CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, agendar serviços, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve auxiliar o hóspede com atendimento médico, efetuar acertos em contas, providenciar solicitações de reservas especiais, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar entusiasmo, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, averiguar agenda semanal de eventos, conferir documentos com identificação, planejar o dia seguinte, demonstrar espírito de equipe, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, propor associação de programas de fidelidade, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, circular informações internas, avisar o concierge da chegada do hóspede, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, fornecer serviço de cofre, demonstrar autonomia, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., distribuir malotes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar pró atividade, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, agir com bom senso, emitir extrato de contas, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar respeito mútuo, atender o cliente com informações precisas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, efetuar cobrança no show, participar de reuniões na troca de turnos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, encerrar a conta no sistema, demonstrar paciência, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, fornecer informações meteorológicas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, emitir notas fiscais e recibos, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, atualizar conta, ouvir com atenção, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, imprimir relatórios de controle, bloquear apartamento, demonstrar interesse, anotar telefonemas e recados, encerrar o pos - point of sale, pedir forma de garantia de pagamento, coordenar equipe, demonstrar senso de organização, registrar acompanhantes, oferecer auxílio para a bagagem, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, fechar contas masters, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, encaminhar o cliente para os diversos setores, demosntrar iniciativa, lançar despesas em contas, interagir com os outros departamentos, anunciar a chegada do cliente, auxiliar o cliente com informações financeiras, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, oferecer transporte ao cliente, receber pagamentos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, guardar volumes de prestadores de serviços, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar eficiência, organizar materiais de trabalho, distribuir jornais, revistas, flores etc., solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, transmitir recados e fax, emitir o cartão de liberação de saída, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, preparar o mise-en-place, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar empatia, verificar cadastro e reserva, acolher o cliente e passageiro, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, solicitar o serviço de manobrista, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, identificar o espaço físico da empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, realizar câmbio de moedas.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Brasil

  • 55.171
  • Brasil
  • 1.727 - 2.908
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.727 e 2.908 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55.171 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations

Guest Relations: Brasil

  • 55.171
  • Brasil
  • 1.727 - 2.908
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.727 e 2.908 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55.171 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista Caixa

Recepcionista Caixa: Brasil

  • 55.171
  • Brasil
  • 1.727 - 2.908
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.727 e 2.908 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55.171 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Marilia

Recepcionista de Hotel: Marilia, SP

  • 47
  • Marilia, SP
  • 1.876 - 2.636
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 1.876 e 2.636 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 47 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Ipojuca

Recepcionista de Hotel: Ipojuca, PE

  • 323
  • Ipojuca, PE
  • 1.615 - 2.534
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ipojuca - PE, ganha entre 1.615 e 2.534 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 323 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Curitiba

Recepcionista de Hotel: Curitiba, PR

  • 1.080
  • Curitiba, PR
  • 1.862 - 2.728
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.862 e 2.728 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.080 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Chapeco

Recepcionista de Hotel: Chapeco, SC

  • 189
  • Chapeco, SC
  • 1.814 - 2.641
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 1.814 e 2.641 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 189 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Goiás

  • 2.372
  • Goiás
  • 1.503 - 2.203
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.503 e 2.203 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.372 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Cabo Frio

Recepcionista de Hotel: Cabo Frio, RJ

  • 143
  • Cabo Frio, RJ
  • 1.549 - 2.181
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Cabo Frio - RJ, ganha entre 1.549 e 2.181 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 143 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Atibaia

Recepcionista de Hotel: Atibaia, SP

  • 210
  • Atibaia, SP
  • 1.886 - 2.779
  • 41h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Atibaia - SP, ganha entre 1.886 e 2.779 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Tocantins

  • 525
  • Tocantins
  • 1.398 - 1.885
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Tocantins, ganha entre 1.398 e 1.885 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 525 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Blumenau

Recepcionista de Hotel: Blumenau, SC

  • 214
  • Blumenau, SC
  • 1.951 - 2.665
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.951 e 2.665 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 214 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Caxias do Sul

Recepcionista de Hotel: Caxias do Sul, RS

  • 171
  • Caxias do Sul, RS
  • 1.742 - 2.671
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 1.742 e 2.671 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 171 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Belo Horizonte

Recepcionista de Hotel: Belo Horizonte, MG

  • 808
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.866 - 2.872
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.866 e 2.872 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 808 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Itatiaia

Recepcionista de Hotel: Itatiaia, RJ

  • 178
  • Itatiaia, RJ
  • 1.527 - 2.261
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Itatiaia - RJ, ganha entre 1.527 e 2.261 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 178 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Caldas Novas

Recepcionista de Hotel: Caldas Novas, GO

  • 280
  • Caldas Novas, GO
  • 1.710 - 2.552
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Caldas Novas - GO, ganha entre 1.710 e 2.552 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 280 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Mato Grosso do Sul

  • 1.472
  • Mato Grosso do Sul
  • 1.516 - 2.212
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.516 e 2.212 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.472 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Rio Branco

Recepcionista de Hotel: Rio Branco, AC

  • 52
  • Rio Branco, AC
  • 1.402 - 1.871
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.402 e 1.871 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.