CBO 2152-20 - Oficiais de máquinas da marinha mercante - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2152-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de máquinas da marinha mercante que pertence ao grupo dos profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2152-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial.
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante.

Descrição dos cargos da categoria Oficiais de máquinas da marinha mercante

Os Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-20 coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas da seção de máquinas, a bordo de um navio, realizam ou dirigem, de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecânicos do navio, na sua chegada ao porto. Acompanham e administram o desempenho de máquinas e gerenciam sistemas de manutenção, conduzem equipamentos, realizam manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, treinam e gerenciam tripulantes da seção de máquinas, coordenam fluxo de informações. Cumprem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Condições de trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Funções dos Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-20

Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:

  • realizar serviços em terra;
  • gerenciar tripulantes;
  • acompanhar desempenho do navio;
  • treinar tripulantes;
  • administrar seção de máquinas;
  • gerenciar sistemas de manutenção;
  • coordenar fluxos de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • Atividades dos cargos CBO 2152-20

    Entre as principais atribuições dos Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-20 estão as de:

    • adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
    • demonstrar criatividade;
    • inspecionar navios;
    • contatar fornecedores para compra de materiais;
    • acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
    • garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
    • adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
    • controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
    • realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
    • sugerir ações de controle ambiental;
    • assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
    • reportar problemas emergenciais a superiores;
    • manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
    • controlar estoque de materiais;
    • simular exercícios de emergência de controle ambiental;
    • otimizar processo de carregamento;
    • ter ética profissional;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • fazer cumprir disciplina;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
    • tomar decisões;
    • prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
    • dominar informática;
    • sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
    • supervisionar velocidade contratual do navio;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • assegurar disciplina;
    • supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
    • exercer liderança;
    • avaliar custo de reparo;
    • coordenar atuação das agências e representantes;
    • simular exercícios de abandono de embarcação;
    • demonstrar coragem;
    • supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
    • dominar línguas estrangeiras;
    • coordenar compra de combustível;
    • agir com dinamismo;
    • participar das negociações de obras junto a estaleiros;
    • gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
    • participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
    • identificar necessidades de contratação;
    • contatar prestadores de serviços;
    • supervisionar quantidade de carga transportada;
    • supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
    • realizar cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar motivação;
    • expressar-se oralmente;
    • acompanhar vistorias de navios;
    • supervisionar tempo de bombeamento da carga;
    • gerenciar custos de operações e pedaços;
    • participar de decisão sobre velocidade do navio;
    • participar da previsão orçamentária;
    • acompanhar docagem de navios;
    • fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
    • participar do planejamento da logística de transporte;
    • analisar relatórios técnicos;
    • simular exercícios de colisão;
    • demonstrar capacidade didática;
    • possuir equilíbrio emocional;
    • garantir a utilização de epi´s;
    • realizar cursos de aperfeiçoamentos;
    • auditar navio;
    • comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
    • realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
    • suportar privação familiar e social;
    • ter flexibilidade profissional;
    • negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
    • manter qualidade da carga transportada;
    • contratar serviços de manutenção e reparo;
    • identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
    • providenciar reparos;
    • vistoriar quantidades de óleo combustível;
    • redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
    • oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • manter navio disponível para aluguel;
    • raciocinar logicamente;
    • simular exercícios de incêndio da embarcação;
    • trabalhar em equipe;
    • reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
    • demonstrar solidariedade;

    Cargos e salários CBO 2152-20 - Oficiais de máquinas da marinha mercante

    Salário Superintendente Técnico no Transporte Aquaviario

    Superintendente Técnico no Transporte Aquaviario: Brasil

    • 67
    • Brasil
    • 10.005 - 27.007
    • 41h
    O profissional no cargo de Superintendente Técnico no Transporte Aquaviario CBO 2152-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.005 e 27.007 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 67 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-20.
    Salário Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias

    Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias: Brasil

    • 67
    • Brasil
    • 10.005 - 27.007
    • 41h
    O profissional no cargo de Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias CBO 2152-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.005 e 27.007 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 67 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-20.