CBO 2152-10 - Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

Entenda o que fazem os oficiais de máquinas da marinha mercante no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

O Primeiro Oficial de Maquinas da Marinha Mercante atua como subchefe de máquinas, monitorando funcionamento de equipamentos, supervisionando sistemas de controle eletroeletrônicos, controlando sistemas de drenagens de tanques, e estabelecendo rotinas de manutenção, conforme diretrizes do chefe de máquinas e com aplicação de conhecimentos de legislação marítima e ambiental, navegação, termodinâmica, mecânica, eletrônica, dentre outros de ciências náuticas e afins. Planeja atividades de bordo. Organiza, prepara e supervisiona equipes, administra material, e elabora documentação. Executa atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio. Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e de preservação do meio ambiente aquaviário.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2152-10

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja sua atuação como subchefe de máquinas, de acordo com diretrizes do chefe de máquinas e observando as orientações do órgão técnico do armador relativas ao serviço de sua seção. Estabelece cronograma de trabalho e distribui os serviços na seção de máquinas. Participa na elaboração da previsão orçamentária.

Conduz equipamentos da seção de máquinas, verificando condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controlando sistema de vapor, sistemas hidráulicos, sistemas de ar condicionado e frigorífico, e monitorando níveis de óleo e combustível. Supervisiona funcionamento de máquinas no convés. Supervisiona sistemas eletroeletrônicos de controle. Monitora horas de funcionamento dos equipamentos.

Fiscaliza, diariamente, sondagens dos níveis dos tanques de água, óleo e lastro. Mantém tanques do navio inertizados. Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos. Controla processos de dessalinização de água. Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes. Controla utilização de gases industriais. Supervisiona limpeza de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.

Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga, e sistema de governo do navio. Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor, e opera controle de velocidade do navio.

Estabelece rotinas de manutenção planejadas. Fornece informações técnicas de equipamento avariado, monitora a reparação de equipamentos na seção de máquinas e no convés, e gerencia problemas emergenciais. Acompanha serviços de docagem em estaleiros. Sugere melhorias em equipamentos.

Realiza o serviço de quarto (conjunto de serviços da embarcação executado em período de quatro horas), na qualidade de oficial de quarto de máquinas, quando a lotação da embarcação assim o exigir. Efetua as atividades de suporte necessárias para as manobras e os procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação e preparando as máquinas de amarração e desamarração e os equipamentos auxiliares para carga e descarga.

Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento. Pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação.

Administra pessoal, verificando necessidade de contratação e organizando equipes de trabalho. Avalia desempenho de tripulantes e identifica necessidades de treinamento. Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação. Garante a utilização, pelas equipes, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Treina os estagiários e os praticantes (aspirantes a oficial), quando embarcados, de acordo com o programa de treinamento e familiarização de bordo.

Distribui e fiscaliza as quantidades do material retirado dos paióis para o serviço diário, bem como seu recolhimento. Responsabiliza-se pelo material que ficar sob sua guarda, assinando a respectiva cautela e respondendo pela falta que ocorrer.

Comunica, ao chefe de máquinas, qualquer ocorrência e anormalidade que verificar na seção de máquinas - quanto ao pessoal, aos equipamentos e ao material -, fazendo o registro no diário de máquinas.

Reporta condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais aos superiores. Registra as atividades - de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras - executadas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada a escrituração de diários de bordo. Preenche os formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura. Elabora relatórios técnicos.

