Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado – Veja como funciona e como calcular

A jornada de trabalho 44h de segunda a sábado é uma das modalidades mais populares no Brasil. Isso porque, ela se adequa as normas CLT, e ainda permite que o trabalhador tenha o descanso remunerado sempre aos domingos.

Contudo, muitos brasileiros ainda possuem dificuldades de calcular esse tipo carga horária. Por isso nesse post vamos explicar:

  • O que diz a CLT sobre a jornada de trabalho?
  • Como calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado?

Confira também como calcular a jornada de trabalho semanal e mensal de acordo com a CLT.

Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado

O que diz a lei sobre a jornada de trabalho?

De acordo com o inciso XIII do Art. 7º da Constituição Federal, o trabalhador registrado deve exercer uma carga horária semanal de 44 horas, sendo 8h por dia no máximo.

Se por ventura o empregado ultrapassar essa jornada, a empresa deverá pagar horas extras sendo que, obrigatoriamente, o máximo permitido são duas horas extras por dia. Agora, se o trabalhador cumprir uma carga inferior, deverá fazer a compensação conforme o acordo firmado com o seu patrão.

Além disso, também pode ser negociada a redução de salário, mas sem que isso afete o valor da hora trabalhada.

Como calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado?

Para calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado, é preciso considerar alguns pontos importantes. O primeiro deles é que o trabalhador possua uma hora de descanso dentro da jornada.

Além disso, existe um período de 11 horas que deve ser respeitado entre uma jornada e outra, o chamado intervalo interjornada.

Para calcular a jornada de trabalho, primeiro você deve multiplicar a quantidade de horas semanais pelo número de semanas no mês. Sendo assim, o cálculo ficaria da seguinte forma:

Jornada de trabalho: 44 x 5 = 220h

Em seguida, você deve dividir o valor do salário pelo total de horas trabalhadas no mês. Vamos supor, nesse caso, que o trabalhador ganhe R$ 2.000. Com isso, o calculo ficaria assim:

Valor por hora de trabalho: 2000 / 220 = 9.09. Isso quer dizer que o trabalhador ganha R$ 9.09 por hora.

Tendo em mente que a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado totaliza 8 horas de atuação mais uma de descanso, o funcionário ficará na empresa 9 horas. Logo, se ele inicia a jornada às 8h da manhã, ele irá encerrá-la às 17h.

Dessa maneira, também se respeita o período de 11 horas entre uma jornada e outra.

Pontos importantes a serem considerados na jornada de trabalho 44h de segunda a sábado

exemplos de intervalos na jornada de trabalho

Ao considerar a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado, é importante que você considere alguns pontos importantes da nova reforma trabalhista e também das leis que se mantiveram.

Turno da noite

Quem atua no turno da noite tem um cálculo um pouco diferente. O período noturno, que é considerado entre as 22h e 5h, tem uma mecânica de hora trabalhada diferenciada.

Isso porque, a hora trabalhada é contabilizada quando o trabalhador atua 52 minutos e 30 segundos, e não 60. Por conta disso ao cumprir 7 horas o empregado já terá “batido” o limite, pois em teoria terá cumprido a jornada de outro.

Além disso, quem atua nesse período recebe um adicional de 20% sobre a hora trabalhada.

Redução hora de almoço

As novas leis trabalhistas permitiram a redução da hora de almoço para 30 minutos, desde que o acordo seja firmado entre empregador e empregado. Além disso, a empresa terá que pagar os minutos que faltaram para completar 60.

Banco de horas

As horas extras podem ser convertidas em bancos de horas. Porém, isso também só ocorrerá se for firmado acordo entre o trabalhador e a empresa.

Agora que você sabe como calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado, não deixe de conferir outros artigos sobre as leis trabalhistas e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

Comente sobre Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado – Veja como funciona e como calcular

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Comentário todo em letra maiúscula não será aprovado.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.
  • Clique aqui para ir para o formulário

250 comentários em Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado – Veja como funciona e como calcular

  1. Ola preciso urgente de uma resposta .eu tranalho terça quarta quinta das 14 as 22 horas , secta sabado das 14 as 00 , domingos 14 as 20 horas total 50 horas semais sem 1 hora de descanso .como fica pra paga como passo do horario o patrao paga as 6 horas somente? E a 1 hora de descanso que não faço como fica?

  2. Eu também estou trabalhando numa empresa terceirizada no contrato era pra trabalhar das 8:00hs as 12:00hs das 14:00hs as 18:00hs mais a jornada tá de mais trabalhamos na área de risco com eletricidade risco n°4,horário de almoço quase não tiramos nunca paramos as 18hs como o cobinado e as horas extras so pagam em seis e seis meses eu vou e revidigar pelos meus direitos.

  3. Eu trabalho CLT de segunda a quinta das 08h até 18h com 1h30 de almoço, e de sexta das 08h até 17h com 1h30 de almoço e de sábado das 08h até 12h. Gostaria de saber se realmente estou trabalhando 1h30 a mais por semana ??
    Obrigada

    • Oi Aparecida, é só subtrair os intervalos. No seu caso a jornada está muito extensa, pelo menos 50h de segunda a sexta fora o sábado. Acima de 44h deveria ser pago como hora extra.

  4. Bom dia sou horista e trabalha 8 horas de segunda a sabado , ate ai tudo bem ….mas é normal entrar no meu caso 13:35 e sair as 22:00 ? Esses 25 minutos a mais a empresa tem que pagar ? Se sim ela pagaria como hora a mais ou como hora extra?

