CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Trabalhadores de informações ao público.
- Recepcionistas.
Descrição dos cargos da categoria Recepcionistas
Os Recepcionistas CBO 4221-05 recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.
Condições de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Funções dos Recepcionistas CBO 4221-05
Recepcionistas devem:
Atividades dos cargos CBO 4221-05
Entre as principais atribuições dos Recepcionistas CBO 4221-05 estão as de:
- demonstrar paciência;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar senso de organização;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- identificar o espaço físico da empresa;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- receber pagamentos;
- interagir com os outros departamentos;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- conferir documentos com identificação;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar iniciativa;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar pró atividade;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar empatia;
- coordenar equipe;
- ouvir com atenção;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar interesse;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar autonomia;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- anotar telefonemas e recados;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar eficiência;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- propor associação de programas de fidelidade;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar espírito de equipe;
- circular informações internas;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- atender o cliente com informações precisas;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- agir com bom senso;
- organizar materiais de trabalho;
- distribuir malotes;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- imprimir relatórios de controle;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- organizar malotes;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- conferir idoneidade dos clientes;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- fornecer informações meteorológicas;
- acolher o cliente e passageiro;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- efetuar acertos em contas;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar respeito mútuo;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;