CBO 4221-30 - Recepcionistas - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Recepcionistas CBO 4221-30 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-30

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Recepcionistas.

Descrição dos cargos da categoria Recepcionistas

Os Recepcionistas CBO 4221-30 recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Condições de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Funções dos Recepcionistas CBO 4221-30

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • Atividades dos cargos CBO 4221-30

    Entre as principais atribuições dos Recepcionistas CBO 4221-30 estão as de:

    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • organizar materiais de trabalho;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • demonstrar empatia;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • demonstrar iniciativa;
    • coordenar equipe;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • interagir com os outros departamentos;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • demonstrar paciência;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • planejar o dia seguinte;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • lançar despesas em contas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • conferir documentos com identificação;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar senso de organização;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • demonstrar interesse;
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar eficiência;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • ouvir com atenção;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar autonomia;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • circular informações internas;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • agir com bom senso;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;

    Cargos e salários CBO 4221-30 - Recepcionistas

    Salário Concierge

    Concierge: Brasil

    • 616
    • Brasil
    • 1.798 - 3.825
    • 42h
    O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.798 e 3.825 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 616 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-30.