CBO 4222-15 - Operadores de telefonia - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4222-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-15
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Trabalhadores de informações ao público.
- Operadores de telefonia.
Descrição dos cargos da categoria Operadores de telefonia
Os Operadores de telefonia CBO 4222-15 operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.
Condições de trabalho
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Funções dos Operadores de telefonia CBO 4222-15
Operadores de telefonia devem:
Atividades dos cargos CBO 4222-15
Entre as principais atribuições dos Operadores de telefonia CBO 4222-15 estão as de:
- remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
- otimizar distribuição de operadores;
- conservar equipamentos de trabalho;
- documentar serviços prestados;
- enviar correio eletrônico;
- identificar-se (nome do atendente);
- responder a questionários de avaliação interna;
- responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
- pronunciar-se claramente;
- registrar reclamações de trote;
- verificar diariamente correio eletrônico;
- replicar informações da empresa aos funcionários;
- saudar o cliente;
- atualizar código de grupo;
- atentar para comunicados na tela do computador;
- atualizar cadastro;
- elaborar revezamento;
- demonstrar prontidão;
- demonstrar paciência;
- higienizar equipamentos de trabalho;
- demonstrar autocontrole;
- transmitir normas de atendimento padrão;
- permutar dias e turnos de trabalho;
- consultar código de grupo;
- preencher livros de ocorrências diárias;
- pesquisar banco de dados telefônico;
- encaminhar reclamações ao supervisor;
- identificar pontos de melhoria;
- demonstrar imparcialidade;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- dominar o idioma inglês;
- falar formalmente;
- direcionar cliente a outros serviços;
- consultar banco de dados de procedimentos via internet;
- fazer monitoria ativa;
- manter sigilo;
- orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
- demonstrar segurança;
- escutar atentamente (saber ouvir);
- adequar o tom de voz;
- monitorar tempo de atendimento;
- completar chamadas nacionais e internacionais;
- monitorar tempo de pausa;
- consultar terminal de informações;
- viabilizar descanso de onze horas;
- elaborar gráficos de desempenho;
- analisar fluxo diário de ligações;
- retornar contato com cliente;
- cadastrar números de telefones;
- transmitir informações corretamente;
- identificar tipo de chamada;
- orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
- propor medidas corretivas;
- avaliar qualidade de atendimento do operador;
- demonstrar agilidade;
- sugerir agenda de folgas;
- acompanhar execução dos trabalhos;
- digitar teclados;
- verificar cumprimento das normas de atendimento;
- demonstrar cordialidade;
- redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
- elaborar relatórios mensais;
- atualizar painel de procedimentos;
- demonstrar pontualidade;
- instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
- reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
- simular situações reais;
- demonstrar respeito com o cliente;
- demonstrar objetividade;
- comunicar-se em outros idiomas;
- ouvir o cliente;
- demonstrar entusiasmo;
- relatar informações de troca de turno;
- difundir alerta aos funcionários;
- participar de cursos específicos;
- informar códigos de área nacionais e internacionais;
- controlar frequência de funcionários;