CBO 4221-30 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Recepcionistas CBO 4221-30 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-30

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Recepcionistas.

Descrição dos cargos da categoria Recepcionistas

Os Recepcionistas CBO 4221-30 recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Condições de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Funções dos Recepcionistas CBO 4221-30

Recepcionistas devem:

  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • Atividades dos cargos CBO 4221-30

    Entre as principais atribuições dos Recepcionistas CBO 4221-30 estão as de:

    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • demonstrar pró atividade;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • demonstrar eficiência;
    • ouvir com atenção;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • circular informações internas;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • organizar materiais de trabalho;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar autonomia;
    • demonstrar entusiasmo;
    • interagir com os outros departamentos;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • conferir documentos com identificação;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • demonstrar senso de organização;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • agir com bom senso;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar interesse;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • lançar despesas em contas;
    • planejar o dia seguinte;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar empatia;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • coordenar equipe;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;

    Cargos e salários CBO 4221-30 - Recepcionistas

    Salário Concierge

    Concierge: Brasil

    • 1.402
    • Brasil
    • 1.843 - 3.732
    • 43h
    O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.843 e 3.732 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.402 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-30.
    Salário Concierge

    Concierge: São Paulo

    • 570
    • São Paulo
    • 2.124 - 2.230
    • 43h
    O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.124 e 2.230 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 570 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-30.
    Salário Concierge São Paulo

    Concierge: São Paulo, SP

    • 403
    • São Paulo, SP
    • 2.285 - 4.533
    • 43h
    O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.285 e 4.533 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 403 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-30.