CBO 2531-15 - Publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade

O profissional no cargo de Publicitário CBO 2531-15 Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.

Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2531-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de publicidade.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Publicitário

O Publicitário CBO 2531-15 planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo.

Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.

Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.

Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.

Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2531-15 deve gerenciar setores, pesquisar meios e veículos de comunicação, contratar fornecedores, estruturar estratégia de projeto publicitário, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais, desenvolver propaganda e promoções, vender serviços publicitários.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Publicitário CBO 2531-15

Um Publicitário (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de negociação, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, demonstrar habilidade de comunicação verbal, desenvolver projeção e execução de comerciais, demonstrar senso crítico, apresentar tabelas de preços, selecionar fornecedores, demonstrar habilidade de comunicação, conduzir realização de pesquisa, criar campanhas publicitárias, demonstrar senso de oportunidade, criar ações de merchandising, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, definir necessidades do cliente, realizar negociações técnico-comerciais, fazer previsão orçamentária, determinar fornecedores, administrar conflitos, sugerir imagens para textos criados, identificar necessidades do cliente, divulgar campanhas e peças publicitárias, elaborar relatório sobre demanda de mercado, representar agência nos meios de comunicação, avaliar qualidade das campanhas - projeto, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, traçar planejamento de campanha, adaptar linguagem ao público, realizar campanhas e peças publicitárias, analisar concorrência, acordar briefing com cliente, delinear diretrizes do projeto, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, preparar cronograma, definir conceito de produto e serviço, pesquisar alternativas de mídia, definir target - público alvo, apontar novos nichos de mercado ou produtos, coordenar compra de espaço na mídia, demonstrar liderança, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, interpretar expectativas do cliente, demonstrar pró-atividade, antever cenários futuros, assumir riscos, identificar perfil dos veículos de comunicação, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar criatividade, rever processo criativo, coordenar área de mídia, criar peças publicitárias, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, definir conceito de campanhas, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, contratar serviços de publicidade, procurar novos clientes e novos mercados, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, informar fornecedores sobre novos produtos, solucionar problemas de pós-venda, pesquisar novas recomendações, analisar perfil do público alvo, analisar demanda do cliente, contribuir na concepção do leiaute da campanha, selecionar institutos de pesquisa, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, explicar formas de pagamento, mapear dados secundários, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar senso estético, trabalhar em equipe, apresentar projeto para cliente, comprar espaço na mídia, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, demonstrar poder de síntese, definir meios e veículos de comunicação, sugerir novos mercados consumidores, coordenar equipes de trabalho, ponderar opiniões divergentes, comunicar imagem de clientes, gerenciar recursos materiais e financeiros, desenvolver campanhas promocionais, manter relacionamento com o cliente, sugerir mudanças no processo de comercialização, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, elaborar estratégia de mídia, adaptar-se a situações adversas, identificar necessidades de pesquisas, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, detetar tendências de mercado, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, direcionar campanhas de acordo com briefing, demonstrar dinamismo, manter relacionamento com veículos de comunicação, submeter projeto a aprovação do cliente, demonstrar flexibilidade, conduzir a realização de pesquisas.

Cargos e salários CBO 2531-15 - Profissionais de publicidade

Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: Brasil

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.779 e 9.000 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 14.468 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Joinville

Agente Publicitário: Joinville, SC

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.154 e 3.335 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Belém

Agente Publicitário: Belém, PA

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 2.137 e 4.009 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 65 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Cuiabá

Agente Publicitário: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.438 e 4.781 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 40 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Caxias do Sul

Agente Publicitário: Caxias do Sul, RS

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 2.301 e 3.727 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 35 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Aracaju

Agente Publicitário: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 2.243 e 3.634 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Vitoria

Agente Publicitário: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.224 e 3.666 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 40 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Blumenau

Agente Publicitário: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.470 e 4.269 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Ribeirão Preto

Agente Publicitário: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.844 e 5.321 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário São José do Rio Preto

Agente Publicitário: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 2.111 e 3.419 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Londrina

Agente Publicitário: Londrina, PR

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.129 e 3.537 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Brasília

Agente Publicitário: Brasília, DF

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.172 e 6.905 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 269 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Goiânia

Agente Publicitário: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.384 e 4.559 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 171 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Campinas

Agente Publicitário: Campinas, SP

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.714 e 7.955 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: Minas Gerais

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.361 e 4.747 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 927 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.018 e 6.123 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.501 e 8.273 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 805 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: São Paulo

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.917 e 11.709 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.471 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.