CBO 2151-40 - Oficiais de convés - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2151-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de convés que pertence ao grupo dos profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Oficiais de convés CBO 2151-40 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2151-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial.
        • Oficiais de convés.

Descrição dos cargos da categoria Oficiais de convés

Os Oficiais de convés CBO 2151-40 comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Condições de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.

Funções dos Oficiais de convés CBO 2151-40

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar operações;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar pessoal;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar material de bordo;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • administrar pessoal;
  • Atividades dos cargos CBO 2151-40

    Entre as principais atribuições dos Oficiais de convés CBO 2151-40 estão as de:

    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • elaborar apresentações;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • conferir certificação da embarcação;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • avaliar as condições para amarração;
    • transportar passageiros;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • testar equipamentos de segurança;
    • emitir permissão para trabalho;
    • demonstrar liderança;
    • supervisionar equipe de convés;
    • operar equipamentos de navegação;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • ministrar treinamento em terra;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • operar guincho de reboque;
    • verificar marcação das cargas;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • conferir certificação da tripulação;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • operar cobertas de cargas;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • discriminar cores;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar planos de bordo;
    • efetuar auditorias internas;
    • elaborar conteúdo programático;
    • proferir palestras;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • coordenar postos de emergência;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • tomar decisões;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar certificação da tripulação;
    • operar tampas de escotilha;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • controlar epi e epc;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • operar o sistema de lastro;
    • discriminar sons e ruídos;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • operar rampas de acesso;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • demonstrar percepção espacial;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • controlar material de combate à poluição;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • controlar medicamento de bordo;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • preparar a unidade para reboque;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • manusear cargas a bordo;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • realizar comunicação de bordo;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • coordenar operações de resgate;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • elaborar material didático;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • manobrar a embarcação;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • elaborar o plano para reboque;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • coordenar operações de reboque;
    • trabalhar sob pressão;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • supervisionar seção de câmara;
    • consultar legislação;
    • controlar rancho;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • orientar a navegação;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • realizar o plano de viagem;
    • controlar material de passadiço;
    • definir área segura para trabalho;
    • aplicar legislação;
    • verificar peação da carga;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • supervisionar o sms;
    • acionar plano de emergência;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • avaliar as condições de atracação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • operar rampas de cargas;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • acionar plano de contingência;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • avaliar as condições de calado;

    Cargos e salários CBO 2151-40 - Oficiais de convés

    Salário Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante

    Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante: Brasil

    • 1.352
    • Brasil
    • 4.635 - 9.502
    • 41h
    O profissional no cargo de Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.635 e 9.502 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
    Salário Capitão de Cabotagem

    Capitão de Cabotagem: Brasil

    • 1.352
    • Brasil
    • 4.635 - 9.502
    • 41h
    O profissional no cargo de Capitão de Cabotagem CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.635 e 9.502 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
    Salário Capitão de Longo Curso

    Capitão de Longo Curso: Brasil

    • 1.352
    • Brasil
    • 4.635 - 9.502
    • 41h
    O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.635 e 9.502 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
    Salário Primeiro Oficial de Náutica

    Primeiro Oficial de Náutica: Brasil

    • 1.352
    • Brasil
    • 4.635 - 9.502
    • 41h
    O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.635 e 9.502 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
    Salário Segundo Oficial de Náutica

    Segundo Oficial de Náutica: Brasil

    • 1.352
    • Brasil
    • 4.635 - 9.502
    • 41h
    O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.635 e 9.502 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
    Salário Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante Rio de Janeiro

    Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante: Rio de Janeiro, RJ

    • 564
    • Rio de Janeiro, RJ
    • 4.682 - 8.857
    • 41h
    O profissional no cargo de Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.682 e 8.857 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 564 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
    Salário Capitão de Longo Curso Rio de Janeiro

    Capitão de Longo Curso: Rio de Janeiro, RJ

    • 564
    • Rio de Janeiro, RJ
    • 4.682 - 8.857
    • 41h
    O profissional no cargo de Capitão de Longo Curso CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.682 e 8.857 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 564 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
    Salário Primeiro Oficial de Náutica Rio de Janeiro

    Primeiro Oficial de Náutica: Rio de Janeiro, RJ

    • 564
    • Rio de Janeiro, RJ
    • 4.682 - 8.857
    • 41h
    O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.682 e 8.857 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 564 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.
    Salário Segundo Oficial de Náutica Rio de Janeiro

    Segundo Oficial de Náutica: Rio de Janeiro, RJ

    • 564
    • Rio de Janeiro, RJ
    • 4.682 - 8.857
    • 41h
    O profissional no cargo de Segundo Oficial de Náutica CBO 2151-40 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.682 e 8.857 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 564 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2151-40.