CBO 2151-40 - Oficiais de convés - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2151-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés que pertence ao grupo dos profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Oficiais de convés CBO 2151-40 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial.
        • Oficiais de convés.

Descrição dos cargos da categoria Oficiais de convés

Os Oficiais de convés CBO 2151-40 comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Condições de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Funções dos Oficiais de convés CBO 2151-40

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;
  • qualificar pessoal;
  • Atividades dos cargos CBO 2151-40

    Entre as principais atribuições dos Oficiais de convés CBO 2151-40 estão as de:

    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • operar tampas de escotilha;
    • operar o sistema de lastro;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • operar guincho de reboque;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • demonstrar percepção espacial;
    • demonstrar liderança;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • tomar decisões;
    • operar rampas de cargas;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • realizar o plano de viagem;
    • efetuar auditorias internas;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • manobrar a embarcação;
    • coordenar postos de emergência;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • orientar a navegação;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • operar equipamentos de navegação;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • preparar a unidade para reboque;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • coordenar operações de resgate;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar medicamento de bordo;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • avaliar as condições de atracação;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • proferir palestras;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • verificar peação da carga;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • manusear cargas a bordo;
    • elaborar conteúdo programático;
    • elaborar o plano para reboque;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • supervisionar o sms;
    • operar cobertas de cargas;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • verificar marcação das cargas;
    • supervisionar equipe de convés;
    • realizar comunicação de bordo;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar certificação da tripulação;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • controlar material de combate à poluição;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • elaborar apresentações;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • elaborar material didático;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • emitir permissão para trabalho;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • controlar material de passadiço;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • avaliar as condições para amarração;
    • supervisionar seção de câmara;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • operar rampas de acesso;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • controlar epi e epc;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • avaliar as condições de calado;
    • coordenar operações de reboque;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • ministrar treinamento em terra;
    • controlar planos de bordo;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • discriminar cores;
    • transportar passageiros;
    • trabalhar sob pressão;
    • testar equipamentos de segurança;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • aplicar legislação;
    • consultar legislação;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • controlar rancho;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • discriminar sons e ruídos;
    • acionar plano de contingência;
    • conferir certificação da embarcação;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • definir área segura para trabalho;
    • conferir certificação da tripulação;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • acionar plano de emergência;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;

    Cargos e salários CBO 2151-40 - Oficiais de convés

    Cargo/Profissão Local
    Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante Brasil
    Capitão de Cabotagem Brasil
    Capitão de Longo Curso Brasil
    Primeiro Oficial de Náutica Brasil
    Segundo Oficial de Náutica Brasil
    Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante Rio de Janeiro, RJ
    Capitão de Longo Curso Rio de Janeiro, RJ
    Primeiro Oficial de Náutica Macaé, RJ
    Primeiro Oficial de Náutica Rio de Janeiro, RJ
    Segundo Oficial de Náutica Rio de Janeiro, RJ
    Segundo Oficial de Náutica Rio de Janeiro
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