CBO 2151-25 - Imediato da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de convés e afins
O profissional no cargo de Imediato da marinha mercante CBO 2151-25 Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
CBO 2151-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Imediato da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de convés e afins CBO 2151-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Oficiais de convés e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Imediato da marinha mercante
O Imediato da marinha mercante CBO 2151-25 serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2151-25 deve gerenciar operações, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms, operar cargas, administrar pessoal, gerenciar material de bordo, qualificar pessoal, demonstrar competências pessoais, realizar inspeção naval a bordo, coordenar manutenção de bordo, navegar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Oficiais de convés e afins o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2151-25
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante CBO 2151-25
Um Imediato da marinha mercante (ou sinônimo) deve controlar material de passadiço, controlar certificados regulamentares de bordo, manusear cargas a bordo, controlar rancho, ministrar treinamento a bordo, executar procedimentos de serviços no porto, avaliar as condições de calado, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto a segurança e salvatagem, supervisionar o sms, operar rampas de acesso, realizar manutenção de equipamentos de segurança, inspecionar condições de navegabilidade, emitir permissão para trabalho, inspecionar as condições de segurança, conduzir embarcação rápida de salvamento, efetuar embarque e desembarque de passageiros, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, avaliar as condições meteorológicas, controlar pressão atmosférica dos tanques, demonstrar percepção cinemática, realizar comunicação de bordo, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, coordenar reuniões de segurança, efetuar auditorias internas, controlar certificação da tripulação, trabalhar em equipe, coordenar operações de reboque, ministrar treinamento em terra, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, avaliar o preparo da tripulação, controlar material de combate a poluição, acionar plano de contingência, demonstrar percepção espacial, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, efetuar os registros pertinentes, supervisionar seção de câmara, discriminar sons e ruídos, demonstrar capacidade de adaptação, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, realizar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, orientar praticante-aluno a bordo, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, elaborar planos de carregamento descarga, avaliar a quantidade de carga movimentada, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, trabalhar sob pressão, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar comportamento pró-ativo, supervisionar postos de manobra de amarração, elaborar apresentações, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, preparar a unidade para reboque, consultar legislação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, coordenar manutenção de equipamentos de convés, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, realizar o plano de viagem, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, inspecionar equipamentos de segurança, tomar decisões, operar equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de comunicação, coordenar postos de emergência, avaliar as condições para desatracação, testar equipamentos de salvatagem, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, avaliar estanqueidade dos porões, conferir certificação da tripulação, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar raciocínio matemático, supervisionar equipe de convés, executar procedimentos para navegação costeira, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, orientar a navegação, operar cobertas de cargas, coordenar a operação do guincho de reboque, operar sistema de posicionamento dinâmico, elaborar o plano para reboque, executar procedimentos para navegação em águas rasas, operar rampas de cargas, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, aplicar legislação, elaborar material didático, avaliar condições externas durante operações - vento, corrente, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, acionar plano de emergência, efetuar embarque e desembarque da tripulação, controlar planos de bordo, transportar passageiros, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, operar guincho de manuseio de âncoras, verificar peação da carga, controlar as condições da carga durante a viagem, manobrar a embarcação, inspecionar condições de flutuabilidade, verificar compatibilidade de cargas, demonstrar raciocínio analítico, elaborar conteúdo programático, discriminar cores, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar criatividade, controlar epi e epc, inspecionar equipamentos de navegação, demonstrar raciocínio sintético, conduzir embarcação de salvamento, elaborar plano de manuseio da carga, controlar temperatura dos tanques, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, verificar marcação das cargas, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, proferir palestras, controlar publicações regulamentares de bordo, controlar medicamento de bordo, supervisionar equipe de conexão de mangote, inspecionar equipamentos de salvatagem, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência - plataforma, avaliar as condições de atracação, fiscalizar a aplicação da legislação, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, testar equipamentos de segurança, orientar estagiário-aluno a bordo, executar procedimentos para navegação em mau tempo, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar equipe de combate a poluição, coordenar operações de resgate, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro - plataforma, demonstrar capacidade de negociação, coordenar operação de controle a poluição, controlar atmosfera do tanque, demonstrar capacidade de auto-controle, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, controlar a manutenção do sistema de lastro - plataforma, avaliar as condições para amarração, operar guincho de reboque, demonstrar liderança, coordenar operações de manuseio de âncora, supervisionar postos de manobra de fundeio, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, definir área segura para trabalho, coordenar operações de combate a poluição no meio aquaviário, verificar a permissão de acesso de terceiros, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar manuais técnicos de bordo, conferir certificação da embarcação, inspecionar equipamentos de convés, operar tampas de escotilha, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, executar procedimentos para navegação com o prático, supervisionar operações de carga e descarga, avaliar as condições para desamarração, realizar manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, ministrar aulas de formação profissional, fiscalizar o uso de epi, elaborar manuais do sgs - sistema de gerenciamento de segurança, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, operar o sistema de lastro, demonstrar capacidade de adaptação a rotina de confinamento, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem - plataforma, controlar material de custeio, tomar decisões rápidas em situações críticas, controlar a manutenção de equipamentos de segurança.