Como funciona a jornada de trabalho 12×36 de acordo com a Nova CLT

A reforma trabalhista vem trazendo uma série de mudanças. E uma delas é em relação a jornada de trabalho 12×36. Esse é um tipo de modalidade que antes já era legalizada, mas apenas em alguns casos. Contudo, agora, ela acaba de sofrer uma modificação. E, você, sabe como funciona a jornada de trabalho 12×36 segundo as novas leis trabalhistas?

Nesse post, vamos explicar mais à fundo o assunto jornada de trabalho 12×36. Você vai descobrir:

  • O que mudou na jornada de trabalho 12×36;
  • Como ficam os feriados e fins de semana;
  • Como fica a questão do limite diário de 8 horas;
  • E o que muda em relação ao adicional noturno.

Confira!!!

como funciona a jornada de trabalho 12x36

Como funciona a jornada de trabalho 12×36: O que mudou?

Para você que deseja saber como funciona a jornada de trabalho 12×36, até a lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), esse tipo de jornada de trabalho era permitida nas seguintes ocasiões:

  • Acordo coletivo de trabalho;
  • Convenção coletiva;
  • Acordo individual por escrito.

Com a reforma trabalhista que passa a entrar em vigor, essa modalidade também pode ser exercita caso haja contrato individual, também por escrito. Ou seja, cada trabalhador de maneira individual poderá negociar com o empregador se deseja cumprir esse tipo de horário de trabalho.

Outra mudança é que a remuneração da jornada de trabalho 12×36 deve englobar:

Além disso, tanto o repouso para alimentação como para descanso poderá ser usufruído pelo empregado, ou indenizado pela empresa. Isso quer dizer, por exemplo, que a empresa pode pagar para que o trabalhador faça um período inferior, desde que seguindo o que está estabelecido nas leis trabalhistas.

Na jornada de trabalho 12×36, em casos de hora extra em feriados, a empresa deverá pagar em dobro o período. Logo, se a hora trabalhada do empregado vale R$ 10, no feriado deverá ser pago no mínimo R$ 20, algumas empresas praticam 150 e até mesmo 200% no valor do plantão em folgas.

Como fica a questão do limite diário de 8 horas?

jornada de trabalho 12x36 na Nova CLT atualizada
Muito utilizada em regimes plantonistas na área da saúde e segurança, a escala dde trabalho 12×36 foi flexibilizada pela atualização Nova Legislação Trabalhista

De maneira geral a lei que determina que o trabalhador não pode cumprir uma jornada diária superior a 8 horas, totalizando 44 por semana, ainda está em vigor. O que acontece é que com as mudanças da reforma trabalhista, a jornada de trabalho 12×36 passa a ser constitucional para qualquer tipo de atividade, desde que tenha sido estabelecida por meio dos casos citados acima.

Isso quer dizer que se houver acordo/contrato individual por escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva, essa modalidade poderá ser exercida. Isso é válido, inclusive para trabalho doméstico, desde que o empregado assine acordo com o patrão.

Por exemplo, a emprega doméstica que agora firmar acordo que trabalhará 12 horas seguidas na casa do patrão (respeitando o período de repouso) e depois folgar 36. Dessa maneira, a atuação se mantém dentro da lei, e o trabalhador mantém seus benefícios.

A jornada de trabalho 12×36 geralmente é comum entre profissionais que precisam prestar plantão no trabalho, tais como: bombeiros, policiais, médicos, enfermeiras entre outros.

No 12×36 tenho direito a folgas e hora extra 100% de feriados e fins de semana?

Caso tenha se estabelecido em contrato antes da Reforma Trabalhista de 2017 então segue-se o acordado em contrato de trabalho se previsto folga, caso contrário observando a jurisprudência, vemos que o entendimento é de que para quem trabalha dia sim dia não a folga de 36h já remunera feriados e o DSR não precisando de mais folgas, assim como diz o parágrafo único do Art 59-A da CLT:

“A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

E o adicional noturno?

Outro detalhe que é importante menciona sobre como funciona a jornada de trabalho 12×36, é em relação ao adicional noturno. Nesse caso, também houveram algumas mudanças.

Agora, o profissional que inicia seu horário dentro do período noturno e que ele se estende para além das 5h da manhã, só terá direito a carga reduzida e o adicional de 20% nas horas que englobam o período noturno.

Isso quer dizer que, se o trabalhar começa a trabalhar as 22h e trabalha até as 11 da manhã (incluindo uma hora de repouso) seguinte, o adicional de hora trabalhada, e a carga reduzida de 52 minutos e 30 segundos só irá valer para o período entre 22h e 5h, que é considerado o noturno. Das 5h até as 11h, o valor e a quantidade de minutos serão normais.

A jornada de trabalho 12×36 está sim legalizada, mas, apenas nos casos citados anteriormente. Por conta disso é importante que o empregador e o empregado negociem e estabeleçam o contrato por escrito, para que não haja qualquer tipo de problema.

339 comentários em Como funciona a jornada de trabalho 12×36 de acordo com a Nova CLT

  1. Boa tarde! Gostaria de saber como funciona a compensação do banco de horas de um funcionário que trabalha 12/36 . As folgas são corridas ou não?

  2. Olá, trabalho em uma empresa de revestimento cerâmico e aqui querem implantar 12×36, mas de acordo com a NR15, locais que ultrapassam os 85 decibéis possuem tempo limite para a realização dos trabalhos. Aqui tem setores que o mínimo é 88 decibéis, ainda assim pode ser implementado essa carga horária? Lembrando que usamos protetor auricular, mas já tem casos de funcionários tempo perda de audição gradativa. Muito obrigado.

    • Oi Leonardo, a empresa deveria levar a NR15 em consideração nesse caso, até mesmo trocando os EPIs auriculares pelos que possuem maior taxa de proteção.

  3. Olá, meu esposo trabalha em um hotel no horários 12/36. Ele começa as 19 e vai até as 7 da manhã, ele é recepcionista, mas tem que agir como manobrista e copeiro, fazendo o café da manhã , isso sem receber nada a mais. Tbm não faz horário de janta pq não tem ninguém ora ficar no lugar durante o horário. Isso está certo? Desde já eu agradeço pelo esclarecimento

  4. Boa noite!! Sou funcionária pública efetiva, trabalho no regime de 8horas diárias, 40 horas semanais. Nessa semana foi nos informado que iriam mudar o regime para 12×36, inclusive fins de semana e feriado e nos informaram que não haveria reajuste salarial. Isso é correto ou não, o salário deveria ser reajustado com a nova jornada de trabalho?

    • Oi Suelen, provavelmente essa mudança só pode ser imposta caso você aceite. Se seu regime é CLT, veja o que diz o Art 468 da CLT sobre alteração de contrato de trabalho:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

  5. Bom dia..
    Me tira uma dúvida, devido a fase vermelha a empresa que trabalho adotou a escala 12 por 36.
    Segundo o hr depois que passar essa fase teremos que pagar hora.
    Pois trabalhamos um domingo sim e outro não e não perdemos a folga da semana?? Sendo que pagamos a hora da folga da semana quando folgamos no domingo.
    Não consegui entender o pq dos colaboradores terem ficado devendo hora e pagaram depois..
    Poderia me ajudar…

    • Oi Ana, não tem como ajudar com isso porque precisaria ver a folha de ponto e a jornada certinha, fica bem difícil dizer com certeza.

  6. Boa noite!
    Eu trabalho numa escala 12×36 a noite, só que não temos no momento nenhum outro colaborador a noite para preencher a outra noite, então nas noites em que eu estaria de folga, trabalho sob regime de demanda ou sobreaviso. Também faço 2 horas extras todos os dias para cobrir as horas que ficariam descobertas por conta do horário comercial que os funcionários cumprem na empresa, ou seja, eu assumo o plantão as 17:30 e entrego as 07:30 do outro dia, inclusive nos dias em que eu estaria de descanso. Porém aos sábados e domingos tenho descanso, mas a cada 3 semanas tenho que trabalhar inclusive aos sábados e domingos para não ficar descobertos os finais de semana. Essa prática está em conformidade?

  7. Olá, gostaria de saber se a empresa onde trabalho pode me trocar de plantão sem me dar o descanso de 36 horas? Trabalho 12×36 onde somos divididos em diurno A e B. Sou do diurno A e me trocaram para o B a partir de 01/02, sendo assim o meu ultimo plantão no A foi 31/01 e fui obrigado a trabalhar dia 01/02 sem o descanso das 36 horas e sem receber banco de horas. Gostaria de saber se isso é legal!?

  8. Boa tarde, eu trabalho como vigilante, meu salário é 1.666,00, 12×36. A empresa fala que tenho que cobrir folgas, ou seja, trabalhar nos meus dias de folga. Porém eles pagam somente 110 reais, sendo que foi acertado com o sindicato que o dia extra seria 234 reais. Qual o procedimento a se fazer?

    • Oi Ramon, se ela paga menos do que deve por uma FT (Folga Trabalhada) e você acha pouco, simplesmente não faça hora extra. Ninguém pode ser obrigado a fazer horas extras, você deve cumprir a carga horária estipulada no seu contrato de trabalho.

  9. Bom dia tenho uma dúvida em relação a hora extra na escala 6×12, se o colaborador trabalha na escala das 07 as 13 e fez 12 horas ficou até as 19 com uma hora de intervalo, se paga 5 horas de extra não contando o intervalo como extra ou pagar 6 horas? 5 trabalhadas + 1 de intervalo, as vezes o pessoal faz intervalo menor fazem 30 minutos, por exemplo se fazer hora extra na escala 6×12 a pessoa fazer só 30 minutos de intervalo o correto é pagar 5:30 de extra 5h de extra e 30min de intervalo, pagar 6h normal, ou pagar 6:30 6h de extra +30min do intervalo que não fez? trabalho em RH e fico perdido nessa parte pagar 6:30 me parece que estou pagando 2 vezes sabe, mas quero fazer o correto, poderiam me esclarecer??? obrigado

    • Oi Leandro, não há previsão disso na legislação, diante disso numa hipotética ação trabalhista o magistrado utilizaria o bom senso e a orientação de horas de repouso e alimentação previstos. Sendo assim penso que a empresa deveria sim remunerar a hora intervalar durante essas horas extras, até porque as horas extras estão sendo feitas a pedido da empresa e o pagamento demonstraria boa fé por parte da empresa.

  10. Bom dia, trabalho em um hospital escala 6×12, quando faço hora extra, faço dupla jornada faço 12 horas, trabalho 6 e recebo 6 de extra, porém paro 1 hora para almoço de intrajornada o correto é a empresa me pagar 6 horas de extra ou somente 5 horas???? por exemplo trabalhei das 07 as 19h e fiz 30 minutos de intervalo o correto é eu receber 06h? 5:30h? ou 06:30h? poderiam me tirar essa dúvida obrigado.

  11. Meu contato de trabalho são de 8 horas diárias de segunda a sexta (40 hora semanais) porém estou alocada em
    Hospital onde fazemos 12×36 mas recebemos extra por trabalhar final de semana e feriados, ja que meu contrato está especificado que não trabalho final de semana.
    É permitido alterar? Retirar as horas extras dos finais de semana mesmo com contrato ja assinado, tendo em vista que os demais funcionários da mesma categoria trabalham de segunda a sexta? (Trabalham nas unidades de saúde)

    • Oi Adriana, alteração do contrato de trabalho só é permitida com anuência do empregado. Veja o que diz o Art 468 da CLT sobre alteração de contrato de trabalho:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

      Já sobre as horas extras a empresa pode sim criar banco de horas.

  12. Trabalho de vigilante e a empresa quer que eu faça a troca de plantão para Meo colega fazer reciclagem e certo isso ou a empresa deveria me pagar por esse plantões sendo que vou trabalhar de segunda a sexta feira indo em casa só pra dormir. Isso e correto?

