Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado – Veja como funciona e como calcular

A jornada de trabalho 44h de segunda a sábado é uma das modalidades mais populares no Brasil. Isso porque, ela se adequa as normas CLT, e ainda permite que o trabalhador tenha o descanso remunerado sempre aos domingos.

Contudo, muitos brasileiros ainda possuem dificuldades de calcular esse tipo carga horária. Por isso nesse post vamos explicar:

  • O que diz a CLT sobre a jornada de trabalho?
  • Como calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado?

Confira também como calcular a jornada de trabalho semanal e mensal de acordo com a CLT.

Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado

O que diz a lei sobre a jornada de trabalho?

De acordo com o inciso XIII do Art. 7º da Constituição Federal, o trabalhador registrado deve exercer uma carga horária semanal de 44 horas, sendo 8h por dia no máximo.

Se por ventura o empregado ultrapassar essa jornada, a empresa deverá pagar horas extras sendo que, obrigatoriamente, o máximo permitido são duas horas extras por dia. Agora, se o trabalhador cumprir uma carga inferior, deverá fazer a compensação conforme o acordo firmado com o seu patrão.

Além disso, também pode ser negociada a redução de salário, mas sem que isso afete o valor da hora trabalhada.

Como calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado?

Para calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado, é preciso considerar alguns pontos importantes. O primeiro deles é que o trabalhador possua uma hora de descanso dentro da jornada.

Além disso, existe um período de 11 horas que deve ser respeitado entre uma jornada e outra, o chamado intervalo interjornada.

Para calcular a jornada de trabalho, primeiro você deve multiplicar a quantidade de horas semanais pelo número de semanas no mês. Sendo assim, o cálculo ficaria da seguinte forma:

Jornada de trabalho: 44 x 5 = 220h

Em seguida, você deve dividir o valor do salário pelo total de horas trabalhadas no mês. Vamos supor, nesse caso, que o trabalhador ganhe R$ 2.000. Com isso, o calculo ficaria assim:

Valor por hora de trabalho: 2000 / 220 = 9.09. Isso quer dizer que o trabalhador ganha R$ 9.09 por hora.

Tendo em mente que a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado totaliza 8 horas de atuação mais uma de descanso, o funcionário ficará na empresa 9 horas. Logo, se ele inicia a jornada às 8h da manhã, ele irá encerrá-la às 17h.

Dessa maneira, também se respeita o período de 11 horas entre uma jornada e outra.

Pontos importantes a serem considerados na jornada de trabalho 44h de segunda a sábado

exemplos de intervalos na jornada de trabalho

Ao considerar a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado, é importante que você considere alguns pontos importantes da nova reforma trabalhista e também das leis que se mantiveram.

Turno da noite

Quem atua no turno da noite tem um cálculo um pouco diferente. O período noturno, que é considerado entre as 22h e 5h, tem uma mecânica de hora trabalhada diferenciada.

Isso porque, a hora trabalhada é contabilizada quando o trabalhador atua 52 minutos e 30 segundos, e não 60. Por conta disso ao cumprir 7 horas o empregado já terá “batido” o limite, pois em teoria terá cumprido a jornada de outro.

Além disso, quem atua nesse período recebe um adicional de 20% sobre a hora trabalhada.

Redução hora de almoço

As novas leis trabalhistas permitiram a redução da hora de almoço para 30 minutos, desde que o acordo seja firmado entre empregador e empregado. Além disso, a empresa terá que pagar os minutos que faltaram para completar 60.

Banco de horas

As horas extras podem ser convertidas em bancos de horas. Porém, isso também só ocorrerá se for firmado acordo entre o trabalhador e a empresa.

Agora que você sabe como calcular a jornada de trabalho 44h de segunda a sábado, não deixe de conferir outros artigos sobre as leis trabalhistas e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

Comente sobre Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado – Veja como funciona e como calcular

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

63 comentários em Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado – Veja como funciona e como calcular

  1. Boa tarde
    Trabalho em uma padaria em que entro as 13 e saio as 21, as vzs 20:40, trabalho a dois anos assim com folgas aos domingos, a três meses atrás trocaram meu horário para 8 hrs a entrada 11:30 almoço com retorno as 13:30 e saída as 18 hrs, quais os meus direitos nesse caso isso de segunda a sábado?

