CBO 2151-25 - Oficiais de convés - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2151-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés que pertence ao grupo dos profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Oficiais de convés CBO 2151-25 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial.
        • Oficiais de convés.

Descrição dos cargos da categoria Oficiais de convés

Os Oficiais de convés CBO 2151-25 comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Condições de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Funções dos Oficiais de convés CBO 2151-25

Oficiais de convés devem:

  • realizar inspeção naval a bordo;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;
  • administrar pessoal;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • coordenar manutenção de bordo;
  • Atividades dos cargos CBO 2151-25

    Entre as principais atribuições dos Oficiais de convés CBO 2151-25 estão as de:

    • controlar rancho;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • supervisionar equipe de convés;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • testar equipamentos de segurança;
    • trabalhar sob pressão;
    • orientar a navegação;
    • avaliar as condições de calado;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • tomar decisões;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • operar tampas de escotilha;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • verificar peação da carga;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • supervisionar o sms;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • operar rampas de acesso;
    • manobrar a embarcação;
    • elaborar material didático;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • proferir palestras;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • demonstrar percepção espacial;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • operar cobertas de cargas;
    • controlar material de custeio;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • preparar a unidade para reboque;
    • ministrar treinamento em terra;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • verificar marcação das cargas;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • demonstrar liderança;
    • coordenar operações de reboque;
    • controlar material de combate à poluição;
    • operar rampas de cargas;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • discriminar cores;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • controlar planos de bordo;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • transportar passageiros;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • operar guincho de reboque;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • elaborar apresentações;
    • efetuar auditorias internas;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • acionar plano de contingência;
    • controlar material de passadiço;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar as condições para amarração;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • controlar certificação da tripulação;
    • supervisionar seção de câmara;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • controlar medicamento de bordo;
    • conferir certificação da embarcação;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • operar o sistema de lastro;
    • discriminar sons e ruídos;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • definir área segura para trabalho;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • emitir permissão para trabalho;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • consultar legislação;
    • elaborar conteúdo programático;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • acionar plano de emergência;
    • realizar o plano de viagem;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • realizar comunicação de bordo;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • operar equipamentos de navegação;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • aplicar legislação;
    • controlar epi e epc;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • coordenar postos de emergência;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • coordenar operações de resgate;
    • avaliar as condições de atracação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • elaborar o plano para reboque;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • conferir certificação da tripulação;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • manusear cargas a bordo;

    Cargos e salários CBO 2151-25 - Oficiais de convés

    Salário Imediato da Marinha Mercante

    Imediato da Marinha Mercante: Brasil

    • 373
    • Brasil
    • 6.388 - 16.901
    • 41h
    O profissional no cargo de Imediato da Marinha Mercante CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.388 e 16.901 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 373 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
    Salário Capitão de Cabotagem (imediato)

    Capitão de Cabotagem (imediato): Brasil

    • 373
    • Brasil
    • 6.388 - 16.901
    • 41h
    O profissional no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato) CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.388 e 16.901 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 373 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
    Salário Capitão de Longo Curso (imediato)

    Capitão de Longo Curso (imediato): Brasil

    • 373
    • Brasil
    • 6.388 - 16.901
    • 41h
    O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso (imediato) CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.388 e 16.901 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 373 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
    Salário Primeiro Oficial de Náutica (imediato)

    Primeiro Oficial de Náutica (imediato): Brasil

    • 373
    • Brasil
    • 6.388 - 16.901
    • 41h
    O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica (imediato) CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.388 e 16.901 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 373 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
    Salário Segundo Oficial de Náutica (imediato)

    Segundo Oficial de Náutica (imediato): Brasil

    • 373
    • Brasil
    • 6.388 - 16.901
    • 41h
    O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato) CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.388 e 16.901 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 373 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.
    Salário Imediato da Marinha Mercante

    Imediato da Marinha Mercante: Brasil

    • 301
    • Brasil
    • 5.231 - 5.732
    • 41h
    O profissional no cargo de Imediato da Marinha Mercante CBO 2151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.231 e 5.732 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 301 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-25.