CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar pró atividade, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, imprimir relatórios de controle, fornecer informações meteorológicas, pedir forma de garantia de pagamento, guardar volumes de prestadores de serviços, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, agir com bom senso, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, encerrar o pos - point of sale, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, anunciar a chegada do cliente, acolher o cliente e passageiro, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, identificar o espaço físico da empresa, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, solicitar o serviço de manobrista, efetuar cobrança no show, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, oferecer auxílio para a bagagem, emitir extrato de contas, encaminhar o cliente para os diversos setores, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, avisar o concierge da chegada do hóspede, oferecer transporte ao cliente, interagir com os outros departamentos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, circular informações internas, averiguar agenda semanal de eventos, receber pagamentos, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, encerrar a conta no sistema, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, emitir notas fiscais e recibos, efetuar acertos em contas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, providenciar solicitações de reservas especiais, coordenar equipe, transmitir recados e fax, emitir o cartão de liberação de saída, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar interesse, demonstrar paciência, anotar telefonemas e recados, demonstrar conhecimentos de informática, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, atender o cliente com informações precisas, demonstrar senso de organização, demonstrar eficiência, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, lançar despesas em contas, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, participar de reuniões na troca de turnos, auxiliar o cliente com informações financeiras, demosntrar iniciativa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, acionar alarme de segurança em caso de assalto, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., bloquear apartamento, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, organizar materiais de trabalho, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, verificar cadastro e reserva, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar autonomia, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, distribuir jornais, revistas, flores etc., demonstrar espírito de equipe, fornecer serviço de cofre, registrar acompanhantes, demonstrar entusiasmo, demonstrar empatia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, distribuir malotes, conferir documentos com identificação, demonstrar respeito mútuo, agendar reservas / consultas dos clientes, preparar o mise-en-place, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, realizar câmbio de moedas, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, planejar o dia seguinte, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, propor associação de programas de fidelidade, fechar contas masters, ouvir com atenção, auxiliar o hóspede com atendimento médico, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, atualizar conta.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Brasil

  • 55.154
  • Brasil
  • 1.735 - 2.924
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.735 e 2.924 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55.154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations

Guest Relations: Brasil

  • 55.154
  • Brasil
  • 1.735 - 2.924
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.735 e 2.924 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55.154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Brasil

  • 55.154
  • Brasil
  • 1.735 - 2.924
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.735 e 2.924 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55.154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Itajaí

Recepcionista de Hotel: Itajaí, SC

  • 254
  • Itajaí, SC
  • 1.986 - 2.905
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Itajaí - SC, ganha entre 1.986 e 2.905 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Porto Velho

Recepcionista de Hotel: Porto Velho, RO

  • 52
  • Porto Velho, RO
  • 1.453 - 1.991
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 1.453 e 1.991 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Joinville

Recepcionista de Hotel: Joinville, SC

  • 179
  • Joinville, SC
  • 1.863 - 2.711
  • 41h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.863 e 2.711 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 179 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Pernambuco

  • 1.108
  • Pernambuco
  • 1.608 - 2.524
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.608 e 2.524 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel São Paulo

Recepcionista de Hotel: São Paulo, SP

  • 3.986
  • São Paulo, SP
  • 2.170 - 3.619
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.170 e 3.619 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.986 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Guarapari

Recepcionista de Hotel: Guarapari, ES

  • 71
  • Guarapari, ES
  • 1.625 - 2.418
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Guarapari - ES, ganha entre 1.625 e 2.418 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Uberlândia

Recepcionista de Hotel: Uberlândia, MG

  • 167
  • Uberlândia, MG
  • 1.690 - 2.348
  • 40h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.690 e 2.348 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Bauru

Recepcionista de Hotel: Bauru, SP

  • 107
  • Bauru, SP
  • 1.715 - 2.563
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.715 e 2.563 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 107 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Campo Grande

Recepcionista de Hotel: Campo Grande, MS

  • 334
  • Campo Grande, MS
  • 1.624 - 2.521
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.624 e 2.521 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 334 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Várzea Grande

Recepcionista de Hotel: Várzea Grande, MT

  • 171
  • Várzea Grande, MT
  • 1.582 - 2.411
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Várzea Grande - MT, ganha entre 1.582 e 2.411 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 171 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Balneário Camboriú

Recepcionista de Hotel: Balneário Camboriú, SC

  • 611
  • Balneário Camboriú, SC
  • 2.041 - 2.940
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 2.041 e 2.940 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 611 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Paraná

  • 3.762
  • Paraná
  • 1.826 - 2.676
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.826 e 2.676 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.762 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Porto Alegre

Recepcionista de Hotel: Porto Alegre, RS

  • 538
  • Porto Alegre, RS
  • 1.738 - 2.590
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.738 e 2.590 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 538 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel São José do Rio Preto

Recepcionista de Hotel: São José do Rio Preto, SP

  • 164
  • São José do Rio Preto, SP
  • 1.909 - 2.547
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.909 e 2.547 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 164 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Santos

Recepcionista de Hotel: Santos, SP

  • 213
  • Santos, SP
  • 2.015 - 2.920
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 2.015 e 2.920 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 213 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.