Periculosidade… como fica com a nova reforma trabalhista/ novo formato CLT? Muitas coisas mudaram com a nova CLT, alguns percentuais foram alterados, outros não, alguns pontos das normas foram excluídos, mexidas ou integrados.
E você? Sabe como fica a periculosidade a partir de hoje?
A periculosidade envolve qualquer função onde exista risco, perigo eminente a integridade física do colaborador.
A legislação trabalhista protege através de normas, várias ações do trabalhador, que por sua vez, executa funções de risco que são consideras insalubres ou periculosas.
Essas Leis visam resguardar a vida e amenizar o impacto negativo que alguns trabalhos possam causar. Por isso um percentual de valor é geralmente adicionado ao trabalhador.
Hoje você saberá, portanto, quais são as atividades e operações que são insalubres, da mesma forma que aprenderá sobre como ela funciona com a nova CLT e se você tem direito.
Vamos lá?
Trabalhos periculosos
O Artigo 193 regulamenta essas normas devido aos riscos.
Vamos a lista…
- Trabalhos que possuam radiação ionizantes.
- Trabalhos com substâncias inflamáveis.
- Trabalhos com explosivos.
- Trabalho com energia elétrica.
- Trabalho com combustível, gás, entre outros agentes periculosos.
- Ou qualquer outro que promova risco a vida ou a saúde do indivíduo.
- Trabalhos com motocicletas.
- Trabalhos de segurança ou proteção patrimonial.
Os trabalhos periculosos envolvem sempre maiores riscos e riscos imediatos ao trabalhador.
E por causa desses riscos, o Ministério do Trabalho envolve um percentual para minimizar os efeitos negativos produzidos pela função desempenhada.
Adicional de periculosidade e percentual
Se o trabalhador não possuir acréscimos de gratificações, se não tiver participações nos lucros ou prêmios advindos do trabalho, o percentual recebido por direito será de 30%, fixo sobre o salário.
Como é realizada a análise da periculosidade em um trabalho?
Por meio de uma perícia técnica, o grau de risco de periculosidade é analisado. Nesse caso, o médico do trabalho ou engenheiro do trabalho – registrados no Ministério do Trabalho e Emprego poderão validar e verificar o nível de periculosidade e se realmente a função traz riscos ao trabalhador.
Sendo a análise positiva, então a partir disso o adicional é incluído no recebimento mensal do candidato.
Quando o adicional de periculosidade é extinguido?
Caso por algum motivo o trabalhador seja remanejado para outra função que não haja nenhum risco a sua vida, o valor da periculosidade será banida de seu recebimento.
É possível receber insalubridade e periculosidade juntos?
Não. O trabalhador não poderá receber os dois adicionais de forma simultânea. Somente um único adicional poderá ser pago. No entanto, é importante frisar que de acordo com a natureza da função e obviamente após ter passado por diagnóstico e análise dos médicos legais da área/ setor, será estipulado o maior adicional para o trabalhador.
Os debates sobre se vale a pena ou não trabalhar em um local periculoso são muitas. Há quem goste de atuar em funções de risco e há aqueles que não sabem informar se os 30% adicionais sobre o salário de fato valem o risco.
De qualquer maneira, o Ministério do Trabalho estabeleceu o valor como parâmetro, servindo de auxílio a toda função que corrobore com as descrições enfatizadas acima.
E para você… acha que 30% é suficiente ou acha pouco? Você recebe ou acha que merece receber por um trabalho periculoso?
Deixe suas respostas e dúvidas!
Bom dia ,trabalho em uma lavanderia hospitalar ,quero saber se tenho direito a periculosidade?
obrigado.
Oi Elielson, provavelmente teria direito a insalubridade, mas depende de avaliação.
Trabalho fazendo recarga de extintores de incêndio, tipo ABC, BC, AP e Co2 teria direito a insalubridade ou perigolosidade por causa das recargas do co2?
Oi José, insalubridade ou periculosidade dependem de avaliação dos agentes químicos, funções e exposição por médico do trabalho, não há como saber com certeza sem isso.
Trabalho como auxiliar de mecânico geral ,troco filtros de óleo, de combustível frequentemente,e trabalho com carros sobre elevadores ,assinei a ficha de empregado e notei que tinha lá um adicional de periculosidade, só que não é repassado ,o que devo fazer , solicitar uma avaliação ou o que?
Oi William, quem solicita a avaliação é a empresa ou em casos de ação trabalhista. Se consta em contrato de trabalho a empresa precisa pagar.
Meu nome é Patrick, gostaria de saber se o cargo de ciclista mensageiro (entregador/bikeboy) tem o direito de receber a periculosidade, exerço a função no está de São Paulo, desde já ,obrigado
Oi Patrick, depende de avaliação das funções.
Boa tarde! Sou técnico de elevadores,e trabalho a seis anos com tensão de, 220 volts sobre a cabina dos elevadores (iluminação) e de 380 volts nós quadros de comando,sou técnico residente, mais não recebo peliculosidade,recebo 20 por cento de insalubridade sobre o salário mínimo, tenho direito a peliculosidade.
Oi Marino, estranho, trabalhos com energia recebem periculosidade mesmo, mas você não pode acumular os dois benefícios, você deve optar por um deles.
Boa tarde! Sou técnico de refrigeração e trabalho em uma empresa de carteira assina, atualmente trabalho fazendo manutenção em ar condicionado dentre outros tipos dentro de usinas termoelétrica e Hidrelétrica, nesse caso tenho direito a periculosidade?
Oi Jonathas, isso depende de avaliação, mas geralmente nesses casos não há pagamento do adicional.
Olá trabalho como técnico em refrigeração e meu patrão diz que não tenho direito a salubridade gostaria de saber se sim é caso tenha direito como faço para pedir
Oi Antônio, insalubridade depende de avaliação de funções, local de trabalho e produtos ou equipamentos manuseados, não é concedido automaticamente pelo cargo. Quem solicita essa avaliação é a empresa para se adequar a legislação. Caso o empregado deseje pedir avaliação, terá que solicitar via ação trabalhista.
Olá bom dia! Trabalho como.motoeista de caminhões pesados na empresa, e em.minha carteira de motorista tenho o MOPP adicionado, só que trabalho de turno na empresa e muitas das vezes somos escaldados para operar o caminhão combustível abastecendo máquinas e quindaste, tenho o direito a receber os 30 % da periculosidade.
Oi Rondiney, pelas funções normalmente teria sim, mas precisa de avaliação.
boa tarde a minha função na carteira e de auxilia de manutenção predial eu tenho direito a
Periculosidade??
Oi Alysson, periculosidade não é inerente ao cargo e sim as funções desempenhadas e local de trabalho. Precisa de avaliação de médico/Perito do trabalho das condições que é exercida a ocupação.
Gostaria de saber se o tecnico de rede de dados e analista de TI que efetua serviços de confecção de rede de dados e manutenção de rede de dados dentro da sala de comandos de uma subestação tem direito a receber periculosidade?
Oi Luiz, muito provavelmente não, mas depende de avaliação de técnico designado.
trabalho de manobrista em um hotel na madrugada,porem so fica um manobrista e um recepcionista na madrugada sem seguranca nenhuma e sem nenhum apaio em caso de emergencia,deveria ganhar periculosidade nesse caso?
Oi Luiz, isso não caracteriza periculosidade de forma alguma.
Trabalhei 12 anos num hipermercado, setor tesouraria, onde eu tinha que atender e acompanhar a coleta de numerários da transportadora. Tinha direito a periculosidade?
Oi Sylvana, isso não caracteriza periculosidade.
Boa tarde!
Trabalho como técnico de serviço em campo e realizo serviços em diversas empresas, realizo serviços em empresas que pagam o percentual de periculosidade a seus colaboradores, eu realizo serviço nessa empresas eu teria direito a receber tambem.
Oi Robson, periculosidade é de acordo com as funções desempenhadas não somente ao local de trabalho.
Boa tarde, quem trabalha com manutenção, carga e descarga de baterias elétricas sem ser lacradas tem direito a periculosidade?
Oi Jonas, isso depende de avaliação de técnico designado, não tem como avaliar só com essas informações.
Boa tarde,
Trabalho com manutenção e montagem e limpeza de desktop sera que tenho direito em algo em periculosidade ou adicional de insalubridade?
Oi Rodrigo, isso não é uma atividade insalubre e nem periculosa.
Boa tarde, minha funçao na empresa e de serviços gerais , pois limpo uma sala energizada.que chega a 420w uma vez por semana tenho direito a periculosidade
Oi Sindoval, dificilmente. Geralmente isso não é considerado atividade habitual.
Boa noite
Trabalhei em uma empresa de distribuição diesel como auxiliar de vendas
Onde os tanques de armazenamento ficavam no pátio perto do escritório.
