outros colaboradores, é sempre em atraso. Como posso proceder?

  116. Trabalho em restaurante de domingo a sexta 13 dias consecutivos e folgo um sábado e im domingo, uma jornada exaustiva de de 13 dias trabalhando 8 hrs por dia e as vezes passam de 8 hrs/dia , no sábado e domingo que a outra equipe ta de folga eu/nós trabalhamos 16 horas no sábado e 16 no domingo , no holerite ela registra apenas 18 ou 16 hrs DSR.. sendo que são 2 ou 3 finais de semana que isso acontece dependendo do mês! Está agindo corretamente esta empresa que só no final de semana ultrapassamos a jornada da semana ?

    • Oi Maria, sua jornada é realmente uma bagunça e com certeza você faz muitas horas extras, mas pra saber direitinho só pegando o mês inteiro com todos os horários. Acho que certeza mesmo são as horas extras e o intervalo interjornada não sendo cumprido após essas 16h de trabalho no fim de semana.

      • Tenho uma duvida, a empresa em que trabalho, eles mudaram a forma de nos pagar, antes eles pagavam 220h fixas no holerite mais horas extras, agora mudaram isso e tem meses q não batem as 220h, acabou que estamos ganhando menos

  117. Eu recebi a proposta de trabalho de 12 hr 5x por semana + 2 sábados revezados no mês, posso trabalhar por esse acordo com o patrão? Se sim como calcular o valor diário?

    • Oi Val, na verdade essa jornada de trabalho não existe por ser demasiadamente exaustiva, daria umas 324h mensais. 12h por dia só poderia por períodos curtos, nunca numa jornada fixa (salvo em profissões com acordo coletivo para tal). Ficaria a seu critério aceitar e sua empresa estar preparada pra correr o risco de uma multa e ação trabalhista.

  118. A EMPRESA CONTRATOU JOVEM APRENDIZ MAIOR DE 18 ANOS E A ATIVIDADE É INSALUBRE, COMO PAGAR O ADICIONAL SE A CARGA HORÁRIA É DE 4 HORAS POR DIA?

  119. Bom dia
    Trabalho com registro em CLT contrato de 220 hr mensais
    Trabalho de domingo a domingo minha escala de folga é: a cada 3 domingos folgo um quando trabalho aos domingos tenho a folga na semana mas quando folgo no domingo não folgo na semana dando até 13 dias consecutivos trabalhados, não ganho 100 por cento nem do domingo nem dos feriados( feriados são trocados por folgas , que eu não posso escolher o dia) esta certo isto? Trabalhar 13 dias é desgastante

  120. Posso trabalhar de Babá aos Sábados e domingos e de faxineira as terças e sextas na mesma residencia? A casa é de uma senhora que mora em outra cidade e ela me contrata para fazer as faxinas e a filha dela que mora lá me contrata para o serviço de baba aos sábados e domingos

  121. Boa tarde, trabalho de 08h as 18 h as seg, ter e qui e de 08h as 20h as quartas e sextas. Tenho uma hora de descanso diário. Folgo aos sábados e domingos. É uma jornada legal?Quanto teria de hora extra?

    • Oi Alianne, são 30h + 24h = 54h. Menos 5h de pausa são 49h semanais. Se seu contrato é 220h de referência, então seriam 25h mensais de horas extras, mas depende de cada mês, ajustes, DSR, dias trabalhados, etc.

        • Oi Alianne, há sim sua jornada estaria ultrapassando o intervalo interjornada. Outro ponto é que você não pode trabalhar 12h por 5 dias seguidos fixo, isso pode ocorrer ocasionalmente por uma alta demanda da empresa, mas esse horário não pode ser fixo.

  122. Bom dia
    Sou funcionária pública, não temos no nosso estatuto, nem mesmo na lei orgânica municipal nada que trate especificamente da carga horária, sendo assim acredito eu que deve seguir a CLT, ou estou errada? Vou expor o que está ocorrendo, a classe das serviçais do município sempre trabalhou 07 horas ininterruptas diariamente num acordo verbal de outra gestão, porém no edital do concurso reza 08 horas e recentemente o prefeito fez valer por meio do ponto digital as 08 horas. As funcionárias não ficaram satisfeitas, se uniram e foram atrás o prefeito propôs voltar as 07 horas ininterruptas, no entanto por meio de um projeto de lei para tornar legal as 35 horas semanais, sendo essas 07 ininterruptas diarimanete
    . Gostaria de saber se isso é legal?

    • Oi Claudineia, deve-se seguir o edital do concurso na época da contratação. No caso 7h direto ou 8h só teria diferença na pausa intrajornada de 1h. Já sobre a legalidade fica difícil dizer justamente por ser um emprego público o qual possuem suas próprias regras que mudam de município pra município. De acordo com a CLT é proibida essa jornada de 7h ininterruptas, mas como hoje o acordo individual ou coletivo ganhou muita força, então pode ser legal desde que não tenha problemas com eventuais doenças ocupacionais que possam causar trabalhar sem intervalos.

  123. Olá trabalho em uma empresa de carteira assinada como TI, trabalhamos aqui de seg a sex de 08h às 18h e os fim de semanas temos escalas que nos fazem trabalhar de 08h até às 20h. Gostaria de saber se a empresa é obrigada a me dar um dia de folga, pelo fim de semana trabalhado ?

  124. Bom dia trabalho das 04:00 as 12:00 Não tenho intervalo, carga horária 6×1 sendo que nossas folgas são na semana não aos domingos quais direitos tenho nesta jornada. Aguardo resposta obrigado

  125. Olá me chamo Simone sou funcionária pública aq temos q trabalhar 8 horas eu começo as 5 da manha vou até as 9 retorno as 12 e saio às 16 gostaria de saber se por começas as 5 da manha tenho algum direito ??

  126. Olá! Estou trabalhando em duas empresas, Uma contrato de 38H semanais e outra 20Horas semanais, posso fazer isso?
    Outra dúvida, uma das empresas quer me contratar, porém ofereceu a opção de abrir empresa no meu nome, pagando um valor mensal fixo. Eu perco meus direitos da CLT, qual a melhor opção? Peço um valor a mais e pago autônomo? Vou pagar IR sobre o valor que recebo fixo? Obrigado desde já!

    • Oi Andrew, vários profissionais trabalham como PJ atualmente. A área de TI mesmo é dominada por esse tipo de remuneração. Dessa forma você fica livre pra pagar seu INSS da forma que quiser ou um plano de previdência privado. Pra valer a pena terá que ser um ótimo salário.

  127. Olá! Trabalho de terça a sexta 8 horas por dia e nos sábados trabalho apenas 6 horas.
    Gostaria de saber se essas 6 horas corridas no sábado equivalem as 8 horas de serviço que trabalho nos dias de semana.
    Obrigado

    • Oi Paulo, não. A não ser que durante a semana você tenha 2h de intervalo, daí as 6h do sábado seriam o mesmo que as 6h trabalhadas na semana.

  128. Oi me chamo mateus trabalho 12 horas por dia das 7:00 ás 19:00, com direito a 1:30 de almoço, pela manha das 07:00 as 11:00 um rapaz me ajuda, mas depois desse período eu fico sozinho tendo que cuidar de tudo, caixa, açougue, pão, chão etc.. e folgo apenas dois domingos por mês, recebo 1.000 reais, isso está correto? se não como deveria ser? qual a melhor forma de conversar com meu patrão?

    • Oi Mateus, na verdade está tudo errado nessa sua jornada de trabalho. Você trabalha 10h e meia por dia, com só duas folgas no mês dá umas 300h mensais! Teria direito a pelo menos 80h mensais de horas extras. Fora que com todas essas funções poderia facilmente ser enquadrado em acúmulo de função.

      Converse com seu patrão sobre um adicional para essas funções a mais e o pagamento de horas extras ou o aumento de folgas.

    • ps: trabalho num mercado, to sobrecarregado e cansado quero muito chamar meu patrão para conversarmos e nos acertarmos em relação aos horários mas não sei como..

  129. Bom dia , me chamo Patrícia, trabalho sem registrar ponto , pois tenho cargo de liderança na empresa , mesmo assim tenho que trabalhar 6 dias e folgar 1 ?
    Ou pelo fato de eu ter cargo de liderança e receber
    ” gratificação pelo cargo ” , a empresa opita por eu folgar ou não?

    • Oi Patrícia, sua jornada de trabalho semanal depende do contrato de trabalho que você assinou ao entrar na empresa. Nesse contrato consta seu horário de entrada, saída, benefícios, folgas, escalas, salário, etc. A gratificação pelo cargo pode ser uma forma que a empresa achou de remunerar eventuais horas extras que ocorram devido a extensão de suas funções.

