CBO 4222-05 - Operadores de telefonia - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
comunicar-se, elaborar escalas de trabalho, fornecer informações, cadastrar informações, operar equipamentos, prestar serviços, atender o cliente, treinar funcionários, monitorar atendimentos, demonstrar competências pessoais.
Atividades
acionar despertador automático, identificar pontos de melhoria, escutar atentamente - saber ouvir, operar pabx, cadastrar telefone e ramais de empresas, identificar código de serviço na tela do computador, pronunciar-se claramente, bloquear ligações, identificar necessidades do cliente, acompanhar ligação, identificar tipo de chamada, gravar informações, demonstrar cordialidade, demonstrar pontualidade, responder a questionários de avaliação interna, transmitir informações corretamente, informar endereços da empresa e filiais, demonstrar paciência, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, informar tarifas, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, preencher boleto de tarifa, programar pabx, despertar hóspedes pelo telefone, localizar pessoas, encaminhar reclamações ao supervisor, sugerir agenda de folgas, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, atualizar painel de informações de eventos, demonstrar agilidade, preencher livros de ocorrências diárias, redigir ordens de serviço, informar fuso-horário, dominar o idioma inglês, higienizar equipamentos de trabalho, registrar pendências de informações, identificar-se - nome do atendente, demonstrar objetividade, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, anotar recados, digitar teclados, informar valor de ligações concluídas via operador, manter sigilo, sondar tipo de solicitação de serviço, consultar terminal de informações, informar alteração de número telefônico, demonstrar segurança, interceptar ligações, cadastrar números de telefones, consultar banco de dados de procedimentos via internet, falar formalmente, transferir chamadas internas e externas, informar números de telefones internos, saudar o cliente, direcionar cliente a outros serviços, atualizar cadastro, informar ramais, pesquisar banco de dados telefônico, transmitir recados, propor medidas corretivas, demonstrar capacidade de assimilação, verificar cumprimento das normas de atendimento, conservar equipamentos de trabalho, demonstrar respeito com o cliente, demonstrar prontidão, participar de cursos específicos, comunicar-se em outros idiomas, informar horário de atendimento, ouvir o cliente, lançar ligações manualmente, fazer monitoria ativa, demonstrar entusiasmo, transmitir normas de atendimento padrão, informar códigos de área nacionais e internacionais, demonstrar imparcialidade, operar plataforma de atendimento telefônico, informar sobre eventos e cursos, registrar reclamações de trote, demonstrar auto-controle, solicitar auxílio de operadoras internacionais, identificar origem da chamada, interpretar mensagem do cliente, adeqüar o tom de voz, cadastrar telefone e ramal de funcionários, retornar contato com cliente, completar chamadas nacionais e internacionais.