  13. Boa tarde…
    Tira dúvida:
    _Trabalho 12×36
    A empresa mandou assinar aviso , no mesmo tem 02 opções :
    Redução de 02 horas diárias ou 07 dias corridos .
    Supervisor disse que pra jornada 12×36 não EXISTE redução de 02 horas e manda eu assinar 07 dias…
    Como funciona isso?
    E facultativo eu assinalar os 07 dias , vou perder alguma coisa ?
    Poderia assinar a redução diária de 02 horas ?
    Muito obrigado
    Ricardo de Camaçari Bahia região metropolitana de Salvador.

    • Oi Ricardo, só muda a modalidade e você não perde nada em uma ou outra. Acho que fizeram isso devido ao 12×36 exigir rendição o que quebraria a escala.

  14. Trabalho 12×36 devido a pandemia minha empresa exigiu que trabalhassemos 13 horas por 20 dia e colocaram como banco de horas eles podem fazer isso ?

  15. Bom dia, gostaria de saber se há como implementar a escala de trabalho de 12×36 em uma empresa que funcione somente de Segunda a Sexta (exceto feriados) ? Ou se há outra forma de elaborar um horário ?
    Obs: O funcionário é motorista.

  16. trabalho na escala 12×36, somos uma equipe de 8 pessoas(4 de dia e 4 de noite), trabalhamos em dupla. uma dupla ficou doente(do dia), então a outra dupla trabalhou direto 3 dias seguidos. a hora extra é 100%?

  17. Minha empresa está adotando a carga horária 12×36 … Mas não sei em que acordo está havendo … E sim em tons de ameaça a mandar embora se não assinarmos uma folha … No caso eu não assinei … Sou obrigado a aceitar a escala de 12×36 …

    • Oi Valdeir, você não é obrigado. veja o que diz o Art 468 da CLT sobre alteração de contrato de trabalho:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

  18. Trabalho em escala 12×36 minha escala era ímpar , no dia 31/1 levei atestado, eles podem descontar esse dia? Pq recebemos a mais quando e 31 dias no mês.se a escala cair em dias ímpares.
    Outra dúvida
    Fiz um acordo trabalhista, onde fiquei de ir trabalhar o mês de janeiro porém arrumei outro emprego e avisei que não iria . O aviso prévio nesse caso de acordo trabalhista como funciona? Tem algum regra tem que trabalhar ou pode ser indenizado? Pq pesquisei e sempre encontro que a empresa paga metade do aviso prévio.. quantos dias ela tem pra fazer o acerto pq perguntei pra minha chefe quando avisei que não iria mais ela disse : partir de hoje 10 dias. Mas depois me enviou uma mensagem dizendo que teria 30 dias mais 10 pra fazer o acerto.

    • Oi Ana, sim o desconto é normal. Sobre o aviso se você não cumpriu ele será descontado da rescisão, uma forma de não pagar por isso seria você levar uma carta da sua empresa atual informando do novo emprego. Veja:

      “Súmula 276 do TST estabelece que o direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. A norma também prevê que o pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo se houver comprovação de que o prestador de serviços obteve novo emprego.”

  19. Ola!!
    Trabalho em um hospital na escala 12/36.
    Invemtaram um tal rodízio,quem é da noite vai pro dia e quem é do dia vai pra noite.Antes desse rodizio eu trabalhava a noite e fiz um consiguinado me garantindo no salario da noite , no meu contra-cheque além do desconto do consiguinado ainda tem desconto da pensão alimenticia.
    Mesmo com os descontos a noite recebia 1150 reais,agora de dia com esses descontos estou recebendo 700 reais.
    Deste 700 reais ainda tenho q pagar mais um emprestimo e mais uma pensão.
    Estou desesperado e não sei o que faço.
    Pelo amor de Deus vcs podem me da uma luz.
    Obrigado!

    • Oi Leonardo, a empresa é livre para fazer escalas e mudanças desse tipo. O ideal a fazer é conversar com o RH da empresa sobre a situação.

    • Sou porteiro e trabalho com escala de 8 h com folga uma vez por semana e agora eles querem passar para 12 po 36,gostaria de saber se tem alguma indenizaçãopor causa dessa mudança estou la a 6 anos,ja agradeço pela resposta.

      • Oi Eron, não há indenização para mudança de escala, o que pode haver é remuneração maior em caso de mudança para mais horas de trabalho.

  20. Boa tarde!

    Sou Téc. em Radiologia e trabalho em escala 12/72h. Venho fazendo plantões extras desde outubro e a empresa ainda não pagou estes extras e nem se manifestou a respeito, apesar das tentativas. Existe um prazo pra pagamento desses plantões extras? Quais são as medidas cabíveis?
    Obrigada

  21. Bom dia.
    A empresa que trabalho adotou a escala 12/recentemente, sendo os horários de trabalho das 06:00 as 18:00 e das 18:00 as 06:00.
    Cabe revezamento desses horário entre as equipes?
    É correto afirmar que a equipe que trabalha das 18:00 as 06:00 (noturno) está fazendo 1 hora extra?
    Deste de já agradeço?

    • Oi Vinícius, revezamento fica a cargo do operacional de cada empresa, não há regra geral pra isso. Na jornada noturna a redução de horas é somente para efeito do cômputo de horas do adicional, não da carga horária em si.

  22. Boa noite, gostaria de saber como é calculado o valor da hora trabalhado? Se é o salario sobre 220H ou se é salario sobre 180H.
    Poderia me da um exemplo?

    • Oi Julio, isso depende da estrutura de plantões de cada empresa e inclusive há várias ações na justiça devido a aplicação errada do divisor de cálculo para jornada 12×36. O que se sabe pela jurisprudência trabalhista é que não pode ser 180h porque meses com 16 plantões ultrapassaria esse valor, algumas empresas colocam 220h e na maioria colocam 210h.

      • Trabalho 12×26 a noite das 19:00 as 07:00, em qual dia devo fazer o exame periódico, já que a empresa manda fazermos no dia de folga, quando saímos do trabalho de manhã.

  23. Trabalho 12 x 36
    Gostaria de saber se é permitido por lei trocar frequentemente um dia pelo outro.
    Por exemplo: A cada 15 dias trocar a segunda-feira por outro dia qualquer.

  24. Boa noite. Trabalho no shopping meu horário é 12×36, o empregador fornece o almoço, porém, é descontado em folha e ele disse que é obrigatório pegar a marmita, pois ele não repassa o valor em dinheiro. Mas se caso eu não quiser pegar a marmita, ele não me repassa o dinheiro e é descontado, mesmo que eu leve comida de casa. Isso é correto?

  25. OI TRABALHO 12 POR 36 E TENHO DIREITO A 6 DIAS DE FOLGA NO MES (3+3), ALEM DO DESCANSO DE 36H.

    Folga: (3 DIAS CORRIDOS) TRABALHO ALGUNS DIAS NOVAMENTE E FOLGO 3 DIAS CORRiDOS NOVAMENTE. Porem nossa equipe do noturno funciona da seguinte forma; a primeira folga de 3 dias é durante a semana e a segunda folga é na (sexta,sabado e domingo)

    e a turma do diurno só pode folgar nas datas estipuladas pela liderança, nao podendo numca folgar nos finais de semana isso é permitido?

    • Oi Bruna, sua jornada é muito específica e provavelmente foi implantada após algum tipo de acordo coletivo, portanto fica difícil dizer com certeza, mas saiba que fica a cargo da empresa estipular folgas.

  26. Eu trabalho 12×36 no noturno, no caso estou puxando plantão em dias pares, a partir de amanhã vou passar a puxar 12 horas no mesmo período da noite em plantão ímpar, sem direito a folga. Isso é correto?

  27. Olá, preciso tirar uma dúvida, trabalho 12×36, mas tenho horas em haver, a empresa não paga por horas extras e sim retribui em folga. Trabalho na Enfermagem hospitalar, e faço Pós graduação em Obstétrica, qual precisaria usar estas horas, mas mesmo tendo estas horas em haver não estou sendo liberada para realizar a pós. Sendo que preciso viajar durante 04:20horas, pois é em outra cidade, cujo conhecimento adquirido estou usando neste local de meu trabalho. Sem apoio nenhum, como posso resolver isso? Até onde posso reivindicar algum direito? Minhas horas estão acumulando, no momento tenho em haver 57 horas.

    • Oi Sandra, em banco de horas quem define o dia para compensar as horas é a empresa, até pela questão das operações diárias. Imagine que todos os funcionários de um setor resolvessem tirar folga no mesmo dia, isso inviabilizaria e prejudicaria as operações da empresa. Portanto não há obrigatoriedade da empresa conceder essas folgas no dia que você quiser. Agora falando pelo lado do bom senso e pela natureza do seu pedido, a empresa deveria levar isso em consideração.

  28. Fui ao médico com suspeita de covid no dia 28/11 e a médica me deu 14 dias , que terminam na sexta 11/12 .a minha dúvida é que trabalho final de semana por escala .Devo trabalhar no fds ou voltar na segunda-feira???

  29. Trabalho como 12×36 desde 2016 onde recebia 100% de extra quando a escala caia em feriados. Agora em 2020 cortaram a extra com a justificativa de a empresa não ser mais obrigada a pagar por causa da reforma trabalhista e que a sumária 444 não é mais válida. Será q não consigo recorrer de alguma forma ? Por exemplo o sindicato na convenção coletiva? Meu contrato não menciona hora extra, porém recebia normalmente.

    • Oi Thiago, desde a Reforma Trabalhista de 2017 não é mais obrigatório o pagamento de horas extras em domingos e feriados, claro que isso desde que não esteja previsto em acordo ou convenção coletiva.

      Em processos desse tipo pelos TRTs do Brasil, observa-se que em sua grande maioria o magistrado entende de que o não pagamento de hora extra 100% ou folgas adicionais mensais só vale para novos contratos de trabalho e não para contratos anteriores a 2017, já que entra em conflito com o art 468 da CLT:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

  30. Boa noite. Uma duvida ? Eu trabalho em escala 12×36 como T.I. Tenho 2 amigos q trabalham em hospitais com a mesma escala e ambos tem folgas fora da escala. Por exemplo no final do mês eles tem 2 folgas a mais pra tirar. Isso seria um acordo ou algo previsto em lei, ou todos com esse tipo de jornada tem esse beneficio ?

    • Oi Thiago, essas folgas vem geralmente de acordos coletivos da categoria e na verdade após a reforma trabalhista de 2017 essas folgas não são mais obrigatórias para novas contratações.

  31. olá td bem?
    Tenho uma dúvida, o horário de trabalho do meu esposo passou a ser 12×36 ,a empresa cortou pela metade o VA,ta certo isso?
    pergunto pq ele trabalha das 10:00 as 22:00, ou seja,precisa almoçar e jantar .
    obrigada

    • Oi Adriana, não é porque ele trabalha entre os horários normais de almoço e jantar que tem que conceder isso, tudo depende do tempo de intervalo intrajornada. No 12×36 normalmente é concedido uma hora de intervalo e o ideal é que seja no meio da jornada, nesse caso entre 15 e 17h. Essa jornada está se tornando bem comum no comércio, principalmente em shoppings e é dessa forma que descrevi os intervalos, sendo que em alguns são divididos em 3, 2 pausas de 15 minutos e mais 30 minutos de refeição. Sobre o corte de VA é estranho, já que Vale Alimentação e cesta básica não tem muito a ver com o total de dias trabalhados, já o Vale Refeição sim poderia diminuir.