  130. Boa tarde meu nome é Karolaine,
    Trabalho como auxiliar Administrativo de segunda a sexta meu horário é das 8h30 às 18h25
    como 1 hora de almoço, gostaria de saber se esse horaria esta corrento

    • Oi Karolaine, são 49h e 35 minutos menos 5h de almoço o que dá 44h e 35 minutos semanais. Teria que ter um ajuste aí pra esses 35 minutos, como uma pausa para o café ou uma compensação pra sair um dia mais cedo e fechar as 44h semanais e 220h mensais.

  131. Bom dia …
    Gostaría de saber se tenho algunos direito.
    Sou cuidadora nao tenho registro, trabalho aos fins de semana entro no sábado 12:00h e vou sair na segunda feira as 7:00 da manhã onde eu recebo o valor de 1400 reais e quando a semana tem cinco semanas eu recebo 350 a mais.
    Me ajudem se caso eu saia do trabalho que tem 7 meses onde estou tenho algum direito trabalhista.

  132. Boa Noite!! Gostaria de uma informação, trabalho em uma empresa na qual meu contrato era de horista com uma escala 6×4 180 horas mensais, agora a empresa fez uma alteração onde passou para mensalista o salário e alterou a escala para 3x2x2x3 12h chamada escala marshall onde não é mais pago feriado nem DSR porém no holerite vem em 220h!
    Minha dúvida é sobre a carga horária de 180h para 220h não deveria ter uma remuneração para está alteração?
    E preciso de um contrato para este tipo de alteração?
    Na conversão de horista para mensalista o salário teve uma redução no preço pago se comparado na carga horária isso e certo?
    Obrigado pela atenção um grande abraço!

    • Oi Leo, algumas empresas estão implementando a Jornada Marshall já há algum tempo após as mudanças na CLT. Resumindo, trata-se de um 12×36 diferente na qual os trabalhadores podem todos os meses ter folgas de um fim de semana completo (sexta, sábado e domingo). A Nova Lei Trabalhista de 2017 permitiu a flexibilização da jornada de trabalho.

      Sobre feriados e DSR, observando a Nova CLT e a jurisprudência, vemos que o entendimento é de que a folga de 36h já remunera feriados e o DSR não precisando de mais folgas, assim como diz o parágrafo único do Art 59-A da CLT:

      “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

      Só que observe que são permitidas mudanças de carga horária, desde que haja acordo coletivo (sindicato) ou individual por escrito para isso, resumindo você ou sua categoria tem que aceitar a mudança.

      Sobre a redução do salário/hora de horista para integral é normal porque horista geralmente ganha um pouco mais mesmo, o que não pode é horista ganhar menos do que o integral por hora (saiba mais sobre redução de jornada e salário).

      Obs: acho que sua empresa fez isso porque você apesar de ser horista já trabalhava quase integral com 180h mensais.

  133. Boa tarde, meu nome é Eder, sou vendedor em 1 shopping. Trabalho de segunda a sexta de 10:00 hrs as 18:00 hrs com 1 hr de intervalo. E no sábado trabalho de 10:00 hrs as 20:00 hrs. Com 1 hr de intervalo. E domingo de 14:00 hrs as 22:00 hrs.com 1 de intervalo. E sábado e domingo recebo 15$ pra refeição.
    Com 1 descanso na semana. Ou domingo. Gostaria de saber se está correto ????

  134. Boa tarde trabalho numa empresa tenho só duas folgas por mês ou seja trabalho 14 dias para folgar um sendo essa folga no domingo não tenho mais folga nenhuma durante a semana isso é certo?

  135. Boa tarde
    trabalho em uma empresa das 7:00 da manhã as 11:30 e de 12:30 a 17:00 segunda a sábado, e nos feriados e 1 domingo ao mês.
    Essa carga horaria esta correta, quantas horas extras daria e qual valor de cada hora hora extra ? Domingos e feriados o pagamento deveria ser dobrado?
    grata;

  136. Bom dia prezados!
    Trabalho de recepcionista de segunda a sabado das 07:30 ás 15:30 e aos sabados estão pedindo para trabalharmos de 8 ás 18hs. Isso esta correto? Porque vai ultrapassar o limite de 44hs semanais.

  137. Olá boa noite meu nome é Ricardo e trabalho com operador de máquina ok trabalho 45 horas semanal pois o certo é 44 horas das 8:00 as 18:00 há de segunda a sexta com 1 hora de almoço é certo.estou trabalhando 1 hora a mais por semana é certo.

    • Oi Ricardo, se você não tiver nenhuma outra pausa a mais como para café ou outra coisa você está certo, está fazendo 1h a mais semanalmente.

  138. Olá!!! Boa tarde!
    Trabalho sem carteira assinada e este mês vao assinar minha carteira. Trabalho de recepcionista, faço de tudo um pouco! Trabalho das 8h30 as 17h30 de terça a sábado (40h) com uma hora de almoço e eles querem fazer com que seja 44h a semana, gostaria de saber se eles podem colocar para eu trabalhar das 8h30 as 18h (total 8h30 por dia) com uma hora de almoço.
    Ou se por trabalhar sábado não pode ter 8h30 por dia

  139. trabalho com carteira assinada de segunda a sexta, escala de 5×2 com 44h semanais, posso fazer estagio em outra empresa no meu tempo livre??

  140. Bom dia, trabalho na escala de 44horas semanais, de segunda a sábado das 22 às 6:20, com intervalo de 1 hora, gostaria de saber se tem alguma incorreção nesse horário visto que a hora noturna equivale a 52 minutos e 30 segundos

  141. Boa noite mim chamou Cristiane trabalho em uma loja de roupa das 8:00 às 18:00 com 1 hora de almoço de segunda ha domingo sem contrato sem carteira ha loja abre domingo que e opcional aonde eles pagam 35,00 reais das 8 às 12:00 quero saber si tá fora da lei si estou utrapassado da carga horária e si posso opinar de não querer trabalhar domingo sendo que e opcional pelo meu ponto de vista o meu conceito era pra eu trabalhar 6×1 com 2 horas de almoço já que trabalho de segunda ha sábado .

    • Oi Cristiane, você não pode opinar, não pode nada sem seus direitos trabalhistas serem resguardados com registro em carteira, tudo no seu emprego está errado se não é formalmente registrado em regime CLT. Primeiro que essa jornada de trabalho tão extensa fixa não existe, segundo que pagar feriados e finais de semana em dinheiro sem holerite também é ilegal, terceiro que você deveria ganhar horas extras.

      Converse com seu patrão sobre a possibilidade de formalização, se não, caso seja do seu desejo sair da empresa, procure orientação jurídico trabalhista e reúna o maior número de provas possíveis para um processo exigindo vínculo empregatício.

  142. Sou bombeiro civil e trabalho na escala 12 X 36, porém na empresa em que trabalho a rotina diária é de ronda constante, passo praticamente 11 horas andando a pé sem nenhuma pausa de descanso entre as horas, somente 1 hora de refeição e 15 minutos de café, é legal, a empresa pode estabelecer isso?

    • Oi Ronaldo, a não ser que seu cargo tenha NRs (Normas Regulamentadoras) estabelecidas para saúde ocupacional que obriguem a empresa a mudar a rotina de trabalho não há o que fazer. Um exemplo desse tipo de NR é a do telemarketing.

  143. Boa tarde,
    Trabalho em um shoping de 8:45h as 15h, de segunda a segunda com descanso semanal, e a cada dois domingos trabalhados um domingo de folga conforme clt. Com isso recebo R$950,00 na carteira descrito por mês. Esse valor está correto? Como saber se estou recebendo conforme horas, dias ou mês trabalhos? Pois mesmo utilizando o valor do salário mínimo como base, os valores variam dependendo da forma de trabalho. Há também a situação na qual sou vendedora ao que consta na carteira, mas exerço função de caixa e limpo a loja, estaria isso sendo um desvio de função? Poderia me tirar essa dúvida?

    Desde já agradeço.

  144. Bom dia,

    Gostaria de saber a quantidade de hora extra pagas aos porteiros que trabalham de das 18h as 06h, sãos as 12h ou 6h extra?

    por exemplo, os porteiros trabalharam no dia 25/12, seriam pagas as 12h normais de 25/12 ao dia posterior 26/12 (já que é sua jornada de trabalho normal 12×36), ou seriam as 6h do dia 25/12

  145. Bom dia.
    Trabalho em uma escola particular com o registro de auxiliar de serviços gerais, trabalho de segunda a sexta das 07h às 16:48 com intervalo de 1 hora para o almoço
    (12h as 13h).
    Este horário está certo?
    Obrigada.

  146. Olá, sou recepcionista e trabalho 44 horas semanais e 220 mensais em uma empresa de provedor de internet. Mas só recebo 400,00! Tem como eu reivindicar esse valor? (Obs: não tenho nenhum contrato ou carteira assinada)

  147. Olá, eu trabalho 30h/semanais, porém são horarios picados e cada dia um horario diferente, as horas que eu fico no local de trabalho aguardando dar o proximo horario eu teria que receber? Ex: Dou aula das 14h às 15h depois das 16h às 18h, isso acontece várias vezes ao dia fazendo com que as 30h semanais se tornem mais de 50h pois fico lá o dia todo, e é legal trabalhar os três periodos no mesmo dia? (manhã, tarde, noite) obrigada.

    • Oi Juliana, depende do que está escrito no seu contrato de trabalho. Se o pagamento é por aula então não tem direito a receber nada nos intervalos, caso seja horário fixo o dia todo daí teria direito.

  148. Bom dia
    Sou secretaria e trabalho 44 horas semanais e 220 mensais em uma empresa de provedor de internet.
    Fim de semana e feriado tem os plantões, que ficamos em casa com o telefone da empresa caso algum cliente ligue precisando de algum suporte técnico, em modo se “sobre aviso”
    Está sendo feito um pagamento de R$30,00 por fim de semana.Lembrando que isso não está sendo anotado na carteira de trabalho e não nos deram escolha. É correta essa pratica? ultrapassar as 220 mensais?

  149. Bom dia sou cristiani
    Gostaria de saber entrei na empressa em outubro do ano passado 2019 tenho a folga por semana e trabalho 1 domingo e folgo outro gostaria de saber se mudar em relação aos domingo é que meu gerente falou que mudou gostaria de um auxílio trabalho com alimentos

  150. Ola, trabalho em um.aloja de roupas de cama de segunda a quinta de 13:30 as 19;00 e sexta sábado e domingo o horário é 13:30 as 20:00. Folgo toda terça feira pq a loja fecha, esse horário é de inverno. No verão que sao 3 meses, querem q eu trabalhe das 14:00 as 23:00 sem intervalo , sem folgas em nenhum dia, alegando que devo horas, dizendo que dara uma semana de folga a partir de abril. Está correto?

  151. Boa tarde,
    Trabalho como recepcionista em um consultório médico de Segunda a Sabado das 07:30 ás 15:30.
    Só que no mês de Novembro minha patroa pediu para cobrir 10 dias de férias da outra empregada que trabalha das 15:30 ás 23:00.
    Meu pagamento desses 10 dias tinha que ser hora extra?
    Obrigada.

  152. Boa noite! Estou com o seguinte problema: Sou concursado como vigilante da prefeitura. Meu edital, e termo de posse diz claramente: 40 Hrs Semanais…. Em todas as secretarias desta prefeitura os vigilantes trabalham no regime de plantão: 12/36, ou 12/48, dependendo da secretaria, ou da quantidade de vigias. A minha secretaria é a Semusa (saúde) trabalhamos em 3 vigias… neste caso fazemos em média 10 plantões à noite, e 3 durante o dia (finais de semana) totalizando em média 13 plantões de 12 horas por mês. Este é o padrão de praticamente todas as secretarias….
    Primeira pergunta: Tá certo esta escala para um contrato de 40 hrs semanais? (estou perguntando porque nem os advogados da prefeitura têm consenso sobre o assunto)
    Pergunta 2: existe um regime de plantão de 13/36? minha chefe imediata me procurou esta semana dizendo que o secretário de saúde, quer que passemos a entrar no serviço às 18:00 hrs, e sair às 7:00 da manhã. Eu disse pra ela que iria estourar a carga horaria, mas, segundo ela o secretário garantiu que não estoura.
    Pergunta 3: Ele pode nos obrigar a cumprir este horário? (nunca vi uma escala assim: 13/36)

  153. Eu trabalho de seg a sex das 08h até 12h (incluindo o intervalo de 2 horas de almoço), e retorno ao serviço 14h até 18h (esse foi o horario estabelecido no dia da contratação). Porém, eu nunca sair no horario estabelecido, sempre saio 19h. Preciso receber hora extra ou estou devendo horas?
    Incluindo que trabalhei 2 sábados seguidos: 1° sabado: 08 às 19:30 (sem pausa para almoço)
    2° sabado: de 08 às 12h. (Lembrando que essa escala foi referente ao mês de Dezembro/2019.)

  154. Olá, sou carlos henrique sou motorista carreteiro gás medicinal, minha jornada era de 6×2 porém agora a empresa quer passar a fazer 5×1 é permitido isso?, e mais se antes eu folgada 8 dias no mês agora vou passar a folgar 5 correto ? Conscientemente Vou trabalhar três dias a mais com esses dias a mais não vai passar das 220 horas mensais?

  155. OLÁ 1

    sou secretária, trabalho de segunda a sexta, sendo que, meus horarios são
    de segunda a quinta de 10hrs as 21hrs e na sexta de 13 as 17 hrs. meu horario de almoço é de 12h as 13hr.
    esta certo ?

    • Oi Beathris, sim está correto. Você trabalha 40h de seg a qui + 4h na sexta, totalizando 44h semanais referência 220h mensais de carga horária.

  156. Trabalho 4 hrs (17 às 21hrs) de segunda a sexta, e aos sábados 2 hrs (13 as 15 hrs), recebo 550,00 por mês, isso está certo?

  157. Boa tarde trabalho de carteira Assinada 44 horas semanas agora em Janeiro o salário mínimo foi R$1039.00 eu recebo R$105.00 como auxiliar de serviços gerais fui perguntar. Aqui se ia ter aumentado no meu salário porque está abaixo do salário mínimo falaram que não só quando sair o dicidio o que devo fazer

  158. Boa tarde…
    Trabalho em um mercado das 13 as 22. Trabalho dois domingos e folgo 1 e tenho uma folga fixa na semana. E fiquei sabendo que a gente paga a 1 hora de almoço. Gostaria de saber se isso está correto ?

  159. Olá!
    Se eu fizer 40 minutos de almoço, posso compensar saindo 20 minutos antes?
    Ou neste caso não existe compensação e a empresa é obriga a pagar os 20 minutos?

    • Oi Renata, pode sim, ou entrar 20 minutos depois, mas isso depende também da empresa, você não pode decidir sozinha, teria que ter um acordo individual pra isso.

  160. Bom dia!
    Gostaria de saber essa nova reforma trabalhista, pra quem trabalha 12×36.
    Por exemplo eu só técnico de enfermagem.
    Trabalho em um setor que as vezes não tiro hora do almoço as vezes é bate e volta, não tiro intervalo de almoço e não recebo hora extra.
    Queria saber se eu tenho direito de um intervalo de 1hs de almoço? Ou se a empresa está correta agindo dessa maneira?
    Antes eu batia o ponto de intervalo para o almoço e seria hora extra se caso acontecesse bate e volta mais eles tiraram o ponto do almoço pra não pagar hora extra.

  161. Ola, boa tarde, como podemos montar um horário para sair na sexta as 13 horas, sendo que fazemos hoje de Seg a Sex 8:00 as 12:00 13:30 as 18:18….

    • Oi Ricardo, desde que haja consenso num acordo coletivo ou individual para essa mudança poderia sim, por exemplo diminuindo o horário de almoço diário.

  162. Eu trabalho das 6 as 17:30 de segunda a sexta sábado eu folgo e domingo trabalho das 6 as 13:30 tenho direito de folgar um domingo e posso ser paga com apenas 850 reais?

  163. Olá, tenho uma dúvida. Um professor de Educação Física horista em uma academia que funciona normalmente de 6h as 22h. Nos dia 24/12 e 31/12 os donos resolveram reduzir o horário de funcionamento para 9h as 13h e colocaram escala. Os professores que trabalhariam nesses dias após as 13h não irão receber. Isso está correto? Foi decisão dos donos reduzir o horário.

  164. Oii.. trabalho em um mercado sem carteira assinada, das 8:30 a 1:00 e das 2:00 as 6:30 de segunda a sábado faço 55:00 horas por dia
    São 10 hrs extras por semana, é certo descontar no domingo? Sao 216 mensais de segunda a sábado?

    • Oi Edimara, nem entro no mérito de estar certo ou errado, porque sem contrato de trabalho e sem registro em carteira você não tem qualquer direito garantido. Somente após uma ação trabalhista estabelecer o vínculo empregatício é que você terá todos os direitos resguardados que são previstos na CLT, além da sua empresa pagar uma multa por irregularidades. Então dessa forma a empresa paga o que você achar que está bom.

  165. Tenho uma dúvida sou empregada doméstica trabalho 4 vezes por semana uma hora de almoço e folga na quarta feira. Se o feriado cair numa quinta por exemplo eu perco a folga ou fico os dois dias em casa.

    • Oi Helia, feriado é diferente de folga, você não perde a folga por isso, da mesma forma que não perderia se o feriado é na quarta-feira.

  166. Oi trabalho de segunda a sábado, pego de 9:00 largo as 18 horas
    Folgo no domingo
    E no sábado largo as 17. Mas acho que meu horário está muito errado. Pôs não tenho folga sem ser no domingo

  167. Boa tarde, trabalho num hipermercado como operadora de caixa ! Fomos comunicadas que a partir de 02/2020 teremos a carga horária mudada para 12/36 ! .
    Nessa escala teremos direito a folga no mês !? Ou somente as 36 horas de descanso ?
    Eles podem mudar assim , prejudicando vários profissionais .?

    • Oi Suzana, isso está ocorrendo bastante no setor de Supermercados, Hipermercados e comércio varejista em geral. Essa mudança só pode ocorrer em caso de acordo individual ou coletivo, resumindo você precisa concordar com a mudança ou ter um acordo coletivo dizendo isso. Como diz no texto para a jornada 12×36:
      “De acordo com o artigo 59 da Nova CLT, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.”

      No caso da jornada 12×36 as folgas fixas de fim de semana por mês não existem mais. Para entender melhor tudo que eu disse, clique nos links que coloquei no texto pra você.

    • Oi Michele, depende da escala e em qual atividade você trabalha. Se ela se entra como atividade em teleatendimento e telemarketing, penso que se enquadra na NR17 (Norma Regulamentadora 17) que especifica parâmetros para esse tipo de trabalho e proíbe jornada de trabalho efetiva acima de 6h diárias / 36h semanais, salvo em casos de acordos coletivos. Agora se não se enquadra como hoje várias categorias podem aderir a jornada 12×36 então é possível que seja legal sim.

  168. Fiquei com dúvida, eu trabalho das 08h ao meio dia e faço intervalo e retorno as 14h trabalho e saio às 18h mas as vezes fico uma hora a mais, tenho direito a mais 15min de repouso? E hora extra?

    • Oi Francieli, o máximo de intervalo são duas horas, pelo visto você trabalha 8h por dia 40h de segunda a sexta. Se não trabalhar mais de 4h no sábado não tem hora extra.

  169. Trabalho em um restaurante das 11 às 20 com uma hora de almoço e 1 folga por semana é direito à folgar um domingo por mês …
    Está certo??

    • Oi Márcio, se você diz uma folga por semana e folga em um domingo por mês você trabalha na escala 6×1 correto? Neste caso dá 48h semanais e portanto 4h semanais deveriam ser pagas como horas extras. A folga de um domingo por mês é obrigatória mesmo, está na CLT.

  170. Boa tarde, tenho uma dúvida.
    Meu nome e Pedro, trabalho em shopping com uma carga horário de 06:30 dia, meu empregador não paga hora extra e não me deixa colocar na folha de ponto os minutos ou horas a mais que fico na loja sem escolha, faço trabalhos como passar vendas no caixa, realizar depósitos, organizar estoque, e arrumar loja, porém fui contratado para ser vendedor, não recebo nada a mais por nada disso. Durante o mês de dezembro eles querem os vendedores dobrem as cargas horárias sem pagar nada por isso, somente uma compensação de dois dias no mês de janeiro, estou insatisfeito como posso proceder ?

  171. Tenho uma dúvida sou Enfermeira e trabalho 36 hrs semanais (12×36) e presto serviço de Home Care. Não assinaram minha carteira e também não fizeram nenhum tipo de contrato… Estou lá desde janeiro/19 gostaria de saber meus direitos.. principalmente sobre o décimo terceiro que eles dizem que não tenho direito pois trabalho por diária! Sendo que recebi mensalmente temos escalas fixas.

    • Oi Ananda, a partir do momento que não assinaram sua carteira você não tem qualquer direito resguardado e não existe isso de não ter direito porque trabalha por diária, já que mesmo o trabalhador em jornada de trabalho parcial tem todos os direitos trabalhistas previstos, portanto para ter esses direitos só entrando com ação trabalhista de solicitação de vínculo empregatício no qual todos os seus direitos serão resguardados e a empresa condenada em pagar multas trabalhistas. Melhor procurar um advogado.

  172. Bom dia, eu tenho uma duvida.
    Trabalho de 8 às 13:30 de segunda a sexta, no sábado de 8 às 18h. Trabalho um domingo sim e outro não. Só tenho duas folgas no mês (dois domingos) está correto isso???

    • Oi kath, parece estar correto desde que a atividade da sua empresa seja permitida o trabalho aos domingos (comércio geralmente é permitido). O problema dessa jornada é que apesar de poucas horas durante a semana, você trabalha todo dia, então é bem cansativa.

  173. Boa tarde, trabalho de vigilante 12×36 durante o dia (das 6 as 18 hrs), tenho direito a intervalo para refeições? O que é permitido por lei? E qual o piso correto da categoria para o interior do MS?

  174. bom Dia, trabalho 44 horas semanais e tenho dúvida sobre os feriados que caem no meio da semana, por exemplo: natal e ano no deste ano… eu tenho que trabalhar? Eu ganho folga? como funciona isso…

  175. Boa tarde , sobre revezamento de horario no sabado, se trabalhei na sexta ate as 22h , posso retornar no sabado as 8h ?

    • Oi Ricardo, se chama de intervalo interjornada e segundo o Art. 66 da CLT o intervalo deve ser de no mínimo 11 horas consecutivas. Mas veja que isso só acarretaria sanções trabalhistas a empresa em caso de trabalho contínuo, ou seja, se todos os dias você sair 22h e retornar ao trabalho 8h e não somente uma vez por semana ou esporadicamente.

  176. Boa tarde, trabalho de segunda a sexta das 09 as 21
    (12 horas), mas tenho que chegar meia hora antes para abrir. E sábado das 09 as 19 ( 10 horas) nao recebo horad extras, que medidas tomar?

  177. Bom dia… entrei em uma empresa trabalhando 40hs semanais. Com ampliação, mudei para o terceiro turno, trabalhando das 00h15 as 06h15 de segunda a sabado. Mudei meu contrato . Quando retornei para o dia, aumentou minha jornada. Não deveria receber as hs a mais trabalhada? Obs… sou mensalista.

    • Oi Silvio, se retornou para a jornada diurna diária e ela for de 40h semanais não teria porque ter aumento, agora se houve aumento para 42 ou 44h por exemplo aí sim deveria ter um aditivo.

  178. Boa tarde, trabalho em Supermercado de segunda a sabado das 8:00 as 20:00 horas com 2 horas de descanso.
    Totalizando 60 Horas semanais e não recebo horas extras, isso é legal?
    Obrigado desde Já

  179. Boa tarde, sou assistente administrativa em uma empresa de segurança privada .Executo os horários de segunda a sexta das 7:30 as 17:30hs. No momento, estão sem posto para eu trabalhar. A empresa me mandou cobrir um posto no estacionamento de uma universidade privada ficando em pé na chuva e frio das 15hs as 23hs. Gostaria de saber se isso esta certo?
    Falei com meu supervisor , ele disse meu horário era adm e eles podem alterar sem nenhum problema.Liguei no sindicato eles disseram que não é desvio de função, só porque não estou executando atividades administrativas.Pode me ajudar , isso realmente procede?

    • Oi Elisangela, empresas terceirizadas prestadoras de serviços costumam fazer contratos de trabalho no qual pode deslocar o funcionário para qualquer local dentro da região metropolitana onde o colaborador mora. Agora com relação a jornada de trabalho essa só pode ser mudada com seu consentimento em um acordo individual por escrito. Sobre o desvio de função também acredito que não haja mesmo, porque assistentes e auxiliares administrativos possuem várias funções e atividades diferentes, então caracterizar desvio seria bem difícil. Veja aqui a descrição das atividades de auxiliares e assistentes: https://www.salario.com.br/ocupacao/cargos/cbo-411010-cargos/

      Obs: quando precisar de ajuda, orientação, procure uma unidade do Ministério Público do Trabalho (MPT) na sua região. Infelizmente é bem difícil encontrar uma entidade sindical verdadeiramente preocupada com as necessidades da categoria.

  180. bom dia abri uma empresa e estou me atualizando nas leis trabalhistas, gostaria de me informa se a carga horario de trabalho mudou para 12hras, nos abrimos as 8:00 a 13 e das 15: as 20:00 esta correto o horario de trabalho? quando devo pagar hora extra e qual seria o valor?

    • Oi Fernanda, sim muita coisa mudou na jornada de trabalho e nas leis trabalhistas nos últimos anos, mas não são todas as áreas que podem implementar jornada de 12h a não ser em casos de acordo coletivo e individual e ainda teria que pensar em não ultrapassar o intervalo interjornada e o limite de horas semanais. Até por isso quem implementa essa carga horária normalmente faz escalas 12×36 (12h trabalhadas por 36h de descanso).