Zela pela preservação ambiental, controlando processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segregando resíduos sólidos e líquidos, e tratando os efluentes. Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO 2 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA: ÁLGEBRA LINEAR, CÁLCULO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) TERMODINÂMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICO-QUÍMICA) QUÍMICA GERAL 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) CAD - DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) CMMS - SISTEMA COMPUTADORIZADO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA METALURGIA DE TRANSFORMAÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA SOLDAGEM 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA METALURGIA FÍSICA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA OUTROS ELEMENTOS (METALURGIA FÍSICA) RESISTÊNCIA DE MATERIAIS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA CIRCUITOS ELÉTRICOS, MAGNÉTICOS E ELETRÔNICOS 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (CIRCUITOS ELÉTRICOS, MAGNÉTICOS E ELETRÔNICOS) ELETRÔNICA GERAL 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA ELETRÔNICA INDUSTRIAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOS) AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOS) ELETRÔNICA DIGITAL 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA MECÂNICA PROJETOS DE MÁQUINAS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS DE MÁQUINAS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA MECÂNICA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA MECÂNICA OUTROS ELEMENTOS (PROCESSOS DE FABRICAÇÃO) FABRICAÇÃO MECÂNICA 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA MECÂNICA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA MECÂNICA OUTROS ELEMENTOS (PROCESSOS DE FABRICAÇÃO) MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA SANITÁRIA SANEAMENTO AMBIENTAL 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA SANITÁRIA OUTROS ELEMENTOS (SANEAMENTO AMBIENTAL) PREVENÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO NO MEIO AMBIENTE AQUAVIÁRIO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) ESPAÇOS CONFINADOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) ESTABILIDADE DE EMBARCAÇÕES 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) FUNDAMENTOS DE NAVEGAÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DAS CIÊNCIAS NÁUTICAS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) HISTÓRIA DA MARINHA MERCANTE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) MANOBRA DE NAVIO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA DA DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS DA MARINHA DO BRASIL 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) NORMAS DA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL (IMO) 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) NORMAS E PROCEDIMENTOS DAS CAPITANIAS DOS PORTOS (NPCP) 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) OPERAÇÕES DE CARGA DE EMBARCAÇÕES 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA 3 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) PROTEÇÃO DE NAVIO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) SALVATAGEM 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS) SERVIÇO DE QUARTO DE MÁQUINAS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA ESTRUTURAS NAVAIS E OCEÂNICAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (ESTRUTURAS NAVAIS E OCEÂNICAS) ARQUITETURA NAVAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA ANÁLISE DE SISTEMAS PROPULSORES 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS PROPULSORES 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA EQUIPAMENTOS AUXILIARES DO SISTEMA PROPULSIVO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MOTOR DE PROPULSÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) CALDEIRAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) DESENHO TÉCNICO DE MÁQUINAS NAVAIS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) EQUIPAMENTOS DO SISTEMA DE POSICIONAMENTO DINÂMICO DE BORDO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AUXILIARES DE EMBARCAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 3 4 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) MANUTENÇÃO DE MOTORES DIESEL 3 4 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AUXILIARES DE EMBARCAÇÕES 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE MÁQUINAS DE EMBARCAÇÕES 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) REFRIGERAÇÃO 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) SISTEMAS ELÉTRICOS MARÍTIMOS 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) TURBINAS A GÁS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA MÁQUINAS MARÍTIMAS 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (MÁQUINAS MARÍTIMAS) TURBINAS A VAPOR 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA PROJETOS DE NAVIOS E DE SISTEMAS OCEÂNICOS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (PROJETOS DE NAVIOS E DE SISTEMAS OCEÂNICOS) PROFICIÊNCIA EM EMBARCAÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA E RESGATE NO MAR 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA PROJETOS DE NAVIOS E DE SISTEMAS OCEÂNICOS 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA OUTROS ELEMENTOS (PROJETOS DE NAVIOS E DE SISTEMAS OCEÂNICOS) TECNOLOGIAS BÁSICAS DE NAVIOS-TANQUES PETROLEIRO, QUÍMICO E DE GÁS 3 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PRIMEIROS SOCORROS 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) LEGISLAÇÃO MARÍTIMA E AMBIENTAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ADMINISTRAÇÃO APLICADA A NAVIO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GERENCIAMENTO DOS RECURSOS DA PRAÇA DE MÁQUINAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO VISUAL) TÉCNICAS DE EXPRESSÃO GRÁFICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) TÉCNICAS DE LIDERANÇA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORDENAÇÃO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - EXPRESSÃO GRÁFICA 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - GERENCIAMENTO DO TEMPO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO DIFUSA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TOLERÂNCIA À ALTA TEMPERATURA 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 2

Condições de Trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Realizar serviços em terra;
  • Acompanhar desempenho do navio;
  • Gerenciar tripulantes;
  • Treinar tripulantes;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Conduzir equipamentos da seção de máquinas;
  • Gerenciar sistemas de manutenção;
  • Realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio;
  • Coordenar fluxos de comunicação;
  • Realizar teste de pressão de carga e descarga;
  • Reportar problemas emergenciais a superiores;
  • Fazer cumprir disciplina;
  • Demonstrar motivação;
  • Simular exercícios de emergência de controle ambiental;
  • Acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
  • Avaliar desempenho de tripulantes;
  • Auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
  • Prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
  • Realizar cursos de aperfeiçoamento;
  • Elaborar relatórios técnicos;
  • Organizar equipes de trabalho;
  • Extinguir fontes poluidoras;
  • Amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
  • Expressar-se oralmente;
  • Acompanhar docagem de navios;
  • Identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
  • Participar de decisão sobre velocidade do navio;
  • Verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
  • Reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
  • Simular exercícios de abandono de embarcação;
  • Segregar resíduos sólidos e líquidos;
  • Realizar cursos de aperfeiçoamentos;
  • Controlar sistema de vapor do navio;
  • Aumentar capacidade de geração de energia;
  • Garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
  • Controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
  • Ambientar tripulantes e visitantes;
  • Supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
  • Participar da previsão orçamentária;
  • Monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
  • Ter ética profissional;
  • Controlar processos de dessanilização da água;
  • Supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
  • Participar do planejamento da logística de transporte;
  • Consultar escrituração de diário de bordo;
  • Realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
  • Tomar decisões;
  • Agir com dinamismo;
  • Simular exercícios de incêndio da embarcação;
  • Efetuar cambação de óleo combustível do motor;
  • Dominar línguas estrangeiras;
  • Operar controle de velocidade do navio;
  • Realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
  • Demonstrar coragem;
  • Dominar informática;
  • Registrar atividades da embarcação;
  • Acompanhar vistorias de navios;
  • Sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
  • Reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
  • Vistoriar quantidades de óleo combustível;
  • Controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
  • Demonstrar capacidade didática;
  • Contatar prestadores de serviços;
  • Verificar sistema de comunicação;
  • Raciocinar logicamente;
  • Manter atualizada escrituração de diários de bordo;
  • Contatar fornecedores para compra de materiais;
  • Executar sondagens dos níveis dos tanques;
  • Preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
  • Administrar conflitos;
  • Supervisionar máquinas no convés;
  • Demonstrar criatividade;
  • Estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
  • Auditar navio;
  • Adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
  • Controlar níveis de óleo e combustível;
  • Substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
  • Estabelecer cronograma de trabalho;
  • Suportar privação familiar e social;
  • Exercer liderança;
  • Controlar pressão e temperatura dos sistemas;
  • Ter flexibilidade profissional;
  • Adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
  • Coordenar compra de combustível;
  • Controlar sistemas hidráulicos do navio;
  • Fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
  • Garantir a utilização de epis;
  • Sugerir ações de controle ambiental;
  • Distribuir serviços na praça de máquinas;
  • Controlar utilização de gases industriais;
  • Testar sistema de partida principal e auxiliar;
  • Oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
  • Supervisionar sistemas de controle eletro-eletrônicos;
  • Analisar relatórios técnicos;
  • Testar sistema de governo do navio;
  • Demonstrar iniciativa;
  • Monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
  • Possuir equilíbrio emocional;
  • Preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
  • Analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
  • Assegurar disciplina;
  • Trabalhar em equipe;
  • Coordenar atuação das agências e representantes;
  • Zelar pela auto-estima e bem estar dos tripulantes;
  • Disponibilizar sistema de partida do motor;
  • Manter tanques do navio inertizados;
  • Gerenciar problemas emergenciais;
  • Preparar máquinas de amarração e desamarração;
  • Participar das negociações de obras junto a estaleiros;
  • Tratar efluentes;
  • Identificar necessidades de contratação;
  • Demonstrar solidariedade;
  • Identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
  • Simular exercícios de colisão;
  • Inspecionar navios;
  • Assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
  • Manter hierarquia da embarcação;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2152-10

CBO 2152-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de primeiro oficial de máquinas da marinha mercante que pertence ao grupo dos oficiais de máquinas da marinha mercante, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante