CBO 4221-15 - Recepcionista de seguro saúde - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de seguro saúde CBO 4221-15 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a segurados, em serviços de seguro saúde Mantém e atualiza informações em sistemas informatizados, referentes ao cadastro de segurados e à oferta de produtos e serviços de saúde.
Recepciona e identifica as necessidades de segurados e de visitantes Organiza e encaminha documentos de segurados para procedimentos na área de saúde Encaminha formulários dos segurados para reembolso de despesas.
Atua de acordo com procedimentos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de seguro saúde, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-15
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de seguro saúde
O Recepcionista de seguro saúde CBO 4221-15 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Organiza informações relativas aos produtos e serviços de saúde.
Mantém sistema informatizado com cadastro de profissionais de diversas especialidades médicas e com registros de hospitais, de consultórios e de laboratórios para procedimentos e tratamentos de saúde.
Organiza informações relativas aos segurados de seguro saúde, mantendo e atualizando cadastro em sistema informatizado Recepciona e identifica as necessidades de visitantes e dos segurados, em centrais de atendimento de empresas de seguro saúde.
Presta informações aos visitantes, encaminhando-os para o setor relacionado às suas demandas Encaminha segurados para atendimento em saúde.
Organiza e administra as solicitações – emitidas por profissionais da saúde – para que o segurado realize exames, internações, cirurgias e procedimentos de saúde diversos, em rede própria e com sistema de reembolso.
Auxilia os clientes com o preenchimento de formulários para o reembolso – inclusive por meio digital – de pagamentos de consultas, exames, sessões de tratamento e procedimentos de saúde em geral Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados, solicitações e comunicados.
Interage e comunica-se com profissionais dos diversos setores da empresa – incluindo áreas administrativa, comercial e de segurança, além de áreas especializadas de saúde.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-15 deve demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-15
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de seguro saúde CBO 4221-15
Um Recepcionista de seguro saúde (ou sinônimo) deve organizar materiais de trabalho, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar empatia, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, atender o cliente com informações precisas, demonstrar paciência, demonstrar interesse, anunciar a chegada do cliente, demonstrar eficiência, transmitir recados e fax, demosntrar iniciativa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, agir com bom senso, demonstrar conhecimentos de informática, circular informações internas, demonstrar autonomia, anotar telefonemas e recados, ouvir com atenção, coordenar equipe, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, averiguar agenda semanal de eventos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar respeito mútuo, demonstrar espírito de equipe, demonstrar senso de organização, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, interagir com os outros departamentos, entregar o crachá de visitante na entrada, distribuir malotes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, distribuir jornais, revistas, flores etc., demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, acolher o cliente e passageiro, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar pró atividade, demonstrar entusiasmo, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, encaminhar o cliente para os diversos setores.