CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Recepcionistas.

Descrição dos cargos da categoria Recepcionistas

Os Recepcionistas CBO 4221-20 recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Condições de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Funções dos Recepcionistas CBO 4221-20

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • Atividades dos cargos CBO 4221-20

    Entre as principais atribuições dos Recepcionistas CBO 4221-20 estão as de:

    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar senso de organização;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • anotar telefonemas e recados;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • demonstrar pró atividade;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • circular informações internas;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • demonstrar autonomia;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar iniciativa;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • demonstrar interesse;
    • verificar cadastro e reserva;
    • fechar contas masters;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • lançar despesas em contas;
    • interagir com os outros departamentos;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • registrar acompanhantes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • ouvir com atenção;
    • organizar materiais de trabalho;
    • transmitir recados e fax;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • distribuir malotes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • demonstrar entusiasmo;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • receber pagamentos;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar eficiência;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • conferir documentos com identificação;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • bloquear apartamento;
    • demonstrar paciência;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • efetuar acertos em contas;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • encerrar a conta no sistema;
    • coordenar equipe;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • planejar o dia seguinte;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar empatia;
    • emitir extrato de contas;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • atualizar conta;
    • agir com bom senso;
    • fornecer serviço de cofre;
    • oferecer transporte ao cliente;

    Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

    Salário Recepcionista de Hotel

    Recepcionista de Hotel: Brasil

    • 29.320
    • Brasil
    • 1.281 - 2.277
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.281 e 2.277 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 29.320 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Guest Relations

    Guest Relations: Brasil

    • 29.320
    • Brasil
    • 1.281 - 2.277
    • 43h
    O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.281 e 2.277 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 29.320 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista Caixa

    Recepcionista Caixa: Brasil

    • 29.320
    • Brasil
    • 1.281 - 2.277
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.281 e 2.277 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 29.320 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Campo Grande

    Recepcionista de Hotel: Campo Grande, MS

    • 119
    • Campo Grande, MS
    • 1.205 - 1.971
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.205 e 1.971 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Porto Velho

    Recepcionista de Hotel: Porto Velho, RO

    • 22
    • Porto Velho, RO
    • 1.129 - 1.694
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 1.129 e 1.694 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Joinville

    Recepcionista de Hotel: Joinville, SC

    • 145
    • Joinville, SC
    • 1.374 - 2.031
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.374 e 2.031 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel São Paulo

    Recepcionista de Hotel: São Paulo, SP

    • 3.530
    • São Paulo, SP
    • 1.373 - 2.445
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.373 e 2.445 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.530 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Guarapari

    Recepcionista de Hotel: Guarapari, ES

    • 30
    • Guarapari, ES
    • 1.142 - 1.740
    • 40h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Guarapari - ES, ganha entre 1.142 e 1.740 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 30 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Uberlândia

    Recepcionista de Hotel: Uberlândia, MG

    • 73
    • Uberlândia, MG
    • 1.197 - 1.829
    • 40h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.197 e 1.829 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 73 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Bauru

    Recepcionista de Hotel: Bauru, SP

    • 40
    • Bauru, SP
    • 1.354 - 2.121
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.354 e 2.121 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 40 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Várzea Grande

    Recepcionista de Hotel: Várzea Grande, MT

    • 41
    • Várzea Grande, MT
    • 1.186 - 1.966
    • 41h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Várzea Grande - MT, ganha entre 1.186 e 1.966 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Balneário Camboriú

    Recepcionista de Hotel: Balneário Camboriú, SC

    • 381
    • Balneário Camboriú, SC
    • 1.516 - 2.328
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 1.516 e 2.328 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 381 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Porto Alegre

    Recepcionista de Hotel: Porto Alegre, RS

    • 216
    • Porto Alegre, RS
    • 1.339 - 2.141
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.339 e 2.141 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel São José do Rio Preto

    Recepcionista de Hotel: São José do Rio Preto, SP

    • 87
    • São José do Rio Preto, SP
    • 1.493 - 2.229
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.493 e 2.229 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Santos

    Recepcionista de Hotel: Santos, SP

    • 108
    • Santos, SP
    • 1.607 - 2.572
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 1.607 e 2.572 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Natal

    Recepcionista de Hotel: Natal, RN

    • 277
    • Natal, RN
    • 1100 - 1.682
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1100 e 1.682 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 277 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Ilhéus

    Recepcionista de Hotel: Ilhéus, BA

    • 26
    • Ilhéus, BA
    • 1.208 - 1.809
    • 42h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ilhéus - BA, ganha entre 1.208 e 1.809 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Maceió

    Recepcionista de Hotel: Maceió, AL

    • 221
    • Maceió, AL
    • 1.208 - 1.951
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.208 e 1.951 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.