Profissões relacionadas:
O que faz um Diretor de Criação CBO 2531-30
O Diretor de Criação elabora e conduz o desenvolvimento de conceitos, projetos de comunicação visual e concepção de materiais personalizados para ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços, em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas do cliente (sistematizados na forma de briefing), contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Cria projetos e ou coordena equipes de criação no desenvolvimento de campanhas promocionais e peças publicitárias, em parceria e articulação com o redator, diretor de arte e demais profissionais envolvidos, fomentando e conduzindo as etapas processo criativo (preparação, incubação, iluminação e verificação) para transformação e inovação conceitual e ou estratégia no campo artístico e da publicidade Elabora planejamento estratégico de marcas, produtos e serviços, indicando pontos fortes e fracos do produto no mercado, a partir de análise de resultados de pesquisas de mercado e concorrência, tendências, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), direcionando ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias de acordo com briefing.
Coordena planejamento e desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e direcionando a elaboração e ou escolha de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Negocia aspectos financeiros, estratégicos e conceituais de ações e projetos publicitários com clientes e demais profissionais envolvidos no processo criativo, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente, ajustando-o quando necessário, e avaliando a qualidade dos serviços executados Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Gerencia equipes envolvidas no processo de criação de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.
Pode selecionar e contratar prestadores de serviço Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- vender serviços publicitários;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar planejamento estratégico;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- desenvolver propaganda e promoções;
- criar peças publicitárias;
- demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
- desenvolver campanhas promocionais;
- adaptar-se a situações adversas;
- ver mais...
Salário de Diretor de Criação CBO 2531-30 - Série histórica
Quanto ganha um Diretor de Criação por região do Brasil
Cidade | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 14.183,81 | 14.582,06 | 22.036,85 | 69,25 | 5.988 |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial. |
Tabela salarial para Diretor de Criação
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 12.100 | 145.202 | 3.025 | 57,63 | |
Média Salarial | 12.440 | 149.279 | 3.110 | 59,25 | |
1º Quartil | 2.721 | 32.651 | 680 | 12,96 | |
Salário Mediana | 5.000 | 60.000 | 1.250 | 23,81 | |
3º Quartil | 29.004 | 348.051 | 7.251 | 138,14 | |
Teto Salarial | 38.031 | 456.374 | 9.508 | 181,13 | |
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Demanda no mercado de trabalho para Comunicação Social e/ou Design Gráfico
Diretor de Criação é um cargo que está em baixa no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Junho de 2023 e Maio de 2024, tivemos uma queda de 4.76% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Diretor de Criação CBO 2531-30 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Quanto ganha um Diretor de Criação por estado
UF | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
41 | 18.182,61 | 18.693,14 | 28.249,64 | 90,13 | 282 | |
43 | 3.165,73 | 3.254,62 | 4.918,48 | 15,29 | 43 | |
41 | 4.870,37 | 5.007,12 | 7.566,90 | 24,38 | 26 | |
43 | 3.287,23 | 3.379,53 | 5.107,24 | 15,70 | 24 | |
43 | 4.055,26 | 4.169,12 | 6.300,50 | 19,58 | 19 | |
41 | 7.103,83 | 7.303,29 | 11.036,96 | 35,34 | 18 | |
44 | 2.992,74 | 3.076,76 | 4.649,70 | 14,06 | 17 | |
42 | 5.533,69 | 5.689,07 | 8.597,49 | 26,84 | 15 | |
43 | 3.428,60 | 3.524,87 | 5.326,88 | 16,25 | 13 | |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial. |
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | |
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 18.810,37 | 19.338,52 | 29.224,96 | |
7319-0/03 | Marketing direto | 2.035,36 | 2.092,51 | 3.162,27 | |
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 8.624,43 | 8.866,59 | 13.399,46 | |
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.650,97 | 4.781,56 | 7.226,03 | |
6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 6.618,61 | 6.804,44 | 10.283,08 | |
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 5.825,02 | 5.988,57 | 9.050,11 | |
1813-0/01 | Impressão de material para uso publicitário | 1.793,28 | 1.843,63 | 2.786,15 | |
1412-6/01 | Confecção de peças do vestuário | 3.486,12 | 3.584,00 | 5.416,25 | |
4646-0/01 | Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria | 6.142,53 | 6.315,00 | 9.543,42 | |
7319-0/99 | Outras atividades de publicidade | 13.041,76 | 13.407,94 | 20.262,48 | |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganham profissionais de Comunicação Social e/ou Design Gráfico por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 513 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Diretor de Criação CBO 2531-30 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
263 | 44 | 220 | 6.024,26 | 27,38 |
211 | 40 | 200 | 20.476,17 | 102,38 |
6 | 42 | 210 | 18.504,17 | 88,12 |
5 | 37 | 185 | 17.400,00 | 94,05 |
2 | 30 | 150 | 7.954,50 | 53,03 |
2 | 41 | 205 | 2.125,00 | 10,37 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por porte da empresa e nível profissional
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 8.389,12 | 9.239,63 | 10.714,96 |
Pequenas | 13.618,74 | 14.469,25 | 15.944,57 |
Médias | 18.598,78 | 19.449,29 | 20.924,62 |
Grandes Empresas | 10.520,87 | 11.371,38 | 12.846,71 |
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Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Diretor de Criação
- Salário Base: R$ 12.439,94
- Salário-educação (3%): R$ 373,20
- Sistema S (2%): R$ 248,80
- INSS Patronal (20%): R$ 2.487,99
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 124,40
- FGTS (8%): R$ 995,20
- Férias 1/12: R$ 1.036,66
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 2.487,99
- Periculosidade (30%): R$ 3.731,98
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 345,55
- 13º Salário: R$ 1.036,66
- FGTS sobre Férias: R$ 82,93
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 27,64
- FGTS sobre 13º: R$ 82,93
- Aviso Prévio: R$ 1.036,66
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 82,93
- Multa Rescisória FGTS: R$ 1.036,66
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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