CBO 4222-10 - Teleoperador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, direcionando chamadas, fornecendo informações e auxiliando usuários Programa, viabiliza e acompanha chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas.
Organiza e atualiza banco de dados e cadastros Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas Atua em conformidade com as normas nacionais e internacionais de telecomunicações, com protocolos de atendimento da operadora e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 4222-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Teleoperador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Teleoperador
O Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, com equipamentos e sistema de telefonia digital - integração entre computador e telefonia -, de telefonia móvel corporativa ou de telefonia analógica Atua em centrais de atendimento e em áreas de apoio de instituições e empresas de diversos segmentos.
Atende ligações, direcionando chamadas locais, nacionais e internacionais.
Fornece informações, pesquisando arquivos, bancos de dados ou materiais de referência para responder às perguntas feitas pelo usuário Programa, viabiliza e acompanha - além de chamadas convencionais - chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas, como entre pessoas falando em diferentes idiomas, entre surdos e ouvintes e entre bordo-terra e terra-bordo.
Oferece auxílio a pessoas que estão em situações de emergência Pode realizar e transferir chamadas locais, nacionais e internacionais, conforme solicitações internas e demandas externas.
Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas e dados sobre os atendimentos.
Tarifa e informa valor de ligações telefônicas Além de telefone, comunica-se por meio de mensagens eletrônicas.
Digita, revisa, envia e arquiva e-mails.
Organiza banco de dados e cadastros, registrando e atualizando informações, tais como números de telefone, produtos e serviços da empresa ou instituição e relações de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Pode comunicar-se em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-10 deve atender o cliente, prestar serviços, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, elaborar escalas de trabalho, fornecer informações, monitorar atendimentos, comunicar-se, cadastrar informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-10
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Teleoperador CBO 4222-10
Um Teleoperador (ou sinônimo) deve demonstrar auto-controle, direcionar cliente a outros serviços, transmitir informações corretamente, sugerir agenda de folgas, transferir chamadas internas e externas, demonstrar pontualidade, demonstrar capacidade de assimilação, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, demonstrar agilidade, atentar para comunicados na tela do computador, preencher bilhete, adeqüar o tom de voz, informar códigos de área nacionais e internacionais, falar formalmente, comunicar-se em outros idiomas, ouvir o cliente, conservar equipamentos de trabalho, informar alteração de número telefônico, escutar atentamente - saber ouvir, demonstrar entusiasmo, informar tarifas, registrar reclamações de trote, dominar o idioma inglês, higienizar equipamentos de trabalho, consultar banco de dados de procedimentos via internet, identificar necessidades do cliente, informar números de telefones nacionais e internacionais, operar plataforma de atendimento telefônico, identificar origem da chamada, demonstrar objetividade, especificar atendimentos diários, identificar código de serviço na tela do computador, completar ligações terra-bordo e bordo-terra, cadastrar números de telefones, digitar teclados, averiguar números solicitados no exterior, demonstrar segurança, manter sigilo, interceptar ligações, pesquisar restrições do telefone, informar horário de atendimento, solicitar auxílio de operadoras internacionais, demonstrar prontidão, agendar chamadas com intérprete, pesquisar normas para ligações internacionais - info, identificar tipo de chamada, consultar terminal de informações, acompanhar ligação, demonstrar cordialidade, identificar-se - nome do atendente, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, informar fuso-horário, informar valor de ligações concluídas via operador, demonstrar imparcialidade, ler mensagem para cliente, sondar tipo de solicitação de serviço, encaminhar reclamações ao supervisor, completar chamadas nacionais e internacionais, informar números de telefones internos, retornar contato com cliente, intermediar ligação entre surdo e ouvinte, digitar mensagem, pesquisar banco de dados telefônico, saudar o cliente, demonstrar paciência, programar mensagem, localizar pessoas, pronunciar-se claramente, demonstrar respeito com o cliente, registrar pendências de informações.