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CBO 4223-15 - Operador de telemarketing receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing receptivo

O Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-15 deve atender usuários de produtos e ou serviços, oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais, cobrar débitos, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, seguir roteiros e scripts, cadastrar clientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-15

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15

Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve identificar clientes potenciais, demonstrar capacidade de comunicação, agendar retorno - follow-up, comunicar débitos, consultar histórico, informar prazo de entrega, consultar manuais, procedimentos e etc, informar sanções contratuais, depurar informações, finalizar contato e/ou ocorrência, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, negociar descontos, demonstrar capacidade de saber ouvir, identificar necessidades do interlocutor, finalizar pendência técnica, verificar disponibilidade de entrega, informar disponibilidade de serviços agregados, reverter a insatisfação do cliente, negociar valor de débitos, consultar supervisor, confirmar dados, oferecer alternativas de produtos e serviços, oferecer soluções, demonstrar paciência, demonstrar agilidade no atendimento, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar capacidade de tomar decisões, oferecer vantagens, atualizar cadastro por telefone, esclarecer dúvidas, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, informar restrições ao crédito, fornecer informações, direcionar atendimento, solicitar informações ao cliente, demonstrar capacidade de resiliência, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, negociar datas de pagamento, argumentar com o cliente/solicitante, efetivar a venda, trabalhar em equipe, administrar conflitos, avaliar perfil de consumo, ouvir mensagem do cliente/solicitante, definir formas de pagamento, demonstrar objetividade, orientar usuário de telefonia, confirmar dados cadastrais, demonstrar capacidade de persuasão, consultar área técnica, solicitar providências técnicas junto a área competente, demonstrar qualidade de voz e dicção, informar relação custo-benefício, orientar o usuário/solicitante, abordar o cliente, atualizar listas, demonstrar auto controle, identificar-se ao cliente, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, oferecer formas e condiçoes de pagamento, realizar triagem de atendimento, calcular encargos do débito, providenciar retirada de restrições ao crédito, oferecer benefícios variados, negociar valores, finalizar pendências de serviços, analisar reclamações com maior flexibilidade, enviar mensagens pós-atendimento, evidenciar vantagens do produto ou serviço, identificar problemas, descrever o produto, demonstrar atenção concentrada, demonstrar empatia.

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Receptivo Joinville

Operador de Telemarketing Receptivo: Joinville, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.698 e 2.512 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 986 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Belo Horizonte

Operador de Telemarketing Receptivo: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.534 e 2.214 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 4.386 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Porto Alegre

Operador de Telemarketing Receptivo: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.591 e 2.273 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 1.329 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo São José do Rio Preto

Operador de Telemarketing Receptivo: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.734 e 2.506 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 331 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo

Operador de Telemarketing Receptivo: Paraíba

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Paraíba, ganha entre 1.418 e 1.872 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 612 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Canoas

Operador de Telemarketing Receptivo: Canoas, RS

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 1.671 e 2.495 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Maringá

Operador de Telemarketing Receptivo: Maringá, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.619 e 2.392 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo

Operador de Telemarketing Receptivo: Pernambuco

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 1.466 e 2.007 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 732 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo

Operador de Telemarketing Receptivo: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.661 e 2.619 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 48.390 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo João Pessoa

Operador de Telemarketing Receptivo: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.417 e 1.875 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 339 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Natal

Operador de Telemarketing Receptivo: Natal, RN

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.529 e 2.135 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 132 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Itu

Operador de Telemarketing Receptivo: Itu, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Itu - SP, ganha entre 2.054 e 3.491 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 38 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Campo Grande

Operador de Telemarketing Receptivo: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.533 e 2.177 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 557 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo São Paulo

Operador de Telemarketing Receptivo: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.763 e 2.875 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 25.231 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Teresina

Operador de Telemarketing Receptivo: Teresina, PI

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.410 e 1.845 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.634 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Blumenau

Operador de Telemarketing Receptivo: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.803 e 2.771 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Curitiba

Operador de Telemarketing Receptivo: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.736 e 2.656 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Operador de Telemarketing Receptivo Brasília

Operador de Telemarketing Receptivo: Brasília, DF

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Receptivo CBO 4223-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.534 e 2.208 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.567 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.