  32. Bom dia… Muito esclarecedora a matéria e as respostas das perguntas… Minha dúvida e a seguinte… Se eu não faço hora de almoço, trabalho 12×36, a empresa me paga essa hora, porém, essa hora e paga normalmente, ou ela tem algum adicional de hora extra?
    Obrigado

  33. Boa noite trabalho 12×36 enfermagem sendo um domingo sim outro não tenho direito a ter folga no domingo pois venho trabalhando a mais de três meses sem folgas ao domingo

    • Oi Patrícia, no 12×36 não há mais obrigatoriedade de concessão de folgas extras caso não esteja previsto em acordo ou convenção coletiva.

  34. Ola Bom dia sou a Josi gostaria de saber se a empresa pode tirá os 40% que foi combinado no contrato pra 20% sem falar nada pro empregador pq falaram que nosso serviço de higienização de Ônibus não é tão perigoso e tbem se nois que trabalha 12/36 nos feriados a empresa tem que paga 100% sim ou não

  35. Bom dia, trabalho na escala 12×36 Noturno das 18hs as 06hs, depois da nova reforma trabalhista foi entendido que nesta escala de trabalho por convenção coletiva ou acordo com a empresa que não é mais prorrogado o adicional noturno após as 5hs. Gostaria de saber como fica a respeito da hora reduzida no meu caso que início as 18hs e começa a contar apartir das 22hs finalizando as 05hs (7 horas adicional noturno),em tese por plantão trabalhado era para eu receber 1hora a mais ou 52,30 minutos por plantão, está correto meu pensamento ou estou enganado com está afirmação ?
    Desde já agradeço pela atenção muito obrigado.

  36. Boa noite nos aqui trabalhamos 12×36 na área de Portaria e Controlador de Acesso, sendo que meus dia são ímpares e o mês é de 31 dias ou seja vou trabalhar 16 plantões. Eles podem alegar que não vou receber o dia 31e que este dia é da casa? Já alegando que tem muitas empresas que não pagam este dia

    • Oi Nilson, da mesma forma que não debitam os 14 plantões do mês de fevereiro. No balanço anual há compensação, mas algumas empresas pagam sim esse plantão a mais.

  37. Boa tarde! trabalho em regime 12×36 das 9:00 as 21:00, qual horário seria meu intervalo de almoço? tenho direito tbm horário de janta?

    • Oi Denise, seria entre 14 e 16h seu intervalo, mas isso depende muito mais da organização de cada empresa. No seu caso poderia fracionar seu intervalo em 2 de 30 minutos por exemplo.

  38. tenho uma funcionária na escala de 12×36 porém não entendi direito a questão de pagamentos que o mês tenha 31 dias. meses com 31 dias são 16 plantões e meses com 30 dias são 15, correto ?

    • Oi Pedro, não necessariamente. Há meses de 31 dias que são 15 plantões também, como por exemplo meses que os plantões se iniciam dia 02. Tudo depende da folha de ponto.

  39. Boa noite,

    Gostaria de saber sou enfermeiro trabalho 12×36, eu tenho direito no mês a uma folga mensal ou não. Obrigado.

  40. Bom dia!!
    Fui contratado como mensalista na escala 12×36 onde o combinado era 1.750 incluso vt e va.
    Em meio crise de pandemia, a empresa solicitou a Carteira de trabalhabo dos funcionários para um reajuste, alterando o valor para 5.70 por hora, reduzindo assim o salaro. Isso pode acontecer? Como agora sou horista, não se aplica os 50% apos 8 horas trabalhadas? Obrigado pela atenção.

    • Oi Lucas, pode-se alterar a jornada de trabalho descrita no contrato de trabalho, mas você precisa aceitar essa mudança e ela precisa ser benéfica ao colaborador segundo o Art 468 da CLT:
      “Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

      Portanto essa mudança só poderia ser feita com sua concordância, ainda mais uma alteração tão grande assim.

  41. Olá, trabalho com jornada 12×36 em uma empresa de transporte. Recentemente tivemos reunião com todos do setor, nós que trabalhamos na jornada 12×36 cobramos que aos finais de semana e feriados não temos intervalo, pois não tem quem nos substitua. O supervisor nos disse, que nossa cobrança estaria nos prejudicando, pois ao certo seriam 12 horas trabalhadas mais 1 hora de intervalo, totalizando a jornada diária com 13 horas. Está certo isso?
    Também não estão dando férias aos colaboradores, para nós internos estão dando a opção de pedir suspensão de contrato por 30 dias. O cartão alimentação e 30% do salário seriam pagos pela empresa e a diferença de 70% do salário seria pago pelo governo. Com isso, influenciaria no 13º salário, férias, PIS. Há alguma vantagem, ou apenas desvantagens? A empresa não estaria passando a pena no governo?
    Obrigado pela atenção

    • Oi Luan, completamente errado. Jornada 12×36 o intervalo é incorporado a carga horária, ao contrário das outras jornadas. São 12h trabalhadas com no mínimo 1h de intervalo. Sobre as outras questões:
      1 – Essa prática de suspensão de contrato para conceder férias é completamente irregular e a empresa pode ser duramente penalizada com a prática.
      2 – Sim com salário suspenso vai afetar os benefícios.
      3 – Caso a empresa precise que o empregado trabalhe no horário de almoço precisa remunerar essa hora como extra. Veja como funciona o intervalo intrajornada.

  42. Boa tarde , estou com uma dúvida , pessoas que trabalham 12×36 em empresa de enfermagem têm direito a 3 folgas diretas?

  43. Boa noite, eu gostaria de saber quais benefício tem direito 12x 36 pq trabalho nesse horário não tem nenhum benefício nem plano de saúde nem refeição/alimentação só vale transporte

  44. Boa noite prezados, primeiramente parabéns pelo trabalho, atualmente trabalho em uma empresa cuja esta vinculado com a secretária da saúde, faço 12×36 num total de 44hrs porém meu contrato de trabalho esta descrita como 36hrs bem como as leis municipais que normatizam o funcionamento das escalas para os equipamentos que funcionam em modelo 24 hrs sendo 36 hrs semanais, obs a empresa é terceirizada, esta em seu direito manter as 44hrs semanais?

    • Oi Rodolfo, terceirizados não seguem regras do funcionalismo público, se as leis são redigidas para servidores não tem como aplicar isso a terceirizados. O que pode ter é no contrato de prestação de serviços da empresa conter restrições quanto a jornada de trabalho, daí sim seria uma irregularidade, mas seria irregularidade administrativa e não trabalhista.

  45. Tenho uma dúvida: na escala 12×36 existe um horário certo pra se tirar o intervalo, ex: após 6hs trabalhadas ou se pode tirar o intervalo a qualquer horário? Pergunto pois as vezes colocam pra fazer o intervalo antes de 2hs trabalharadas , isto pode acontecer

    • Oi Naty, não pode porque o empregado não pode ficar tantas horas seguidas assim sem intervalo. O máximo deve ser 6 a 7 horas de trabalho para o intervalo.

  46. Primeiro: parabéns pela atenção as nossas dúvidas. Nesse complexo mundo das 12×36 tive na pandemia que utilizar uma dupla de funcionários por 14 dias fazendo essa jornada durante o dia. Como pagar essas 12 horas feitas na folga trabalhada? O valor da hora.trabalho x 12? Ou hora.trabalho.extra.100%? Qual o correto valor legal para remunerar esse trabalho nos dias de descanso? Muito obrigado pela sua atenção.

  47. Olá boa tarde! como vai?

    Poderia ajudar com uma dúvida
    *A hora noturna*
    Tem redução na jornada trabalhada (O funcionário trabalha efetivamente menos horas | Minutos ) ou a redução é para efeito de calculo.
    essa duvida é em relação a escala normal 5×2, 6X1

    • Oi Karine, a redução é para efeito de cálculo e de jornada. Ao trabalhar 52 minutos e 30 segundos como hora noturna, será computado uma hora inteira de 60 minutos. Ou seja, ao trabalhar 7 horas, serão computados um período completo de oito.

  48. Ola. Trabalho de atendente na portaria de condôminio. 12×36
    Qdo a escala cai em feriado, era pago como extra. Mas agora estão alegando q não é obrigado a pagar. Não entendo muito de leis. Mas está correto Isso?

    • Oi Luana, sim está certo. Por favor leia a parte do texto acima: “No 12×36 tenho direito a folgas e hora extra 100% de feriados e fins de semana?”

  49. No caso de trabalho de porteiros de edifícios, soube que com a reforma trabalhista não seria mais devido a aplicação da redução de horas noturnas em escala 12×36, mantendo apenas o pagamento adicional de 20% sobre o salário. Isso procede?

  50. Olá eu trabalho em uma empresa de segurança privada.. até agora não entendi como funciona o pagamento, por exemplo eu trabalho a noite e armado.. recebo 1,300 mais 400 e pouco de alimentação.. a onde tá meus adicionais de periculosidade e outros por trabalhar armado a noite e só?

    • Oi Erick, vigilante armado é obrigatório o pagamento de periculosidade, pelo menos em SP, DF e RJ, caso seja outra localização você deve procurar o sindicato da sua categoria e averiguar.

  51. Olá sou frentista minha escala é 13×36. Ai ai foi reduzido o horário e salário em 25% sendo assim como é o correto o nosso horário de trabalho como deve ficar. Pq atualmente eu trabalho 1 dia 13×36 e no próximo dia que voltar a trabalhar trabalho h 7.30 minutos. Ou das 5h da manhã ate as 12:30

  52. Boa tarde!
    Comecei a trabalhar no shopping dia 15 de setembro e hoje meu chefe me disse que eu iria receber apenas metade do salário, pois não havia trabalhado o mês todo. Isso está certo?

    • Oi Emily, sim está correto, você precisa trabalhar o mês completo para receber o salário integral. Você irá receber proporcionalmente aos dias trabalhados no mês.

  53. Bom dia, trabalho em escala de 12x 36 diurna. No dia da minha folga posso prestar serviço voluntário em uma instituição, ou sou proibido por algum vínculo empregatício?

    • Oi Marcelo, você pode ter quantos vínculos quiser desde que os horários não coincidam. Na verdade na escala 12×36 é bem comum ter dois empregos.

      • Oi eu trabalho no hospital sou auxiliar de serviços gerais trabalho 12×36 e a chefe do RH diz que sou obrigada a trabalhar mas 12 horas além do meu horário isso está correto?

  54. Boa noite . Sou concursado em um município com carga horária de 36 horas semanais . Tenho um cargo de confiança e recebo gratificação. Eu teria direito a receber horas extras pois ultrapasso as 36 horas semanais ?

    • Oi Robilan, cargos de confiança não têm direito a hora extra nem ao limite de oito horas de serviço por dia (artigo 62 da CLT) pois a gratificação paga de acordo com o salário é exatamente pra isso.

  55. TRABALHO 12 POR 36 , TIPO MINHA ESCALA E SEGUNDA. QUARTA. SEXTA .DOMINGO. CE EU NAO QUISER TRABALHAR NUMA QUARTA FEIRA POR EXEMPLO, , POSSO PAGAR EM DINHEIRO PARA OUTRAS PESSO DO OUTRO PLANTAO TRABALHAR PRA MIM ?

    • Oi Cesar, isso é bem comum principalmente na área da saúde e da segurança privada, mas isso só é possível se a empresa permitir, então depende da política de cada uma.

  56. Olá, gostaria de saber se eu trabalho 12X36 pego as 10:00 saio às 22:00 tenho direito a 15 minutos de lanche? Fora uma hora de almoço.

  57. Gostaria de saber o seguinte: trabalho 12×36 no Hospital Mário Gatti em Campinas. Nos dia normais de trabalho nas 12 horas estão inclusas a hora de almoço ou descanso, porém, quando faço hora extra, é descontado essa 1 hora, eles pagam 11 horas. Isso é correto? Lembrando que isso não acordado em convenção e nem discutido com os trabalhadores…foi imposto pela direção.

  58. Bom dia. Estamos trabalhando com a escala de 12×36 no meu hospital. Gostaria de saber como ficam as questões das trocas de plantões entre os funcionários. Sempre fazemos nossas trocas para estender o período de folga, por exemplo, mas nossa gerência quer impor limitações para as mesmas com a justificativa de que não se pode “pagar” uma troca se não respeitar o período de 36h de descanso; ou seja, se estou atribuído na escala em uma segunda e quarta, não posso escolher pagar uma troca na terça, por exemplo, pois não teria as 36h de descanso e a empresa estaria violando as leis de trabalho. Gostaria de saber se essa limitação está correta, pois, como expliquei no exemplo, a escolha de trabalhar nesse dia era do próprio funcionário, e não uma imposição da empresa.

    • Oi Bruno, sim ela está correta. Regimes de plantões de 12h exigem um descanso mínimo de 36h de acordo com a legislação. Mesmo por opção do funcionário, um empregado pode ajuizar ação por não cumprimento de intervalo interjornada mínimo. Acho que ela não quer ter problemas futuros com ações trabalhistas.

  59. Olá boa tarde, trabalho na escala 12×36 horário noturno e a empresa que eu trabalho parou de pagar horas noturnas e está pagando somente o adicional, questionei o por quê e eles disseram que não são mais obrigados a pagar horas noturnas na escala 12×36 isso procede? Obrigada desde de já!

  60. Boa noite,. Trabalho como controladora de Acesso. 12×36. Eles me pediram para trabalhar 3 horinhas no meu dia de descanso. Gostaria de saber como irei receber essas horas por ter sido feita no meu dia de descanso. É 100% ou não ?

    ( Irei dar um treinamento para um funcionário novo, por isso me pediram 3 horinhas do meu tempo na minha folga)

    Obrigada.

    • Oi Franciele, em dias de semana hora extra 50%, finais de semana e feriados 100% é o mais comum, mas veja que algumas empresas pagam até 150% numa hora extra plantonista.

  61. Boa noite,trabalho 12/36 vou entrar de férias,ano passado fiquei de férias, tinha atestados de horas e foram descontar nas férias 6 dias, agora estão tirando mais 7 dias da minhas férias queria saber como funciona os cálculo de férias p quem trabalha 12/36 E se pode descontar atestado de horas atrasos e atraso de dsr

    • Oi Silvana, atestado de horas não é atestado, é comprovante de horas. Atestado é para se afastar por motivo de doença, comprovante indica que você precisou se ausentar por qualquer motivo, então sim podem descontar. Aqui você pode fazer o cálculo de férias.

  62. Bom dia, Trabalho 12×36 em um hospital com duas folgas mensais, essas 2 folgas mensais tem que ser 1 no final de semana e a outra na semana? ou a empresa pode da as 2 folgas na semana?

    • Oi Sheila, isso depende do estipulado em contrato de trabalho, folga em um domingo por mês é obrigatória para jornadas de 44 ou 40h semanais que trabalham nos finais de semana. Plantonistas 12×36 normalmente já folgam 2 domingos por mês na escala, além disso pela Nova Lei Trabalhista de 2017 não tem mais direito a essas folgas mensais.

  63. Bom dia, Trabalho no RH de um hospital e temos a escala 12x36h 44h semanais, 220h mensal, Ex: 07:00 as 19:00 com uma hora de intervalo ou seja 11 horas trabalhadas + 01 de intervalo fecha às 12:00h se caso a pessoa falte o sistema mostra 11h faltas e não 12h, o sistema não deveria estar ajustado e descontar 12h? o mesmo desconta só 11h, eu entendo que são 12h e o intervalo é consedido devido não poder ficar mais que 6 horas seguidas de trabalho está certo assim? deve ser feito o ajuste na estrutura do sistema para 12h? ou posso fazer manualmente mudar de 11h para 12h, tenho essa dúvida pois tem gente que trabalha por exemplo das 07:00h as 14:00h trabalhou 07:00h desconto 4h? para fechar as 11h? ou desconto 5h totalizando 12h, poderiam exclarecer melhor? Obrigado.

    • Oi Leandro, embora o intervalo intrajornada não entre no cálculo da jornada por não ser um período efetivamente trabalhado, ele deve constar na folha de ponto com saída e entrada. O normal é constar e separar com 12h para platonistas e 8h para diaristas. (observação: talvez seja melhor procurar uma empresa de gerenciamento de folha de ponto).

  64. Bom dia, sou funcionário em um hospital* (não sou da enfermagem, possuo apenas ensino médio) trabalho à noite minha carga horaria é de 220hs/mês na escala 6×1 de 8:20hs/plantão sendo 1hr de descanso, e no momento devido a pandemia reduziram nossa carga horaria em 25%, estamos com a equipe dividida em duas noites, isso na verdade não é de todo ruim, visto que minha qualidade de vida melhorou consideravelmente (não na parte financeira é claro, mas melhorou). Tenho uma duvida sobre a escala de 12×36.

    Como trabalho na área da saúde, gostaria de saber se posso entrar nesta modalidade também, e como fazer para expor esta minha ideia de forma clara e concisa para minha liderança, repassando assim tal opinião para superintendência, para que possa ao menos pensar em tal proposta?

    desde já agradeço pela atenção
    *Hospital Privado

    • Oi Gerson, promoções e mudanças de cargos em geral depende única e exclusivamente da política de cargos, salários e carreira de cada empresa. Algumas oferecem planos de carreira por tempo na empresa ou metas alcançadas, outras não importa o uqe você faça, nunca será promovido, então depende muito.

  65. Sou concursada trabalhar 40 hs semanais com a mudança de prefeito estou trabalhando 12/36 como fica as hs a mais que passa

    • Oi Vania, 40h semanais dão menos que 12×36 no total de horas mensais, mas mesmo assim segundo o Art 468 da CLT:
      “Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

      Ou seja, só pode haver alteração no contrato de trabalho se você concordar e ainda terá que ser um acordo benéfico pra você.

  66. Boa noite, sou auxiliar de serviços gerais minha carteira e assinada dês de maio de 2018 trabalho na escala 12×36, mais esse ano minha patroa me trocou de escala. Tem três meses estou trabalhando todos os dias no horário das 8h às 5h. Gostaria de saber se isso pode fazer de acordo cm a nova lei trabalhista

    • Oi Grasielle, na verdade essa alteração só pode ser feita se você concordar e for benéfica pra você de acordo com a CLT:

      “Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

    • Oi Margarete, no texto está a resposta:
      “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

      12×36 não recebe por feriados.

  67. Ola! Me chamo Mateus, Minha CLT e fixada como horista, 5,15 por hora! Trabalho de vigia, onde trabalho todos os funcionários trabalham 12×36, E só eu trabalho 12×12, trabalho 12 horas todos os dias com uma folga por semana! E recebo o mesmo valor dos que trabalham 12×36, em torno de 1,300 líquido! Como se eu trabalho o dobro?

  68. Boa tarde! Trabalho como técnica de enfermagem em um hospital público no período noturno fazendo 40 horas semanais, a nossa escala segundo a chefia 12×60, mas tem semanas que chegamos a fazer 60 horas, fazendo NN, folga ,NN, F e N, sendo o primeiro N na segunda-feira e o último no domingo , e há semanas que descansamos 3 dias consecutivos. No mesmo mês fazemos plantões diurnos que na instituição é chamado de PN que na grande maioria das vezes são realizados no sábado durante o dia e no domingo a noite, sem contar que pode acontecer de ter mais que um PN no mês. É permitido tal escala onde trabalhamos mais de 40 horas na semana? E a alternância de turno do noturno para o diurno sendo que seu horário fixo é o noturno pode ocorrer?

    • Oi Vera, em regime plantonista ultrapassar 40h não tem problema algum, já que a outra semana compensa e acaba fechando certo no final do mês, mas o que importa mesmo é o que diz no seu contrato de trabalho que você assinou ao ser admitida, nele consta a descrição das suas atividades e sua escala de trabalho. Se no contrato tem o total de horas, escala 12×60, tudo que ultrapassar deveria ser pago como horas extras e se algum desses plantões forem extras você não pode ser obrigada a cumprir, ainda mais em horário diferente do seu. É por isso que quase nenhum hospital usa essa escala 12×60.

  69. Oi bom dia eu tenho uma dúvida como é feita a contagem da escala 12/36. No meu caso sou técnica de enfermagem no meu contrato tem 36 horas semanais trabalho turno de MT e NT então tem mês que vou dar 12 plantões e tem mês que vai ser 13 plantões esse um a mais entra como hora extra? E tipo como é por escala na minha escala eu começo dia 02 no caso julho dando 12 plantões e quem começa dia 01 dará 13 plantões no caso se eu não cobrir mais um plantão para que fique os 13 tem que descontar do salário pq ficou essa hora pendente ou não sou obrigada a pagar esse plantão e recebo meu salário normal com a carga horária de 36 horas semanais pq no turno de MT pego de 07: as 19 tendo o dia seguinte de folga e no turno da noite 19:00 às 07:00 tendo esse dia que saio e mais o dia seguinte de folga. Quero saber se essa contagem da esca é contada tirando domingo e feriado pq a pessoa do RH está contando assim de segunda a sábado tirando o domingo e feriado que dá 26 dias no mês multiplicando por 6 horas por semana e dividindo por 12 plantões quero saber se está certo. Caso não esteja onde eu posso ver isso e formalizar na empresa.por favor me responde preciso dessa informação com urgência desde já fico muito grata

    • Oi Paloma, tudo isso depende do contrato de trabalho que você assinou ao entrar na empresa. Nele estão descritas as suas funções, local de trabalho e carga horária de trabalho. A não ser que tenha acordo ou convenção coletiva estipulando em contrário, vale o que foi acordado entre você e a empresa no ato da contratação desde que não fira direitos fundamentais da CLT. Pelo seu relato, não vejo nada de anormal.

  70. Bom dia, estou fazendo o contrato para dois vigias na escala 12×36 das 18hs as 6hs, com a reforma trabalhista eu posso reduzir o intervalo para 30 minutos e como a nova Lei autoriza, que os intervalos sejam indenizados caso não concedidos, o empregado pode receber pelo intervalo ao invés de realizá-lo, no caso recebe-lo sobre os 30 minutos?
    Grata

      • Olá trabalho 12×36 em uma empresa e devido ao cenário do covid19 ( e atestados) terei que trabalhar 14 dias seguidos sem folga ou extra.
        E de acordo com a lei isso? Mesmo que no meu contrato diz claramente 12 hs de serviço sendo 36hs de folga?

  71. Boa noite
    Sou porteiro e trabalho na escala 12×36.
    Somos em 4 na equipe.. 2 se revezam no dia e 2 nas noites . Os meus amigos de trabalho do diurno recebem uma rendição as 12:00 até às 13:00 para almoço e descanso.
    Já nos do noturno não temos quem nos render no posto para tal descanso .
    Então jantamos dentro do posto mesmo, durante o período de trabalho.
    A empresa não nos remunera por essa hora, mas nos faz assinar uma folha de ponto especificando ( entrada 06:00-saida 00:00- entrada 01:00- saída 06:00 )
    Gostaria de saber se essa hora tem que ser paga ? E se assim for o caso, se tem que ser 100% a 1 hora como hora extra?
    Dês de já agradeço e muito obrigado pela oportunidade de tirar essas dúvidas.

  72. Bom dia trabalho 12/36 no centro de hemodiálise mas aqui não se trabalha aos domingos, então ficamos devendo dois domingos e temos que vir pagar.
    A jornada de quem faz 12/36 é de 180 h mensais mas tem mês que trabalhamos 192, então o que é feito com esse dia a mais no mês? Devemos recebê-lo ? Pq são 15 plantões mas tem mês que dá 16 então o que tem que ser feito?

    • Oi Amanda, quem trabalha em regime plantonista é contratado para cumprir os plantões dentro do mês, não exatamente a carga horária mensal. Da mesma forma que em fevereiro você trabalha 14 plantões e não recebe a menos por isso. Algumas empresas colocam 220h mensais, outras 180h e outras 192h como referência para 12×36.

  73. Bom dia, sou enfermeiro de uma prestadora de serviços dentro de hospitais e trabalho com técnicos de enfermagem em regime 12×36 (2 dia / 2 noite) , existe uma convenção desta categoria que prevê 2 folgas mensais além das 36hs de descanso, essas folgas podem ser “negociadas em contrato” com os colaboradores para que sejam pagas em Horas Extras ou é obrigatório ceder o dia de folga mesmo, sem possibilidade de acordo contratual por conta da convenção? Trabalho com escala reduzida de 4 colaboradores o que dificulta ceder os dias para folga já que o serviço não pode parar e pretendo não ter problemas quanto a isso futuramente… poderia me esclarecer essa dúvida?

    • Oi Olivio, fica difícil te dizer porque na área da saúde são muitos sindicatos com diversas abrangências, mas sobre pagar essas folgas como hora extra não haveria problema algum desde que os colaboradores aceitem essa condição. Lembrando que após a Reforma Trabalhista de 2017 não é mais obrigatória a concessão dessas folgas a não ser que previstas em acordo ou convenção coletiva.

  74. Boa noite!

    Eu trabalho na escala 12×36, deis de 2016, na época fizemos um acordo coletivo com validade de 2 anos, esse acordo acabou em 2018, mas até hoje continuamos nessa escala, sem qualquer tipo de acordo entre as partes. Como o acordo perdeu a validade, estamos cumprindo uma escala ilegal? a empresa é obrigada a ressarci algum valor?

    • Oi Elias, se há um acordo coletivo antigo então teve mediação do sindicato. Você deve entrar em contato com o sindicato.

  75. A empresa pode colocar o funcionário 12×36 para fazer exames periódicos e cursos para empresa (ex: nr35) no dia de folga pós plantão 12×36? Ou tem que ser pago como extra?! Desde já obrigado!!!

    • Oi Luan, não há legislação específica pra isso, o que posso falar é que se a realização do curso e exames forem primordiais para execução dos trabalhos na empresa a empresa deveria remunerar esse dia.

  76. Ola boa noite, trabalho em um hotel 12/36 ganhamos o descanso de uma hora pago em 60% minha dúvida é nas hrs extras dos feriados, por exemplo: dia 1 de maio comecei as 18hrs e trabalhei ate outro dia as 6hrs, a contabilidade do hotel paga as 11hrs como extra (eu acredito que seja apenas 6hrs pq feriado termina as 0:00) quando meu colega trabalha no dia do feriado somente ele ganha os 100% eu nao pq o escritorio justifica q na manha do dia do feriado nao conta como extra. nossos horarios sao sempre das 18hrs até as 6hrs do outro dia, entendo q feriado começa as 0:00 e termina as 0:00 sendo assim, cada um dos dois recepcionistas deveriam ganhar 6hrs cada, correto isso? A contabilidade do hotel esta errada?aguardo contato
    Abraços
    Brandl, james

    • Oi James, o entendimento da Justiça do Trabalho para cálculo de jornada noturna e horas extras nesses casos é que só é devida hora extra 100% quando o plantão inicia-se no dia de feriado. Exemplo: se você iniciou sua jornada as 18h do dia 30 de abril e trabalhou até as 06h do dia 01 de maio a empresa não lhe deve nada em horas 100%. O contrário também ocorre, se você entrar as 18h do dia 01 de maio até as 06h do dia 02 a empresa lhe deve hora extra 100% por toda a jornada.

      Salvo disposição em contrário em acordo coletivo de trabalho da categoria profissional respectiva, entende-se que a jornada iniciada em um dia, corresponde à jornada de trabalho relativa àquele dia, ou seja, o início da jornada de trabalho é que comanda a remuneração desse dia.

      Pra ficar mais claro confira esse processo do TRT 8: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/169215007/trt-8-judiciario-22-11-2017-pg-845

  77. sou balconista solicitei troca de horario eu trabalhava das 8h ás 18h pedi para trocar para 19h ás 7h quais procedimentos o departamento pessoal tem tomar? quais sao os meus direito…vou ter direito de adicional noturno…me explica detalhado por favor…deste ja agradeço

  78. Oi trabalho 12 por 36…trabalhando um dia sim ou ñ…meu cartão de alimentação 259…ta certo este valor.pq tem um que trabalhar 8 horas e ganhar 419 cartão dele mais ele trabalhar de segunda a sexta… e n sábado…das 8:00 15:00…pq mesmo que eu trabalho 12por 36..nao é mesma carga horária de oito horas??

    • Oi Jane, 12×36 trabalha 14, 15 ou no máximo 16 dias. Segunda a sexta trabalha 21, 22 dias, por isso a diferença. O cálculo para o valor de VR, VA é pelos dias e não horas trabalhadas.

  79. ola,na empresa em que trabalho existem funcionarios que realizam jornada de 12×36 com duas folgas mensais,porem essas folgas nao sao concedidas preferencialmente aos domingos,pois entende-se que por se tratar de 12×36 ja existem duas folgas obrigatórias recaindo aos domingos.Ha algum problemas quanto a isso?
    Outra questão,por falta de funcionários, existe uma funcionaria que trabalha em horario administrativo das 08h as 17h,mas que em dias em que ha falta de funcionarios no plantao realiza jornada de 12h o que ao meu ver é incorreto considerando que a mesma nao pode ultrapassar 10h de trabalho diário.Qual a solução para isso?

    • Oi Marina, sobre as folgas sim está correto como diz claramente no texto, sobre a funcionária se for coberturas esporádicas e com pagamento de horas extras não haverá tanto problema mesmo ultrapassando 2h.

    • Bom dia , estou com uma dúvida. Sou estatutária em meu edital, termo e posse e lei do municio consta que devo trabalhar 40horas semanais, porém desde o meu primeiro dia, no trabalho foi me passado o horário das 7h as 19h.

      DA JORNADA DE TRABALHO

      Art. 119 O horário de trabalho normal dos funcionários da Prefeitura, da Câmara, das autarquias e fundações públicas, será fixado pela autoridade competente, de acordo com a natureza e necessidade de serviço, cuja duração não poderá ser superior a oito horas diárias e quarenta horas semanais.

      Parágrafo único. Ficam ressalvados os casos de profissões, cuja natureza de suas funções necessitam de jornada especial de trabalho, desde que garantida a compensação de horário.

      Eles devem me pagar hora extra ou me dar horas de folga?
      O meu trabalho é considerado essencial , mas não tem nenhum acordo coletivo ou individual para que trabalhe 12×36.
      Caberia processo pedindo as horas a mais por semana?

      • Oi Tamires, pela descrição do edital sim deveria haver compensação ou pagamento de horas extras, mas veja que isso só é certo se analisado por um advogado. Servidores seguem regras específicas de cada cidade ou unidade federativa, então devem ser analisadas caso a caso.

  80. Boa tarde!! Primeiramente, muito obrigado por disponibilizar seus conhecimentos conosco.
    Uma duvida, vi num julgado do TRT o desconto de 3% de VT ao invés de 6%, pois o colaborador trabalhou, em tese, 15 dias do mês. A pergunta é: qual o percentual correto? desconta-se os 6% previsto na CLT ou os 3%? Obrigado!

    • Oi Diogo, deve ter havido ajuste no valor do desconto devido a demissão e salário proporcional, mas o correto são 6% mesmo.

  81. Iniciei em um serviço onde trabalho 40 horas semanais no esquema 12×36 nos dias ímpares. Porém foi me dado folga em um dia que não é meu plantão, ou seja em um dia par que seria minha folga obrigatória. Gostaria de saber se segundo as leis isso é permitido?

    • Oi Denise, bem estranho isso. Primeiro que 40h não cobrem os 4 plantões que são feitos em algumas semanas. Sobre a folga só se houvesse mudança de plantão.

  82. Estou com dúvida sobre os direitos de aviso prévio na escala de 12/36, vou cumprir o aviso posso escolher pela redução de 2h ou trabalhar menos dias?

  83. Boa noite, trabalho na escala 12/36 das 18 as 6 da manha, sou registrado porem nao bato ponto algum, eles nao pagam horário de janta Ou descanso assim por dizer , tambem quando minha escala cai no sabado tenho que vir as 12 horas( meio dia) e fico ate as 6 da manha, quando cai no domingo tenho que fazer 24 horas direto chegando as 6 da manha e saindo as 6 da manha da segunda-feira, e quando a escala cai no feriado tenho que fazer 24 horas direto como no domingo, porem essas horas do feriado nao vem no holerite, queria saber oq esta errado nisso para que eu posso chegar na empresa e reclamar pois estou muito cansado de trabalhar 24 horas direto, isso quando um feriado cai na sexta eu venho 24h e folgo o sábado e ja volto no domingo e faco mais 24 horas direto. Desde ja grato pela ajuda

    • Oi Aecio, sinceramente tudo está errado nisso e dá margem tranquilamente para uma rescisão indireta. Melhor procurar um advogado trabalhista, ele irá orientar você sobre os documentos que você precisa para comprovar essas irregularidades, isso claro, se seu pensamento é sair da empresa.

  84. Trabalho em uma casa de repouso e 12/36 aDona alega que fora as36 hs de descanso. Agora não Temos direto a folga mensal pela reforma trabalhista gostaria de saber sobre isso ?

  85. Boa tarde,
    Iremos iniciar um contrato 12×36 de zeladoria, diurno das 6h as 18h e noturno das 18h as 6h, sem intervalo.

    Por gentileza, como eu faço para calcular as Horas/Mês e as verbas variáveis do noturno?

    1°. A memória de calculo para as Horas/Mês seria dessa forma?:
    365 Dias / 12 Meses = 30,41 Dias/Mês; 30,41 Dias/Mês / 07 Dias = 4,34 Semanas; 4,34 Semanas x 44 Horas/Semana = 191,19 Horas/Mês

    *191h, está previsto na CCT/2017, de lá pra cá, não encontramos na convenção coletiva vigente valor diferente para hora/mês.

    *Sé for 180h/mês, tem algum amaro legal?

    2°. A memória de calculo para as verbas variáveis do noturno:
    *Adicional noturno (Sal.Bas / 191h *20 *8h *15dias)
    *Hora Noturna Reduzida (Sal.Bas / 191h *20 *15dias)
    *Adicional de Hora Extra ((Sal.Bas + Ad.N + HNR / 191h *(13fer./12meses) * 12h))
    *Intrajornada (Sal.Bas / 191h * 50% * 15dias)
    *DSR sobre verbas variáveis ((Ad.N + HNR + Ad.HE + Int) / 6))

    • Oi Fábio, primeiro que para jornada 12×36 normalmente utiliza-se 192h devido aos meses de possíveis 16 plantões ou até mesmo 220h como base.
      2º o modelo de verbas variáveis não precisa ser aplicado, já que será uma jornada fixa e o variável se utiliza em casos de comissões, porcentagens, prêmios, gratificações ajustadas, diárias para viagens, adicionais variáveis, gorjetas, etc.

      3º se estipular 180h cobriria somente os meses com 16 plantões e o mês de fevereiro que geralmente são 14 plantões.

      4º no cálculo de possíveis adicionais por horas extras do período noturno, não deve mais entrar adicional noturno por ultrapassar 5 da manhã e porque de acordo com a Reforma Trabalhista de 2017 as prorrogações de trabalho noturnas não receberão mais o adicional (Art 59-A da CLT só para novos contratos).

      Fora isso o exemplo me parece correto, mas você deveria observar o que eu falei sobre os 16 plantões e utilizar 192h.

