CBO 2152-15 - Segundo oficial de máquinas da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de máquinas da marinha mercante

O profissional no cargo de Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 Atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, dentre outros equipamentos de navio, aplicando conhecimentos diversificados de ciências náuticas e afins Pode substituir o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.

Planeja atividades de bordo, organiza e prepara equipes de trabalho e realiza manutenção Executas atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio Elabora documentação.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

CBO 2152-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de máquinas da marinha mercante que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Segundo oficial de máquinas da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2152-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de máquinas da marinha mercante.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante

O Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, aparelhos de suspender e de movimentar cargas, sistema de óleo e combustível e água de alimentação Realiza os serviços de quarto (período de quatro horas), para os quais for designado, na qualidade de encarregado do serviço de quarto de máquinas, dando imediato conhecimento ao chefe ou subchefe de máquinas das ocorrências verificadas, fazendo o devido registro no diário de máquinas.

Substitui o subchefe de máquinas, se for o mais antigo que se segue, na sua falta ou impedimento.

Pode atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação Participa da previsão orçamentária.

Estabelece cronograma de trabalho Identifica necessidades de contratação, organiza equipes de trabalho, identifica necessidades de treinamento e avalia desempenho de tripulantes.

Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação.

Responde pela guarda e conservação das ferramentas que lhe forem entregues, assinando a respectiva cautela e responsabilizando-se pelas faltas que ocorrerem Consulta diário de bordo.

Reporta, aos superiores, condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais.

Supervisiona máquinas no convés Cumpre as ordens de serviço recebidas, para boa condução, conservação e limpeza de motores e equipamentos, zelando pelo seu bom funcionamento Incumbe-se dos serviços de reparo que possam ser feitos com recursos de bordo, além da conservação e ajustagem dos diversos equipamentos.

Gerencia problemas emergenciais Realiza manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental Sugere melhorias em equipamentos.

Acompanha serviços de docagem em estaleiros Verifica condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controla sistema de vapor, sistemas hidráulicos e sistemas de ar condicionado.

Supervisiona sistemas de controle eletroeletrônicos Monitora horas de funcionamento dos equipamentos Executa sondagens dos níveis de tanques e mantém tanques do navio inertizados.

Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos Controla processos de dessalinização de água Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes, supervisiona limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.

Controla utilização de gases industriais Realiza as atividades de suporte necessárias para as manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação, preparando máquinas de amarração e desamarração e equipamentos auxiliares para carga e descarga Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga e sistema de governo do navio.

Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor e opera controle de velocidade do navio Registra as atividades de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras, ocorridas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada escrituração de diários de bordo Preenche formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura Elabora relatórios técnicos Realiza o serviço de quarto ou divisão, quando a lotação da embarcação assim o exigir, atuando como oficial de quarto de máquinas.

Utiliza e garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Controla processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segrega resíduos sólidos e líquidos e trata efluentes Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases Cumpre normas de proteção ao meio ambiente aquaviário.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2152-15 deve administrar seção de máquinas, treinar tripulantes, conduzir equipamentos da seção de máquinas, gerenciar tripulantes, realizar serviços em terra, gerenciar sistemas de manutenção, coordenar fluxos de comunicação, demonstrar competências pessoais, acompanhar desempenho do navio, realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio.

Condições de trabalho dessas profissões

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2152-15

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Atividades exercidas por um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15

Um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante (ou sinônimo) deve identificar necessidades de contratação, contatar prestadores de serviços, efetuar cambação de óleo combustível do motor, preparar máquinas de amarração e desamarração, ter flexibilidade profissional, demonstrar iniciativa, verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos, analisar relatórios técnicos, monitorar horas de funcionamento dos equipamentos, dominar línguas estrangeiras, cumprir normas de proteção ao meio ambiente, demonstrar capacidade de observação, executar sondagens dos níveis dos tanques, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, realizar manutenção de equipamentos de combate a poluição ambiental, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, manter tanques do navio inertizados, segregar resíduos sólidos e líquidos, ambientar tripulantes e visitantes, operar controle de velocidade do navio, supervisionar máquinas no convés, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, testar sistema de governo do navio, preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga, tratar efluentes, verificar sistema de comunicação, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, expressar-se oralmente, coordenar atuação das agências e representantes, simular exercícios de emergência de controle ambiental, demonstrar solidariedade, realizar teste de pressão de carga e descarga, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, acompanhar vistorias de navios, reportar problemas emergenciais a superiores, manter hierarquia da embarcação, controlar pressão e temperatura dos sistemas, analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio, vistoriar quantidades de óleo combustível, dominar informática, amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases, participar da previsão orçamentária, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, sugerir ações de controle ambiental, assegurar disciplina, identificar necessidades de capacitação de tripulantes, manter atualizada escrituração de diários de bordo, testar sistema de partida principal e auxiliar, registrar atividades da embarcação, participar das negociações de obras junto a estaleiros, agir com dinamismo, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés, controlar sistemas hidráulicos do navio, participar do planejamento da logística de transporte, monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos, avaliar desempenho de tripulantes, controlar sistema de vapor do navio, auditar navio, zelar pela auto-estima e bem estar dos tripulantes, administrar conflitos, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, realizar cursos de aperfeiçoamento, consultar escrituração de diário de bordo, garantir a utilização de epis, supervisionar sistemas de controle eletro-eletrônicos, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, ter ética profissional, disponibilizar sistema de partida do motor, acompanhar docagem de navios, realizar cursos de aperfeiçoamentos, suportar privação familiar e social, raciocinar logicamente, organizar equipes de trabalho, realizar teste de pressão de redes de carga e descarga, fazer cumprir disciplina, tomar decisões, simular exercícios de abandono de embarcação, simular exercícios de colisão, estabelecer cronograma de trabalho, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, demonstrar criatividade, exercer liderança, inspecionar navios, coordenar compra de combustível, demonstrar capacidade didática, controlar níveis de óleo e combustível, controlar utilização de gases industriais, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, aumentar capacidade de geração de energia, supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo, possuir equilíbrio emocional, contatar fornecedores para compra de materiais, extinguir fontes poluidoras, controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico, simular exercícios de incêndio da embarcação, trabalhar em equipe, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, gerenciar problemas emergenciais, demonstrar motivação, participar de decisão sobre velocidade do navio, controlar processos de dessanilização da água, controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação, demonstrar coragem, elaborar relatórios técnicos, preencher folhas de registros de pressão e temperatura, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, substituir superiores em suas faltas ou impedimentos.

Cargos e salários CBO 2152-15 - Oficiais de máquinas da marinha mercante

Salário Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante

Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante: Brasil

  • 912
  • Brasil
  • 7.490 - 14.508
  • 41h
O profissional no cargo de Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante CBO 2152-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.490 e 14.508 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 912 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-15.
Salário Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante

Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante: Rio de Janeiro

  • 706
  • Rio de Janeiro
  • 7.589 - 13.400
  • 42h
O profissional no cargo de Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante CBO 2152-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 7.589 e 13.400 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 706 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-15.
Salário Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante Rio de Janeiro

Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante: Rio de Janeiro, RJ

  • 404
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 6.974 - 12.516
  • 42h
O profissional no cargo de Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante CBO 2152-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.974 e 12.516 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 404 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-15.