Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo - Salário, O Que Faz, Piso Salarial 2024

R$ 1.428,18/mês

Atualizado em

Hoje um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo ganha em média R$ 1.428,18 para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 430.383 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 1.389,18 e o teto salarial de R$ 1.922,72, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Salário por estado

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 19 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 36h semanais em empresas do segmento de Atividades de teleatendimento de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10

O Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa Verifica as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Examina manuais e instruções Analisa roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Atende potencial cliente, que liga para a empresa procurando informações sobre produto ou serviço.

Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas Finaliza transações, em interação com serviços internos da empresa, quando necessário.

No pós-venda, atende o cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail Recebe críticas e reclamações sobre os produtos ou serviços da empresa, argumentando sobre o problema exposto pelo usuário, oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais – da empresa, para resposta ao problema apresentado Busca recuperar o usuário, revertendo a sua insatisfação.

Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforçar a boa imagem da empresa e para fidelizar clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por e-mail ou por telefone.

Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando suas respostas em formulário eletrônico Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como última compra do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Algumas funções no exercício da profissão

  • cobrar débitos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • realizar pesquisas;
  • oferecer serviços e produtos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • seguir roteiros e scripts;
  • atender usuários de produtos e ou serviços;
  • cadastrar clientes;
  • fornecer informações;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • abrir chamados técnicos - ordens de serviços;
  • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail;
  • ouvir mensagem do cliente/solicitante;
  • pesquisar perfil do entrevistado;
  • depurar informações;
  • administrar conflitos;
  • ver mais...

Salário de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 - Série histórica

Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo por região do Brasil

Tabela salarial para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.389 16.670 347 7,67
Média Salarial 1.428 17.138 357 7,88
1º Quartil 1.327 15.929 332 7,33
Salário Mediana 1.412 16.944 353 7,79
3º Quartil 1.587 19.049 397 8,76
Teto Salarial 1.923 23.073 481 10,61
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 4223-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Setembro de 2023 e Agosto de 2024, tivemos um aumento de 9.19% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 1.411,82
8291-1/00 Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.409,30
7830-2/00 Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.395,58
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.691,49
6110-8/01 Serviços de telefonia fixa comutada - stfc 1.515,92
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 1.501,10
6911-7/01 Serviços advocatícios 1.444,79
6613-4/00 Administração de cartões de crédito 1.413,54
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 1.378,73
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 1.491,80
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 430.383 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
362.747 36 180 1.418,06 7,88
19.361 44 220 1.645,06 7,48
5.444 43 215 1.601,89 7,45
5.429 30 150 1.535,68 10,24
5.252 42 210 1.472,94 7,01
4.172 31 155 1.353,51 8,73

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 208.757 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.464,15 1.643,77 2.092,17
Pequenas 1.472,22 1.651,84 2.100,23
Médias 1.465,71 1.645,34 2.093,73
Grandes Empresas 1.423,78 1.603,40 2.051,80
  • *Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo PCD

Num levantamento com 1.683 salários de Operadores de telemarketing e afins PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.546,47 para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

  • Salário Base: R$ 1.428,18
  • Salário-educação (3%): R$ 42,85
  • Sistema S (2%): R$ 28,56
  • INSS Patronal (20%): R$ 285,64
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 14,28
  • FGTS (8%): R$ 114,25
  • Férias 1/12: R$ 119,02
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 285,64
  • Periculosidade (30%): R$ 428,46
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 39,67
  • 13º Salário: R$ 119,02
  • FGTS sobre Férias: R$ 9,52
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,17
  • FGTS sobre 13º: R$ 9,52
  • Aviso Prévio: R$ 119,02
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 9,52
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 119,02

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo