CBO 2152-10 - Oficiais de máquinas da marinha mercante - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2152-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de máquinas da marinha mercante que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante Atua como subchefe de máquinas, distribuindo os serviços da seção de máquinas de embarcações, de acordo com diretrizes do chefe de máquinas, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, navegação, termodinâmica, mecânica, eletrônica, máquinas, motores, turbinas, equipamentos auxiliares e sistemas elétricos marítimos, dentre outros das ciências náuticas e afins Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.

Planeja atividades de bordo, organiza e prepara equipes de trabalho, administra manutenção e material e conduz equipamentos Executa atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio Elabora documentação.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2152-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de máquinas da marinha mercante.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

O Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante (ou similar) atua como subchefe de máquinas, distribuindo os serviços na seção de máquinas, de acordo com diretrizes do chefe de máquinas, fiscalizando-os e executando os trabalhos de sua competência Observa as orientações do órgão técnico do armador relativas ao serviço de sua seção.

Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento.

Pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação Participa da previsão orçamentária.

Estabelece rotinas de manutenção planejadas e cronograma de trabalho Identifica necessidades de contratação, organiza equipes de trabalho, identifica necessidades de treinamento e avalia desempenho de tripulantes.

Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação.

Distribui e fiscaliza as quantidades do material retirado dos paióis para o serviço diário, bem como seu recolhimento Responsabiliza-se pelo material que ficar sob sua guarda, assinando a respectiva cautela, e responde pela falta deste material.

Consulta diário de bordo.

Comunica, ao chefe de máquinas, qualquer ocorrência e anormalidade que se verificar na seção de máquinas, quanto ao pessoal, aos equipamentos e ao material, fazendo o registro no diário de máquinas Reporta condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais aos superiores Supervisiona máquinas no convés.

Fornece informações técnicas de equipamento avariado, repara equipamentos na seção de máquinas e no convés e gerencia problemas emergenciais Sugere melhorias em equipamentos Acompanha serviços de docagem em estaleiros.

Conduz equipamentos da seção de máquinas, verificando condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controlando sistema de vapor, sistemas hidráulicos, sistemas de ar condicionado e frigorífico, e controlando níveis de óleo e combustível Supervisiona sistemas de controle eletroeletrônicos.

Monitora horas de funcionamento dos equipamentos Fiscaliza, diariamente, sondagens dos níveis dos tanques de água, óleo e lastro Mantém tanques do navio inertizados.

Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos Controla processos de dessalinização de água Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes, supervisiona limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.

Controla utilização de gases industriais Realiza o serviço de quarto, na qualidade de oficial de quarto de máquinas, quando a lotação da embarcação assim o exigir Realiza as atividades de suporte necessárias para as manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação, preparando máquinas de amarração e desamarração e equipamentos auxiliares para carga e descarga.

Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga e sistema de governo do navio Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor e opera controle de velocidade do navio Registra as atividades de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras, ocorridas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada escrituração de diários de bordo Preenche formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura Elabora relatórios técnicos.

Treina os estagiários e os praticantes (aspirantes a oficial), quando embarcados, de acordo com o programa de treinamento e familiarização de bordo Utiliza e garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Controla processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segrega resíduos sólidos e líquidos e trata os efluentes Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases.

Funções

O funcionário CBO 2152-10 deve conduzir equipamentos da seção de máquinas, realizar serviços em terra, gerenciar sistemas de manutenção, coordenar fluxos de comunicação, gerenciar tripulantes, treinar tripulantes, demonstrar competências pessoais, acompanhar desempenho do navio, realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio.

Atividades exercidas por um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-10

Um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante (ou sinônimo) deve realizar cursos de aperfeiçoamento, organizar equipes de trabalho, disponibilizar sistema de partida do motor, controlar sistemas hidráulicos do navio, controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação, simular exercícios de emergência de controle ambiental, amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, reportar problemas emergenciais a superiores, trabalhar em equipe, testar sistema de governo do navio, manter atualizada escrituração de diários de bordo, supervisionar sistemas de controle eletro-eletrônicos, agir com dinamismo, exercer liderança, controlar níveis de óleo e combustível, efetuar cambação de óleo combustível do motor, possuir equilíbrio emocional, suportar privação familiar e social, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, acompanhar docagem de navios, auditar navio, analisar relatórios técnicos, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, fornecer dados técnicos para equipamento avariado, dominar línguas estrangeiras, tomar decisões, analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio, identificar necessidades de capacitação de tripulantes, participar do planejamento da logística de transporte, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, coordenar atuação das agências e representantes, tratar efluentes, identificar necessidades de contratação, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, acompanhar vistorias de navios, supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo, administrar conflitos, segregar resíduos sólidos e líquidos, elaborar relatórios técnicos, monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos, realizar teste de pressão de redes de carga e descarga, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, executar sondagens dos níveis dos tanques, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, participar das negociações de obras junto a estaleiros, controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico, reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, simular exercícios de colisão, ter flexibilidade profissional, manter tanques do navio inertizados, supervisionar máquinas no convés, ter ética profissional, estabelecer rotinas de manutenção planejadas, controlar pressão e temperatura dos sistemas, demonstrar criatividade, vistoriar quantidades de óleo combustível, sugerir ações de controle ambiental, demonstrar capacidade didática, gerenciar problemas emergenciais, monitorar horas de funcionamento dos equipamentos, demonstrar coragem, aumentar capacidade de geração de energia, contatar fornecedores para compra de materiais, demonstrar solidariedade, demonstrar iniciativa, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, manter hierarquia da embarcação, assegurar disciplina, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, ambientar tripulantes e visitantes, controlar processos de dessanilização da água, consultar escrituração de diário de bordo, participar de decisão sobre velocidade do navio, dominar informática, preencher folhas de registros de pressão e temperatura, expressar-se oralmente, registrar atividades da embarcação, substituir superiores em suas faltas ou impedimentos, fazer cumprir disciplina, demonstrar capacidade de observação, preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga, operar controle de velocidade do navio, testar sistema de partida principal e auxiliar, controlar utilização de gases industriais, estabelecer cronograma de trabalho, verificar sistema de comunicação, demonstrar motivação, raciocinar logicamente, inspecionar navios, coordenar compra de combustível, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, simular exercícios de incêndio da embarcação, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, realizar teste de pressão de carga e descarga, participar da previsão orçamentária, simular exercícios de abandono de embarcação, verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos, avaliar desempenho de tripulantes, controlar sistema de vapor do navio, contatar prestadores de serviços, garantir a utilização de epis, preparar máquinas de amarração e desamarração, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, realizar cursos de aperfeiçoamentos, distribuir serviços na praça de máquinas, extinguir fontes poluidoras, zelar pela auto-estima e bem estar dos tripulantes.

Cargos e salários CBO 2152-10 - Oficiais de máquinas da marinha mercante

Salário Primeiro Oficial de Maquinas da Marinha Mercante

Primeiro Oficial de Maquinas da Marinha Mercante: Brasil

  • 604
  • Brasil
  • 7.554 - 13.723
  • 42h
O profissional no cargo de Primeiro Oficial de Maquinas da Marinha Mercante CBO 2152-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.554 e 13.723 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 604 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-10.
Salário Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante

Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante: Brasil

  • 604
  • Brasil
  • 7.554 - 13.723
  • 42h
O profissional no cargo de Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante CBO 2152-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.554 e 13.723 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 604 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-10.