Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado – Veja como funciona e como calcular

A jornada de trabalho 44h de segunda a sábado é uma das modalidades mais populares no Brasil. Isso porque, ela se adequa as normas CLT, e ainda permite que o trabalhador tenha o descanso remunerado sempre aos domingos.

Contudo, muitos brasileiros ainda possuem dificuldades de calcular esse tipo carga horária. Por isso nesse post vamos explicar:

  • O que diz a CLT sobre a jornada de trabalho?
  • Como calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado?

Confira também como calcular a jornada de trabalho semanal e mensal de acordo com a CLT.

Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado

O que diz a lei sobre a jornada de trabalho?

De acordo com o inciso XIII do Art. 7º da Constituição Federal, o trabalhador registrado deve exercer uma carga horária semanal de 44 horas, sendo 8h por dia no máximo.

Se por ventura o empregado ultrapassar essa jornada, a empresa deverá pagar horas extras sendo que, obrigatoriamente, o máximo permitido são duas horas extras por dia. Agora, se o trabalhador cumprir uma carga inferior, deverá fazer a compensação conforme o acordo firmado com o seu patrão.

Além disso, também pode ser negociada a redução de salário, mas sem que isso afete o valor da hora trabalhada.

Como calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado?

Para calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado, é preciso considerar alguns pontos importantes. O primeiro deles é que o trabalhador possua uma hora de descanso dentro da jornada.

Além disso, existe um período de 11 horas que deve ser respeitado entre uma jornada e outra, o chamado intervalo interjornada.

Para calcular a jornada de trabalho, primeiro você deve multiplicar a quantidade de horas semanais pelo número de semanas no mês. Sendo assim, o cálculo ficaria da seguinte forma:

Jornada de trabalho: 44 x 5 = 220h

Em seguida, você deve dividir o valor do salário pelo total de horas trabalhadas no mês. Vamos supor, nesse caso, que o trabalhador ganhe R$ 2.000. Com isso, o calculo ficaria assim:

Valor por hora de trabalho: 2000 / 220 = 9.09. Isso quer dizer que o trabalhador ganha R$ 9.09 por hora.

Tendo em mente que a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado totaliza 8 horas de atuação mais uma de descanso, o funcionário ficará na empresa 9 horas. Logo, se ele inicia a jornada às 8h da manhã, ele irá encerrá-la às 17h.

Dessa maneira, também se respeita o período de 11 horas entre uma jornada e outra.

Pontos importantes a serem considerados na jornada de trabalho 44h de segunda a sábado

exemplos de intervalos na jornada de trabalho

Ao considerar a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado, é importante que você considere alguns pontos importantes da nova reforma trabalhista e também das leis que se mantiveram.

Turno da noite

Quem atua no turno da noite tem um cálculo um pouco diferente. O período noturno, que é considerado entre as 22h e 5h, tem uma mecânica de hora trabalhada diferenciada.

Isso porque, a hora trabalhada é contabilizada quando o trabalhador atua 52 minutos e 30 segundos, e não 60. Por conta disso ao cumprir 7 horas o empregado já terá “batido” o limite, pois em teoria terá cumprido a jornada de outro.

Além disso, quem atua nesse período recebe um adicional de 20% sobre a hora trabalhada.

Redução hora de almoço

As novas leis trabalhistas permitiram a redução da hora de almoço para 30 minutos, desde que o acordo seja firmado entre empregador e empregado. Além disso, a empresa terá que pagar os minutos que faltaram para completar 60.

Banco de horas

As horas extras podem ser convertidas em bancos de horas. Porém, isso também só ocorrerá se for firmado acordo entre o trabalhador e a empresa.

Agora que você sabe como calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado, não deixe de conferir outros artigos sobre as leis trabalhistas e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

Comente sobre Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado – Veja como funciona e como calcular

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here