O que faz um Primeiro Oficial de Náutica CBO 2151-40
O Primeiro Oficial de Náutica Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.
Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
Algumas funções no exercício da profissão
- realizar inspeção naval a bordo;
- qualificar pessoal;
- administrar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- gerenciar operações;
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms;
- navegar com segurança;
- aplicar legislação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar rancho;
- avaliar condições externas durante operações - vento, corrente;
- coordenar operações de reboque;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- fiscalizar o uso de epi;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- conferir certificação da tripulação;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar epi e epc;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
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Profissões relacionadas:
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Pratico de Portos da Marinha Mercante
- Imediato da Marinha Mercante
- Segundo Oficial de Náutica
- Agente de Manobra e Docagem
- Inspetor de Terminal
- Capitão de Cabotagem (imediato)
- Coordenador de Operações de Combate À Poluição no Meio Aquaviario
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante
- Inspetor Naval
Salário de Primeiro Oficial de Náutica - Série histórica em Macaé
Funções típicas do cargo de Primeiro Oficial de Náutica
- aplicar legislação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar rancho;
- avaliar condições externas durante operações - vento, corrente;
- coordenar operações de reboque;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- fiscalizar o uso de epi;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- conferir certificação da tripulação;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar epi e epc;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- transportar passageiros;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- operar o sistema de lastro;
- demonstrar percepção espacial;
- preparar a unidade para reboque;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- verificar marcação das cargas;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- discriminar sons e ruídos;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar medicamento de bordo;
- coordenar operações de resgate;
- demonstrar capacidade de auto-controle;
- operar guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de adaptação a rotina de confinamento;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- controlar certificação da tripulação;
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Tabela salarial Primeiro Oficial de Náutica em Macaé, RJ
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 7.948 | 95.379 | 1.987 | 36,97 | |
Média Salarial | 8.171 | 98.057 | 2.043 | 38,01 | |
1º Quartil | 6.251 | 75.013 | 1.563 | 29,07 | |
Salário Mediana | 7.371 | 88.446 | 1.843 | 34,28 | |
3º Quartil | 11.332 | 135.981 | 2.833 | 52,71 | |
Teto Salarial | 13.725 | 164.705 | 3.431 | 63,84 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Ciências Náuticas
Primeiro Oficial de Náutica é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho de Macaé nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Março de 2024 e Fevereiro de 2025, tivemos uma queda de 50% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Primeiro Oficial de Náutica segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Salário por especialização
CBO | Especialização | Carga Horária | Salário | |
---|---|---|---|---|
215125 | Primeiro oficial de náutica (imediato) | 43 | 8.988,54 | |
215115 | Primeiro oficial de náutica (comandante) | 43 | 8.148,57 | |
Especializações para formados em Ciências Náuticas. Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO. |
Empresas que mais contratam Primeiro Oficial de Náutica em Macaé, RJ
Funções do cargo de Primeiro Oficial de Náutica
Profissionais no cargo de Primeiro Oficial de Náutica comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.
Condições de trabalho
Oficiais de convés e afins o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar de Primeiro Oficial de Náutica
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Náutica devem realizar inspeção naval a bordo, qualificar pessoal, administrar pessoal, gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo, gerenciar operações, demonstrar competências pessoais, operar cargas, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms, navegar com segurança.
Quanto ganham profissionais de Ciências Náuticas por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 412 profissionais admitidos e desligados na cidade de Macaé, RJ. A relação abrange somente Primeiro Oficial de Náutica em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | |
---|---|---|---|---|
308 | 44 | 220 | 7.692,02 | |
58 | 40 | 200 | 7.582,21 | |
34 | 36 | 180 | 12.573,59 | |
4 | 38 | 190 | 14.342,25 | |
3 | 56 | 280 | 6.846,00 | |
3 | 55 | 275 | 8.552,00 | |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários Júnior, Pleno e Sênior para Ciências Náuticas na cidade
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Primeiro Oficial de Náutica em Macaé, RJ é de R$ 7.948,21 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Oficiais de convés e afins pelo sindicato de Macaé.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Macaé, RJ que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2151-40.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Oficiais de convés e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Macaé de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Primeiro Oficial de Náutica ao longo do tempo
Salário de Primeiro Oficial de Náutica mês a mês na cidade de Macaé de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Macaé
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Primeiro Oficial de Náutica trabalhando na cidade de Macaé durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Primeiro Oficial de Náutica. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Macaé, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Primeiro Oficial de Náutica. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Primeiro Oficial de Náutica trabalhando em Macaé. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Primeiro Oficial de Náutica
- Salário Base: R$ 8.171,38
- Salário-educação (3%): R$ 245,14
- Sistema S (2%): R$ 163,43
- INSS Patronal (20%): R$ 1.634,28
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 81,71
- FGTS (8%): R$ 653,71
- Férias 1/12: R$ 680,95
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 1.634,28
- Periculosidade (30%): R$ 2.451,41
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 226,98
- 13º Salário: R$ 680,95
- FGTS sobre Férias: R$ 54,48
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 18,16
- FGTS sobre 13º: R$ 54,48
- Aviso Prévio: R$ 680,95
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 54,48
- Multa Rescisória FGTS: R$ 680,95
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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