CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Recepcionistas.

Descrição dos cargos da categoria Recepcionistas

Os Recepcionistas CBO 4221-05 recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Condições de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Funções dos Recepcionistas CBO 4221-05

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • Atividades dos cargos CBO 4221-05

    Entre as principais atribuições dos Recepcionistas CBO 4221-05 estão as de:

    • anunciar a chegada do cliente;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • demonstrar iniciativa;
    • transmitir recados e fax;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • efetuar acertos em contas;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • organizar malotes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • receber pagamentos;
    • circular informações internas;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • demonstrar eficiência;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • demonstrar senso de organização;
    • coordenar equipe;
    • demonstrar autonomia;
    • agir com bom senso;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • demonstrar entusiasmo;
    • conferir documentos com identificação;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • verificar cadastro e reserva;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • interagir com os outros departamentos;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • demonstrar interesse;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar empatia;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • demonstrar pró atividade;
    • distribuir malotes;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • ouvir com atenção;

    Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

    CBO Cargo/Profissão Local Piso Salarial Salário Médio Teto Salarial Salário/Hora Total
    4221-05 Encarregado da Recepção Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Funcionário de Setor de Informação Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista Atendente Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista Auxiliar de Secretária Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista Bilíngüe Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista de Crediário Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista em Geral Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista Secretária Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Atendente de Clínica Veterinária Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista Telefonista Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Atendente de Consultório Veterinário Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas Brasil 1.234,23 1.352,30 2.132,47 6,36 424.669
    4221-05 Recepcionista em Geral Alfenas, MG 1.129,43 1.237,47 1.734,16 5,66 181
    4221-05 Recepcionista em Geral Osasco, SP 1.245,40 1.364,54 1.947,31 6,39 1.531
    4221-05 Recepcionista em Geral São Leopoldo, RS 1.176,49 1.289,04 1.748,61 6,12 797
    4221-05 Recepcionista em Geral Nova Iguaçu, RJ 1.187,45 1.301,04 1.740,23 6,22 1.473
    4221-05 Recepcionista em Geral Rio Grande do Sul 1.253,70 1.373,63 1.373,63 6,39 23.423
    4221-05 Recepcionista em Geral Porto Alegre, RS 1.258,79 1.379,21 1.977,57 6,54 5.906
    4221-05 Recepcionista em Geral Pelotas, RS 1.232,43 1.350,33 1.821,28 6,36 481
    4221-05 Recepcionista em Geral São Caetano do Sul, SP 1.368,11 1.498,98 2.256,35 7,08 1.170
    4221-05 Recepcionista em Geral Itabira, MG 1.117,20 1.224,08 1.687,57 5,97 282
    4221-05 Recepcionista em Geral Distrito Federal 1.245,16 1.364,27 1.364,27 6,35 11.552
    4221-05 Recepcionista em Geral Rio Grande do Norte 1.100,00 1.175,61 1.175,61 5,47 4.195
    4221-05 Recepcionista em Geral Santa Catarina 1.329,41 1.456,59 1.456,59 6,77 28.811
    4221-05 Recepcionista em Geral Ribeirão Preto, SP 1.288,26 1.411,50 1.996,42 6,62 2.628
    4221-05 Recepcionista em Geral Macaé, RJ 1.226,18 1.343,48 1.826,92 6,37 598
    4221-05 Recepcionista em Geral Mogi das Cruzes, SP 1.245,42 1.364,56 1.903,95 6,29 1.003
    4221-05 Recepcionista em Geral Petrolina, PE 1.100,00 1.191,13 1.607,75 5,58 482
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