  5. Bom dia , sou vigilante e minha escala é 06*01 , de segunda a sexta , eu entro às 08:00 e saio às as 17:00, e aos sábados eu entro às 07:00 e saio às 16:00 tem vez que ultrapassa o horário e eles não estão pagas minhas extras , as outras meninas que fazem 05*02 entra mais cedo e sai mais cedo , como eu estou nessa escala 06*01 eu que deveria entrar mais cedo e sair mais cedo principalmente nas sextas feira porquê aos sábado eu entro às 07:00 e saio às 16:00 e pra eu está na empresa dia de sábado eu saio de casa às 06:30 eu acordo às 05:00 e fico muito durante o expediente aos sábados .oque devo fazer ?

    • Oi Tatiany, pelos horários você faz 48h semanais de jornada de trabalho e se seu contrato for de 44h realmente esta gerando no mínimo 4 horas extras toda semana. Converse com seu RH sobre isso.

  6. Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida. Estou em um novo emprego e a gestora me passou o horário da minha jornada: de 2ª à 6ª feira das 08 às 17h (com intervalo de 1 hora de almoço) e sábado de 07 às 11hrs. Este horário ultrapassa as 44 horas semanais?

  7. Olá tudo bem tira uma dúvida minha? Trabalho em shopping.
    O meu contrato é de 44h semanais porém trabalho de segunda a domingo 8h todos os Dias. 48h por semana, com uma folga na semana e 1 domingo no mês a única semana q trabalho 40h é a do domingo. mais uma de descanso sendo assim passo 9h no trabalho. Falei com a minha patroa que trabalhamos toda semana 4H a mais e ela me alegou q eu tenho q trabalhar 220h por mês e só trabalho 200h pq ela conta por dia ex 25x8h que dar um total de 200h. Porem fiquei bem confusa pq nem todo mês tem 5 semanas a maioria tem 4 e ela sempre diz q estamos devendo a ela sendo q fazemos 4h de extra toda semana.
    A minha dúvida é: eu tenho que trabalhar 44h por semana ou 220 no mês e se no mês n completar as 220 eu estou devendo ?

    • Oi Geisiane, primeiramente pelo que vejo estão contando os intervalos como jornada e o correto é subtrair esse tempo da carga horária, se você trabalha 8h por dia de segunda a sexta com 1h de intervalo, você cumpriu 35h de trabalho. Segundo que o cálculo de horas do mês deve levar em consideração o Descanso Semanal Remunerado e por isso não se trabalha as 220h mensais.
      O divisor 220 não significa que você trabalhou as 220 horas naquele mês, mas sim que, considerados os dias de repouso semanal remunerado, você recebeu salário equivalente a 220 horas. Você deve sim cumprir 44h semanais descontando os horários de intervalo.

      Alguém que trabalha 8 horas diárias de segundas a sextas-feiras e mais quatro horas aos sábados, no total de 44 horas na semana, trabalhou a média de 7,33 horas diárias naqueles seis dias. Seguindo na conta, 7,33 horas diárias multiplicadas por 30 dias, nos dá o resultado de 220. Está aí a referência 220 que aparece no holerite.

    • Olá boa noite eu trabalho de segunda a sábado das 7 as 16 com 1 hora de almoço estou cumprindo aviso .gostaria de saber se no sábado eu tenho que trabalhar das 7 as 11 ou tenho que trabalhar o horário noemal

      • Oi Dayane, sábado você deve trabalhar 2h a menos como nos outros dias, mas há empresas que entram em acordo para compensar o sábado durante a semana já que a jornada fica muito curta aos sábados com 2h a menos.

  8. Bom dia, me chamo Júlia e gostaria de tirar uma dúvida. Estou para começar em um novo trabalho e a gestora do contrato me passou o horário da minha jornada: de 2ª à 6ª feira das 08 às 17h (com intervalo de 1 hora de almoço). Este horário ultrapassa as 44 horas semanais?

  9. Boa noite, me chamo Lucyara.
    Trabalho em uma empresa como auxiliar de cozinha, trabalho das 14:20 as 22:35 . No contrato fala que eu tenho direito a uma hora de intervalo do qual nunca tiro sem é no máximo 40 minutos. E trabalho de segunda a sábado. Tá certo isso . Desde já agradeço pela atenção.

  10. Boa tarde. Mais uma dúvida.

    No caso de um contrato de trabalho com regime de contratação CLT e com uma jornada de trabalho de 2ª à 6ª feira das 08 às 14:30h (com horário de almoço de 30 minutos), esta jornada seria de quantas horas semanais?

    Grata.
    Jaqueline

  11. Boa tarde. Me chamo Jaqueline. Estou em busca de nova contratação e me ofertaram uma proposta de trabalho com a modalidade de Contratação RPA ( Prestação de serviço Autônomo) com horário de 2ª a 6ª f das 08:00 às 18:00. O salário será pago por horas trabalhadas + vale combustível+ vale refeição. Pergunto:

    1- O desconto do INSS e do ISS é feito em cima do salário somente ou contempla o salário + vales combustível e refeição?

    2- A jornada é de 08 às 18h, e a intermediária me relatou que seria contrato de 08h diárias, mas estou contabilizando 10h diárias sem contabilizar o intervalo de almoço (1 h). Esta jornada está equivocada?

    Estou com muitas dúvidas sobre este tipo de contrato de trabalho.

    Grata

  12. bom dia ,trabalho numa empresa das 8 as 18h de segunda e sexta e sabado das 8h as 12h ,
    tenho 1:30 de almoço, no meu contrato esta como 44h semanais .mas eu fazendo os cálculos com 1:30 de almoço passa de 44h semanais .não sei se esta certo isso ?

