CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança.
Atividades
circular informações internas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar interesse, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, coordenar equipe, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, interagir com os outros departamentos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, verificar mapa de internação cirúrgico, acionar serviço de higienização, verificar cadastro e reserva, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar entusiasmo, pré-cadastrar o cliente, avisar a enfermagem da chegada do paciente, agendar reservas / consultas dos clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, internar o paciente, atender o cliente com informações precisas, encaminhar o cliente para os diversos setores, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar eficiência, verificar o pedido de internação, demonstrar senso de organização, imprimir relatórios de controle, distribuir jornais, revistas, flores etc., distribuir malotes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, acolher o cliente e passageiro, averiguar agenda semanal de eventos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, anunciar a chegada do cliente, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, emitir notas fiscais e recibos, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, bloquear apartamento, solicitar o serviço de manobrista, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, oferecer transporte ao cliente, receber pagamentos, planejar o dia seguinte, guardar volumes de prestadores de serviços, imprimir listagem de pacientes internados, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar paciência, demonstrar empatia, demonstrar autonomia, demonstrar pró atividade, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, registrar acompanhantes, anotar telefonemas e recados, identificar o espaço físico da empresa, fornecer serviço de cofre, demosntrar iniciativa, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, providenciar solicitações de reservas especiais, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, ouvir com atenção, transmitir recados e fax, organizar malotes, pedir forma de garantia de pagamento, agir com bom senso, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar respeito mútuo, demonstrar espírito de equipe, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, organizar materiais de trabalho, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar conhecimentos de informática.