CBO 4222-10 - Operadores de telefonia - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4222-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
fornecer informações, cadastrar informações, prestar serviços, monitorar atendimentos, atender o cliente, elaborar escalas de trabalho, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, comunicar-se.
Atividades
cadastrar números de telefones, informar valor de ligações concluídas via operador, demonstrar agilidade, escutar atentamente - saber ouvir, agendar chamadas com intérprete, sondar tipo de solicitação de serviço, demonstrar cordialidade, transferir chamadas internas e externas, localizar pessoas, identificar necessidades do cliente, preencher bilhete, interceptar ligações, informar tarifas, informar números de telefones internos, acompanhar ligação, informar alteração de número telefônico, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar paciência, identificar-se - nome do atendente, retornar contato com cliente, demonstrar capacidade de assimilação, pesquisar banco de dados telefônico, registrar reclamações de trote, dominar o idioma inglês, pesquisar normas para ligações internacionais - info, informar fuso-horário, pesquisar restrições do telefone, identificar código de serviço na tela do computador, especificar atendimentos diários, informar números de telefones nacionais e internacionais, higienizar equipamentos de trabalho, demonstrar segurança, informar códigos de área nacionais e internacionais, demonstrar imparcialidade, sugerir agenda de folgas, identificar origem da chamada, direcionar cliente a outros serviços, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, demonstrar prontidão, intermediar ligação entre surdo e ouvinte, digitar mensagem, transmitir informações corretamente, demonstrar entusiasmo, ouvir o cliente, adeqüar o tom de voz, completar ligações terra-bordo e bordo-terra, registrar pendências de informações, encaminhar reclamações ao supervisor, consultar banco de dados de procedimentos via internet, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, demonstrar respeito com o cliente, conservar equipamentos de trabalho, saudar o cliente, demonstrar auto-controle, manter sigilo, programar mensagem, informar horário de atendimento, atentar para comunicados na tela do computador, comunicar-se em outros idiomas, averiguar números solicitados no exterior, digitar teclados, consultar terminal de informações, demonstrar objetividade, solicitar auxílio de operadoras internacionais, demonstrar pontualidade, identificar tipo de chamada, operar plataforma de atendimento telefônico, ler mensagem para cliente, falar formalmente, pronunciar-se claramente.