CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Trabalhadores de informações ao público.
- Recepcionistas.
Descrição dos cargos da categoria Recepcionistas
Os Recepcionistas CBO 4221-05 recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.
Condições de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
Funções dos Recepcionistas CBO 4221-05
Recepcionistas devem:
Atividades dos cargos CBO 4221-05
Entre as principais atribuições dos Recepcionistas CBO 4221-05 estão as de:
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar paciência;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- distribuir malotes;
- efetuar acertos em contas;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar interesse;
- anotar telefonemas e recados;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- organizar malotes;
- circular informações internas;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar senso de organização;
- conferir documentos com identificação;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar empatia;
- emitir notas fiscais e recibos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- transmitir recados e fax;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar eficiência;
- anunciar a chegada do cliente;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar entusiasmo;
- interagir com os outros departamentos;
- imprimir relatórios de controle;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- agir com bom senso;
- demonstrar espírito de equipe;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar autonomia;
- fornecer informações meteorológicas;
- receber pagamentos;
- atender o cliente com informações precisas;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- pré-cadastrar o cliente;
- coordenar equipe;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- ouvir com atenção;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar pró atividade;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- acolher o cliente e passageiro;
- propor associação de programas de fidelidade;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;