  13. Ola
    Bom dia
    Eu trabalho de segunda a sexta; das 8 as 18; no contrato o intervalo seria de 2 horas de almoço; mas só nos permitem 1 hora; entrando a outra 1 hora no banco. No sábado o contrato seria das 8 as 12; trabalhamos até às 13 e em alguns até às 14:00 ou 16:00.
    E por mtas vezes pela demanda de segunda a sexta temos que trabalhar até às 20:00/21:00 é correto?

    • Oi Jéssica, hora extra é facultativa, você não é obrigada a cumprir. Se no contrato está estipulado um horário é esse que você deve cumprir, assim como o intervalo, se você quer usufruir 2h de almoço e está estipulado no contrato esse horário, a empresa não pode impedir. Agora o ideal é ter um bom senso e ver uma forma de dialogar e ficar bom para ambos.

  14. Boa noite
    Trabalho como vendedora de segunda a quinta feira das 9 às 19 hrs com 1 hora de almoço , sextas das 9 às 17hrs com 1 hora de almoço e aos sábados das 10 as 14 hrs sem horário de almoço , sendo que ao mês 1 sábado é minha folga.
    Qual seria o cálculo de horas ?

  15. Oi trabalho em uma empresa na qual no contrato está para trabalharmos de segunda a sábado. Porém estamos pagando as horas de sábado durante segunda a quinta. Agora eles querem que quando um feriado cair durante segunda a quinta que a gente trabalhe 1 hora a mais na sexta totalizando 36horas na semana. Isso é legal?

    • Oi Nildes, se no contrato você não trabalha aos feriados não pode a empresa pedir pra pagar esses feriados. As horas pagas pelo sábado estão corretas, você só está compensando o banco de horas.

  16. Eu trabalho em uma loja,de segunda a sexta 9:00 as 19:00
    Com uma hora de almoço,e 15 minutos de café, ao sabados de 9:00 as 13:00
    Isto está correto?

  17. Boa noite, a todos.
    Trabalho de segunda a sexta das 07:00 as 16:40 minutos. Porém existem algumas semanas que por eventualidade de produção nossos horários na sexta são alterados para iniciar 12:00 e saída as 21:40. Como o sábado já é compensado, queria saber se quando ocorre estas alterações de horários (se caracteriza horas interjornada?) e se estas horas devem ser pagas; porque aos sábados e aos domingos existe escala de sobreaviso a cumprir.

  18. Olá Boa noite
    Então eu gostaria de saber informações a respeito da minha carga horária.
    Estão querendo mudar de segunda a quinta dás 13:00 às 20:00 Sexta e Sábado de 09:00 às 20:00
    Isso está certo ?

    • Oi Cássia, pode-se alterar a jornada de trabalho descrita no contrato de trabalho, mas você precisa aceitar essa mudança e ela precisa ser benéfica ao colaborador segundo o Art 468 da CLT:
      “Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

  19. Boa noite, a todos.
    Trabalho de segunda a sexta das 07:00 as 16:40 minutos. Porém existem algumas semanas que por eventualidade de produção nossos horários na sexta são alterados para iniciar 12:00 e saída as 21:40. Como o sábado já é compensado, queria saber se quando ocorre estas alterações de horários (se caracteriza horas interjornada?) e se estas horas devem ser pagas?

  20. Ola,gostaria de saber pois trabalho numa empresa com vendas das 09:30 horas até as 1750 horas de segunda a sábado, tenho 1 hora de almoço, recebo o salário e comissão e sit pass está correto?

  21. Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida sobre jornada de trabalho… Trabalho as segundas das 9:00 as 16:40 e de terça a sábado das 9:00 as 18:00hrs.

    Estou trabalhando além da jornada permitida? A empresa deveria me pagar horas extras? Se sim, como explicar para a empresa sem eles me darem qualquer resposta que refute a vdd?

    • Oi Tiago, é exatamente para isso o conteúdo do artigo, para que você calcule sua jornada de trabalho e tenha embasamento para solicitar o pagamento de horas extras caso ultrapasse sua carga horária de trabalho. Como explicado no artigo, junte todas suas as horas de trabalho da semana e subtraia os horários de intervalo (almoço, café, jantar…), o resultado deve ser de 44h ou menos, caso ultrapasse você tem direito ao pagamento de horas extras.

  22. Olá boa tarde me chamo Rodrigo,
    Gostaria de saber se meu horário de saída do trabalho está correto porque eu entro às 13:40 e saio às 22:00 de segunda a sexta e aos sábados eu entro as 09:20 e saio as 17:00.
    Nos sábados não são 6 horas trabalhadas?

    • Oi Rodrigo, não tem como saber sem os horários de intervalo. Você precisa calcular todas as horas de trabalho e subtrair os intervalos. O que ultrapassar sua jornada de trabalho semanal de 44h deve ser pago como hora extra.

  23. Fiz as contas deu 240 entao estou trabalhando 20 horas a mais e outra so com 30 minutos de almoço !! So queria tirar a duvida agr referente ao 30 mintuos de almoço pq pelo oque li tem um artigo q permite isso mais nao entendi bem essa parter poderia me explicar ??

