CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Recepcionistas.

Descrição dos cargos da categoria Recepcionistas

Os Recepcionistas CBO 4221-20 recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Condições de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Funções dos Recepcionistas CBO 4221-20

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • Atividades dos cargos CBO 4221-20

    Entre as principais atribuições dos Recepcionistas CBO 4221-20 estão as de:

    • lançar despesas em contas;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • agir com bom senso;
    • conferir documentos com identificação;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • receber pagamentos;
    • encerrar a conta no sistema;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • fechar contas masters;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • planejar o dia seguinte;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • atualizar conta;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • demonstrar iniciativa;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • ouvir com atenção;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • demonstrar paciência;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • demonstrar eficiência;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • fornecer serviço de cofre;
    • circular informações internas;
    • distribuir malotes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar autonomia;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar entusiasmo;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • coordenar equipe;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • organizar materiais de trabalho;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • efetuar acertos em contas;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • demonstrar interesse;
    • imprimir relatórios de controle;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • emitir extrato de contas;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • bloquear apartamento;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • anotar telefonemas e recados;
    • realizar câmbio de moedas;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • demonstrar senso de organização;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • demonstrar pró atividade;
    • verificar cadastro e reserva;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • transmitir recados e fax;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • registrar acompanhantes;
    • demonstrar empatia;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;

    Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

    Salário Recepcionista de Hotel

    Recepcionista de Hotel: Brasil

    • 48.796
    • Brasil
    • 1.474 - 2.573
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.474 e 2.573 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 48.796 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Guest Relations

    Guest Relations: Brasil

    • 48.796
    • Brasil
    • 1.474 - 2.573
    • 43h
    O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.474 e 2.573 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 48.796 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista Caixa

    Recepcionista Caixa: Brasil

    • 48.796
    • Brasil
    • 1.474 - 2.573
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista Caixa CBO 4221-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.474 e 2.573 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 48.796 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Marilia

    Recepcionista de Hotel: Marilia, SP

    • 55
    • Marilia, SP
    • 1.523 - 2.149
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 1.523 e 2.149 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 55 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Curitiba

    Recepcionista de Hotel: Curitiba, PR

    • 1.072
    • Curitiba, PR
    • 1.515 - 2.300
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.515 e 2.300 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.072 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Chapeco

    Recepcionista de Hotel: Chapeco, SC

    • 176
    • Chapeco, SC
    • 1.5 - 2.237
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 1.5 e 2.237 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 176 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel

    Recepcionista de Hotel: Mato Grosso do Sul

    • 1.165
    • Mato Grosso do Sul
    • 1.281 - 1.345
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.281 e 1.345 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.165 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Cabo Frio

    Recepcionista de Hotel: Cabo Frio, RJ

    • 193
    • Cabo Frio, RJ
    • 1.302 - 1.830
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Cabo Frio - RJ, ganha entre 1.302 e 1.830 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 193 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel

    Recepcionista de Hotel: Bahia

    • 2.395
    • Bahia
    • 1.356 - 1.423
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.356 e 1.423 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.395 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Blumenau

    Recepcionista de Hotel: Blumenau, SC

    • 133
    • Blumenau, SC
    • 1.707 - 2.541
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.707 e 2.541 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 133 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Caxias do Sul

    Recepcionista de Hotel: Caxias do Sul, RS

    • 156
    • Caxias do Sul, RS
    • 1.509 - 2.384
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 1.509 e 2.384 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Belo Horizonte

    Recepcionista de Hotel: Belo Horizonte, MG

    • 725
    • Belo Horizonte, MG
    • 1.558 - 2.478
    • 42h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.558 e 2.478 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 725 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Itatiaia

    Recepcionista de Hotel: Itatiaia, RJ

    • 165
    • Itatiaia, RJ
    • 1.302 - 1.988
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Itatiaia - RJ, ganha entre 1.302 e 1.988 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 165 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Rio Branco

    Recepcionista de Hotel: Rio Branco, AC

    • 45
    • Rio Branco, AC
    • 1.219 - 1.685
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.219 e 1.685 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel

    Recepcionista de Hotel: Espírito Santo

    • 829
    • Espírito Santo
    • 1.394 - 1.463
    • 43h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.394 e 1.463 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 829 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Indaiatuba

    Recepcionista de Hotel: Indaiatuba, SP

    • 50
    • Indaiatuba, SP
    • 1.668 - 2.422
    • 42h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 1.668 e 2.422 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 50 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Vilhena

    Recepcionista de Hotel: Vilhena, RO

    • 51
    • Vilhena, RO
    • 1.201 - 1.645
    • 42h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vilhena - RO, ganha entre 1.201 e 1.645 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
    Salário Recepcionista de Hotel Ribeirão Preto

    Recepcionista de Hotel: Ribeirão Preto, SP

    • 458
    • Ribeirão Preto, SP
    • 1.728 - 2.659
    • 44h
    O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.728 e 2.659 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.