CBO 4223-20 - Operador de telemarketing técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20 recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Operadores de telemarketing e afins.

O que faz um Operador de telemarketing técnico

O Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20 prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.

Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.

Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.

Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.

Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.

Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.

No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.

Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-20 deve prestar serviços técnicos e especializados, oferecer serviços e produtos, demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, atender usuários de produtos e ou serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-20

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20

Um Operador de telemarketing técnico (ou sinônimo) deve prestar suporte técnico a aplicativos - software, demonstrar capacidade de resiliência, agendar retorno - follow-up, demonstrar paciência, informar prazo de entrega, confirmar dados, identificar clientes potenciais, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, esclarecer dúvidas, abordar o cliente, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, consultar supervisor, consultar manuais, procedimentos e etc, orientar a utilização de aplicativos - software, administrar conflitos, oferecer soluções, oferecer formas e condiçoes de pagamento, demonstrar empatia, finalizar pendência técnica, solicitar providências técnicas junto a área competente, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, atualizar cadastro por telefone, demonstrar qualidade de voz e dicção, dar atendimento a usuários da internet, solicitar informações ao cliente, atender usuários/solicitantes de língüa estrangeira, demonstrar objetividade, orientar o usuário/solicitante, orientar usuário de telefonia, demonstrar capacidade de tomar decisões, trabalhar em equipe, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, finalizar contato e/ou ocorrência, descrever o produto, oferecer alternativas de produtos e serviços, informar disponibilidade de serviços agregados, reverter a insatisfação do cliente, realizar triagem de atendimento, direcionar atendimento, ouvir mensagem do cliente/solicitante, depurar informações, diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, negociar valores, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, evidenciar vantagens do produto ou serviço, identificar necessidades do interlocutor, demonstrar auto controle, enviar mensagens pós-atendimento, atualizar listas, confirmar dados cadastrais, demonstrar capacidade de persuasão, efetivar a venda, identificar-se ao cliente, demonstrar o cliente a sua importância, fornecer informações, realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, verificar disponibilidade de entrega, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, argumentar com o cliente/solicitante, identificar problemas, demonstrar atenção concentrada, demonstrar agilidade no atendimento, finalizar pendências de serviços, consultar área técnica, demonstrar capacidade de saber ouvir, consultar histórico, orientar a utilização de equipamentos de informática, informar relação custo-benefício, demonstrar capacidade de comunicação.

Cargos e salários CBO 4223-20 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Guarulhos

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.520 e 4.005 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 130 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Santa Catarina

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.959 e 3.109 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 420 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Rio de Janeiro

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.950 e 3.052 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 373 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.905 e 3.046 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Brasília

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Brasília, DF

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.589 e 2.325 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Campinas

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Campinas, SP

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.627 e 5.188 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Campos dos Goytacazes

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Campos dos Goytacazes, RJ

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Campos dos Goytacazes - RJ, ganha entre 1.758 e 2.569 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 56 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Distrito Federal

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.589 e 2.325 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing) São Paulo

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.962 e 3.355 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 5.236 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Paraná

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.865 e 3.021 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.186 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe Natal

Operador de Telemarketing Bilíngüe: Natal, RN

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.512 e 1.944 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 44 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe Brasília

Operador de Telemarketing Bilíngüe: Brasília, DF

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.589 e 2.325 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe Campinas

Operador de Telemarketing Bilíngüe: Campinas, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.627 e 5.188 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe Rio de Janeiro

Operador de Telemarketing Bilíngüe: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.950 e 3.052 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 373 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe

Operador de Telemarketing Bilíngüe: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.747 e 2.814 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 14.254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe Fortaleza

Operador de Telemarketing Bilíngüe: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.497 e 1.981 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 345 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe Curitiba

Operador de Telemarketing Bilíngüe: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.879 e 3.090 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 943 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe Barueri

Operador de Telemarketing Bilíngüe: Barueri, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 1.527 e 2.184 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 5.253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.