  24. Oi bom dia estou com problemas na minha empresa e precisava de um feedback o mais rápido possível sobre esse assunto vamos lá :
    Assinei contrato com a empresa em questão para uma jornada de 44 horas semanais sendo que está no contrato , segunda a sexta feira das 7:30 as 17:30 ou seja fui contratado para trabalhar no horário diurno porém
    Estou trabalhando das 21:00 as 7:00 da manhã começo a jornada na segunda para terça feira e finalizo essa jornada de sábado para domingo ou seja finalizo a jornada no domingo às 7:00 da manhã
    Minha dúvida e sendo que quando entro na sexta feira ás 21:00 horas até meia noite seria sexta feira mais quando passa das 00:00 horas já e sábado assim como no sábado para domingo acontece o mesmo

    A dúvida e o seguinte eu tenho direito a hora extra das 00:00 da sexta para o sábado e do sábado para domingo já que esses dias. Seriam 100 por cento ou tenho direito somente a 60 por cento que e o valor da extra da semana
    Porque o que está acontecendo e que meu patrão tá trocando nossa folga da segunda pelo sábado de igual e domingo ele jogou pra banco de horas ele pode fazer isso

    • Primeiramente você não é obrigado a aceitar alteração tão brusca no contrato de trabalho segundo o Art 468 da CLT:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

      Segundo que a jornada de trabalho noturna que inicia-se num dia e termina no outro para qualquer efeito o que conta é o dia em que iniciou-se a jornada e não quando termina. Por exemplo se você começar num dia e terminar num feriado você não recebe hora extra 100%.

  25. Ola tudo bem ? Me chamo Rafael !
    Eu trabalho de segunda a sabado ! Mais sabados intercalados. Um sim e um nao ! Das 14:17 as 22:37 e so 30 minutos de janta ! Esta correto essa carga horaria e ate o almoço ??

  26. Bom dia , eu me chamou Martha batista,
    Quero saber quantas horas e devo trabalhar, para ter folga sábado,e domingo, e feriado! Eu tomo conta de um senhor de 97anos , faço tudo ! Porém não th carteira assinada, ai tbm quero saber a hora que eu tenho que pegar no trabalho, me de um exemplo de horário .

  27. Ola gostaria de tirar duvida trabalho como auxiliar administrativo de segunda a sabado das 8:00 as 18:00 com 2 hrs de almoço pelo meus cálculos trabalho mas de 44 hrs. no sábado eu teria direito de 2 hrs extras todo sábado?

      • Bom dia , meu nome é tatiany , gostaria de saber o seguinte , sou vigilante trabalho armada minha escala é 06*01 tenho uma hora de almoço , na Semana eu entro às 08:00 e saio às 17:00
        Aos sábados eu entro às 07:00 e saio às 16::0
        Está certo ?

  28. Ola trabalho em uma lanchonete de segunda a sabado sendo que de segunda a sexta pego as 8 largo as 18 com uma hora de almoço e trabalho um sabado sim e outro não de 7 as 12 esta correto?

      • Oi gostaria de tirar duvida trabalho como auxiliar administrativo de segunda a sabadoo das 8: as18:00 hrs com 2 horas de interalo no sábado eu ganharia hora extra ? E qual é a minha jornada de trabalho ?

        • Oi Maggie, sua jornada você deveria saber, ela está discriminada no contrato de trabalho que você assinou ao entrar na empresa e além disso aparece como referência no seu holerite como horas mensais, tipo “referência 220 ou 200”, divida por 5. No contrato de trabalho geralmente está descrita assim: “Jornada de trabalho 44h semanais de segunda a sábado das 08:00 as 18:00”. Imagino que sua jornada seja de 44h semanais e 220h mensais e nesse horário você está fazendo 48h semanais e portanto teria direito a 4h semanais de extras.

  29. Olá bom dia,trabalho em um escritório de móveis planejados de segunda a sábado das 07:00 às 18:00, com 2 horas de almoçou. É certo eu trabalhar o sábado todo e ele ainda quer que eu trabalhe nos feriados o dia inteiro. Fora que eu quem pago minhas passagens e almoço pois a empresa não custia nada e nem assina carteira,e só paga 1000 por todo este trabalho.

    • Oi Walecha, sua jornada está muito extensa e o VT é obrigatório pela CLT. Refeições só são obrigatórias se constar em acordo ou convenção coletiva, fora isso a empresa só é obrigada a fornecer um local limpo e calmo para os funcionários fazerem suas refeições.

  30. Ola bom dia. Meu esposo trabalhava das 8 as 17 de segunda a sexta e sábado das 8 as 12 porém mudaram o horário dele das 8 as 16:35 de segunda a sábado, queria saber de esse horário das as 44 horas trabalhada semanais? Grata Gabriela

  31. Olá.
    No contrato de trabalho por hora.
    Todos os meses são considerados com 5 semanas?
    A semana que não completar 44 horas pode ser compensada na outra?
    Tem mês que não fecha as 220 horas. Essas 220 são que diz tem quer ser em horas de trabalho e mais o descaso remunerado?

  32. Trabalho de balconista das 8 às 18 horas de segunda a sexta,e aos sábados das 8 às 13 horas e meu patrão descontou das minha horas extras com a desculpa que eu saio sábado mais cedo, e disse que eu não cumpro a hora semanal e devo horas pra ele ,isso está certo? Na minhas contas eu cumpro 45 horas semanais,ele tem direito de descontar de mim?

  33. Oi boa noite trabalho em uma empresa a 4 anos CLT . Assinei o contrato a onde diz que meu horário e de segunda a sexta das 8 as 17:45, porém 4 anos depois eles inventaram outro contrato e mudo o horário de todo mundo sem dizer se a gente aceita ou nao, agora estou das 13h as 21h de seg a sábado. E eu não quero trabalhar no sábado porque tenho compromisso mas não assinei esse contrato. Isso e correto?

    • Oi Hartur, o Art 468 da CLT é bem claro:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

      Ou seja, só pode haver alteração no contrato de trabalho se você concordar e ainda terá que ser um acordo benéfico pra você.

  34. Bom dia trabalho numa empresa de segunda a sábado entro as 10:00 e saio as 18:00 com 1 horas de almoço, agora a patroa quer descontar a hora de almoço no banco de horas está correto?

  35. Bom dia gostaria se saber assim, trabalho em uma empresa das 22h até as 06h sendo 1 hora de descanso, ele está querendo que trabalhamos até as 06h20 pq disse que não está batendo as 44horas semanais , e nem as mensais , gostaria de saber pq no caso estava pesquisando 52min e 30segundos equivale a 60min( 1 hora trabalhada ) sendo assim está correto ficar estes 20minutos a mais ??

    • Oi Priscila, o adicional noturno é até as 5 da manhã e a hora noturna é calculada dessa forma para remuneração. Se faltam horas pra fechar a empresa pode sim exigir esses 20 minutos.

  36. Olá trabalho de segunda a sábado entro às 08: e saio às 18:00 minha patroa fica sempre com raiva por que saio às 18:00 ela quer que ficamos até às 18:30 mas não paga hora extra paga comissão.
    Tem haver uma coisa com a outra? Comissão e hora Extra? E nos dar meio expediente de folga durante a semana ela está certa? O sábado ela.fecha só as 07:00

    • Oi Cinthia, se paga comissão fica a seu critério trabalhar mais para ganhar mais, só não pode ser uma jornada muito extensa acima das 44h semanais. Se essa folga esta prevista em contrato de trabalho não há problema.

  37. Trabalho de segunda a sábado, de 08:30 as 17:30 e 1hr de almoço dia de sábado de 08:30 as 14:00 sem almoço e recebo apenas mil reais já tem uns 2 anos, isso tá errado demais num tá???.

  38. Eu entro as 07:30 e saio as 17:00 de segunda a sexta e aos sábados trabalho das 07:30 as 15:00 é não tenho intervalo para almoço. Apenas almoço quando está tranquilo e volto rapidamente. Quantas horas estou ultrapassando??

  39. Boa tarde!

    Sou Ricardo, trabalho em uma empresa de Logística, nosso horário é de 7h até 17h, com intervalo de almoço de 1:12h, de segunda à sexta, sendo que trabalhamos 01 sábado no mês, trabalhamos de 08h à 12h. Mesmo batendo o ponto digital, o DP da Empresa computa como trabalhamos até 16h e não 17h, fazendo os cálculos percebo que tem erros ou não?

  40. Oi. Trabalho das 8:00 as 18:00 de segunda a sexta com 2 horas de almoço e das 08:00 as 12:00 no sábado. Queria saber se posso fazer um acordo com meu empregador para não ter que tirar essas duas horas de almoço e assim reduzir a hora de saida para 16:00 ao invés de 18:00. Ter que ficar 10:00 em um emprego agora para mim é totalmente sem sentido.

  41. Olá sou nutricionista clínica hospitalar..e trabalho de segunda à quinta de 8 às 18h e na sexta de 8 às 17h..tenho 1h de almoço e não trabalho nos fim de semana..está certo dentro da minha categoria?

  42. eu trabalho segunda a sexta de 8 a 15:30 (1:30 de almoco)
    sabado de 8 a 1:30 ( sem almoco)
    eu passo do horario?
    eu calculei, mas nao tenho certeza absoluta sobre

  43. Olá Boa tarde!
    Conheço uma pessoa que trabalha das 7hs as 17 com 1hs de almoço, ou seja entra 7hs sai 12hs entra 13hs sai as 17..Na sexta-feira trabalha até as 16hs no sábado até as 11hs nesse caso a jornada de trabalho tá certa?

  44. Olá
    O horário pra bater o ponto em horário normal é das 6:40 a entrada somada com 8 horas de jornada daria as 14:40 porque a empresa exige que seja batido as 15h?
    E uma dúvida se entro às 6:40 qual deve ser o tempo e a hora certa do almoço, e essa hora não conta com 8 horas trabalhadas?

  45. Olá
    Sou microempreendedor mei e tenho um funcionário que gostaria de registrar como faço? É um lava car de segunda das 8:00/1700 aos sábados até 12:00.

  46. Olá, recebi uma proposta de emprego para trabalhar de segunda a sexta das 07:00 as 18:00, com duas horas de almoço, e aos sábados das 07:00 as 15:00. Pelo que eu pude entender isso está errado, estou certo?

  47. Gostaria de saber porquê são consideradas 5 semanas por mês, se os meses tem 4 semanas e mais uns dois ou três dias?
    Quem trabalha de segunda à sexta, 8 horas por dia (por exemplo de 8h às 18h, e com 2 horas de intervalo), mais as 4 horas do sábado (somando as 44 horas semanais) não somam as 220 horas mensais.
    Obrigada.

  48. Trabalho diariamente das 07:30 às 17:30 com direito a 2 horas de almoço, essas que faço das 13 hrs às 15 hrs. Certo dia tive q me ausentar e chegar tarde na empresa, comecei a trabalhar as 14 hrs da tarde e fui até as 19 hrs da noite, sem parar. gostaria de saber quantas horas devo pagar pra empresa???

    • Oi Rosana, sim está correto se sua jornada for de 44h semanais. É só subtrair os horários de intervalo. São 07:20 diários X 6 dias por semana, o que dá 44h.

  49. trabalho de segunda a sexta de 06:30h até 17:30, minha carteira ta assinada com 1500 , sendo que ganho na mão 2100. isso seria hora extra?

