CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Trabalhadores de informações ao público.
- Recepcionistas.
Descrição dos cargos da categoria Recepcionistas
Os Recepcionistas CBO 4221-10 recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.
Condições de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Funções dos Recepcionistas CBO 4221-10
Recepcionistas devem:
Atividades dos cargos CBO 4221-10
Entre as principais atribuições dos Recepcionistas CBO 4221-10 estão as de:
- imprimir listagem de pacientes internados;
- solicitar o serviço de manobrista;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- identificar o espaço físico da empresa;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- distribuir malotes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- acionar serviço de higienização;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- organizar malotes;
- interagir com os outros departamentos;
- atender o cliente com informações precisas;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- verificar cadastro e reserva;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar espírito de equipe;
- transmitir recados e fax;
- planejar o dia seguinte;
- internar o paciente;
- organizar materiais de trabalho;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- receber pagamentos;
- registrar acompanhantes;
- demonstrar interesse;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- verificar o pedido de internação;
- anotar telefonemas e recados;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar iniciativa;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- fornecer serviço de cofre;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar paciência;
- ouvir com atenção;
- acolher o cliente e passageiro;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- emitir notas fiscais e recibos;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- oferecer transporte ao cliente;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar pró atividade;
- bloquear apartamento;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- agir com bom senso;
- demonstrar respeito mútuo;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- coordenar equipe;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- demonstrar eficiência;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar empatia;
- pré-cadastrar o cliente;
- anunciar a chegada do cliente;
- circular informações internas;
- demonstrar entusiasmo;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;