Algumas pessoas mais antigas de empresa que trabalhavam na parte de vendas recebiam o adicional de periculosidade, mas quando eu entrei a empresa não estava mais pagando aos novos funcionários.
Mas quando fui registrada estava na minha carteira alem do salário e comissão a periculosidade, mas nunca recebi durante o período que trabalhei.
E gostaria de saber se tenho direito de receber já que estava no meu registro esse adicional.
Oi Andressa, se está descrito no contrato de trabalho deveria receber, além disso se há pessoas no mesmo departamento que recebem e outras não também dá margem para o pagamento.
Oi boa tarde, aonde eu trabalhava, fui contratado como auxiliar de manutenção industrial, mas sempre me obrigavam a realizar atividades como eletricista industrial só por ter curso de eletrotécnica, mas, nunca me classificaram e nem pagaram periculosidade a mim pois alegam que a “minha função na carteira” não exige. Então eu botando na justiça eu consigo receber esse direito? Caso eu consiga, do que vou precisar pra alegar?
Oi Pedro, provavelmente consegue sim, até porque ao contrário do que te disseram a periculosidade não está ligada ao cargo em si mas sim às funções que o empregado executa no dia a dia. O maior problema será comprovar essas atividades extras.
Boa tarde trabalho como auxiliar de produção de velas, tenho direito a receber periculosidade?
Oi Douglas, isso depende das funções e como dito no texto somente após um laudo de médico do trabalho.
otima materia adorei tirei varias duvidas obrigado.
Boa tarde trabalhei durante 6 meses como oficial de manutenção em uma rede de
supermercados, e lá eu, era responsável pela loja toda respondia pela parte elétrica, hidráulica, pintura e alvenaria, e câmaras de congelados e resfriados! Tenho direito a periculosidade? E o que eu preciso para provar que eu como manutenção desta loja exercia toda a manutenção desta para poder receber a periculosidade?
Oi Alex, você precisa consultar um advogado e caso ele veja possibilidade de periculosidade ele irá pedir um laudo elaborado por um perito designado.
Boa tarde trabalho em uma subestação como agente de portaria e não recebo insalubre pois disseram que não recebo devido não trabalhar dentro da subestação, só que a portaria é dentro da subestação.
Oi Erisvaldo, periculosidade depende principalmente das funções desempenhadas não do local de trabalho exatamente.
Boa tarde,
Trabalho em uma empresa de produtos químicos controlados e explosivos, na parte administrativa. Porem muito perto da produção aonde são mantidos os produtos e tenho contato direto com a produção.
Nesse caso deve ter a periculosidade?
Oi Sabrina, como já dissemos em comentários anteriores tudo depende de avaliação do médico ou engenheiro do trabalho no local. Depende das funções desempenhadas e tipo de material, não tem como falar com certeza.
Boa tarde, trabalhei por 2 anos e meio como Opedaror de CFTV e na minha sala há cofre com as armas de fogo, também era feito o desarmamento das armas nas trocas de escala (evento ocorreu até 29/07/2019. Os cofres continuam guardando as armas, só a sala de desarmamento é que foi feita nessa data. Tenho direito de receber os 30% de periculosidade? Fui admitida em 11/05/2018 e demitida em 19/10/2020.
Oi Cláudia, Operadores de CFTV não tem direito a periculosidade por não atuar armado. Só o monitoramento das ocorrências não configura periculosidade.
Boa noite eu sou auxiliar de motorista eu tenho direito a periculosidade por trabalhar dentro de um caminhão pq um dos nosso amigos veio a falecer devido acidente isso ocasiona direito a periculosidade
Oi Ítalo, somente isso não dá direito ao adicional.
Boa tarde trabacom como operador de pivo e mexo em painel de comando e rede de alta tenção. E os meus patrao nao min colocara isso so salario normal. Tenlho direito de receber? E como faço pra receber
Oi Felipe, eletricidade sempre dá direito a periculosidade e a empresa é responsável por contratar um Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho e obter o laudo de periculosidade NR-16, fora isso somente na justiça ou numa denúncia ao Ministério Público do Trabalho infelizmente.
Boa tarde!
Trabalho na área administrativa no setor de Material e Patrimônio (almoxarifado), recebo diariamente produtos químicos, carga de gás, venenos para pragas e afins, além de mexer com as caixas, abrir para contagem e organizá-las no setor e envia-las por correio. Tenho direito ao adicional ?
Oi Amanda, depende de avaliação do local de trabalho. Se os materiais exalam odores em local fechado, etc e na verdade nesse caso estaria mais para insalubridade.
