CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve organizar materiais de trabalho, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, entregar o crachá de visitante na entrada, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, pré-cadastrar o cliente, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar senso de organização, conferir documentos com identificação, demonstrar entusiasmo, demonstrar interesse, demonstrar espírito de equipe, demonstrar pró atividade, averiguar horário de saída dos grupos, coordenar equipe, encaminhar o cliente para os diversos setores, distribuir malotes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, interagir com os outros departamentos, demonstrar empatia, agendar reservas / consultas dos clientes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, fornecer informações meteorológicas, providenciar solicitações de reservas especiais, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, imprimir relatórios de controle, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demosntrar iniciativa, anunciar a chegada do cliente, verificar cadastro e reserva, conferir idoneidade dos clientes, circular informações internas, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, organizar malotes, guardar volumes de prestadores de serviços, propor associação de programas de fidelidade, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., agir com bom senso, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, anotar telefonemas e recados, atender o cliente com informações precisas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, acolher o cliente e passageiro, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, transmitir recados e fax, emitir notas fiscais e recibos, ouvir com atenção, receber pagamentos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar autonomia, identificar o espaço físico da empresa, efetuar acertos em contas, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, oferecer auxílio para a bagagem, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar respeito mútuo, demonstrar eficiência, demonstrar paciência, participar de reuniões na troca de turnos.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: Brasil

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário

Atendente de Consultório Veterinário: Brasil

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Encarregado da Recepção

Encarregado da Recepção: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado da Recepção CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de Crediário

Recepcionista de Crediário: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista de Crediário CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea

Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Secretária

Recepcionista Secretária: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Secretária CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Telefonista

Recepcionista Telefonista: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Telefonista CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas

Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.662 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 641.753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Assistente Social Toledo

Assistente Social: Toledo, PR

O profissional no cargo de Assistente Social CBO 4221-05 trabalhando em Toledo - PR, ganha entre 1.646 e 2.386 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.102 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Auxiliar de cartorio Fortaleza

Auxiliar de cartorio: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Auxiliar de cartorio CBO 4221-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.539 e 2.260 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 11.365 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de hotel Palmas

Recepcionista de hotel: Palmas, TO

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-05 trabalhando em Palmas - TO, ganha entre 1.540 e 2.247 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.353 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de hotel  Sorocaba

Recepcionista de hotel : Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.681 e 2.402 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.927 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de hotel Araguaína

Recepcionista de hotel: Araguaína, TO

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-05 trabalhando em Araguaína - TO, ganha entre 1.453 e 2.001 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 586 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Telefonista Campina Grande

Telefonista: Campina Grande, PB

O profissional no cargo de Telefonista CBO 4221-05 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.611 e 2.567 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Diretor Adjunto de Escolas Privadas Juazeiro do Norte

Diretor Adjunto de Escolas Privadas: Juazeiro do Norte, CE

O profissional no cargo de Diretor Adjunto de Escolas Privadas CBO 4221-05 trabalhando em Juazeiro do Norte - CE, ganha entre 1.490 e 2.176 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 698 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.