CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais.
Atividades
oferecer auxílio para a bagagem, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, demosntrar iniciativa, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, demonstrar espírito de equipe, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, distribuir malotes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, atender o cliente com informações precisas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, receber pagamentos, preparar o mise-en-place, lançar despesas em contas, acionar alarme de segurança em caso de assalto, coordenar equipe, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, imprimir relatórios de controle, providenciar solicitações de reservas especiais, efetuar cobrança no show, anunciar a chegada do cliente, averiguar horário de saída dos grupos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., encaminhar o cliente para os diversos setores, participar de reuniões na troca de turnos, emitir extrato de contas, demonstrar entusiasmo, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar empatia, solicitar o serviço de manobrista, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, realizar câmbio de moedas, efetuar acertos em contas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, circular informações internas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, fechar contas masters, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, avisar o concierge da chegada do hóspede, interagir com os outros departamentos, ouvir com atenção, agir com bom senso, fornecer serviço de cofre, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar pró atividade, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, propor associação de programas de fidelidade, identificar o espaço físico da empresa, averiguar agenda semanal de eventos, demonstrar autonomia, encerrar o pos - point of sale, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar paciência, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, transmitir recados e fax, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, agendar reservas / consultas dos clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar o hóspede com atendimento médico, fornecer informações meteorológicas, planejar o dia seguinte, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, guardar volumes de prestadores de serviços, distribuir jornais, revistas, flores etc., comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, bloquear apartamento, atualizar conta, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar interesse, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, verificar cadastro e reserva, pedir forma de garantia de pagamento, demonstrar respeito mútuo, demonstrar senso de organização, demonstrar eficiência, emitir o cartão de liberação de saída, encerrar a conta no sistema, registrar acompanhantes, conferir documentos com identificação, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, anotar telefonemas e recados, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, acolher o cliente e passageiro, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, organizar materiais de trabalho, oferecer transporte ao cliente, auxiliar o cliente com informações financeiras.