CBO 2152-15 - Oficiais de máquinas da marinha mercante - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2152-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de máquinas da marinha mercante que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante Atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, dentre outros equipamentos de navio, aplicando conhecimentos diversificados de ciências náuticas e afins Pode substituir o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.

Planeja atividades de bordo, organiza e prepara equipes de trabalho e realiza manutenção Executas atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio Elabora documentação.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2152-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Oficiais de máquinas da marinha mercante.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante

O Segundo oficial de máquinas da marinha mercante (ou similar) atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, aparelhos de suspender e de movimentar cargas, sistema de óleo e combustível e água de alimentação Realiza os serviços de quarto (período de quatro horas), para os quais for designado, na qualidade de encarregado do serviço de quarto de máquinas, dando imediato conhecimento ao chefe ou subchefe de máquinas das ocorrências verificadas, fazendo o devido registro no diário de máquinas.

Substitui o subchefe de máquinas, se for o mais antigo que se segue, na sua falta ou impedimento.

Pode atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação Participa da previsão orçamentária.

Estabelece cronograma de trabalho Identifica necessidades de contratação, organiza equipes de trabalho, identifica necessidades de treinamento e avalia desempenho de tripulantes.

Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação.

Responde pela guarda e conservação das ferramentas que lhe forem entregues, assinando a respectiva cautela e responsabilizando-se pelas faltas que ocorrerem Consulta diário de bordo.

Reporta, aos superiores, condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais.

Supervisiona máquinas no convés Cumpre as ordens de serviço recebidas, para boa condução, conservação e limpeza de motores e equipamentos, zelando pelo seu bom funcionamento Incumbe-se dos serviços de reparo que possam ser feitos com recursos de bordo, além da conservação e ajustagem dos diversos equipamentos.

Gerencia problemas emergenciais Realiza manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental Sugere melhorias em equipamentos.

Acompanha serviços de docagem em estaleiros Verifica condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controla sistema de vapor, sistemas hidráulicos e sistemas de ar condicionado.

Supervisiona sistemas de controle eletroeletrônicos Monitora horas de funcionamento dos equipamentos Executa sondagens dos níveis de tanques e mantém tanques do navio inertizados.

Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos Controla processos de dessalinização de água Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes, supervisiona limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.

Controla utilização de gases industriais Realiza as atividades de suporte necessárias para as manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação, preparando máquinas de amarração e desamarração e equipamentos auxiliares para carga e descarga Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga e sistema de governo do navio.

Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor e opera controle de velocidade do navio Registra as atividades de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras, ocorridas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada escrituração de diários de bordo Preenche formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura Elabora relatórios técnicos Realiza o serviço de quarto ou divisão, quando a lotação da embarcação assim o exigir, atuando como oficial de quarto de máquinas.

Utiliza e garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Controla processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segrega resíduos sólidos e líquidos e trata efluentes Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases Cumpre normas de proteção ao meio ambiente aquaviário.

Funções

O funcionário CBO 2152-15 deve administrar seção de máquinas, coordenar fluxos de comunicação, realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, gerenciar sistemas de manutenção, treinar tripulantes, gerenciar tripulantes, demonstrar competências pessoais, acompanhar desempenho do navio, conduzir equipamentos da seção de máquinas, realizar serviços em terra.

Atividades exercidas por um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15

Um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante (ou sinônimo) deve garantir a utilização de epis, supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo, dominar línguas estrangeiras, vistoriar quantidades de óleo combustível, realizar manutenção de equipamentos de combate a poluição ambiental, controlar pressão e temperatura dos sistemas, ter ética profissional, demonstrar capacidade de observação, zelar pela auto-estima e bem estar dos tripulantes, disponibilizar sistema de partida do motor, controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico, testar sistema de governo do navio, suportar privação familiar e social, acompanhar docagem de navios, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, fazer cumprir disciplina, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, administrar conflitos, monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos, inspecionar navios, controlar sistema de vapor do navio, realizar cursos de aperfeiçoamento, manter atualizada escrituração de diários de bordo, testar sistema de partida principal e auxiliar, realizar cursos de aperfeiçoamentos, controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação, segregar resíduos sólidos e líquidos, analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio, cumprir normas de proteção ao meio ambiente, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, acompanhar vistorias de navios, participar das negociações de obras junto a estaleiros, assegurar disciplina, simular exercícios de incêndio da embarcação, supervisionar sistemas de controle eletro-eletrônicos, participar de decisão sobre velocidade do navio, preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, tratar efluentes, simular exercícios de abandono de embarcação, gerenciar problemas emergenciais, raciocinar logicamente, demonstrar criatividade, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, manter tanques do navio inertizados, executar sondagens dos níveis dos tanques, reportar problemas emergenciais a superiores, simular exercícios de colisão, registrar atividades da embarcação, organizar equipes de trabalho, manter hierarquia da embarcação, demonstrar iniciativa, sugerir ações de controle ambiental, simular exercícios de emergência de controle ambiental, realizar teste de pressão de redes de carga e descarga, demonstrar solidariedade, preparar máquinas de amarração e desamarração, possuir equilíbrio emocional, controlar níveis de óleo e combustível, participar da previsão orçamentária, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, avaliar desempenho de tripulantes, ter flexibilidade profissional, monitorar horas de funcionamento dos equipamentos, agir com dinamismo, coordenar atuação das agências e representantes, reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés, analisar relatórios técnicos, elaborar relatórios técnicos, verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, identificar necessidades de capacitação de tripulantes, operar controle de velocidade do navio, consultar escrituração de diário de bordo, controlar utilização de gases industriais, extinguir fontes poluidoras, participar do planejamento da logística de transporte, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, substituir superiores em suas faltas ou impedimentos, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, exercer liderança, controlar processos de dessanilização da água, contatar fornecedores para compra de materiais, verificar sistema de comunicação, auditar navio, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, dominar informática, tomar decisões, aumentar capacidade de geração de energia, coordenar compra de combustível, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, trabalhar em equipe, amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, expressar-se oralmente, contatar prestadores de serviços, ambientar tripulantes e visitantes, controlar sistemas hidráulicos do navio, demonstrar motivação, demonstrar capacidade didática, realizar teste de pressão de carga e descarga, identificar necessidades de contratação, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, demonstrar coragem, efetuar cambação de óleo combustível do motor, preencher folhas de registros de pressão e temperatura, supervisionar máquinas no convés, estabelecer cronograma de trabalho.

Cargos e salários CBO 2152-15 - Oficiais de máquinas da marinha mercante

Salário Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante

Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante: Brasil

  • 899
  • Brasil
  • 7.595 - 14.986
  • 41h
O profissional no cargo de Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante CBO 2152-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.595 e 14.986 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 899 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-15.
Salário Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante

Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante: Rio de Janeiro

  • 690
  • Rio de Janeiro
  • 7.643 - 13.798
  • 42h
O profissional no cargo de Segundo Oficial de Maquinas da Marinha Mercante CBO 2152-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 7.643 e 13.798 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 690 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2152-15.