CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
agendar serviços, observar normas internas de segurança, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.
Atividades
consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar respeito mútuo, organizar malotes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, averiguar horário de saída dos grupos, verificar cadastro e reserva, demonstrar interesse, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, receber pagamentos, distribuir malotes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, pré-cadastrar o cliente, conferir idoneidade dos clientes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, ouvir com atenção, agir com bom senso, demosntrar iniciativa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, guardar volumes de prestadores de serviços, oferecer auxílio para a bagagem, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar pró atividade, demonstrar espírito de equipe, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, acolher o cliente e passageiro, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar paciência, organizar materiais de trabalho, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, propor associação de programas de fidelidade, anotar telefonemas e recados, demonstrar empatia, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, efetuar acertos em contas, participar de reuniões na troca de turnos, coordenar equipe, interagir com os outros departamentos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar eficiência, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, emitir notas fiscais e recibos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, fornecer informações meteorológicas, conferir documentos com identificação, encaminhar o cliente para os diversos setores, circular informações internas, imprimir relatórios de controle, identificar o espaço físico da empresa, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, anunciar a chegada do cliente, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar autonomia, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar entusiasmo, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, agendar reservas / consultas dos clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar senso de organização, atender o cliente com informações precisas, transmitir recados e fax.