  181. Boa noute meu nome é Darlan, comecei a trabalhar em um restaurante onde inicio as atividades as 14:30 tenho alguns minutos de intervalo uns 30 minutos e volto ao serviço e largo as 23:00 muitas vezes saio às 23:30, isso de segunda a quinta, de sexta para sábado e de sábado para domingo, fazemos viradão das 17:00 às 6:00 hr no domingo retorno ao serviço às 14:00 e saio às 23:00, tive apenas duas folgas o mês todo uma no dia da semana e outra em um domingo e nada mais isso pode? Agradeço se me responder por favor.

  182. Olá !
    Trabalho com assistente administrativo com carga horária das 08;00 até 19:00 com 2hs de descanso para o almoço , mais na verdade não tenho hora de sair , tem dias que saio às 20:00 , 20:30 , 21:00 e trabalho de segunda a sábado , mais um domingo por mês tenho que ir pra fazer o balanço de estoques sem hora de almoço , e depois tenho que ter um dia na semana pra folgar , se o chefe estiver de acordo , tudo isso esta correto?

    • Oi Fábio, desde que a empresa pague as horas extras normais durante a semana não há problema. E sobre a folga precisaria ver as horas trabalhadas de domingo, até porque a hora extra seria 100%, então se você trabalha no mesmo horário do meio de semana deveria ganhar 2 folgas e não somente uma.

  183. Boa tarde!!!
    É possível uma escala de 6×1, de 6h semanais de segunda a sexta, e no sábado ou domingo (intercalado) de 12h, e 1x no mês para completar as 220h mensais realizar jornada de 12h?
    Trabalho em hospital.
    Grata

  184. Boa noite, tenho algumas duvidas sobre meu trabalho.
    1- de segunda a sexta meu horario eh das 5:40 as 14:00 com uma folga as terças. Sabados e domingos das 5:40 as 14:30 e nao tenho a folga de 1 domingo por mes. Está certo nao ter o domingo do mes?
    2- tenho apenas 20 minutos de pausa para o café.
    3- feriados sao pagos 50 reais em maos no mesmo dia, sem constar em folha.
    4- sou balconista de uma padaria, mas sou obriagada a fazer serviços gerais de limpeza como limpar o chão, lavar os banheiros etc.
    5- nao batemos cartão, nem temos folha de ponto, eh normal?

    Aguardo ansiosamente sua resposta

    • Oi Viviane, tem muita coisa errada aí:
      1 – a folga 1 domingo por mês é obrigatória, tem que haver revezamento. São 8:20 diários por 4 dias (folga terça) são 33h e 20 minutos + finais de semana praticamente 17h e 40 minutos sábado e domingo, então no total são 51h o que descontando 20 minutos de café por dia são 2h então você faz 49h semanais, portanto 5h por semana deveriam ser pagas como horas extras 50 ou 100%.
      2 – Acima de 6h diários é obrigatório a pausa de 1h, sendo que caso o empregado não cumpra a empresa precisa pagar como hora extra 50% (veja aqui).
      3 – Não existe pagar em dinheiro por fora, até porque esse valor deveria entrar no cálculo de férias e décimo terceiro.
      4 – Atendente balconista deve zelar pela limpeza do local de trabalho, não de banheiros. (Veja a descrição do CBO 521140).
      5 – Totalmente errado. Toda empresa precisa de um controle de entrada/saída, horários de pausas.

      UFA! Espero ter respondido todas as suas dúvidas. Boa sorte! 🙂

  185. Quando fiz minha entrevista fui informada que meu horário seria de seg a sex das 9:00 as 18:00 assinei contrato com os seguintes dizeres: ” cumprirá uma jornada de trabalho de 44 horas semanais tendo início as 9:00 e terminando as 18:00 com 1 hora de almoço, ficando ajustada a possibilidade de compensação de horas, mediante acréscimo de jornada em determinados dias para redução em outro” e agora eles querem que eu trabalhe até às 18:40 para formar as 44 horas, acontece que faço faculdade e não conseguirei conciliar. Esse horário não tem que ser acordado por ambos? Tendo em vista que existe um horário pré fixado em contrato?

    • Oi Michelle, sim precisa de aprovação de ambos, mas seu próprio contrato diz que pode haver acréscimo para compensação, além disso para 44h semanais sempre sobrará 4h por semana mesmo. A melhor forma de resolver é sempre conversando com o empregador, tenho certeza que a empresa vendo que sua saída é para estudar e se qualificar não criará problemas, ou pelo menos não deveria.

  186. Olá
    Minha carteira está assinada como auxiliar administrativa trabalho de segunda a sábado das 7 horas da manhã às 14 horas sem intervalo mas sempre sai um pouquinho mais tarde e domingo das 7 horas às 13 horas tenho duas folgas no mês que são no domingo trabalho um domingo sim um domingo não. O meu local de trabalho é uma revenda de gás de cozinha no início quando ele comprou essa revenda ou empregador fizemos um acordo de ele me pagar o salário mínimo sem os 30% da periculosidade até ele conseguir se reerguer. Isso já faz dois anos .
    Ele já está melhor financeiramente e ainda continuo recebendo somente o salário

  187. Minha carga horária é de 200 horas. São 40 semanais. Trabalho de segunda a sexta das10:00 as 19:00 horas, com uma hora de almoço. Minha carteira é assinada por uma empresa privada, mas presto serviço para um órgão público que não tem expediente aos sábados e domingos. Eles alegaram que eu pago o sábado, mas pelos cálculos não tem nada disso, pois a nossa carga horária foi diminuída e nosso salário tbm, justamente por isso. São cumpridas as 200 horas mensais durante a semana sem ultrapassar as 8 horas diárias ou ter mudança de horário. Pergunto: posso tirar férias na quinta ou não? Nunca trabalhei aos sábados.

    • Oi Cristina, para dar início às férias, a lei proíbe que estas comecem dois antes a um feriado, ou coincidam com o período de descanso semanal, então não poderia ser na quinta, só na quarta-feira e realmente não tem como estar pagando o sábado com essa carga horária. Leia mais sobre as férias na CLT.

  188. Boa tarde ,
    Eu trabalho em uma loja de segunda a sexta de 09:00 as 18:00 com 1 uma hora de almoço e sábado das 09:00 as 13:00!!! Dar 44 horas semanais??????

  189. Trabalho em um posto de combustíveis.Minha carga horária é de 6 as 13:00 e sem intervalo segunda a sexta e fim de semana ou sabado ou no domingo trabalho 14:00 para folgar um dos dois dias ..sem intervalo..no almoço tenho que parar de almoçar para atender!
    Segundo meu patrão o fim de semana e pra pagar 1 hora falante de todos os dias da semana ….está certo

    • Oi Marcia, primeiramente está errado não ter intervalo, segundo o art. 71 da CLT somente em jornadas de trabalho de até 4h não tem direito a intervalo, de 4 a 6h o intervalo deve ter ao menos 15 minutos (veja mais aqui). Segundo que 7h diárias de seg a sex são 35h + 14h do fim de semana são 49h, dessa forma é a empresa que te deve ao menos 5h por semana de horas extras.

      Se você não tem intervalo para descanso e alimentação, a empresa precisa pagar seu tempo de intervalo como hora extra 50%.

      Veja também um resumo dos principais direitos trabalhistas.

  190. olá, trabalho como operador de máquina em uma empresa cujo a escala é 4×4, trabalho 4 dias e folgo 4, porém de 07:00 ás 19:00. No meu contra-cheque todos os meses vem descontando R$ 35,00 de alimentação, sendo que a unica alimentação que recebo é apenas um pão com margarina e café preto a cada manhã, está justo esse desconto?

    • Oi Pedro, esse desconto provavelmente veio de algum acordo coletivo não? Ele pode ter sido feito por sindicato ou em acordo da empresa com os empregados para o desconto.

  191. Olá Boa tarde trabalho em um supermercado,entro as7:30 tenho 1:30 de almoço E saio as 18:30 de segunda a sábado está correto?

    • Oi Lucia, descontando o intervalo, você trabalha 9:30 diário, multiplicado por 6 são 57h semanais, bem acima, fora que é um horário muito extenso. Você teria que receber pelo menos 13 horas extras semanais.

  192. Boa tarde!
    Trabalho m jornada de trabalho de 30horas semanais. São três dias de segunda a quarta de 8h as 17h e um sábado por mês. A empresa fala que fico devendo horas. Está correto?

    • Oi Rute, depende da quantidade de horas estipulada no contrato de trabalho que você assinou quando foi admitida. Se lá disser 40 ou 44h então você fica devendo mesmo.

  193. Olá, boa tarde!
    Tenho uma pousada e seguindo as informações da contadora tenho dar duas folgas por mês no domingo para a funcionária de Auxiliar de Serviços Gerias. Ela trabalha de segunda a sábado, mas também tem folga durante a semana quando não coincide com domingo.
    Essa folga está correta? Pois não vejo outras pousadas e hotéis concedendo dois domingos por mês para os funcionários, sendo que é o dia que mais trabalhamos e o dia que mais fico na mão.

  194. Bom dia, estou trabalhando por uma obra fora do Estado de residência. Existe algum tipo de tempo máximo para eu estar fora de minha residência? O pessoal das outras empresas volta para sua casa de 15 em 15 dias mas meu chefe disse que isso não é obrigatório para empresas de serviços e sim para empreiteiras.

    • Oi Damian, a diferença é que provavelmente os outros funcionários tem essa regra descrita em convenção coletiva de algum sindicato da construção civil já o seu sindicato não prevê nada sobre isso. No seu caso o que deve é ser pago o valor do adicional de transferência. A CLT não prevê retorno pra casa como folga em casos como o seu, só prevê a folga normal por jornada de trabalho.

  195. Trabalho em uma empresa que a escala é das 09:00 as 18:00 5×2 folgando na semana e um domingo no mês quando decidem dar
    Está certo?

    • Sim está correto. A empresa precisa dar uma folga aos domingos por mês em casos de escalas de finais de semana. Está explicado no artigo.

  196. Gostaria de saber se preciso registrar a carteira de uma diarista que trabalha pra mim dois dias na semana com jornada de 12 horas cada dia.

    • Oi Elisete, todo trabalhador precisa ser registrado. O problema de 12 horas é que somente plantonistas tipo 12×36 tem permissão para trabalhar com essa carga horária diária. Acho que o ideal é entrar em acordo com a profissional para registrar como se fossem 3 dias de 8 horas cada, assim ficaria as mesmas 24 horas semanais.

  197. Olá tudo bem, obeigada pelos esclarecimentos, li vários comentário mas não achei nada parecido com meu caso:
    eu trabalho no regime de 44 horas semanais
    de segunda a quinta trabalho de 08: as 14:00 com intervalo de 15 minutos
    na sexta trabalho de 08 as 20 com 1 hra de intevalo
    e no sabádo de 08 as 17 tbm com uma hora de intervalo eu sei que a carga horária esta correta mas gostaria de saber se trabalhando na sexta por mais de 08 horas no caso 12, é permitido que eu trabalhe no dia seguinte.

    • Oi Daniela, segundo a CLT, o empregado precisa descansar no mínimo 11 horas consecutivas, contando a partir do fim da última jornada, até o início da primeira, portanto não tem problema. Essa regra está prevista no artigo 66 da CLT. Isso se chama intervalo interjornada e você pode saber mais sobre isso aqui.

  198. Tenho um empresa onde meus funcionarios trabalham de segunda a sexta das 8hrs as 17:30
    e sabado das 8hrs as 13hrs
    Dentro das 44 horas está correto?
    Ou a horas extras ai?

  199. Pode-se na padaria um padeiro trabalhar de 5 da manhã até as 9 da manhã e depois terminar a jornada de trabalho das 4 da tarde até as 8 da noite?

    • Oi João, não pode. A pausa máxima na jornada de trabalho é de 2 horas. Veja o que diz o art. 71 da CLT:

      “Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.”

      Aqui explica bem melhor sobre os horários de almoço e pausa da jornada de trabalho na CLT.

      Agora saiba que a reforma trabalhista trouxe muita força para o acordo individual entre a empresa e empregado, então o que estiver acordado entre você e a empresa também vale, desde que não fira direitos básicos e que no seu caso haja compensação financeira.

  200. Bom dia, eu trabalho na farmácia e entro no meu trabalho 11h e saio 19h20 de segunda a sábado com 1h de intervalo, no domingo entro 08h e saio 14h e tenho 15 minutos de intervalo

  201. Boa tarde, espero muito as respostas de vcs pq tô confusa, trabalho em uma empresa que entro as 7:30 e saía 18:30 e duas horas de almoço segunda a sexta, aos sábados entrava 7:30 e saía 12 a 12:30, so que houve uma alteração ele disse que agora entro 9 hrs e saio as 18 e duas horas de almoço e a aos sabados entro 9 e saio 12 , eu n vou fikr devendo hora?? Isso ta certo por favor aguardo resposta

  202. Trabalho em um consultório de dentista , meu horario de trabalho é de segunda a sexta das 9horas as 18horas e sabado das 9horas as 14horas .. isso é pra dar 44horas semanais ,mas pelas minha contas dá 50horas no total , ele disse que tenho que descontar 1hora de almoço de cada dia , isso esta certo ?

  203. Boa tarde!
    Meu esposo trabalha em uma farmacia. Até então trabalhava de segunda a sábado horário normal. Recentemente foi transferido para uma loja nova do mesmo dono, onde mudou os horários. Agora fazendo segunda a quinta 8h diária folgando as sexta trabalhando 8horas no sábado e 4h no domingo. A duvida é a seguinte ele tem direito a 1 folga na semana. Mas acreditamos que ele está tendo 4 horas a mais, mas o Rh alega que não.
    Pelas contas esta dando 48horas semanais e a folga de direito. Está certo?

    • Oi Tatiane, pelo que você disse está dando 44h semanais. Mas você não informou os horários de pausas que tem que ser descontados pra dar 44h. Uma coisa que com certeza está errado é que ele não pode folgar toda sexta somente, precisa ter ao menos uma folga aos domingos.

  204. na jornada 12/36h as em um mês dariam 180h. o trabalhador tem direoto a lguma hora extra nessa jornada?

    • Oi Armando, não deve haver horas extras nessa jornada de trabalho porque se não fere o descanso mínimo de 36h da jornada 12×36 e o máximo de trabalho diário que é de 12h.

  205. Boa noite! Trabalho na semana, de 7:15 as 17:45 com direito a 1 hora e meia de almoço e no sábado trabalho de 7:15 as 13:00. Gostaria de saber se a jornada de trabalho tá certa

  206. Trabalho numa empresa que pega 7:15 tem uma hora de almoço saímos 17:00 e sexta 16:00 e não trabalhamos nos sábados,
    E agora eles estão dizendo que devemos horas a eles? Isso tá certo

  207. Olá, em meu local de trabalho todos são contratados para trabalhar 44h semanais. Alguns setores fazem as horas de segunda à sexta (compensando o sábado) e trabalham também no sábado (dentro das 44h semanais). Gostaria de saber se, quando há feriado no sábado e alguns setores que normalmente trabalham sábado não tem de vir (folga), ficando com 4 horas de trabalho a menos na semana, como ficaria o horário para os que trabalham as 44h durante a semana? As 4h trabalhadas a mais que os outros funcionários, nesse caso, deveriam ser pagas como hora extra ou então a jornada deveria ser reduzida nessas 4 horas durante a semana?

    • Oi Fabiana, a escala de uns não influencia na dos outros. Não há equiparação de jornada de trabalho. Se era feriado no sábado e os funcionários dessa escala não trabalharam não influencia em nada a carga horária dos demais.

  208. Retificando a última questão gostaria de saber se posso montar duas equipes de trabalho com jornada de 8 horas – a primeira das 07 as 16 hrs e a segunda das 13 as 22 hrs. Para laborar na construção civil. Sem ter que pagar hora extra e ou adicional noturno.

  209. Tenho uma empresa de Construção Civil. Posso fazer uma Jornada das 06 hrs as 22 hrs e contratar duas equipes para trabalharem 44 horas semanais de forma intercalada, sem pagar valores diferenciados? Não terei que pagar adicional Noturno já que não excede as 22 horas?

    • Oi Juliana, essa jornada não poderia ser aplicada porque é muito maior do que o máximo permitido de 12 horas, mesmo com horas extras. Em caráter excepcional por alguns dias talvez, mas teria que ter um acordo coletivo para isso. Somente algumas categorias trabalham mais de 12h como bombeiros que podem trabalhar 24×48.

  210. Tudo bom. Trabalho em um supermercado trabalho na primeira semana do mês de seg a sab de 7:00 às 17:00 com 2h de almoço e domingo de 7:00 às as 13h isso na primeira semana do mês, nas demais semanas tenho três domingo de folga e uma sexta isso tá certo ?

  211. Olá,meu nome é Lilian.
    Trabalho como atendente em uma açaiteria.Gostaria de saber se tenho direito a vale refeiçao/alimentaçao trabalhando 6 hrs por dia,de terça a domingo. E quais os meus outros direitos tambem.
    Desde ja obrigada pela atençao.

  212. Boa tarde , meu nome é Rafaela trabalho em uma empresa de transporte e faço a conferencia dos holerites.
    Estou com a seguinte duvida:

    Tenho alguns colaboradores que fazem uma jornada de 6×1 de segunda a sabado das 07:30 as 15:50.
    Aos sabados eles saem mais cedo, mas no decorrer da semana acabam passando e gerando hora extra.
    O RH não estão pagando as horas extras pois me informaram que não cumpriram 220 horas mensais.
    A duvida é a seguinte:
    Este tipo de desconto pode ser feito?
    Pois 220 horas são dias corridos e aos domingos eles não trabalham.

    A carga horaria faltante dos sábados são descontadas das horas extras.
    O restante não deverias ser pagas?
    Na folha de ponto tem uma carga horaria mês prevista de 190.40 horas ( o RH pode descontar as horas extras a receber usando como base as 220 horas mês?)

    Essa é a duvida!

    • Oi Rafaela, pelo visto estão fazendo banco de horas disfarçado, mas para isso precisaria de acordo com os funcionários. Se a folha fecha com 190 das 220 previstas, a empresa quer compensar de alguma forma. Penso que se é para não trabalhar aos sábados poderiam conversar com os colaboradores e deixar tudo esclarecido pois fica bom para ambos. Muitas empresas estendem a jornada durante a semana para folgar aos sábados, isso é normal. O que não é normal é não acordar isso com os funcionários.

  213. Olá,

    Gostaria de contrata um analista de sistema três vezes por semana 3 horas por dia. Ele só terá o direito ao vale transporte como essa nova lei, quero saber se ele terá mais direitos?

    Obrigada,

    • Oi Lorena, depende. Se tiver dissídio ou convenção coletiva da categoria na cidade de prestação de serviço do profissional você terá que pagar todos os direitos contidos nos acordos coletivos. Além disso oferecer um emprego com apenas 9h semanais apenas com VT de benefício me parece bem pouco atraente para a área, acho que você terá dificuldades para preencher essa vaga, já que vários profissionais na área de TI trabalham como PJ. Já pensou em contratar por demanda? Contrato? Freelancer? Talvez seja melhor.

  214. Estou abrindo uma loja de confecções horário
    10:00 – 13:00/ 15:00 – 18:00
    Preciso contratar alguém de terça à sexta das 15:00 as 18:00.
    Como calculo?

    • Oi Claudia, você faz o cálculo proporcional e registra como trabalho parcial (horista). Exemplo: Se o salário integral para 220h semanais é 1000 reais, portanto 60h mensais como você quer sairia algo em torno de 1/3 do salário, uns 300/350 reais.

  215. Boa tarde , meu nome é Rafaela trabalho em uma empresa de transporte e faço a conferencia dos holerites.
    Estou com a seguinte duvida:

    Tenho alguns colaboradores que fazem uma jornada de 6×1 de segunda a sabado das 07:30 as 15:50.
    Aos sabados eles saem mais cedo, mas no decorrer da semana acabam passando e gerando hora extra.
    O RH não estão pagando as horas extras pois me informaram que não cumpriram 220 horas mensais.
    A duvida é a seguinte:
    Este tipo de desconto pode ser feito?
    Pois 220 horas são dias corridos e aos domingos eles não trabalham.

    • Oi Rafaela, se não cumpriram a carga horária prevista no contrato de trabalho sim. Lembre-se de que só as horas efetivamente trabalhadas são computadas na jornada de trabalho. Pausas não são computadas. Sua empresa pode estar fazendo compensação no cômputo de horas, tipo um banco de horas, mas teria que calcular tudo com todas as pausas pra saber com certeza.

  216. Ola trabalho no hospital carga hora de 12/36, até aí blza.meu plantão e de 07:00 as 19:00,temos 15 pacientes 3 técnicas 5 paciente pra cada,temos um computador pra cada porém passamos o maior tempo fazendo quase tudo no computador como checar medicação e outros .bom queria saber se e certo o técnico não ter uma cadeira para sentar pra pois ficamos praticamente as 11 horas em menos uma de intervalo,mais não podemos sentar nem na cadeira da enfermeira que não pode ,porque ela pode sentar pra evoluir igual a gente e nós não podemos sentar final do plantão estamos com as pernas tudo tudo doloridas de tanto que ficamos em pé.queri saber se. Isso e lei ou sei la.me ajude.obrigado pela atenção.

    • Oi Suene, não há na legislação nenhuma obrigatoriedade do empregador em disponibilizar assentos para serem usados durante o horário de trabalho. Na CLT em seu artigo 199 parágrafo único diz que “Quando o trabalho deva ser executado de pé, os empregados terão à sua disposição assentos para serem utilizados nas pausas que o serviço permitir”. Portanto só é obrigatório fornecer um lugar para sentar somente em horários de pausa. Agora o ideal seria a empresa usar de bom senso e entrar num acordo com os funcionários para utilizar uma cadeira por breves períodos já que 12h é uma carga bem extensa e também o funcionário não abusar do direito. Penso que o melhor seria falar com a empresa sobre isso e tentar entrar num acordo.

  217. Boa tarde! Trabalho em uma empresa que a jornada de trabalho é de 44 horas semanais. Trabalhamos de segunda a quinta de 6 as 16 e sexta de 6 as 15. No caso de feriado no sábado, é certo sairmos em qual horário de segunda a quinta?

    • Oi Jéssica, como assim influenciar se sábado não é sua escala de trabalho? Você fala cálculo do DSR? Porque não influencia nada em horários.

  218. se fosse para pontuar algumas vantagens e desvantagens entre trabalhar 40 horas e 44 horas semanais, quais seria os pontos mais relevantes? ( no seu ponto de vista)

    • Oi Rogério, 40h sempre será melhor porque na maioria dos casos só trabalha de segunda a sexta 8h diárias, mas hoje é cada vez mais difícil empresas que não trabalhem aos finais de semana, ainda tem, mas não são muitas.

  219. Sou enfermeira em uma instituição e fui contratada para fazer carga horária de 44 h semanais…..com responsável técnica do setor….e por ser centro de imagens tbm utilizo dosimetro…..estou na empresa a 1 ano e meio….porem registada há 10 meses. E agora querem estar me passando para carga horária de 36 h semanais….onde eu não concordo..A empresa pode fazer essa alteração? Obrigado.

    • Oi Francielle, mudança de jornada pode acontecer desde que haja acordo coletivo com intermediação do sindicato ou acordo individual por escrito e que portanto ambos concordem. Além disso não pode haver prejuízos ao trabalhador. Portanto se você não concordar a mudança não pode ser feita e daria margem a ação trabalhista.

  220. Olá, boa tarde! Gostaria de tirar algumas dúvidas, por gentileza.
    Sobre a jornada de trabalho, os sábados é obrigatório trabalhar como em um dia normal da semana? Tipo 9hrs, 8hrs por dia?

    Trabalho de segunda a sexta, de 7:30h da manhã até às 12:00h / de 12:00h até 13:12h ou seja uma hora e 12 minutos de almoço / no período da tarde pego de 13:12h até 17:30h. Eles dizem que é para compensar o sábado. Tenho minhas dúvidas. Aguardo, obrigada!

    • Oi Ione, se não completar sua carga horária você ficaria devendo horas. No seu caso são 10h diárias menos 1h e 12 de intervalo = 8:48 de jornada diária, totalizando as 44h semanais (tudo certo). Agora sobre trabalhar aos sábados, depende do estipulado no contrato de trabalho que você assinou na admissão. Se lá consta trabalhos aos sábados então teria que trabalhar. Da mesma forma se estivesse estipulado segunda a sexta e do nada mudasse para trabalhar aos sábados, em ambos os casos a mudança só poderia ocorrer caso houvesse acordo individual e por escrito para isso.

  221. Boa tarde!
    Me desculpa, mas continuo na dúvida, pq não sei se faço a conta de 48h vezes 4 ou 5,que são as semanas,pois esse mês de agosto mesmo, teve um pouco mais de 4 semanas!
    Pelas minhas contas, e o pouco que entendi, estaria sobrando 4 horas,pq já temos direito a duas folgas .É isso?

    • Oi Vanusa, o mês contábil são 5 semanas. No caso os 2 dias de folga totalizam 16h trabalhadas, 9h por dia menos hora de almoço, supondo que seja 1h.
      Você trabalha:
      8h diárias x 6 dias da semana = 48h semanais x 5 = 240h mês.
      240h – 16h de 2 folgas = 224h.

      Dessa forma a empresa ficaria devendo 4h, mas isso arredondando, pois cada mês é diferente do outro em cálculo de DSR e dias úteis, então é bem capaz de estar certo pelo arredondamento.

  222. olá, boa noite!
    Trabalho em uma loja , e meu horário agora, é de segunda a sábado, de 09 às 18 hs!
    antes era as segundas, terças e quintas, de 09 às 16:40, e quarta, sexta e sábado,das 09 às 18:00. Esse mês de agosto, meu patrão passou a nos dar duas folgas ao mês, trabalhamos as duas primeiras segundas feiras do mês, (pois é os dias de maior movimento nas vendas)e folgamos as duas últimas. Foi ai que veio a dúvida, tentando fazer as contas da carga horária, eu acho que teríamos direito a mais uma folga, pois acho que ainda fica sobrando horas.
    Me ajudem! Pois quero falar com ele, mas quero estar por dentro do assunto.

    • Oi Vanusa, se são 9h diárias por 6 dias então são 54h semanais. Desse total você tem que descontar o total de pausas para almoço/descanso. Se ultrapassar 44h na média então a empresa deve horas.

  223. Olá trabalho em um restaurante onde minha carteira está assinada como auxiliar de cozinha(salário mínimo) mas fico numa sala onde descasco e corto várias sacas de cebola para utilizar em todos os pratos da casa lavo várias caixas tomates e faço salada faço cinco tipos de sucos ainda ralo queijo ambos serviços para casa e delivery. Ainda auxílio na cozinha e montagem. Pego às 7:00 saio às 16:00 com uma hora de almoço, sendo que aos sábados e domingos levo direto 07:00/16:00 na maioria das vezes passa desse horário. Trabalho de terça-feira a domingo com a mesma carga horária. inclusive em todos os feriados trabalho. Me ajude está certo tudo isso?
    Como trabalho com material cortante e gás tenho direto a insalubridade? As vezes estou na escala da noite 13:00/22:00 tenho direto a adicional noturno?

  224. Oi, trabalho num mercado e minha carga horária é das 7:30 as 12 HS e das 14:30 as 20:15 deterca a sábado e domingo 7:30 as 12, já estou 3 meses e ele ainda não assinou minha carteira, soh ganho o salario, não tem vale transporte e nem outro auxilio, tenho uma filha de 4 anos e nem o atestado ele quiz aceitar o q devo fazer?

    • Oi Jéssica, primeiramente converse com a empresa, não havendo acordo e caso você queira sair da empresa procure um posto do Ministério Público do Trabalho próximo a você que eles darão as orientações necessárias. É ilegal o trabalho sem registro mesmo em experiência.

  225. Olá. Sou coletor de lixo, fui contratado para trabalhar nos seguintes horários, 07:00-10:00 intervalo de 30 minutos e retornamos 10:30-13:30, tem dia com muito lixo ou problema Mecanico no caminhão passamos desse horário até 15:00, e tbm tem dias que terminamos mais cedo tipo 12:00 aí vê no contracheque horas faltantes e claro vem tbm horas extras. Está certo esse horário da 07:00-10:00 intervalo de 30 minutos e retornamos 10:30-13:30? Dava para se trabalhar das 07:00- 13:00 sem parar? Eles falam que teria que fazer intervalo no meio desse tempo de 15 minutos. Claro são poucas as vezes, se passar das 13:00, das 6 horas trabalhadas eles obrigam nós para 1 hora de intervalo. Sendo que muitas vezes, mais meia hora de trabalho nos terminamos a coleta, serviço. Isso pode ser diferente?

    • Oi Volmar, penso que neste caso o melhor seria banco de horas. Nos dias em que você sai mais cedo fica devendo horas e em dias que você fica até mais tarde a empresa precisaria pagar essas horas extras. Da mesma forma o horário de almoço, então no fim do mês fecharia um valor das horas que faltam. Com relação a intervalo está correto sim, pois você trabalha 6h diárias. Uma conversa dos funcionários com a empresa resolveria facilmente isso pra ficar bom para ambos.

  226. Trabalho em uma escola de futebol,
    De 8 às 11.
    De 15 as 20 . O que impede de assinar minha carteira?
    Trabalho de seg a sex na recepção.

    • Oi Kenia, nada impede de um funcionário ser registrado, na verdade é totalmente ilegal trabalhar sem carteira assinada.

  227. Olá boa noite ,queria saber quando não estou na empresa ,para bater o cartão e trabalho em outra região ,o deslocamento de trabalho do hotel ao local de instalação,não.podemos marcar somente quando chega no local da instalação. E horário de almoço tem que bater no local de instalação assim se mover ao restaurante e marcar ao retornar no local …fazer tudo em uma hora.

    • Oi Nilson, sobre os horários de deslocamento e descanso pernoite no local de trabalho, geralmente as empresas trabalham com pagamento de diárias que cobre não só as horas de trabalho como o DSR do seu pernoite. Sobre o horário de almoço, normal, é assim com todo mundo, seu horário de pausa começa ao bater o ponto e não na hora de começar a refeição.

  228. Boa noite. Sou funcionaria publica e minha carga horária é de 30h semanais. Tenho por direito 15 mim para meu almoço. Minha duvida é se tenho que trabalhar 6h e 15 mim diariamente ou se os 15 mim de refeição ja estão embutidos na minha carga horaria

  229. trabalho como vendedora em uma loja, nosso horário de trabalho é de 10 às 18 de segunda a quinta , nas sextas e sábados de 10 as 19. com uma hora de almoço escala 6×1. é correto esse tipo de horario?

    • Oi Alessandra, a conta da sua carga horária é bem simples:
      8h seg a qui (4 dias) = 32h
      9h sex e sab (2 dias) = 18h
      Total 50h semanais.
      1h intervalo diário x 6 = 6h
      50h – 6h = 44h semanais.

      Está correto.

  230. oi minha esposa e gestante estava em um horário das7:00as13;00 e mudarão ela para um turno das13as19 sendo que a gravides e de risco ela tá com 5meses .ela tem um filho que tem consultas atarde e não tem quem fique ela já tentou conversa com chefe dela mais ele não que nem saber além disso ela vai tenque caminha todos dias 30 minutos para pegar o ônibus o que ela pode fazer para eles manter o horário antigo dela

  231. Boa noite. Tenho uma dúvida, minha carga horária aumentou de 40 para 44 horas semanais. Tenho direito ao aumento de salário?

    • Oi Thais, se no seu contrato de trabalho estava descrita a jornada de trabalho com 200h mensais/40h mensais então tem que haver compensação.

  232. Olá Boa tarde me chamo Janaína ..edtpu trabalhado como cuidadora de idoso em residência ..queria saber o valor para o trabalhador de idoso con afazrrem doméstico ..trabalho de 7:30 as 17 :30 de segunda a sexta é aos sábados de 8:00 as 12:00 de carteiras assinada com o intervalo de 1 hora

  233. Boa tarde gostaria de saber se esta certo meu horario de trabalho , sou porteiro de uma sede campestre,trabalho das 18:00 direto até a 1:20 que fecha todo dia 7:20,mais tenho uma folga em toda quinta,tenho que pagar em trabalho minha folga tirando o serviço do outro porteiro toda semana e um domingo no mês que da mais 14:20 por semana e mais um domingo da mesma forma isso esta certo ?

  234. Olá boa noite me chamo Dirley e trabalho em um supermercado, carteira assinada como vigia, trabalho 12 x 36 das 18 as 06 hrs, salário de 1.037 mais 20 de adicional noturno, Faço minhas refeições no trabalho mesmo ( janta e lanches ) mas não tem horário certo pra eu comer, faço duas ou três refeições em no máximo 15 minutos cada, Faço as refeições no trabalho e permaneço no trabalho sem ter direito a um horário de descanso para relaxar ou até dar um cochilo.

    Eu Gostaria de saber se tenho direito a interjornada e ou mais algum direiro ?

    • Oi Odirlei, primeiro que interjornada na verdade é o período entre cada jornada de trabalho, intrajornada é que é a pausa para refeições e descanso dentro do horário de trabalho.
      No seu caso você não tem intervalo, isso acontece muito na área da segurança e vigilância em postos com um funcionário só, não há rendição. Para ter seu intervalo respeitado teria que ter rendição e como não tem a empresa precisa pagar o intervalo intrajornada, remunerando pelo valor da hora normal + 50%.

  235. Olá, fui contratado a três anos para trabalhar das 08:00 as 18. Mas a dois meses avisaram, contra a vontade de todos, que o horário de todos no meu setor seria das 09:00 as 19. Deram um papel para assinar onde dizia que concordavamos com essa mudança, mas NINGUEM assinou, já que ninguém quer essa mudança.
    Então eles mudaram o horário outra vez contra a nossa vontade. Dessa vez de 10:00 as 20. E mais uma vez, ninguém assinou o papel dizendo que concordava com essa mudança.
    A empresa tem a liberdade pra fazer isso.????
    Sendo que eles não perguntaram, apenas avisaram que no dia seguinte seria esse horario…..

    • Oi Maxmiliano, a empresa precisa respeitar o que foi assinado no contrato de trabalho na admissão. Ela pode alterar os horários desde que seja feito um acordo individual por escrito ou um acordo coletivo. Geralmente as empresas que precisam mudar horários de muitos funcionários fazem acordos coletivos com sindicatos e mediação do Ministério Público do Trabalho.

      <