  86. Bom dia! Iniciei em um trabalho no último dia 9/6 Como balconista de Padaria,onde a escala é de 12/36. Porém abro e fecho a loja,pois fico sozinha, Entro as 6hr e saio as 20hr… tenho 1hr de almoço, onde alguém do setor da cozinha me rende até que eu volte. Foi me proposto esse carga horária com remuneração de 1 salario mínimo. Fiz uns cálculos e percebi que estou trabalhando 14hr e não 12, se tirar 1hr do almoço ( que não seria pra subtrair das 12 horas como eu li ) eu estaria trabalhando 13 hr , 1h a mais para o meu chefe… já tentei argumentar, pedi inclusive para que me desce 2hr de almoço para compensar e ficaria tudo certo, mas ele diz que está errado e eu cumpriria uma carga horária menor no final do mês… isso sem falar na questão de salário de balconista que parece não bater com o real salário, ele me propôs 1.035 e vi que é mais na região Sul fluminense do RJ.E ele não parece saber que feriados também deve pagar o dobro se for no meu dia de escala. Se puder me ajudar , tirando essas dúvidas, serei grata.

    • Oi Adriana, a jornada 12×36 foi flexibilizada na Reforma Trabalhista de 2017. Anteriormente, somente algumas categorias podiam trabalhar nesta escala, como a área da saúde e segurança por exemplo. Na jornada 12×36 o descanso intrajornada (hora de almoço) precisa ser de 1 hora no mínimo e ao contrário das outras cargas horárias, o intervalo já está incorporado ao horário de trabalho, ela não é subtraída como a jornada de 08:48 por dia por exemplo. Portanto você deve trabalhar 12h com o horário de almoço incorporado e não subtraído.

      Mesmo que a empresa pague essas 2h diárias como hora extra ainda estaria ilegal já que não se pode ter horas extras fixas numa jornada tão extensa assim.

      Sobre domingos e feriados no texto está bem claro: “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

      Portanto isso a empresa não paga hora extra 100%.

      Outra coisa é que seu salário está bem abaixo do praticado na localidade, veja: Balconista – Salário – Rio de Janeiro, RJ.

      Procure o sindicato do comércio da sua região e veja o valor do piso salarial.

  87. Trabalho 12*36 assumi na data antes do feriado as 18 :00 trabalhei no feriado das 00:00 às 06h. Tenho direito a cem por cento destas horas do feriado?

    • Oi Rodrigo, isso depende do seu contrato de trabalho se estipula pagamento para plantões de feriados e domingos. Como dito no texto, a partir da Reforma Trabalhista de 2017, a jornada 12×36 não remunera 100% domingos e feriados, mas algumas empresas ainda praticam isso.

  88. Trabalho das 19 as 7 da manhã e tenho 1 hora de descanso que no caso é as 3 horas da manhã . Gostaria de saber se tenho direito a comer durante meu trabalho? Trabalho período noturno.
    E levei uma advertência por ter feito uma refeição fora do meu horário de descanso.

    • Oi Alexsiana, os intervalos são definidos pela empresa conforme rotinas de trabalho e funcionamento e a não ser que tenha mais intervalos além desse de uma hora então você não deve mesmo comer e nem fazer atividades que não foram estipuladas pela empresa nesse período.

  89. Boa tarde, trabalho na area hospitalar escala 12×36, empresa nos obriga a tirar horario de janta/descanso no maximo ate as 24:00 , proibe de fazer descanso e passar digital apos esse horario, isso e valido nao teriamos que fazer esses horarios apos 6 hrs trabalhada, comeca a janta as 20:00 e vai ate as 23:00 que a empresa fornece refeitorio. Nao teriamos direito ao descanso de 1h e mais 15 mim de café, o porque temos que fazer essa 1h antes da meia noite, segundo eles estao recebendo multa por passar digital apos a meia noite p jantar/ descanso.

    • Oi Eveline, a não ser que tenha acordo coletivo contrário a isso quem estipula os intervalos é a empresa, até porque imagine como ficaria se cada funcionário estipulasse seu próprio horário, seria uma bagunça. E veja que na maioria dos casos esses 15 minutos de pausa não são concedidos em jornadas 12×36, somente a hora do almoço/jantar.

  90. Trabalho na escala 12 x36. 15 plantoes mensais. Minha empresa reduziu a jornada a 50% na pandemia. E na escala nova vou trabalhar 10 plantões. Esta correto essa redução 50%?

  91. Trabalho 12 X 36, tenho 2 folgas mensais, a empresa pode me tirar essas folgas? Ou é direito garantido?

    • Oi Reginaldo, se seu contrato de trabalho prevê essas folgas então não pode mudar, já que isso não traria benefício algum pra você. Para novos contratos essas folgas não existem mais na maioria dos casos.

  92. Oi é obrigatório trabalho na escala 12 por 36. É obrigado bater o ponto. 06:55 e sair19:05. Isso pode?

    • Oi Bruna, obrigatório não, mas a empresa terá que pagar esses 10 minutos como hora extra no fechamento da folha.

  93. Olá, bom dia
    Sou funcionário aqui de um prédio onde presto serviço por uma terceirizada
    Na escala 12×36
    Como funciona quando a minha rendição não chega no posto , o que devo fazer ?

    E outra pergunta
    É o síndico ou o zelador que quem tem que me render ?

    • Oi Felipe, a empresa precisa providenciar rendição e o colaborador esperar essa rendição com esse período a mais sendo pago como hora extra. Plantonistas dependem de rendição e abandono de posto de trabalho pode acarretar problemas na Justiça do Trabalho.

  94. Olá boa tarde, sou farmacêutico e trabalho em um Hopital de campanha na escala 12×36, sendo no contrato 36h/semanais. Para o pagamento mensal a empresa está utilizando o divisor 180, entretanto em outros hospitais que já trabalhei e que alguns colegas trabalharam nessa escala sempre foi considerado 44h e utilizado o divisor 220. Essa na verdade é a primeira vez que vemos essa situação, o mercado sempre considerou como 44h semanais a escala 12×36. Nas duas situações na prática o empregado tem a mesma carga de trabalho efetiva. A minha dúvida é se a empresa pode escolher quando segue uma coisa ou outra.

    • Oi Jader, na verdade quem trabalha em regime de plantão está sendo contratado pelo total de plantões do mês, não tanto mais pelas horas da jornada de trabalho. Isso mudou desde a reforma trabalhista de 2017 que flexibilizou os tipos de contrato de trabalho e as jornadas. Anteriormente era comum mesmo colocar 44h para 12×36. No seu caso 180h é até melhor como referência, porque em caso de horas extras o cálculo do valor por hora será maior.

  95. Bom dia trabalho de porteiro escala 12×36 e recebo pela hora intervalar a minha pergunta seria a seguinte. Quando tirar o período de férias esse valor a mais de hora intervalar deve contar para cálculo de férias? Obs trabalho a noite.

    • Oi Eduardo, sim conta para férias, 13°, sua contribuição para o INSS e para o depósito do FGTS pela empresa.

  96. bom dia , gostaria de pergunta. trabalho na escala de 12×36 ( 19 h a 07h) gostaria de saber se além do horário da janta tem direito a descanso (Intervalo intrajornada)?

  97. Bom dia, gostaria de saber como proceder em relação ao horário de refeição na escala 12×36. A minha dúvida é a seguinte:
    No plantão 12×36 tenho quanto tempo de refeição?
    No caso de ser 1 uma hora para a refeição, tenho que trabalhar 13 horas para descontar 1 hora de almoço ou janta para totalizar as 12 horas trabalhadas ou trabalho 11 mais 1 hora de refeição.
    A empresa fornece a refeição…

    • Oi Vanderlei, no caso da jornada 12×36 o colaborador é contratado para cumprir plantões no mês, não necessariamente um total de horas, portanto se você trabalha num plantão de 12 horas terá direito a pausa de uma hora.

  98. Eu trabalho 12×36 né um mês estava na escala de dias par sendo que o mês e de 31 dias e no outros mês automaticamente estaria ímpar, mas o supervisor falou que eu ia para outro posto e teria que continuar na escala par e que teria que dobrar no dia 31 sem ser remunerado, o supervisor justificou falando que a empresa tem esse direito de fazer troca de escala e eu dobrando sem ser remunerado , queria saber se esse procedimento é legal ?
    Obrigado

    • Oi Jaderson, errado. A empresa pode sim trocar o plantão, mas em caso de dobra deve pagar o plantão extra, ou, dar folga para ajustar a troca.

  99. Boa tarde!

    Se eu trabalho na escala 12×36 e no mês de 31 dias sendo eu do plantão ímpar tenho direito a hora extra devido realizar 16 plantões sendo o correto 15?

    • Oi Juliana, o contrato de trabalho mensalista 12×36 prevê remuneração para todos os plantões do mês. Da mesma forma que não há pagamento extra para o 16º plantão, também não há desconto no mês de fevereiro quando se cumpre 14 plantões. o pagamento desse plantão só seria devido caso fosse contrato de trabalho parcial (horista).

  100. Olá boa noite, trabalho em uma empresa que sempre foi 12×36, salário de 1.404.00 com hora extra paga pelo intervalo trabalhado.
    Agora nos colocaram 8 horas por dia, sem acordo nenhum assinado e estão dizendo que só vão pagar 30 minutos de intervalo. Estou desorientada, como devemos receber agora ?
    Resumindo estamos trabalhando 8 horas diretas por dia ( 25 dias ) com uma folga por semana.
    Por favor me oriente. Obrigada

    • Oi Fabiana, alteração do contrato de trabalho só pode ser feita em concordância com o empregado. De acordo com a CLT:
      “Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

      Observação: o artigo 468 não é válido para redução de salários e jornada já que estes estão previstos na MP 936.

  101. Olá, tenho uma pergunta. Se o funcionário que trabalha em escala 12×36, não vai trabalhar no dia que o plantão dele cai no feriado, pode ser descontado normal?

  102. Olá! tudo bem ? Gostaria de tirar uma dúvida sobre o regime de trabalho 12/36 . Trabalho na área da saúde 12/36 e ainda tenho 2folgas ao mês , chego a ter 3 ou 4 folgas se cai feriados no meu plantão. Essas duas folgas mensais são fixas todo mês ,elas continuarão? Pois sei que somente quem trabalha na saúde 12/36 que recebem .

    • Oi Ana, na verdade mesmo na área da saúde essas folgas já não estão mais sendo implementadas para novos contratados. No texto está bem claro:
      Caso tenha se estabelecido em contrato antes da Reforma Trabalhista de 2017 então segue-se o acordado em contrato de trabalho se previsto folga, caso contrário observando a jurisprudência, vemos que o entendimento é de que para quem trabalha dia sim dia não a folga de 36h já remunera feriados e o DSR não precisando de mais folgas, assim como diz o parágrafo único do Art 59-A da CLT:

      “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

  103. Boa tarde trabalho de vigia em uma empresa no regime 12/36… mas quando meu plantão caí no sabado domingo ou feriado , tenho que trabalhar 24hs… as minhas horas extras tm q ser pagas á 50 ou 100% e está dentro lei esse regume de trabalho? Desde ja agradeço

    • Oi Sinho, primeiramente ninguém é obrigado a fazer horas extras, você deve concordar e estar disponível para o trabalho extra, não ser imposto. No caso do plantão extra seria hora extra 100% mesmo.

  104. Pergunta :
    A escala de 12×36 pode ser das 8:00 hs. às 20:00 hs. ou tem que ser somente das 7:00 às 19:00 hs. ???
    Haverá alguma mudança no salário do empregado ???

    • Oi Paulo, pode sim sem problema algum. Há locais com escalas 18 as 06 da manhã, outros até mesmo das 22 as 10 da manhã.

  105. Poderia me tirar uma dúvida em relação ao parágrafo abaixo:

    “No caso da jornada de trabalho 12×36 que englobe feriados, a empresa deverá pagar em dobro o período. Logo, se a hora trabalhada do empregado vale R$ 10, no feriado deverá ser pago R$ 20”

    O feriado é pago ou não?

    • Oi Cristiane, a hora extra deve ser paga como 100% não a escala normal de trabalho, isso é para casos de plantão nas folgas. Vou acrescentar no texto pra ficar mais claro.

  106. Ola boa tarde !
    Comecei em um emprego novo. Sou técnico de enfermagem em hospital público , 12×36. Eles disseram que não temos folga a mais quando se tem feriado no mês e nem pagamento em dobro em feriados… isso procede ?
    Obrigado desde já

    • Oi Lucas, sim está correto. Não há mais a obrigatoriedade da folga e hora extra 100% em feriados, está bem claro no texto:
      Caso tenha se estabelecido em contrato antes da Reforma Trabalhista de 2017 então segue-se o acordado em contrato de trabalho se previsto folga, caso contrário observando a jurisprudência, vemos que o entendimento é de que para quem trabalha dia sim dia não a folga de 36h já remunera feriados e o DSR não precisando de mais folgas, assim como diz o parágrafo único do Art 59-A da CLT:

      “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

  107. Boa tarde!!!

    Prezados,

    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, sou proprietário de um apartamento em Cabo Frio/RJ, aqui no meu prédio tem porteiro que trabalha na escala 12 x 36, sendo que nas férias de um deles foi colocado o outro para cobrir, trabalhando assim na escala 12 x 12 durante um mês, achei meio cansativo, porém estou pra falar com a administradora e o síndico, gostaria de saber o entendimento de vocês com relação a esse assunto, outro ponto seria o pagamento dessas horas extras, como seria o calcula, pois estou vendo pelo balancete que eles pagaram um valor de outro salário, pelo que pesquisei não seria esse valor é sim um valor mais alto.

    Grato

  108. Oi boa noite !!! Trabalho na escala 12/36 minha janta é no local, sou concursado público regido pela lei estatutaria têm o sindicato que nos ampara mais o advogado diz que a lei da clt não se aplica na nossa minha carga horaria é de 40 hs semanais desde que nos entramos não foi assinado nenhum acordo tenho obrigação de trabalhar nesta escala que não quero a noite ainda sem nenhum comum acordo ? Me ajuda ai eu e meus colegas!!!

    • Oi Milton, você mesmo já respondeu a dúvida: “a CLT não se aplica nesses casos”. Você precisa entrar com um processo administrativo e verificar se você é obrigado a trabalhar em determinadas jornadas. Adianto que se você foi contratado para essa jornada com opção de plantão noturno então não há o que fazer além de cumprir o contrato.

  109. Boa tarde Gostaria de saber caso a rendição não cheguea empresa pode te obrigar a fazer 24 horas? Caso vc vá embora ela pode te demitir por justa causa por abandono de emprego?

  110. Boa tarde trabalho pela carga horária de 12×36 e gostaria de saber se caso sua rendição não chegue se é obrigatório a pessoa dobrar? Caso ela vá embora a empresa pode demitir por justa causa alegando abandono de emprego?

    • Oi Suelen, dobrar é hora extra e hora extra não é obrigatória sob nenhuma hipótese. O que tem que haver é um bom senso de ambos, a empresa tem que fornecer rendição rapidamente em caso de faltas e o funcionário permanecer no local até que a rendição chegue, mas dobrar obrigatoriamente não. Além disso a justa causa por abandono não se caracterizaria na Justiça do Trabalho por já ter ultrapassado horário de trabalho, isso claro desde que o funcionário informe a empresa do ocorrido e obtenha provas de que fez a comunicação disso.

  111. Bom dia trabalho num edifício comercial e a jornada de trabalho é de 12 x36 ela não quer pagar os feriados a sindica fica falando que nós trabalhamos pouco e estamos devendo horas pra casa,não paga prós porteiros colocarem o lixo na rua prós lixeiros levarem ela diz que é obrigação dos porteiros ela esta certo e quantas horas temos que trabalhar. Obrigado espero uma resposta por Email

    • Oi Amilton, o texto é bem claro:
      Caso tenha se estabelecido em contrato antes da Reforma Trabalhista de 2017 então segue-se o acordado em contrato de trabalho se previsto folga, caso contrário observando a jurisprudência, vemos que o entendimento é de que para quem trabalha dia sim dia não a folga de 36h já remunera feriados e o DSR não precisando de mais folgas, assim como diz o parágrafo único do Art 59-A da CLT:

      “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

      E colocar o lixo na rua não é função de porteiro, pode caracterizar acúmulo de função.

  112. Boa noite..
    Trabalho na area da saude durante o dia 42hs semanal.. poder querem aderir as 12×36 so nao fizeram acordo coletivo e nem convenção coletiva e muito menos acordo individual por escrito d com aviso previo de 1 semana pra se organizar (simplismente avisaram q tal dia iriamos fazer 12×36).

  113. boa tarde, trabalho no RH de supermercado e tem 1 funcionário que estava trabalhando 7:20/dia e por causa da pandemia mudamos o horario dele para 6:00/dia, para ser compensado pelo banco de horas posteriormente, mas o funcionário sera demitido, posso descontar essas horas não trabalhadas? da um total de quase 30 horas negativas

    • Oi Gilvania, não não pode. Além disso se aderiu a redução de salários e jornada ainda pagará multa pela demissão, porque o programa de Benefício Emergencial é justamente para preservar empregos. Você pode ver as penalidades em caso de demissão na página da MP 936.

  114. Boa tarde.

    Tenho um caso que a clínica faz escala 12 x 36 das tecnicas de enfermagem. Porém a clínia não abre aos domingos. Agora, a empresa quer compensar esses domingos (cada semana) colocando elas para trabalharem em algum dia durante segunda a sábado, na folga da escala de 12 x36. O problema que não é culpa dos empregados que a empresa não abre aos domingos. Entretanto, se considerarmos a jornada semanal de 44 horas, realmente os empregados não estão cumprindo, apenas de ser escala 12 x 36. Pergunto: se a empresa não abre aos domingos, ela pode cobrar esse dia trabalhado na escala 12 x 36 durante a semana de segunda a sábado? obrigad

    • Oi Ketnei, se não cumprir o total de horas é assim mesmo, só acho estranho uma escala 12×36 num local que não abre nos finais de semana, talvez essa escala precise ser repensada.

  115. Olá,

    Peço a gentileza de confirmar se a jornada de trabalho 12 x 36 (19:00 às 7:00) tem as seguintes considerações:
    1- adicional noturno começa às 22:00 às 5:00 e se estende até às 7:00;
    2 – Sendo o intervalo de 21:00 às 22:00, considero 2h diurnas e 10 noturnas;
    3 – Nessa modalidade não há DSR nem hora extra, (feriados e finais de semana)
    4 – Aplica-se o redutor da hora para 52min e 30s;
    5 – Leva-se em consideração a quantidade de dias 30(180h) e 31(185h);

    Considerando um salário mensal de R$ 1.402,00, é possível esboçar um holerite para essas condições?

    Total jornada
    Início 19:00
    Fim 07:00

    Total com Ad.noturna
    Início 22:00:00
    Fim 07:00:00 Será considerado ad. Not. As horas trabalhadas após as 5h.
    Intervalo 01:00:00
    Traba. 09:00:00
    Fator 1,1429
    Total 10,2861
    30dias 31 dias
    Custo hora 7,79 7,58
    MÊS 30 15 154,29
    MÊS 31 16 164,58

    Está correto o cálculo: 154,29 x 7,79 x 0,2 = 1442,10
    25,71 x 7,79 = 200,25
    Então 1.442,10+200,25 – 1,402,00= 240,35 de Ad. Not.
    Funcionário receberá = 1,642,25

    Grata por me responder. Não tenho experiência em RH e estou procurando aprender

    • Oi Maria, o cálculo me parece certo, só não entendi o horário da hora reduzida. O adicional noturno vai até as 05 da manhã, portanto essas duas horas até as 7 da manhã seriam normais. Pra otimizar esse cálculo, procure no Google por “planilha cálculo de adicional noturno”.

  116. Olá, boa tarde. Tenho contrato de 12×36 porém trabalho 2 dias e folgo 1. Eles não pagam as horas extras do segundo dia no holerite, e pagam como horas normais. Teria que receber como hora extra 100% caso esses dias caiam no feriado ou final de semana?

    • Oi Gustavo, então no caso você trabalha 48×24? Se sim essa jornada só é permitida com autorização do MTE e/ou acordos coletivos com sindicatos da categoria. Pra saber as horas extras teria que ver qual a base de cálculo mensal do seu contrato de trabalho.

  117. Trabalho numa empresa que tem 3 vigias noturnos e to tendo problema pra fazer a escala sendo que tem de fazer 44 semanais e trabalhamos sabido e domingo de é a noite

  118. Boa Noite
    Sou horista e trabalho 44 horas semanais. Se a empresa mudar pra 12×36 como fica o salário? E o DSR? O salário diminui?

  119. Trabalho em uma empresa q não paga os feriados msm em escala 12×36 e descontam do salário horas trabalhadas, exemplo salário base 1175 reais ,trabalhei os mês inteiro em escala 12×36 ,no contra cheque veio ,212:40 E recebi 1136 reais , está certo esse desconto ?

    • Oi Wagner, 12×36 não paga hora extra 100% de feriados mesmo. Está no artigo acima: “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

  120. Boa noite.

    Trabalho como técnico em segurança do trabalho em turno de 6×1 (15:40h as 00:10h) numa empresa e foi programado uma parada de manutenção num equipamento que durou 15 dias, nesse período eu trabalhei 12X36 (19h as 07h), nesse período incluiu sábado e domingo. Teria direito as horas 50% e 100%?

  121. Olá Boa tarde. Eu trabalho 12/36 com uma hora de inntervalo. Agora com a MP eles mudaram pra gente trabalhar 6hs todos os dias com uma folga na semana e um domingo por mês. Falaram que com isso estão reduzindo em 30% nossa jornada de trabalho. Está correto esse cálculo?

    • Oi Erika, a princípio parece que sim, já que com 12×36 você trabalhava umas 180/192h mensais e agora dá umas 140/150h mensais. Mas veja que trabalhando todos esses finais de semana o valor do seu DSR muda.

  122. Trabalho na escala 12 por 36, na empresa vão aderir a nova mp , comumicaram que pagara 50% do valor do salário e o outro vamos receber do governo. Nesse caso como fica o horario de trabalho, como faço para calcular as horas que devo trabalhar. Obs :frentista

    • Oi Lydiane, se o salário for diminuído em 50% então a jornada deve reduzir proporcionalmente, aí depende de cada empresa ver como vão arrumar a escala.

  123. Oi Boa tarde!
    Gostaria de tirar uma dúvida eu tenho 9 anos em uma empresa desde quando entrei trabalhava com escala de 5×1 com carga de 12hs trabalhadas. Essa semana o empregador trocou toda a escala e passamos a trabalhar na escala 12×36 e contrataram mais 3 pessoas e veio a pensar que vão querer diminuir nosso salários . Não nos comunicaram nada , e não disseram nada aos funcionarios, isso tá certo. O que podemos fazer?

  124. EU TRABALHO A NOITE NA ESCALA DE UMA FARMACIA HOSPITALAR 12X36, SOU EFETIVA HA 13 ANOS MAS NÃO TENHO DIREITO A HORARIO DE DESCANSO E NEM A HORARIO PARA REFEICOES. TAMBEM NÃO RECEBO INSALUBRIDADE. A ALEGAÇÃO DA CHEFIA É QUE EU NÃO POSSO ME RETIRAR PARA DESCANSAR E NEM PARA ME ALIMENTAR, PORQUE EU FAÇO O MEU PLANTAO SOZINHA E COM A MINHA AUSENCIA NÃO TERA NINGUEM PARA ENTREGAR OS MEDICAMENTOS E MATERIAIS.