  2. Olá tudo bem, meu nome é Francisca e gostaria que me tirasse uma dúvida, eu trabalho em uma padaria e meu horário de trabalho é de 5:30 as 14:00 com o intervalo de 1 hora, isso está correto, e trabalho todos os domingos, quando chega o meu domingo pra folga eu mesmo assim folgo na semana.

  3. Oi bom dia sou herison estou trabalhando de segunda a sexta-feira de 7:00 as 15:50 E no sábado de 7:00 as 14:50 eu estou trabalhando corretamente as 44 hora semanais ?

  4. Ola, boa tarde!
    Trabalho de segunda a sexta de 9h ate 19h
    sabado de 9 as 18
    sendo que o contrato e de 44horas semanais e 220 horas e folga somente domingo, eles do querem dar 1 folga por mes. esta certo?

  5. Olá eu trabalho como atendente de mercado comercial de segunda a sábado, pego as 8hs e largo as 17hs sabendo que faço 1 hora de descanso para o almoço de segunda a sábado , eu estou ganhando apenas o salário e estou trabalhando 48hs. semanais devo questionar com ele para ele me pagar a mais ou aos sábados ele me liberar as 12hs , ele não me dar almoço , nem transporte , nem tikt de alimentação ele só pagar meu fgts quais direitos tenho o salário atual e rs 1,045 ele só me pagar rs 960,00 por mês

  6. ola ! trabalho de segunda á sexta de 8 a 18 hs intervalo de 1 hora de almoço, 15 minutos café de manhã e 20 minutos descanso do café da tarde, sábado e domingo não trabalho, estou ultrapassando á carga horaria semanal de 44 horas ?

  7. Trabalho de segunda a sábado das 8hrs e 20min as 17:40 mim com intervalo de 2horas de almoço. Tenho direito a hora extra? Ou este horário já fechou 220 horas?

  8. Boa tarde, estou em dúvida se estou recebendo de acordo com as minhas horas trabalhadas, trabalho de segunda a sábado das 8h às 17h com 1h de almoço, e no meu contrato são de 44h semanais.

  9. Ola boa tarde!

    trabalho de seg a quinta das 14:00 as 22:00
    de sexta a sab 13:00 as 22:00
    com 1 hora de almoço

    Meu contrato esta escrito 44 horas semanais
    mas fazendo as contas da 46 horas

    FORA OS DOMINGOS QUE SÃO DOIS NO MÊS, DAS 14:00 AS 20:00
    E TODA SEMANA EU TENHO UMA FOLGA 6/1

    ENTÃO EU NÃO SERIA OBRIGADA A FAZER ESSAS DUAS HORAS A MAIS NA SEX E SAB ?
    mesmo que eu assine na folha de ponto essas duas horas ?

  10. Boa tarde! me chamo thatyanne, trabalho em uma casa de família como baba há 7 meses e meu horário de trabalho é de 08:00 as 16:00, ela ainda não assinou minha carteira e nem se quer fez um contrato. gostaria de saber se tenho direito a intervalo, e quando ser demitida terei direito há algum beneficio.

    • Oi Thatyanne, você precisa ser registrada para ter direito a qualquer benefício previsto na CLT, fora isso para ter todos os direitos, somente entrando na justiça após a saída. E sim você tem direito a intervalo de pelo menos uma hora por dia, mas saiba que intervalo não entra como hora trabalhada, portanto para ter o intervalo seu horário teria que aumentar para 08 as 17h por exemplo.

  11. Bom dia!

    Minha CTPS é assinada com jornada de 44hs semanais, mas trabalho de SEG-SEX das 7:30 as 12hs. tenho 1,5h de almoço e retorno as 13:30 até as 18hs, e no sábado tiro direto das 7:30 as 13hs. Isso dá 9hs trabalhadas por dia + 5,5hs no sábado. Então estou fazendo 6,5hs extras por semana. Estou na empresa a 6 anos. Posso reclamar todas essas horas extras desde que entrei na empresa? Posso converte-las em folga? a empresa é obrigada a acertar essas horas extras comigo?

