CBO 2152-15 - Segundo oficial de máquinas da marinha mercante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos oficiais de máquinas da marinha mercante
O profissional no cargo de Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 Atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, dentre outros equipamentos de navio, aplicando conhecimentos diversificados de ciências náuticas e afins Pode substituir o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.
Planeja atividades de bordo, organiza e prepara equipes de trabalho e realiza manutenção Executas atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio Elabora documentação.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
CBO 2152-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de oficiais de máquinas da marinha mercante que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Segundo oficial de máquinas da marinha mercante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Oficiais de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2152-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Oficiais de máquinas da marinha mercante.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante
O Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15 atua como oficial de máquinas de embarcações, executando os serviços para os quais for designado pelo chefe de máquinas, na qualidade de encarregado de motores, caldeiras, sistemas elétricos, câmaras frigoríficas, bombas, aparelhos de governo, aparelhos de suspender e de movimentar cargas, sistema de óleo e combustível e água de alimentação Realiza os serviços de quarto (período de quatro horas), para os quais for designado, na qualidade de encarregado do serviço de quarto de máquinas, dando imediato conhecimento ao chefe ou subchefe de máquinas das ocorrências verificadas, fazendo o devido registro no diário de máquinas.
Substitui o subchefe de máquinas, se for o mais antigo que se segue, na sua falta ou impedimento.
Pode atuar como subchefe ou chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação Participa da previsão orçamentária.
Estabelece cronograma de trabalho Identifica necessidades de contratação, organiza equipes de trabalho, identifica necessidades de treinamento e avalia desempenho de tripulantes.
Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação.
Responde pela guarda e conservação das ferramentas que lhe forem entregues, assinando a respectiva cautela e responsabilizando-se pelas faltas que ocorrerem Consulta diário de bordo.
Reporta, aos superiores, condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais.
Supervisiona máquinas no convés Cumpre as ordens de serviço recebidas, para boa condução, conservação e limpeza de motores e equipamentos, zelando pelo seu bom funcionamento Incumbe-se dos serviços de reparo que possam ser feitos com recursos de bordo, além da conservação e ajustagem dos diversos equipamentos.
Gerencia problemas emergenciais Realiza manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental Sugere melhorias em equipamentos.
Acompanha serviços de docagem em estaleiros Verifica condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controla sistema de vapor, sistemas hidráulicos e sistemas de ar condicionado.
Supervisiona sistemas de controle eletroeletrônicos Monitora horas de funcionamento dos equipamentos Executa sondagens dos níveis de tanques e mantém tanques do navio inertizados.
Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos Controla processos de dessalinização de água Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes, supervisiona limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.
Controla utilização de gases industriais Realiza as atividades de suporte necessárias para as manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação, preparando máquinas de amarração e desamarração e equipamentos auxiliares para carga e descarga Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga e sistema de governo do navio.
Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor e opera controle de velocidade do navio Registra as atividades de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras, ocorridas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada escrituração de diários de bordo Preenche formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura Elabora relatórios técnicos Realiza o serviço de quarto ou divisão, quando a lotação da embarcação assim o exigir, atuando como oficial de quarto de máquinas.
Utiliza e garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Controla processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segrega resíduos sólidos e líquidos e trata efluentes Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases Cumpre normas de proteção ao meio ambiente aquaviário.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2152-15 deve realizar serviços em terra, gerenciar tripulantes, administrar seção de máquinas, coordenar fluxos de comunicação, treinar tripulantes, acompanhar desempenho do navio, realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, conduzir equipamentos da seção de máquinas, demonstrar competências pessoais, gerenciar sistemas de manutenção.
Condições de trabalho dessas profissões
Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2152-15
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).
Atividades exercidas por um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante CBO 2152-15
Um Segundo oficial de máquinas da marinha mercante (ou sinônimo) deve verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos, ambientar tripulantes e visitantes, controlar sistema de vapor do navio, registrar atividades da embarcação, identificar necessidades de contratação, demonstrar motivação, analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio, simular exercícios de emergência de controle ambiental, sugerir ações de controle ambiental, realizar teste de pressão de redes de carga e descarga, realizar teste de pressão de carga e descarga, dominar línguas estrangeiras, acompanhar docagem de navios, ter ética profissional, preparar máquinas de amarração e desamarração, realizar manutenção de equipamentos de combate a poluição ambiental, testar sistema de governo do navio, controlar níveis de óleo e combustível, dominar informática, participar da previsão orçamentária, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, avaliar desempenho de tripulantes, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, estabelecer cronograma de trabalho, verificar sistema de comunicação, tomar decisões, inspecionar navios, reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés, contatar fornecedores para compra de materiais, manter tanques do navio inertizados, demonstrar coragem, administrar conflitos, manter atualizada escrituração de diários de bordo, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, zelar pela auto-estima e bem estar dos tripulantes, demonstrar capacidade didática, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, demonstrar criatividade, testar sistema de partida principal e auxiliar, monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos, participar das negociações de obras junto a estaleiros, simular exercícios de abandono de embarcação, segregar resíduos sólidos e líquidos, supervisionar máquinas no convés, controlar utilização de gases industriais, controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico, organizar equipes de trabalho, supervisionar sistemas de controle eletro-eletrônicos, participar de decisão sobre velocidade do navio, extinguir fontes poluidoras, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, demonstrar capacidade de observação, monitorar horas de funcionamento dos equipamentos, fazer cumprir disciplina, gerenciar problemas emergenciais, controlar pressão e temperatura dos sistemas, identificar necessidades de capacitação de tripulantes, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, auditar navio, expressar-se oralmente, ter flexibilidade profissional, raciocinar logicamente, trabalhar em equipe, coordenar compra de combustível, vistoriar quantidades de óleo combustível, possuir equilíbrio emocional, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, consultar escrituração de diário de bordo, efetuar cambação de óleo combustível do motor, executar sondagens dos níveis dos tanques, supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, controlar sistemas hidráulicos do navio, agir com dinamismo, amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases, aumentar capacidade de geração de energia, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, reportar problemas emergenciais a superiores, realizar cursos de aperfeiçoamento, disponibilizar sistema de partida do motor, realizar cursos de aperfeiçoamentos, acompanhar vistorias de navios, preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga, demonstrar iniciativa, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, simular exercícios de colisão, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, cumprir normas de proteção ao meio ambiente, tratar efluentes, simular exercícios de incêndio da embarcação, controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação, demonstrar solidariedade, coordenar atuação das agências e representantes, substituir superiores em suas faltas ou impedimentos, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, assegurar disciplina, garantir a utilização de epis, contatar prestadores de serviços, controlar processos de dessanilização da água, participar do planejamento da logística de transporte, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, exercer liderança, operar controle de velocidade do navio, elaborar relatórios técnicos, manter hierarquia da embarcação, suportar privação familiar e social, analisar relatórios técnicos, preencher folhas de registros de pressão e temperatura, acompanhar serviços de docagem em estaleiros.