CBO 2151-15 - Comandante da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de convés

O profissional no cargo de Comandante da marinha mercante CBO 2151-15 Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.

Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

CBO 2151-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Comandante da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de convés CBO 2151-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de convés.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Comandante da marinha mercante

O Comandante da marinha mercante CBO 2151-15 inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.

Avalia estanqueidade de porões.

Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.

Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.

Elabora plano para reboque.

Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.

Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.

Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.

Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.

Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.

Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.

Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).

Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.

Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2151-15 deve qualificar pessoal, operar cargas, administrar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms, gerenciar material de bordo, realizar inspeção naval a bordo, demonstrar competências pessoais, navegar com segurança, gerenciar operações, coordenar manutenção de bordo.

Condições de trabalho dessas profissões

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2151-15

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante CBO 2151-15

Um Comandante da marinha mercante (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, discriminar cores, aplicar legislação, coordenar postos de emergência, supervisionar postos de manobra de fundeio, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, acionar plano de emergência, efetuar os registros pertinentes, efetuar embarque e desembarque da tripulação, supervisionar o sgs - sistema de gerenciamento de segurança, operar guincho de manuseio de âncoras, controlar a manutenção do sistema de ancoragem - plataforma, testar equipamentos de salvatagem, controlar medicamento de bordo, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem - plataforma, supervisionar postos de manobra de amarração, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, orientar estagiário-aluno a bordo, inspecionar as condições de segurança, elaborar conteúdo programático, efetuar embarque e desembarque de passageiros, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, acionar plano de contingência, demonstrar comportamento pró-ativo, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, ministrar treinamento em terra, avaliar o preparo da tripulação, supervisionar equipe de lastro, verificar marcação das cargas, operar guincho de reboque, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, proferir palestras, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, inspecionar condições de navegabilidade, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, realizar manutenção de equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de segurança, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, coordenar operação de controle a poluição, demonstrar capacidade de negociação, conduzir embarcação de salvamento, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, coordenar a operação do guincho de reboque, inspecionar condições de flutuabilidade, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, avaliar as condições de atracação, orientar praticante-aluno a bordo, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis matítimas, definir área segura para trabalho, supervisionar equipe de convés, inspecionar equipamentos de salvatagem, coordenar operações de manuseio de âncora, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de auto-controle, controlar pressão atmosférica dos tanques, realizar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, ministrar aulas de formação profissional, controlar atmosfera do tanque, orientar a navegação, supervisionar equipe de hotelaria, coordenar operações de reboque, realizar o plano de viagem, avaliar as condições para desamarração, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, trabalhar em equipe, discriminar sons e ruídos, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, preparar documentação para despacho da embarcação, consultar legislação, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, manobrar a embarcação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de adaptação a rotina de confinamento, coordenar equipe de resgate, avaliar as condições para amarração, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto a segurança e salvatagem, avaliar as condições de calado, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, coordenar reuniões de segurança, supervisionar o sms, inspecionar equipamentos de convés, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, controlar manuais técnicos de bordo, inspecionar equipamentos de comunicação, supervisionar equipe de combate a poluição, realizar comunicação de bordo, controlar planos de bordo, controlar material de custeio, elaborar manuais do sgs - sistema de gerenciamento de segurança, demonstrar capacidade de improvisação, controlar material de passadiço, fiscalizar o uso de epi, avaliar as condições para desatracação, tomar decisões, controlar rancho, demonstrar capacidade de adaptação, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, executar procedimentos de serviços no porto, coordenar navegação de objeto rebocado, verificar peação da carga, controlar publicações regulamentares de bordo, elaborar apresentações, realizar manutenção de equipamentos de segurança, demonstrar criatividade, controlar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, demonstrar percepção cinemática, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, supervisionar seção de câmara, inspecionar equipamentos de navegação, controlar as condições da carga durante a viagem, coordenar manutenção de equipamentos de convés, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, operar o sistema de lastro, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, ministrar treinamento a bordo, testar equipamentos de segurança, executar procedimentos para navegação costeira, conferir certificação da embarcação, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, trabalhar sob pressão, controlar certificação da tripulação, coordenar operações de resgate, verificar a permissão de acesso de terceiros, controlar certificados regulamentares de bordo, executar procedimentos para navegação em águas rasas, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, controlar temperatura dos tanques, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, avaliar a quantidade de carga movimentada, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar liderança, demonstrar percepção espacial, fiscalizar a aplicação da legislação, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, operar equipamentos de navegação, controlar material de combate a poluição, preparar a unidade para reboque, elaborar material didático, executar procedimentos para navegação em mau tempo, efetuar auditorias internas, supervisionar operações de carga e descarga, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, tomar decisões rápidas em situações críticas, realizar manutenção do sistema de ancoragem - plataforma, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, avaliar as condições meteorológicas, avaliar estanqueidade dos porões, coordenar operações de combate a poluição no meio aquaviário, emitir permissão para trabalho, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, avaliar condições externas durante operações - vento, corrente, demonstrar raciocínio matemático, demonstrar raciocínio analítico, conduzir embarcação rápida de salvamento, elaborar o plano para reboque, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, operar sistema de posicionamento dinâmico, demonstrar raciocínio sintético, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, executar procedimentos para navegação com o prático, transportar passageiros, conferir certificação da tripulação, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma.

Cargos e salários CBO 2151-15 - Oficiais de convés

Salário Comandante da Marinha Mercante

Comandante da Marinha Mercante: Brasil

  • 615
  • Brasil
  • 7.541 - 17.775
  • 42h
O profissional no cargo de Comandante da Marinha Mercante CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.541 e 17.775 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 615 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Capitão de Cabotagem (comandante)

Capitão de Cabotagem (comandante): Brasil

  • 615
  • Brasil
  • 7.541 - 17.775
  • 42h
O profissional no cargo de Capitão de Cabotagem (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.541 e 17.775 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 615 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Capitão de Longo Curso (comandante)

Capitão de Longo Curso (comandante): Brasil

  • 615
  • Brasil
  • 7.541 - 17.775
  • 42h
O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.541 e 17.775 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 615 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Primeiro Oficial de Náutica (comandante)

Primeiro Oficial de Náutica (comandante): Brasil

  • 615
  • Brasil
  • 7.541 - 17.775
  • 42h
O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.541 e 17.775 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 615 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Segundo Oficial de Náutica (comandante)

Segundo Oficial de Náutica (comandante): Brasil

  • 615
  • Brasil
  • 7.541 - 17.775
  • 42h
O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica (comandante) CBO 2151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.541 e 17.775 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 615 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.
Salário Comandante da Marinha Mercante

Comandante da Marinha Mercante: Rio de Janeiro

  • 310
  • Rio de Janeiro
  • 10.015 - 18.694
  • 42h
O profissional no cargo de Comandante da Marinha Mercante CBO 2151-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 10.015 e 18.694 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 310 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-15.