Boa tarde,trabalho de técnico de manutenção de máquina de cartão de crédito,viajo de carro todos os dias, tenho direito a periculosidade? Gostaria de informações
Oi Michele, só esse tipo de função não configura periculosidade.
Boa tarde!
Meu nome é Jair e trabalho a 21 anos na área administrativa (Controladoria/Contabilidade), existe algum beneficio para esse setor que possa ajudar na aposentaria?.
Oi Jair, como assim benefício? Área administrativa em geral não gera periculosidade.
Boa tarde .eu a Fran eu trabalho como fiscal de caixa .mas sempre levo dinheiro da empresa p ra o banco .eu tenho direito de receber o adcional de periculosidade?
Oi Francisca, sinceramente nunca ouvi falar de periculosidade para fiscal de caixa. O que pode estar ocorrendo é acúmulo ou desvio de função.
Ola, trabalho como operador logístico e opero empilhadeira e troco o gás.
Será que tenho algum direito de periculosidade?
Oi Maurício, provavelmente não.
Oi, trabalho no setor de fabricação de cosméticos, com mais sete pessoa só 03 recebem periculosidade pq manipulam álcool os outros também não tem direito pelo fato de estarem no mesmo setor?
Oi Werly, fica difícil dizer porque coimo dito no texto depende de avaliação do local de trabalho, funções, etc. Mas sim em vários casos só os funcionários que efetivamente manipulam produtos químicos recebem periculosidade ou insalubridade.
Bom Dia
Faço trabalho em espaços confirmados mas não recebo insalubridade nem periculosidade teria direito né
Oi Rafael, não automaticamente, depende de avaliação de local de trabalho e funções como descrito no artigo.
Olá bom dia trabalhei por 4 anos num firma que fábrica argamassas mexia com cimento e outros produtos químicos mas nunca recebi insalubridade ou periculosidade posso mover uma ação contra eles por isso ?
Oi William, não tem como saber. Num eventual processo o advogado contrata uma empresa e solicita verificação do local de trabalho pra aferir esses adicionais, caso positivo ele dá andamento ao pedido no processo.
Boa noite. Meu marido trabalha como auxiliar de depósito carregando e descarregando placas de mdf que vão de 50kg a 80kg. Na execução da função precisa usar EPI’s como botas e luvas, se encaixaria em algum adicional?
Oi Brenda, provavelmente não. Só o ato de usar EPIs não configura necessidade de pagamento de periculosidade.
Olá,
Trabalho com instalação de placas fotovoltaicas, quadros de energia, entre outros. Na empresa que trabalhava anteriormente recebia os 30%, nessa nova empresa exerço as mesmas funções e não recebo. Teria direito a reclamar?
Oi Alexandre, pela descrição provavelmente teria direito sim. Converse com seu empregador.
Boa tarde eu trabalhei 5anos como oficial de manutenção pleno em um condomínio eu fazia parte elétrica,passagem de cabos telefone ,tv, internet subia em andaimes mas de 8 metros entrava em espaço confinado gostaria de saber se eu tinha direito de receber periculosidade , obrigado
Oi Eduardo, pela descrição é bem provável, mas isso só pode ter certeza após inspeção e aferição de funções e locais de trabalho por um profissional da segurança do trabalho.
Olá… boa tarde!!! Gostaria de saber se um Técnico em manutenção de radares em BRs tem direito a periculosidade e/ou insalubridade. Dirigi e atende radar em postes.
Oi Ana, periculosidade não é devido ao cargo e sim as funções desempenhadas. Aferir essa periculosidade depende de um médico ou engenheiro de trabalho.
Sou registrado como Auxiliar de Manuntençao, faço pequenos reparos de hidraulica, reparos na eletrica do predio, pinturas e alguns reparos em aulturas acima de 2.0 metros. Tenho direito a receber Periculosidade?
Oi Douglas, periculosidade não é atrelada para o cargo em si, mas para as funções executadas por você no dia a dia. Para aferir a periculosidade, é preciso que um fiscal ou engenheiro do trabalho elabore um relatório sobre suas funções desempenhadas. Quem solicita esse laudo é a própria empresa, seu sindicato ou um fiscal do trabalho após inspeção.
Trabalho como auxiliar de fibra óptica e trabalho em altura e próximo a rede elétrica, em todas as empresas que trabalhei eles pagavam, agora esta que estou não pagam,sou obg a subir, como proceder.
