CBO 2152-15 - Segundo oficial de máquinas da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de máquinas da marinha mercante
O profissional no cargo de Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 Atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, dentre outros equipamentos de navio, aplicando conhecimentos diversificados de ciências náuticas e afins Pode substituir o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.
Planeja atividades de bordo, organiza e prepara equipes de trabalho e realiza manutenção Executas atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio Elabora documentação.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
CBO 2152-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de máquinas da marinha mercante que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Segundo oficial de máquinas da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2152-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Oficiais de máquinas da marinha mercante.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante
O Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, aparelhos de suspender e de movimentar cargas, sistema de óleo e combustível e água de alimentação Realiza os serviços de quarto (período de quatro horas), para os quais for designado, na qualidade de encarregado do serviço de quarto de máquinas, dando imediato conhecimento ao chefe ou subchefe de máquinas das ocorrências verificadas, fazendo o devido registro no diário de máquinas.
Substitui o subchefe de máquinas, se for o mais antigo que se segue, na sua falta ou impedimento.
Pode atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação Participa da previsão orçamentária.
Estabelece cronograma de trabalho Identifica necessidades de contratação, organiza equipes de trabalho, identifica necessidades de treinamento e avalia desempenho de tripulantes.
Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação.
Responde pela guarda e conservação das ferramentas que lhe forem entregues, assinando a respectiva cautela e responsabilizando-se pelas faltas que ocorrerem Consulta diário de bordo.
Reporta, aos superiores, condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais.
Supervisiona máquinas no convés Cumpre as ordens de serviço recebidas, para boa condução, conservação e limpeza de motores e equipamentos, zelando pelo seu bom funcionamento Incumbe-se dos serviços de reparo que possam ser feitos com recursos de bordo, além da conservação e ajustagem dos diversos equipamentos.
Gerencia problemas emergenciais Realiza manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental Sugere melhorias em equipamentos.
Acompanha serviços de docagem em estaleiros Verifica condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controla sistema de vapor, sistemas hidráulicos e sistemas de ar condicionado.
Supervisiona sistemas de controle eletroeletrônicos Monitora horas de funcionamento dos equipamentos Executa sondagens dos níveis de tanques e mantém tanques do navio inertizados.
Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos Controla processos de dessalinização de água Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes, supervisiona limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.
Controla utilização de gases industriais Realiza as atividades de suporte necessárias para as manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação, preparando máquinas de amarração e desamarração e equipamentos auxiliares para carga e descarga Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga e sistema de governo do navio.
Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor e opera controle de velocidade do navio Registra as atividades de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras, ocorridas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada escrituração de diários de bordo Preenche formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura Elabora relatórios técnicos Realiza o serviço de quarto ou divisão, quando a lotação da embarcação assim o exigir, atuando como oficial de quarto de máquinas.
Utiliza e garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Controla processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segrega resíduos sólidos e líquidos e trata efluentes Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases Cumpre normas de proteção ao meio ambiente aquaviário.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2152-15 deve conduzir equipamentos da seção de máquinas, coordenar fluxos de comunicação, realizar serviços em terra, treinar tripulantes, gerenciar sistemas de manutenção, administrar seção de máquinas, demonstrar competências pessoais, gerenciar tripulantes, acompanhar desempenho do navio, realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio.
Condições de trabalho dessas profissões
Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2152-15
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).
Atividades exercidas por um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15
Um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante (ou sinônimo) deve controlar sistema de vapor do navio, preparar máquinas de amarração e desamarração, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, realizar manutenção de equipamentos de combate a poluição ambiental, contatar fornecedores para compra de materiais, participar do planejamento da logística de transporte, exercer liderança, realizar cursos de aperfeiçoamentos, tratar efluentes, simular exercícios de colisão, acompanhar docagem de navios, controlar processos de dessanilização da água, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, simular exercícios de incêndio da embarcação, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, organizar equipes de trabalho, possuir equilíbrio emocional, avaliar desempenho de tripulantes, segregar resíduos sólidos e líquidos, reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés, auditar navio, trabalhar em equipe, verificar sistema de comunicação, verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos, garantir a utilização de epis, raciocinar logicamente, dominar informática, preencher folhas de registros de pressão e temperatura, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, elaborar relatórios técnicos, operar controle de velocidade do navio, gerenciar problemas emergenciais, tomar decisões, disponibilizar sistema de partida do motor, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos, coordenar compra de combustível, acompanhar vistorias de navios, administrar conflitos, contatar prestadores de serviços, aumentar capacidade de geração de energia, registrar atividades da embarcação, analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio, testar sistema de governo do navio, consultar escrituração de diário de bordo, agir com dinamismo, ambientar tripulantes e visitantes, suportar privação familiar e social, expressar-se oralmente, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, identificar necessidades de contratação, ter ética profissional, simular exercícios de emergência de controle ambiental, dominar línguas estrangeiras, vistoriar quantidades de óleo combustível, demonstrar coragem, analisar relatórios técnicos, efetuar cambação de óleo combustível do motor, supervisionar sistemas de controle eletro-eletrônicos, demonstrar iniciativa, cumprir normas de proteção ao meio ambiente, zelar pela auto-estima e bem estar dos tripulantes, identificar necessidades de capacitação de tripulantes, executar sondagens dos níveis dos tanques, manter tanques do navio inertizados, controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico, demonstrar capacidade didática, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, demonstrar criatividade, demonstrar solidariedade, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, demonstrar capacidade de observação, participar de decisão sobre velocidade do navio, amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases, extinguir fontes poluidoras, realizar teste de pressão de redes de carga e descarga, controlar sistemas hidráulicos do navio, realizar teste de pressão de carga e descarga, preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga, reportar problemas emergenciais a superiores, testar sistema de partida principal e auxiliar, controlar pressão e temperatura dos sistemas, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, participar das negociações de obras junto a estaleiros, coordenar atuação das agências e representantes, substituir superiores em suas faltas ou impedimentos, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, sugerir ações de controle ambiental, supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo, manter atualizada escrituração de diários de bordo, assegurar disciplina, fazer cumprir disciplina, controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, realizar cursos de aperfeiçoamento, monitorar horas de funcionamento dos equipamentos, estabelecer cronograma de trabalho, inspecionar navios, participar da previsão orçamentária, ter flexibilidade profissional, supervisionar máquinas no convés, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, demonstrar motivação, controlar níveis de óleo e combustível, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, simular exercícios de abandono de embarcação, controlar utilização de gases industriais, manter hierarquia da embarcação.