CBO 4221-25 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Recepcionistas CBO 4221-25 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Recepcionistas.

Descrição dos cargos da categoria Recepcionistas

Os Recepcionistas CBO 4221-25 recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Condições de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Funções dos Recepcionistas CBO 4221-25

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • Atividades dos cargos CBO 4221-25

    Entre as principais atribuições dos Recepcionistas CBO 4221-25 estão as de:

    • conferir idoneidade dos clientes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar paciência;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar autonomia;
    • circular informações internas;
    • distribuir malotes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar iniciativa;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • agir com bom senso;
    • emitir extrato de contas;
    • planejar o dia seguinte;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • transmitir recados e fax;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar interesse;
    • conferir documentos com identificação;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • interagir com os outros departamentos;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • organizar malotes;
    • demonstrar senso de organização;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • demonstrar empatia;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • verificar cadastro e reserva;
    • ouvir com atenção;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • coordenar equipe;
    • demonstrar eficiência;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • anotar telefonemas e recados;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • fornecer serviço de cofre;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;

    Cargos e salários CBO 4221-25 - Recepcionistas

    Salário Recepcionista de Banco

    Recepcionista de Banco: Brasil

    • 3.195
    • Brasil
    • 2.362 - 3.989
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Banco CBO 4221-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.362 e 3.989 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-25.
    Salário Recepcionista de Banco São Paulo

    Recepcionista de Banco: São Paulo, SP

    • 2.171
    • São Paulo, SP
    • 2.845 - 3.675
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Banco CBO 4221-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.845 e 3.675 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.171 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-25.