Oi Brendo, procure a empresa e fale sobre isso. Caso não tenha resolução e seu desejo seja sair da empresa você pode requerer esse adicional via ação trabalhista.
Olá bom dia!
Trabalhei na função de lider de manutenção e fazia manobra na subestação quando faltava energia e supervisionava as tarefas desse setor, contudo isso eu teria direito a periculosidade?
Oi Jhane, pela descrição a princípio parece que sim, mas pra saber com certeza só com inspeção da segurança do trabalho.
Bom dia !
Gerenciei um restaurante por 5 anos e diariamente efetuava depósito da empresa que eu gerenciava e de outra também, em tordo de 35 mil diariamente.
fui assaltado uma vez, será que eu posso pleitear o adicional de periculosidade?
Fui demitido sem justa causa.
Oi Omar, a periculosidade é atrelada a função que você executa cotidianamente, não a um evento isolado. Portanto não tem direito.
Olá, boa tarde. Trabalho em uma empresa como motorista entregador. Mas me registraram com operador logístico. A empresa está registrado como: comércio de produtos Saneantes. ( Loja de produtos de limpeza)Eu tenho direito a receber periculosidade?
Oi Marcelo, depende se há previsão desse pagamento em acordo ou convenção coletiva da categoria, caso não haja teria que pedir um laudo de periculosidade numa ação judicial para receber.
ola traballava em uma empresa como acougueiro fui mandado embora e nuca recebi nada de celebridade tenho algum direito
Oi Anselmo, no caso seria insalubridade. Melhor procurar assistência jurídica para requerer esses valores.
Ola trabalho como técnico instalador mais meu cargo em carteira e de analista de suporte tecnico.
Mais faz um ano que estou nessa função e só agora vou receber o auxílio periculosidade ou seja depois de um ano na função a gora vou receber
Tenho direito de receber pelo tempo que ja exerci a função
Oi Tiago, se está na mesma função certeza que teria direito. Converse com sua empresa, é sempre o melhor caminho.
Bom dia , trabalho como vigilante armado e já recebo o adicional de perigulosidade,e faço ronda em baixo de fios de alta tesão pública e os pontos de ronda ou seja de bater o bastão em fixados nos postes ,sendo obrigado a fazer rondas até em dias de chuva e tocar em postes molhados e expondo ao risco de choque elétrico,será que tenho o direito de receber o percentual,pois já trabalho armado e esse adicional é da categoria que trabalha armado mesmo em local que não tem riscos de choque elétrico
Oi Pedro, provavelmente não teria como acumular porque já tem o obrigatório do trabalho armado e não é possível ter 2 adicionais de periculosidade e nem ter periculosidade e insalubridade ao mesmo tempo. Mas é uma ótima questão para você buscar uma orientação jurídica quando sair da empresa ou até antes mesmo.
Boa tarde, sou oficial nós serviços gerais na manutenção de edificações e executa manutenção elétrica deixa tensão corrente alternada e continua,tenho direito ( conforme NR 16),uma vez que exerço atividade e serviços em eletricidade a receber valores referente a periculosidade
Oi Adriano, provavelmente pela descrição tem sim.
oi boa tarde sou secretaria em um deposito de gas glp a 3 anos tenho contato com os bujoes subo na plata forma para contar a quantidade de gas para conferir o estoque. gostaria de saber se tenho direito a periculosidade?
Oi Azenaide, geralmente nesse caso a categoria inteira recebe periculosidade mesmo.
Ha esqueci de escrever teve uma convençao entre sindicato e secretarios da prefeitura q eles concordaram em pagar,pois a legislaçao propia nao fala sobre a NR16 e sim art99 e o art 100 das leis propias sobre o risco de vida faz jus periculosidade,bem essa convençao foi no mandato passado(tenho a copia),nesta epoca estava em desvio de funçao, como voltei agora dei entrada e foi negado como falei ai em baixo, mas os vigias q conseguiram na epoca estao recebendo, quem dar entrada agora nao consegue, obrigado
Oi Rubens, na iniciativa privada não terá direito mesmo, agora como você é público não dá pra afirmar porque são tantos penduricalhos salariais que são colocados nos salários de funcionários públicos que fica difícil dizer, ainda mais municipais que são tantos.
boa noite, fico triste pois comparam vigia com vigilante, acho q tanto um como outro correm riscos, trabalho como vigia estatutario e foi negado devido a comparaçao, a profissao vigia nao e regulamentada? pois so as regulamentadas tem direito? gostaria de saber, talvez seja por isso q nao tenho direito(assim me passaram), os riscos q passo durante a noite podem ser inevitaveis, gostaria de saber se pode me ajudar na luta por esse beneficio pois ate o eng do trabalho me disse q nao sou vigilante, e q NR16 e expressamente para vigilantes, obrigado
Tenho dez anos que recebo periculosidade, agora me tiraram para colocar outra pessoa e eu perdi o benefício.
