CBO 2151-15 - Comandante da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de convés

O profissional no cargo de Comandante da marinha mercante CBO 2151-15 Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.

Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

CBO 2151-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Comandante da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de convés CBO 2151-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de convés.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Comandante da marinha mercante

O Comandante da marinha mercante CBO 2151-15 inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.

Avalia estanqueidade de porões.

Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.

Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.

Elabora plano para reboque.

Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.

Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.

Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.

Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.

Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.

Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).

Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.

Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2151-15 deve qualificar pessoal, gerenciar operações, navegar com segurança, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms, coordenar manutenção de bordo, gerenciar material de bordo, demonstrar competências pessoais, operar cargas, realizar inspeção naval a bordo, administrar pessoal.

Condições de trabalho dessas profissões

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2151-15

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante CBO 2151-15

Um Comandante da marinha mercante (ou sinônimo) deve executar procedimentos para navegação costeira, controlar rancho, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, controlar planos de bordo, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, verificar a permissão de acesso de terceiros, controlar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, demonstrar raciocínio matemático, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, efetuar auditorias internas, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, testar equipamentos de segurança, executar procedimentos para navegação com o prático, inspecionar equipamentos de convés, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar a manutenção do sistema de ancoragem - plataforma, operar equipamentos de navegação, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, verificar peação da carga, orientar praticante-aluno a bordo, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, supervisionar o sms, executar procedimentos para navegação em águas rasas, conferir certificação da embarcação, supervisionar postos de manobra de amarração, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem - plataforma, demonstrar raciocínio sintético, controlar medicamento de bordo, coordenar operação de controle a poluição, inspecionar condições de navegabilidade, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, controlar material de combate a poluição, preparar a unidade para reboque, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, coordenar a operação do guincho de reboque, supervisionar equipe de lastro, elaborar apresentações, avaliar a quantidade de carga movimentada, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar atmosfera do tanque, emitir permissão para trabalho, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, discriminar sons e ruídos, inspecionar equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de adaptação a rotina de confinamento, fiscalizar a aplicação da legislação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, definir área segura para trabalho, avaliar as condições para desamarração, controlar certificação da tripulação, demonstrar percepção espacial, inspecionar equipamentos de salvatagem, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, realizar manutenção de equipamentos de navegação, tomar decisões, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, avaliar o preparo da tripulação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, controlar publicações regulamentares de bordo, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis matítimas, operar guincho de reboque, avaliar condições externas durante operações - vento, corrente, manobrar a embarcação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, inspecionar condições de flutuabilidade, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, efetuar embarque e desembarque da tripulação, avaliar as condições de atracação, supervisionar seção de câmara, coordenar operações de resgate, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, coordenar equipe de resgate, supervisionar postos de manobra de fundeio, coordenar operações de combate a poluição no meio aquaviário, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, avaliar as condições meteorológicas, conferir certificação da tripulação, demonstrar capacidade de negociação, coordenar operações de reboque, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, demonstrar percepção cinemática, testar equipamentos de salvatagem, realizar comunicação de bordo, supervisionar operações de carga e descarga, ministrar treinamento em terra, efetuar embarque e desembarque de passageiros, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, demonstrar capacidade de auto-controle, conduzir embarcação rápida de salvamento, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, supervisionar equipe de combate a poluição, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, elaborar o plano para reboque, demonstrar liderança, supervisionar equipe de convés, controlar certificados regulamentares de bordo, tomar decisões rápidas em situações críticas, elaborar conteúdo programático, realizar manutenção do sistema de ancoragem - plataforma, coordenar postos de emergência, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, discriminar cores, consultar legislação, realizar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, demonstrar capacidade de improvisação, operar sistema de posicionamento dinâmico, controlar as condições da carga durante a viagem, operar o sistema de lastro, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto a segurança e salvatagem, trabalhar sob pressão, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, avaliar as condições de calado, controlar material de custeio, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, demonstrar criatividade, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, orientar a navegação, conduzir embarcação de salvamento, elaborar material didático, supervisionar o sgs - sistema de gerenciamento de segurança, ministrar treinamento a bordo, acionar plano de emergência, coordenar operações de manuseio de âncora, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, avaliar estanqueidade dos porões, acionar plano de contingência, demonstrar comportamento pró-ativo, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de comunicação, verificar marcação das cargas, executar procedimentos de serviços no porto, coordenar manutenção de equipamentos de convés, aplicar legislação, fiscalizar o uso de epi, coordenar navegação de objeto rebocado, orientar estagiário-aluno a bordo, elaborar manuais do sgs - sistema de gerenciamento de segurança, trabalhar em equipe, operar guincho de manuseio de âncoras, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, realizar o plano de viagem, controlar pressão atmosférica dos tanques, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, proferir palestras, controlar temperatura dos tanques, avaliar as condições para desatracação, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, efetuar os registros pertinentes, inspecionar equipamentos de navegação, controlar manuais técnicos de bordo, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, realizar manutenção de equipamentos de segurança, inspecionar as condições de segurança, supervisionar equipe de hotelaria, demonstrar raciocínio analítico, demonstrar capacidade de adaptação, ministrar aulas de formação profissional, coordenar reuniões de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar material de passadiço, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, transportar passageiros, avaliar as condições para amarração, coordenar faina de embarque e desembarque de prático.

Cargos e salários CBO 2151-15 - Oficiais de convés

Salário Comandante da Marinha Mercante

Comandante da Marinha Mercante: Brasil

  • 620
  • Brasil
  • 7.324 - 17.359
  • 42h
O profissional no cargo de Comandante da Marinha Mercante CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.324 e 17.359 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Capitão de Cabotagem (comandante)

Capitão de Cabotagem (comandante): Brasil

  • 620
  • Brasil
  • 7.324 - 17.359
  • 42h
O profissional no cargo de Capitão de Cabotagem (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.324 e 17.359 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Capitão de Longo Curso (comandante)

Capitão de Longo Curso (comandante): Brasil

  • 620
  • Brasil
  • 7.324 - 17.359
  • 42h
O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.324 e 17.359 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Primeiro Oficial de Náutica (comandante)

Primeiro Oficial de Náutica (comandante): Brasil

  • 620
  • Brasil
  • 7.324 - 17.359
  • 42h
O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.324 e 17.359 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Segundo Oficial de Náutica (comandante)

Segundo Oficial de Náutica (comandante): Brasil

  • 620
  • Brasil
  • 7.324 - 17.359
  • 42h
O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.324 e 17.359 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Comandante da Marinha Mercante

Comandante da Marinha Mercante: Rio de Janeiro

  • 301
  • Rio de Janeiro
  • 9.869 - 18.205
  • 42h
O profissional no cargo de Comandante da Marinha Mercante CBO 2151-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 9.869 e 18.205 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 301 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.