  50. Recebi uma proposta de emprego (entregador de peças automotivas), com seguinte jornada de trabalho: seg à sexta das 07hs as 18hs sendo 1h30min de almoço e aos sábados das 07hs as 12hs.
    Está correto essa jornada de trabalho?

    • Oi Tiago, bem estranha essa carga horária. No caso de segunda a sexta você trabalharia 9h e meia por dia = 47h e meia + 5h do sábado num total de 52h e meia semanal. Mesmo pagando essas 8h e meia acima das 44h como horas extras estaria errado porque não se pode ter horas extras fixas na jornada de trabalho.

  51. Bom dia! Trabalho das 7 ás 16:48 mim(9 diárias, 44 horas semanais) então gostaria de saber o seguinte se trabalho na realidade 9 diarias, no calculo da semana fecha 45 horas trabalhadas, essa hora não recebo, então tenho o direito de sair 1 hora mais cedo na semana. Seria isso.? Aguardo….
    Obrigada
    Bom final de semana

  52. Olá, trabalho de segunda-feira a sábado das 07:00 as 11:30 e 12:30 as 16:48, mas dentro da semana sempre tenho um dia de folga, essa folga segue uma escala então a cada semana eu tiro ela em um dia diferente. Isso está correto?

  53. Boa tarde, tenho uma funcionária que entra as 8 hrs e sai as 16:30 de segunda a sábado com um intervalo de 1 hora p almoço e no domingo das 8 hrs as 14 hrs com 1 hora de almoço, como seria as folgas dela pra dar 44 hrs semanais? Obrigada.

    • Oi Maria, primeiramente você precisa verificar se há convenção coletiva da categoria, para isso precisa saber o enquadramento sindical da sua empresa na sua cidade, basicamente pra saber se é sindicato do comércio, sindicato da indústria, etc. Se há CCT você deve verificar como estipularam a jornada de trabalho.

      Caso não tenha sindicato e convenção coletiva, você deve conceder ao menos uma folga por semana sendo que uma delas deve ocorrer ao menos uma vez no domingo. Nessa escala, descontando o intervalo intrajornada, sua funcionária trabalha 45h de segunda a sábado + 5h no domingo totalizando 50h semanais. Você deve pagar no mínimo 6 horas extras semanais e ainda teria que ver com um contador se você deve pagar hora extra 100% no domingo.

  54. Olá gostaria de saber se estar correto, eu trabalho das 08h às 18h de segunda a sexta com duas horas de almoco e aos sábados das 08h as 12h Tá correto??

  55. Boa noite! Minha jornada de trabalho teve uma redução de 70%, no acordo fala que tenho que trabalhar 13:20min semanais. Quero saber como faço o cálculo para saber quanto vou receber!! Desde já agradeço

  56. Oi Boa noite! Trabalho de s segunda á sábado de 10hs às 18:20hs. Meu salário foi reduzido 70% .voltei a trabalhar no feriado e meu gerente me obrigou a trabalhar 8hs.
    Pq falou q estou devendo horas.
    Tenho q trabalhar esse tanto de horas com meu salario reduzido?

  57. fiz as contas da redução de jornada de 70% ai tenho que trabalhar 13:12 hs por semana no final do mês daria as 66hs mensais, a duvida seria vou receber as 66 horas mensais e como é pago o DSR do mês neste caso

  58. Tenho a seguinte duvida
    Poso trabalhar as 44 horas direto ou em 4 dias e folgar os restantes ?
    exemplo começa a trabalhar na quinta feira depois do almoço, ai trabalho ate domingo as 15 horas.
    com esta pandemia preciso saber disso

    • Oi Francisnando, não se pode trabalhar todas essas horas seguidas a não ser que tenha permissão e regulamentação do MTE como a área da saúde, segurança, bombeiros, entre outras com jornadas 48×24, 48×36, etc. Isso ultrapassaria e muito a carga horária diária, além de interferir no intervalo interjornada. Pode-se alterar os dias de trabalho desde que não fique uma jornada extensa demais. Dependendo da atividade penso que o máximo seriam 12h que foi permitida na Reforma Trabalhista de 2017, mas que também não poderia ser implementada em vários dias seguidos.

  59. Bom dia! trabalho em uma loja, das 9hrs até as 18hrs de segunda a sábado e tenho 1 hr de almoço,gostaria de saber se tenho direito a receber hrs extras ?

  60. Minha esposa trabalha das 16:00 as 01: 00 hrs com intervalo de 1 hora, sem folgas aos domingos, folga apenas as quintas, muitas vezes só indo para intervalo às 11:00 ou mais, e constantemente passa do horário de sair chegando a largar as 02:30hrs, não recebe adicional noturno. Por favor me aponte os erros.

  61. Boa noite redação!
    Tenho uma pergunta (dúvida)?
    Trabalho na área da logística, e faço o horário de segunda-feira a sexta feira horário dás 8h às 18h com intervalo de 1h12min. de descanso. Será que não está ultrapassando a carga horária de 44h semanal?
    Obrigado!

  62. Oi boa tarde meu nome é Patricia trabalho em uma loja como vendedora com essa pandemia estamos trabalhando em horário deferente de outras lojas pq tbm tem confecção, então estou entrando as 8 hrs da manhã e almoço de 15 min tempo de sentar e comer depois vamos até as 16 hrs , a princípio era para compensar o sábado hj , minha patroa disse que vamos trabalhar no sábado das 9hrs até as 13hrs quero saber se está correto ?