Podem fazer isso?
Oi Gilmar, pode sim. Desde que você tenha saído de uma função de risco pode sim deixar de pagar periculosidade.
Trabalho como instalador de câmeras, alarmes, e instalações elétricas em lojas, lido com 127v, 220v, 380v, e tbm sou vendedor na mesma empresa nas horas vagas quando não tenho instalações. Tenho direito?
Oi Diego, pela descrição a princípio teria direito a periculosidade, mas só um técnico ou engenheiro do trabalho após análise pode afirmar com certeza.
Bom dia, sou desenhista projetista de eletricidade. Gostaria de saber se tenho direito ao adicional de periculosidade. Quando vou a campo fazer levantamento de serviços de eletricidade e depois volto para o escritório para executar o serviço. Os serviços são os mais variados desde entra em subestações, lugares confinados, altura, ambiente com muito barulho ect.
Oi Rainerio, a periculosidade só é paga a cargos que estejam diretamente ligados a trabalhos perigosos. Um técnico ou engenheiro do trabalho designado deve aferir a periculosidade das funções exercidas de acordo com as normas regulamentadoras atuais e verificar se o cargo atende aos requisitos de trabalhos perigosos. Geralmente quem pede essa aferição é um sindicato da categoria, auditorias do MTE, a própria empresa ou até mesmo um juiz do trabalho devido a ações trabalhistas. Você pode ver os requisitos de segurança e regulamentação em instalações de serviços de eletricidade neste PDF do NR10.
Trabalho numa garagem como auxiliar administrativo. Com caminhões que transporta produtos químicos. tenho ou não tenho direito a periculosidade?
Oi Cristiane, inicialmente não, mas teria que ser avaliado por um médico ou engenheiro do trabalho. E provavelmente não seria periculosidade, seria insalubridade. Geralmente periculosidade é dada ao trabalhador que trabalha diretamente com o perigo, insalubridade é para trabalhos e ambientes insalubres. Saiba mais.
Olá, trabalho de motorista em uma empresa mista que presta serviços para prefeitura. Dirijo caminhões plataformas, cestos e munck .
Acompanho e auxilio o eletricista na rua fornecendo ferramentas, atravessando cabos eletricos de um lado para o outro da rua, o setor onde trabalho é o semafórico, fazendo manutenção e instalações de semáforos novos quando a necessidade.
O setor, para funcionários da própria prefeitura já paga periculosidade tanto para eletricista como ajudantes .
A pergunta é :
Eu estando dentro do setor ,fazendo parte da equipe, como motorista, embora terceirizado devo receber também?
Oi João, a princípio segundo sua descrição teria direito sim, mas precisaria consultar um advogado para ver todos os aspectos certinho.
Boa noite , gostaria de saber se tenho o direito receber sobre periculosidade , trabalhei como técnico eletromecânico , fazendo manutenção em compressores elétricos de baixa tensão (220 volts , 380 volts e 440 volts ), em equipamentos energizados ou não energizados e realizava testes de tensão e corrente de componentes elétricos e instalações elétricas destes compressores, fui desligado da empresa recentemente e estou à procura de informações para , se caso for ,tomar providencias. Agradeço desde já a atenção.
Oi Marcio, geralmente esse tipo de ocupação tem direito sim a periculosidade, mas isso somente será efetivamente constatado por um laudo técnico no local de trabalho. Um advogado pode solicitar isso pra você.
Boa tarde.
Acabei de ser desligado da empresa e tenho uma dúvida.
Sou supervisor de acesso por cordas, Alpinismo industrial e trabalho todo o tempo pendurado em grandes alturas fazendo ancoragens de acesso, trabalhos e supervisionando outros alpinistas.
Tenho direito a adicional de periculosidade?
Oi Rogério, pela descrição com certeza tem direito.
Boa tarde! trabalho como impressor em uma gráfica, utilizo produto inflamável para realizar limpeza em algumas partes da máquina, o produto é fracionado em um recipiente de um litro, que não sou eu que fraciono, existe um funcionário só pra fracionar, somente utilizo produto no momento da limpeza, nesse caso tenho direto ao adicional de periculosidade?
Oi Heraldo, como descrito somente um técnico designado pelo MPT pode aferir periculosidade ou insalubridade e o grau de exposição. Geralmente só com essas características não, a não ser se previsto em dissídio ou convenção coletiva.
Boa noite, trabalho na UFRJ como porteiro recepcionista, atendendo ao publico 24h em computador, faço rondas noturnas e outro tipos de serviço. local bem próximo a favela da Maré. Meu cargo no contra cheque é aux. de processamentos de dados , estou já a um bom tempo de desvio de função, em um area de risco, onde ja até ouve assalto a banco 24h noturna, com bombas e tiro. Existe alguma possibilidade de adicional de periculosidade? agradeço!
Oi Raimundo, acho difícil enquadrar em periculosidade pois porteiros não trabalham armados como vigilantes, mas é bem possível enquadrar em acúmulo ou desvio de função.
Boa noite, trabalho em uma lavanderia hospitalar, na “área limpa” , porém tenho contato com materiais cirúrgicos e agulhas usadas, além de partes, como dedo, péla e até placenta enrre outros… Gostaria de saber se tenho direitos a algum percentual de insalubridade ou periculosidade, aguardo retorno … Att Maicon
Oi Maicon, trabalhadores em área hospitalar costumam ter sim direito a insalubridade de pelo menos 10% na primeira faixa.
Oi Boa tarde meu nome é Rodolfo,e trabalhei durante 1 anos no hospital mas trabalhava como auxiliar de manutenção de ar condicionado,queria saber se eu tinha direito de receber salubridade o periculosidade?
Oi Rodolfo, geralmente é insalubridade o adicional pago a trabalhadores em hospitais e unidades de saúde.
Olá, trabalho em uma igreja católica, a qual exerço a função de sacristão, essa profissão ela e zelar pelo ambiente que e frequentado por diversas pessoas, faço. Manutenção elétrica retiro os lixos de grandes eventos de aproximadamente 40 mil pessoas, o uso da cozinha industrial eu troco e dou manutenção aos botões de gás, subo na torre de 40 metros pra acertar relógio e suas programações, teria eu alguma adicional. Seja pelo estacionamento ou seja por lixos orgânicos contendo restos de comidas e larvas de eventos com mais de 10 mil pessoas, sem conta lixos de banheiros.
Oi Diego, poderia ter insalubridade não periculosidade, mas pra ser bem sincero acho difícil a não ser que a empresa tenha essa consciência e lhe pague esse adicional.
Boa noite. Fiscal de Controle Urbano de uma prefeitura tem direito a 30 % de periculosidade por trabalhar em motocicletas? Como comprovar?
Oi Edvaldo, agentes públçicos tem regras que mudam de estado para estado e de município para município, então é bem difícil dizer, mas a princípio teria direito sim.
Estou trabalhando na área de segurança,com registro na carteira de vigia diurno. Faz 10 meses que trabalho em uma confeitaria de segunda à sábado fico na porta bem do lado do caixa, cuidando da área e principalmente ali no caixa, abro a porta pra alguns clientes e fico o dia todo ali fazendo segurança na frente correndo risco, não e um bairro muito seguro,ali perto tem muito maloqueiro morador de rua etc… tenho curso de vigilante. Queria fazer duas perguntas! Nesse caso tenho direito a periculosidade!?
queria saber se a empresa paga a minha reciclagem que está pra vencer logo,ou se ela pode me liberar pra fazer a reciclagem sem descontar na folha do pagamento esses 5 dias de reciclagem, nem que eu mesmo pago essa reciclagem, mas que não seja descontado. Obrigado.
Oi Thiago, dificilmente terá direito a periculosidade por não estar armado e estar no cargo de vigia e não de vigilante. A reciclagem seria paga pela empresa em caso de você ser contratado como vigilante, porque precisa do registro profissional da Polícia Federal para exercer a profissão. Como vigia não precisa de nada disso então é você mesmo que paga. Com relação ao desconto para fazer a reciclagem tenho certeza de que se você conversar com seu chefe ele irá liberar esses dias pra você sem ônus.
Olá, trabalho há um tempo em uma empresa que movimenta e manipula produtos perigosos. Há um ano mudei de setor e fui para uma área que se enquadra na periculosidade e daí comecei a receber os 30 %. Minha dúvida é: Quando eu atingir 2 anos eu terei esse direito aos 30 adquirido e continuar recebendo mesmo sem estar mais na função? Ou a empresa pode simplesmente tirar a periculosidade a hora que ela quiser, mesmo eu já recebendo em todo esse tempo? Grato.