    • Oi Edinho, você precisa calcular também se você ultrapassa as 220h mensais de referência por mês. Tudo que ultrapassar isso seriam horas extras e deveriam ser pagas pela empresa. Se o não pagamento sempre ocorreu você pode sim solicitar o pagamento desses valores.

  12. Boa tarde, gostaria de sabe se estou recebendo de acordo com minhas horas trabalhada. Trabalho de segunda a sábado, sendo que de segunda á sexta meu horário é de 8h ás 17h30 com 1h30 de almoço, já no sábado são de 8h ás 20h com 1h de almoço.

  13. Boa noite!! trabalho de segunda a sexta das 11:40 as 20:00 e aos sabados das 09:40 as 18:00. Tenho 15 minutos de café todos os dias das 17:15 as 17:30 ta certo esse horário meu contrato é de 44 horas semanais?? Desde já obrigada!!-

  14. Boa noite!
    Eu trabalho de segunda a sábado 12 horas por dia.
    Um total de 72 horas semanais.
    Sou farmacêutica
    meia hora de almoço
    O meu chefe me paga um valor fixo sem horas extras.
    Nas minhas férias e décimo terceiro, ele me paga sempre pelo piso farmacêutico de Curitiba, já questionei várias vezes.
    O Correto não seria , pagar pelo fixo?

  15. Gostaria de saber qual minha carga horária por dia, sendo que tenho que cumprir 44 há semanais de segunda a sexta dando entrada as 22:00 hs. Tenho que trabalhar até que horas ???

  16. Trabalho em shopping ja faz 3 anos na mesma empresa. Minha jornada é de 6 horas de segunda a sexta e 8 horas no sábado e trabalho um domingo sim e um não e por 6 horas. Tenho uma folga fixa na semana independente do domingo que trabalho e agora a empresa quer que eu faça 8 horas pq diz que no contrato esta 44 horas semanais. Porém não posso devido a qdo saio pego meu filho na escola e não tenho ninguemninguém que possa fazer isso por mim, e fui informada que sou obrigada a fazer a caso não faça vai descontar essas horas do meu salário é correto? Estou confusa pq fui no sindicato e me falaram uma coisa e fui en um advogado e me disseram outra. Por gentileza se possível me auxiliem. Tem uma cláusula na clt artigo 468, posso me assegurar nele?

    • Oi Erica, se no seu contrato consta 44h semanais então você deve cumprir para fazer jus ao pagamento integral. Se você precisa entrar ou sair mais cedo, essas horas podem sim ser descontadas de você. Agora com relação a mudança de jornada de trabalho nesse caso precisa de acordo individual, então você tem que aceitar a mudança (aqui explica melhor), assim como diz o 468 que você cita: “mútuo consentimento”.

  17. Gostaria de saber trabalho no shopping terça a dormindo minhas folgas são todas segundas e folgo 1 domingo ao mês não faço hora de almoço só 30 minutos de intervalo

  18. Bom dia!
    Tenho um comercio, qual o horário que meus funcionários devem cumprir, já que trabalhamos de segunda a sábado, sendo que de segunda a sexta a loja funciona das 09:00 as 18:30, e aos sábado das 09:00 as 17:30
    tenho funcionário que entra as 9:00 que horas ele deve sair e o que entra as 10:00 qual que horas deve sair .
    Obrigada

  19. Boa noite no contrato de trabalho está de 14:00 as 22:00 segunda a sexta e nos sábados de 08:00 as 15:00 e estou grávida os patrões q q eu ainda trabalho nos sábados a noite eles pode me obrigada a trabalhar nos sábados a noite na minha situação eu já cumpro meus horários certo isto e o certo ou eu tenho que procurar meus direitos

  20. Gostaria de saber se trabalho 44 semanais num total de 220 horas folgo nos domingos pois a empresa tem CNPJ diferente do prédio que querem assumir a equipe do prédio antigo pois o nosso contrato é de 220 horas posso continuar folgar os domingos .Se não foi alterado nasa no contrato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui