CBO 2151-15 - Oficiais de convés - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2151-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés que pertence ao grupo dos profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Oficiais de convés CBO 2151-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial.
        • Oficiais de convés.

Descrição dos cargos da categoria Oficiais de convés

Os Oficiais de convés CBO 2151-15 comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Condições de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Funções dos Oficiais de convés CBO 2151-15

Oficiais de convés devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • operar cargas;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • navegar com segurança;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • Atividades dos cargos CBO 2151-15

    Entre as principais atribuições dos Oficiais de convés CBO 2151-15 estão as de:

    • coordenar operação de controle à poluição;
    • demonstrar percepção espacial;
    • elaborar conteúdo programático;
    • controlar medicamento de bordo;
    • controlar certificação da tripulação;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • verificar marcação das cargas;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • definir área segura para trabalho;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • realizar comunicação de bordo;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • proferir palestras;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • coordenar postos de emergência;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • manobrar a embarcação;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • transportar passageiros;
    • verificar peação da carga;
    • acionar plano de contingência;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • preparar a unidade para reboque;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • avaliar as condições de calado;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • controlar material de combate à poluição;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • elaborar o plano para reboque;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • controlar material de custeio;
    • elaborar material didático;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • ministrar treinamento em terra;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • operar o sistema de lastro;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • conferir certificação da embarcação;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • trabalhar sob pressão;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • emitir permissão para trabalho;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • supervisionar equipe de convés;
    • operar equipamentos de navegação;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • controlar planos de bordo;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • operar guincho de reboque;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • discriminar cores;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar operações de resgate;
    • avaliar as condições para amarração;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • controlar rancho;
    • consultar legislação;
    • acionar plano de emergência;
    • realizar o plano de viagem;
    • orientar a navegação;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • conferir certificação da tripulação;
    • efetuar auditorias internas;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • tomar decisões;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • coordenar operações de reboque;
    • controlar material de passadiço;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • aplicar legislação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • elaborar apresentações;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • coordenar equipe de resgate;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • testar equipamentos de segurança;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • supervisionar seção de câmara;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar o sms;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar liderança;
    • avaliar as condições de atracação;
    • discriminar sons e ruídos;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;

    Cargos e salários CBO 2151-15 - Oficiais de convés

    Salário Comandante da Marinha Mercante: Brasil

    Comandante da Marinha Mercante: Brasil

    • 654
    • Brasil
    • 7.064 - 19.456
    • 42h
    O profissional no cargo de Comandante da Marinha Mercante CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7064.1994507732 e 19.456 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 654 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
    Salário Capitão de Cabotagem (comandante): Brasil

    Capitão de Cabotagem (comandante): Brasil

    • 654
    • Brasil
    • 7.064 - 19.456
    • 42h
    O profissional no cargo de Capitão de Cabotagem (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7064.1994507732 e 19.456 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 654 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
    Salário Capitão de Longo Curso (comandante): Brasil

    Capitão de Longo Curso (comandante): Brasil

    • 654
    • Brasil
    • 7.064 - 19.456
    • 42h
    O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7064.1994507732 e 19.456 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 654 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
    Salário Primeiro Oficial de Náutica (comandante): Brasil

    Primeiro Oficial de Náutica (comandante): Brasil

    • 654
    • Brasil
    • 7.064 - 19.456
    • 42h
    O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7064.1994507732 e 19.456 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 654 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
    Salário Segundo Oficial de Náutica (comandante): Brasil

    Segundo Oficial de Náutica (comandante): Brasil

    • 643
    • Brasil
    • 6.745 - 18.500
    • 42h
    O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6745.3838295205 e 18.500 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 643 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
    Salário Comandante da Marinha Mercante Rio de Janeiro

    Comandante da Marinha Mercante: RJ

    • 385
    • RJ
    • 8.913 - 9.766
    • 41h
    O profissional no cargo de Comandante da Marinha Mercante CBO 2151-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 8.913 e 9.766 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 385 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.