CBO 4223-20 - Operador de telemarketing técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20 recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing técnico

O Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20 prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa Organiza e examina informações - disponíveis em sistema informatizado - sobre falhas e problemas anteriormente relatados por clientes e sobre as soluções ou respostas dadas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível os manuais técnicos.

Examina roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, seguidos na comunicação com o cliente Identifica o cliente, registrando sua reclamação ou crítica em sistema informatizado.

Consulta o seu histórico de atendimento, quando necessário Analisa a falha na prestação de serviço descrita ou o problema no funcionamento de produto relatado pelo cliente, solicitando detalhes.

Verifica se a falha descrita ou o problema relatado decorre da forma de utilização do produto ou serviço pelo cliente, orientando-o sobre o uso correto.

Pode encaminhar instruções, desenhos e outras informações complementares por correio ou e-mail Fornece alternativas de solução da falha ou do problema, orientando o usuário na execução de procedimentos corretivos.

Em casos mais complexos, pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços técnicos internos da empresa, na busca da solução.

No caso de não encontrar a solução de imediato, abre ordem de serviço, comunicando ao cliente as providencias que serão tomadas Pode acionar serviços emergenciais para solução de problemas de saúde e situações de risco Registra o atendimento realizado em sistema informatizado específico.

Confirma e atualiza dados cadastrais do cliente Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como, por exemplo, a especificação de modelo do equipamento adquirido pelo cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-20 deve oferecer serviços e produtos, cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts, demonstrar competências pessoais, prestar serviços técnicos e especializados, atender usuários de produtos e ou serviços, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-20

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing técnico CBO 4223-20

Um Operador de telemarketing técnico (ou sinônimo) deve identificar problemas, consultar área técnica, demonstrar capacidade de persuasão, esclarecer dúvidas, demonstrar paciência, realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias, finalizar pendências de serviços, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, orientar a utilização de aplicativos - software, consultar manuais, procedimentos e etc, descrever o produto, realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais, administrar conflitos, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, oferecer alternativas de produtos e serviços, demonstrar capacidade de saber ouvir, orientar o usuário/solicitante, orientar a utilização de equipamentos de informática, enviar mensagens pós-atendimento, demonstrar capacidade de comunicação, reverter a insatisfação do cliente, demonstrar objetividade, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, informar prazo de entrega, prestar suporte técnico a aplicativos - software, informar disponibilidade de serviços agregados, direcionar atendimento, solicitar informações ao cliente, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, realizar serviços a usuários de transporte e turismo, oferecer soluções, demonstrar auto controle, trabalhar em equipe, ouvir mensagem do cliente/solicitante, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de resiliência, diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos, demonstrar qualidade de voz e dicção, agendar retorno - follow-up, informar relação custo-benefício, finalizar pendência técnica, consultar histórico, consultar supervisor, finalizar contato e/ou ocorrência, realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar agilidade no atendimento, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar atenção concentrada, atualizar cadastro por telefone, efetivar a venda, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, abordar o cliente, depurar informações, verificar disponibilidade de entrega, realizar triagem de atendimento, atualizar listas, oferecer formas e condiçoes de pagamento, negociar valores, dar atendimento a usuários da internet, confirmar dados cadastrais, atender usuários/solicitantes de língüa estrangeira, orientar usuário de telefonia, confirmar dados, identificar-se ao cliente, identificar clientes potenciais, identificar necessidades do interlocutor, solicitar providências técnicas junto a área competente, argumentar com o cliente/solicitante, fornecer informações, evidenciar vantagens do produto ou serviço.

Cargos e salários CBO 4223-20 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.739 e 2.780 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 21.095 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.739 e 2.780 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 21.095 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Bilíngüe

Operador de Telemarketing Bilíngüe: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Bilíngüe CBO 4223-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.739 e 2.780 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 21.095 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Goiânia

Operador de Telemarketing Técnico: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.847 e 3.287 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 312 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Belo Horizonte

Operador de Telemarketing Técnico: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.947 e 3.191 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 431 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: Paraná

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.865 e 3.021 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.186 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: Minas Gerais

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.728 e 2.825 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 971 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Rio de Janeiro

Operador de Telemarketing Técnico: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.950 e 3.052 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 373 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Jundiaí

Operador de Telemarketing Técnico: Jundiaí, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.669 e 2.199 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.003 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.836 e 2.869 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 567 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico

Operador de Telemarketing Técnico: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.747 e 2.814 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 14.254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Barueri

Operador de Telemarketing Técnico: Barueri, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 1.527 e 2.184 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 5.253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico São Paulo

Operador de Telemarketing Técnico: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.962 e 3.355 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 5.236 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Uberlândia

Operador de Telemarketing Técnico: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.693 e 2.816 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 35 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Curitiba

Operador de Telemarketing Técnico: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.879 e 3.090 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 943 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Brasília

Operador de Telemarketing Técnico: Brasília, DF

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.589 e 2.325 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Guarulhos

Operador de Telemarketing Técnico: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.520 e 4.005 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 130 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.
Salário Operador de Telemarketing Técnico Campinas

Operador de Telemarketing Técnico: Campinas, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Técnico CBO 4223-20 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.627 e 5.188 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-20.