  125. Eu trabalho das 19 as 7 da manhã, 15 noites por mês, totalizando 13 horas ? Ou 14 ?, Pois não teria direito a uma hora de descanso ? Ou pra alguma refeição ?

  126. A empresa quer q trabalhemos na escala 12/36 porém quer reduzir nosso salário que já é o minimo. Sou auxiliar de limpeza e trabalho de segunda a sábado. Diz q irá pagar somente 15 dias trabalhado, isso pode realmente?

    • Oi Felipe, está no texto:
      “Isso quer dizer que, se o trabalhar começa a trabalhar as 22h e trabalha até as 11 da manhã (incluindo uma hora de repouso) seguinte, o adicional de hora trabalhada, e a carga reduzida de 52 minutos e 30 segundos só irá valer para o período entre 22h e 5h, que é considerado o noturno. Das 5h até as 11h, o valor e a quantidade de minutos serão normais.”

  127. Boa tarde, trabalho em uma empresa terceirizada na jornada 12×36,das 19 as 7. A mesma diz que não tenho direito a hora reduzida,isso procede? Agradeço desde já.

  128. Boa tarde, como funciona a jornada reduzida pra quem trabalha 12×36,das 19:00 às 7:00?. Teria como da exemplo com um salário base de 1000 Reais. Desde já agradeço.

  129. Boa tarde! A empresa esta empenhada a mudar a jornada de 220 hs pela escala 12×36 com jornada de 180 hs. A pergunta é a seguinte ; eles nao podem alterar ou diminuir o meu salário base. Volor 2.125,00! Como é feito o calculo de salário do mês em caso de 180 hs em escala 12x 36? Estamos todos com dúvidas e com receio de diminuir o nosso onerite mensal. Podem me ajuda?

  130. Boa tarde, trabalho 12×36 noturno no plantão ímpar. Vou para o plantão par diurno 12×36 tenho folga 2 mensais, irão usar minha folga no próximo plantão e no outro dia já começo diurno, eles podem usar minha folga para realizar troca de plantão sendo que vou perder minhas 72 horas de descanso…

    • Oi Daniele, sinceramente isso depende do acordo entre você e sua empresa, não precisa de legislação para entrar num acordo com a empresa e ter a folga outro dia, penso que depende mais do bom senso de ambos. Diálogo é sempre bom nesses casos.

  131. Ola, bom dia ! Trabalho em uma empresa onde a minha jornada é 12×36 ,e pedi demissão do serviço a carga horário que devo cumpri é de 12 horas todos os dias , ou tenho o direito de sair 2 horas antes ou 7 dias antes do aviso acabar ?

  132. Olá! Tenho uma dúvida em relação a carga horária mensal para quem trabalha 8 horas por dia. O total é 180 horas ou 220 horas?
    Sou enfermeira e estava trabalhando em escala 12×36. Porém me colocaram para o setor do CME em regime de 8 horas por dia, de segunda a sábado. Sendo que no sábado trabalho de 7h as 12h. E ainda fazendo um plantão noturno de 12 horas. Segundo a direção esse plantão é pra compensar a hora que faltará pra fechar o total de horas mensal. Afinal, voltamos ao regime de escravidão?

  133. boa noite!
    Meu contrato de trabalho é de 220 horas/mês, porém, só trabalhava de seg. a sex. de 09 ás 18.
    Mês passado trabalhei em escala 12X36, tenho que receber extra dessas 20h, já que de fato só trabalho 200h, e pontualmente trabalhei 220h?

    • Oi Raquel, se seu contrato de trabalho é para 220h mensais então não há porque pagar horas extras. Foi por escolha da empresa você trabalhar menos horas por um determinado tempo. O que não pode é mudar sua escala sem seu consentimento (acordo individual por escrito) ou acordo coletivo.

      • Sou funcionária pública, no edital está 40 h semanais, porém faço 12×36, sem intervalo para refeição , está correto ?Pois fazendo cálculos passa d 40 h/semanais , e ainda falta intervalo d refeição.
        Gostaria de uma opinião de alguém que entende.
        Obrigada

        • Oi Franciele, na jornada 12×36 trabalha-se no máximo 16 plantões num mês, sendo que a maioria dos meses são 15 plantões que totalizam 180h mensais. Se for 16 plantões são 192h mensais então está dentro da jornada.

          • Está dentro da jornada, mesmo ultrapassando a carga horária de contrato? Pq se a carga horária é 40h semanais, daria um total de 160h/mês. No caso de 12/36h, dependendo daria, se trabalhado dias pares180h/mês ou nos meses com 31 dias, trabalhando dia ímpar daria 192h/mês. Nem neste caso daria direito a folga?

          • Oi ALine, para efeito de cálculo o mês contábil tem 5 semanas, portanto 200h no caso de contrato de trabalho 40h semanais.

  134. Olá eu trabalho como porteiro numa empresa , 12×36 das 19:00 as 07:00 da manhã e não tenho horário de descanso .. eu só recebo meu salário . Vale transporte , uma cesta de 119.00$ .. e o adicional 20% tem algum benefício a mais que eu deveria receber ? Tipo uma infra jornada ou vale refeição por dia ?

  135. boa noite, trabalho em uma empresa de alimentos (frigorifico), trabalho na escala 12/36 sou operador de refrigeração em uma sala de ruídos altíssimo e com vasos de pressão (amônia hidra industrial) usada para resfriamento e congelamento em câmaras frigorificas a empresa não nos paga o adicional de insalubre nem periligosidade e não paga feriados e não temos folga a não ser as 36 horas de descaço que tenho por ser jornada de trabalho 12/36, sou obrigado a trabalha no feriado já que não recebo por eles, tenho direito a folga tenho direito a insalubridade ou periligosidade. obrigado

    • Oi Leonardo, com base no seu relato provavelmente você teria direito a insalubridade. O primeiro passo seria conversar com sua empresa e ver a possibilidade de pagamento desse adicional, caso não entre em acordo você só receberá esses valores após sua saída da empresa numa possível ação trabalhista. Nessa ação o advogado poderá solicitar a inspeção de um profissional da saúde do trabalho para atestar insalubridade e seu nível no local de trabalho.

      Sobre feriados e folgas da jornada 12×36 o entendimento é de que a folga de 36h já remunera feriados e o DSR não precisando de mais folgas, assim como diz o parágrafo único do Art 59-A da CLT:
      “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

  136. Oi trabalho na escala 12×36 a noite ,sou porteiro em um condomínio, gostaria de saber se quando estou na escala ímpar no mês de 31 dias a empresa deveria me paga o 16 dia trabalhado. Pois só recebo como se tivesse trabalhado 15 dias

    • Oi Tiago, não porque se fosse assim descontariam de você o mês de fevereiro com 14 plantões, além disso se você observar você quase nunca atinge o total de horas mensais do seu contrato.

  137. Eu trabalho como balconista de 7 da Manhã até as 6 30 da tarde folga só domingo …uma hora de almoço .qual seria o salário a ser pago?

  138. Boa noite, trabalho em uma clínica das 21;00 as 9;00, carga de 12×36, a clínica em que eu trabalho não está mais pagando os 100% nos feriados, gostaria de saber se está certo ?
    Eles alegaram ter passado uma lei, onde não são mais obrigados a pagar pelo feriado, já pesquisei, mas em cada site fala uma coisa
    Outra coisa, Eles servem refeição de um restaurante deles, o correto pra quem trabalha 12×36 é receber 2 refeições ou apenas 1?

    • Oi Leonardo, sim está correto. A CLT é bem clara no seu Art. 59-A parágrafo único sobre a jornada 12×36:
      “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

      Sobre a refeição penso ser somente uma, até porque se forem duas teria que estender sua jornada de trabalho para atingir a carga horária.

  139. Oi Boa tarde, trabalho no comércio (supermercado),e eles estão aderindo o 12×36 ,minha pergunta é muda alguma coisa para o comércio ou não….

  140. Olá. Tudo bem? Uma dúvida: trabalho como enfermeiro em uma unidade cuja estala é 12×36, fiz concurso pois trata-se de um consórcio intermunicipal de saúde, porém o vínculo empregatício é CLT. No edital, são 40 horas semanais. Na nossa escala, não há folgas, eles nos obrigam a fazer 15, ou até 16 plantões no mês, sem que haja sequer uma folga. Além do mais, eu faço horário noturno (das 19h às 7h). Por lei, eles não deveriam nos dar folgas considerando a hora reduzida (22 às 5h) e as semanas que extrapolam o acordado em edital (já que no edital é 40h semanais mas a cada quinzema fazemos 48h)? Eles pagam hora extra, mas eu tenho a preferência por folga, tenho algum direito quanto a isso?

    • Oi Jacó, se estabelecido em contrato antes da Reforma Trabalhista de 2017 então segue-se o acordado em contrato de trabalho se previsto folga, caso contrário observando a jurisprudência, vemos que o entendimento é de que a folga de 36h já remunera feriados e o DSR não precisando de mais folgas, assim como diz o parágrafo único do Art 59-A da CLT:

      “A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput deste artigo abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados, e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver…”

      Sobre a hora noturna ela é reduzida para efeito de cálculo salarial, não de jornada de trabalho.

  141. Tenho uma dúvida com relação a contratação de uma cuidadora de idoso que gostaria de ser registrada como Técnica de enfermagem. Ela tem a qualificação pra isso. Mas o horário acordado é de 12h todos dos dias de segunda a sexta. Como faço? Posso contratar como técnico de enfermagem sem ser na carga horária de 12X36? Se eu contratar de segunda a sexta preciso atribuir outro cargo?

    • Oi Joana, pode sim sem problema algum, desde que seja paga as horas extras corretamente. O máximo de jornada de trabalho é 44h semanais, ela irá trabalhar 60h semanais e portanto 16h extras semanais.
      O seu caso só seria regulamentado caso fosse empresa e enquadrada em alguma categoria sindical com regras diferentes de jornada de trabalho na convenção coletiva, como por exemplo para trabalhadores em hospitais, mas neste caso o acordo individual basta.

  142. Olá Boa tarde. Trabalho num escala 12×36. E solicitei desligamento com aviso prévio sendo cumprido.
    Porém não me deram opção de redução de 2hrs na carga horário, e nem redução de 7 dias do aviso. Visto que irei cumprir os 30 dias por ter mais de 1 ano na empresa. E correto está forma?..

  143. bom dia ,sou servidora publica e nesta semana foi informado pela nossa direção que não será mais dada a folga do 11 plantão, onde em nosso edital de concurso especifica carga horaria semanal de 30h, trabalhamos em regime de plantão de 12h com folga de 36h, foi questionado a eles sobre o pq da extinção da folga ja que pelo meu entendimento gera carga horaria excessiva. Li meu estatudo do servidor, leis trabalhistas e o máximo que encontrei foi o informativo que fala da validação das 12h plantão, mais não informa sobre a carga horario mensal dos plantões, pq trabalhamos independente do dia se e feriado , ponto facultativo ou final de semana., vcs teriam como me informa como posso questionar minha gerencia sobre carga horaria mensal para que possamos ter o nosso direito a falga do 11 plantão.

    • Oi Adriana, concursados obedecem as regras do edital, então não há uma resolução geral para isso, tudo depende do que está escrito no edital e no contrato de trabalho que você assinou, além do tipo de contratação, CLT, temporária, integral, etc. Por exemplo em empregos 12×36 plantonistas na iniciativa privada, não tem essa folga de 11º plantão, são 14, 15 e até 16 plantões mensais sem essa folga, o que dá 170, 180h mensais.

Comentários fechados. Leia os outros comentários para obter ajuda.