  63. Boa tarde mim chamo Marilia trabalho de segunda a sábado das 9hs as 18hs tenho 1hs de intervalo para almoçar gostaria de saber minha carga horária mensal se está correta coma lei trabalhista

  64. Boa noite!trabalho numa empresa onde entro às 06:00 as 14:00 de segunda a sexta e aos sábados 06:00as 16:00,somos obrigados aos sábados pagarmos duas horas a mas,quero saber se a empresa tem o direito de fazer isso??Desse jeito fica difícil termos vida social .Quero saber quais são os meus direitos perante isso?Sou obrigada msm a pagar duas horas a mas nós sábados ou posso pagar na semana?

    • Oi Lanna, quando vvocê foi contratada assinou o contrato de trabalho com a carga horária e a jornada diária. Desde que não ultrapasse a jornada regulamentada não há problema algum.

  65. Eu trabalho no comércio das 9:00 da manhã até as 19:00 (as vezes passa dessa horário de sair) isso de segunda à sábado, qual medida teria que ser tomada para regularizar segunda a CLT ?

  66. oi meu nome e vanessa trabalho no mercado de segunda a sabado entro 5:30 e saio as 12:50 mas nao tenho horario de almoço e nem de lanche so queria saber que horas tenho que sair sem o horario de lanche e almoço.

  67. Boa tarde
    Trabalho em uma padaria em que entro as 13 e saio as 21, as vzs 20:40, trabalho a dois anos assim com folgas aos domingos, a três meses atrás trocaram meu horário para 8 hrs a entrada 11:30 almoço com retorno as 13:30 e saída as 18 hrs, quais os meus direitos nesse caso isso de segunda a sábado?

  68. Olá tudo bem, meu nome é Francisca e gostaria que me tirasse uma dúvida, eu trabalho em uma padaria e meu horário de trabalho é de 5:30 as 14:00 com o intervalo de 1 hora, isso está correto, e trabalho todos os domingos, quando chega o meu domingo pra folga eu mesmo assim folgo na semana.

    • Oi Francisca, é obrigatório ao menos 1 domingo por mês de folga. E com esse horário teria que pegar o mês inteiro pra ver se fecha com as 220h mesmo.

    • Olá, meu nome é Larissa, trabalho em uma padaria, segunda a sabado das 8-18h c 1h de almoço. Se calculei certo estou trabalhando 14h a mais, é isso? Tenho q trabalhar feriados tb e conta como dia normal.. a padaria fecha 20:30 tenho q levar o cel p continuar atendendo em casa..

      • Oi Kamila, sim é isso mesmo. Além disso os feriados deveriam ser remunerados e numa futura ação trabalhista deverá obter indenização por horas extras devido o telefone após o expediente.

  69. Oi bom dia sou herison estou trabalhando de segunda a sexta-feira de 7:00 as 15:50 E no sábado de 7:00 as 14:50 eu estou trabalhando corretamente as 44 hora semanais ?

  70. Ola, boa tarde!
    Trabalho de segunda a sexta de 9h ate 19h
    sabado de 9 as 18
    sendo que o contrato e de 44horas semanais e 220 horas e folga somente domingo, eles do querem dar 1 folga por mes. esta certo?

  71. Olá eu trabalho como atendente de mercado comercial de segunda a sábado, pego as 8hs e largo as 17hs sabendo que faço 1 hora de descanso para o almoço de segunda a sábado , eu estou ganhando apenas o salário e estou trabalhando 48hs. semanais devo questionar com ele para ele me pagar a mais ou aos sábados ele me liberar as 12hs , ele não me dar almoço , nem transporte , nem tikt de alimentação ele só pagar meu fgts quais direitos tenho o salário atual e rs 1,045 ele só me pagar rs 960,00 por mês

  72. ola ! trabalho de segunda á sexta de 8 a 18 hs intervalo de 1 hora de almoço, 15 minutos café de manhã e 20 minutos descanso do café da tarde, sábado e domingo não trabalho, estou ultrapassando á carga horaria semanal de 44 horas ?

  73. Trabalho de segunda a sábado das 8hrs e 20min as 17:40 mim com intervalo de 2horas de almoço. Tenho direito a hora extra? Ou este horário já fechou 220 horas?

  74. Boa tarde, estou em dúvida se estou recebendo de acordo com as minhas horas trabalhadas, trabalho de segunda a sábado das 8h às 17h com 1h de almoço, e no meu contrato são de 44h semanais.

  75. Ola boa tarde!

    trabalho de seg a quinta das 14:00 as 22:00
    de sexta a sab 13:00 as 22:00
    com 1 hora de almoço

    Meu contrato esta escrito 44 horas semanais
    mas fazendo as contas da 46 horas

    FORA OS DOMINGOS QUE SÃO DOIS NO MÊS, DAS 14:00 AS 20:00
    E TODA SEMANA EU TENHO UMA FOLGA 6/1

    ENTÃO EU NÃO SERIA OBRIGADA A FAZER ESSAS DUAS HORAS A MAIS NA SEX E SAB ?
    mesmo que eu assine na folha de ponto essas duas horas ?

    • Oi Gabriela,
      1 hora de almoço
      seg a quinta das 14:00 as 22:00 = 28h.
      sexta e sab das 13:00 as 22:00 = 16h
      Total 44h.

      Se são dois domingos trabalhados por mês então esses dias deveriam ser horas extras 100% no mínimo.
      Sinceramente não entendi porque essa compensação de 2 horas.