Oi Bruno, periculosidade é referente ao exercício na função, não é um direito adquirido mesmo em caso de transferência de setor. Então a empresa pode sim cortar o adicional nesses casos.
Trabalho numa fábrica de pão minha função e auxiliar de depósito e entro muito nas câmera gelada será que tenho direito a periculosidade
Oi Linco, isso depende de avaliação técnica no local.
Olá sou Auxiliar de saúde bucal e trabalho em um consultorio odontologico gostaria de saber se tenho direito de receber salário insalubridade mesmo o cirurgião dentista fornecendo os EPIs?
Oi Aline, insalubridade depende de avaliação de um técnico designado pelo Ministério Público do Trabalho, ele vai até o local e verifica se o ambiente de trabalho é insalubre e em qual escala. Entenda como funciona a insalubridade.
Boa Noite, gostaria de saber se me meu caso eu teria direito a o Direito de Periculosidade,
porque eu estava trabalhando ate o dia 27-01-2019, como Técnico de Redes e Telecomunicações, acabei de ser desligado da empresa, sendo que eles sempre alegaram que eu teria esse direito, mais eu trabalhava na rua fazendo instalações nas casas dos clientes, subindo em postes de Energia Eletrica, e ainda mais subindo em torres para fazer Manutenções, e ainda trabalhava de Motocicleta, o que eu poderia fazer com receber esse direito que nunca foi pago para mim, e como eu poderia provar meu direito, passei 22 meses na empresa.
Desde Já Agradeço Pela Atenção.
Oi Luciano, pelas características do trabalho com certeza teria direito. Você terá que consultar um advogado trabalhista ou procurar um posto da Justiça do Trabalho onde você mora.
trabalho em uma empresa como Auxiliar de manutenção predial na qual também mexo em quadros elétricos energizados e uma cabine primária porém a empresa não paga periculosidade, a pergunta é oque posso estar fazendo nesse caso?
(ressaltando que já veio uma pessoa do MTE na empresa e eles alegaram que não somos nos que efetuamos o trabalho e sim uma terceirizada que é uma mentira )
Oi Tiago, se já foi um técnico ao local aferir a periculosidade e não deferiu o pedido, você precisa entrar em contato com um posto da Justiça do Trabalho na sua região e verificar a possibilidade de solicitar uma revisão.
quem trabalha com tensão continua tem direito a pericosidade?
Oi Renato, depende da avaliação de técnico designado pela Justiça do Trabalho para verificar a periculosidade no ambiente de trabalho.
Boa noite, operador de loja pleno ( prevenção) tem 30% de periculosidade?
Oi Eduardo, não tenho essa informação. Isso geralmente é regulamentado pelo Ministério do Trabalho com solicitação do sindicato.
Ola , trabalho com fabricaçao de blocos de cimento , lajes armaçoes de ferragens, entrega de pedra , areia , tijolos e geral na area de construçao , eu tenho o direito a periculosidade ou insalubridade??
Oi Matheus, isso depende de avaliação pelo técnico designado pelo Ministério do Trabalho para avaliar o caso. Em geral isso é solicitado pelo sindicato que representa a sua categoria.
BOA NOITE!M TRABALHO NA RECEPÇÃO DE UM HOSPITAL , COM VÁRIAS FUNÇÕES INCLUSIVE DE TELEFONISTA, A MINHA PERGUNTA É TEM DIREITO A INSALUBRIDADE ,POIS A POSTARIA E NO MESMO ESPAÇO DA RECEPÇAO E ELES RECEBEM E EU NÃO
Oi Tereza, isso depende se o seu sindicato é o mesmo que o deles e se consta isso na convenção coletiva.
Boa tarde sou vigia noturno e trabalho em um supermercado faço a segura via câmeras cftv so que não recebo periculosidade não cai hora de janta trabalho 6×1 das 22 a 06 só que antes de subir pra parte superior fico em baixo faço serviço de operador de loja recolhendo os carrinho pra dentro da loja e também como controlador de acesso fazendo abertura do portão pra saida de clientes e funcionários e fazendo devolução de produtos na loja só após esse processo eu subir pra sala de cftv? esse processo feira acúmulo de função ou faz parte do processo de trab do vigia?
Oi Andre, vigilantes tem direito a periculosidade, talvez se aplique a vigia também. Veja na convenção coletiva do seu sindicato se dizem algo sobre isso.