  76. Boa tarde! me chamo thatyanne, trabalho em uma casa de família como baba há 7 meses e meu horário de trabalho é de 08:00 as 16:00, ela ainda não assinou minha carteira e nem se quer fez um contrato. gostaria de saber se tenho direito a intervalo, e quando ser demitida terei direito há algum beneficio.

    • Oi Thatyanne, você precisa ser registrada para ter direito a qualquer benefício previsto na CLT, fora isso para ter todos os direitos, somente entrando na justiça após a saída. E sim você tem direito a intervalo de pelo menos uma hora por dia, mas saiba que intervalo não entra como hora trabalhada, portanto para ter o intervalo seu horário teria que aumentar para 08 as 17h por exemplo.

  77. Bom dia!

    Minha CTPS é assinada com jornada de 44hs semanais, mas trabalho de SEG-SEX das 7:30 as 12hs. tenho 1,5h de almoço e retorno as 13:30 até as 18hs, e no sábado tiro direto das 7:30 as 13hs. Isso dá 9hs trabalhadas por dia + 5,5hs no sábado. Então estou fazendo 6,5hs extras por semana. Estou na empresa a 6 anos. Posso reclamar todas essas horas extras desde que entrei na empresa? Posso converte-las em folga? a empresa é obrigada a acertar essas horas extras comigo?

    • Oi Edinho, você precisa calcular também se você ultrapassa as 220h mensais de referência por mês. Tudo que ultrapassar isso seriam horas extras e deveriam ser pagas pela empresa. Se o não pagamento sempre ocorreu você pode sim solicitar o pagamento desses valores.

  78. Boa tarde, gostaria de sabe se estou recebendo de acordo com minhas horas trabalhada. Trabalho de segunda a sábado, sendo que de segunda á sexta meu horário é de 8h ás 17h30 com 1h30 de almoço, já no sábado são de 8h ás 20h com 1h de almoço.

  79. Boa noite!! trabalho de segunda a sexta das 11:40 as 20:00 e aos sabados das 09:40 as 18:00. Tenho 15 minutos de café todos os dias das 17:15 as 17:30 ta certo esse horário meu contrato é de 44 horas semanais?? Desde já obrigada!!-

  80. Boa noite!
    Eu trabalho de segunda a sábado 12 horas por dia.
    Um total de 72 horas semanais.
    Sou farmacêutica
    meia hora de almoço
    O meu chefe me paga um valor fixo sem horas extras.
    Nas minhas férias e décimo terceiro, ele me paga sempre pelo piso farmacêutico de Curitiba, já questionei várias vezes.
    O Correto não seria , pagar pelo fixo?

  81. Gostaria de saber qual minha carga horária por dia, sendo que tenho que cumprir 44 há semanais de segunda a sexta dando entrada as 22:00 hs. Tenho que trabalhar até que horas ???

    • Oi Danyel, o exemplo para calcular está no artigo. Pegue as horas trabalhadas, desconte os intervalos e pausas e o resultado terá que ser igual ou menor que 44h semanais.

  82. Trabalho em shopping ja faz 3 anos na mesma empresa. Minha jornada é de 6 horas de segunda a sexta e 8 horas no sábado e trabalho um domingo sim e um não e por 6 horas. Tenho uma folga fixa na semana independente do domingo que trabalho e agora a empresa quer que eu faça 8 horas pq diz que no contrato esta 44 horas semanais. Porém não posso devido a qdo saio pego meu filho na escola e não tenho ninguemninguém que possa fazer isso por mim, e fui informada que sou obrigada a fazer a caso não faça vai descontar essas horas do meu salário é correto? Estou confusa pq fui no sindicato e me falaram uma coisa e fui en um advogado e me disseram outra. Por gentileza se possível me auxiliem. Tem uma cláusula na clt artigo 468, posso me assegurar nele?

    • Oi Erica, se no seu contrato consta 44h semanais então você deve cumprir para fazer jus ao pagamento integral. Se você precisa entrar ou sair mais cedo, essas horas podem sim ser descontadas de você. Agora com relação a mudança de jornada de trabalho nesse caso precisa de acordo individual, então você tem que aceitar a mudança (aqui explica melhor), assim como diz o 468 que você cita: “mútuo consentimento”.

  83. Gostaria de saber trabalho no shopping terça a dormindo minhas folgas são todas segundas e folgo 1 domingo ao mês não faço hora de almoço só 30 minutos de intervalo

  84. Bom dia!
    Tenho um comercio, qual o horário que meus funcionários devem cumprir, já que trabalhamos de segunda a sábado, sendo que de segunda a sexta a loja funciona das 09:00 as 18:30, e aos sábado das 09:00 as 17:30
    tenho funcionário que entra as 9:00 que horas ele deve sair e o que entra as 10:00 qual que horas deve sair .
    Obrigada

  85. Boa noite no contrato de trabalho está de 14:00 as 22:00 segunda a sexta e nos sábados de 08:00 as 15:00 e estou grávida os patrões q q eu ainda trabalho nos sábados a noite eles pode me obrigada a trabalhar nos sábados a noite na minha situação eu já cumpro meus horários certo isto e o certo ou eu tenho que procurar meus direitos

  86. Gostaria de saber se trabalho 44 semanais num total de 220 horas folgo nos domingos pois a empresa tem CNPJ diferente do prédio que querem assumir a equipe do prédio antigo pois o nosso contrato é de 220 horas posso continuar folgar os domingos .Se não foi alterado nasa no contrato.

    • Oi Juliana, alterações na jornada de trabalho que estão no contrato de trabalho só podem ser feitas caso você esteja de acordo. A empresa não pode mudar arbitrariamente sua carga horária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui