CBO 2531-15 - Profissionais de publicidade - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2531-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de publicidade.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
Funções
elaborar planejamento estratégico, gerenciar setores, demonstrar competências pessoais, estruturar estratégia de projeto publicitário, desenvolver propaganda e promoções, pesquisar meios e veículos de comunicação, vender serviços publicitários, contratar fornecedores.
Atividades
ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar poder de síntese, fazer previsão orçamentária, elaborar estratégia de mídia, definir conceito de produto e serviço, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, criar ações de merchandising, criar peças publicitárias, gerenciar recursos materiais e financeiros, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, procurar novos clientes e novos mercados, coordenar compra de espaço na mídia, adaptar linguagem ao público, sugerir mudanças no processo de comercialização, sugerir imagens para textos criados, analisar perfil do público alvo, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, demonstrar habilidade de comunicação, identificar necessidades do cliente, criar campanhas publicitárias, assumir riscos, demonstrar senso crítico, antever cenários futuros, definir target - público alvo, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, avaliar qualidade das campanhas - projeto, identificar perfil dos veículos de comunicação, adaptar-se a situações adversas, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, demonstrar senso estético, contribuir na concepção do leiaute da campanha, coordenar área de mídia, conduzir a realização de pesquisas, trabalhar em equipe, analisar demanda do cliente, informar fornecedores sobre novos produtos, rever processo criativo, realizar campanhas e peças publicitárias, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, manter relacionamento com o cliente, comprar espaço na mídia, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, comunicar imagem de clientes, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, definir meios e veículos de comunicação, sugerir novos mercados consumidores, definir conceito de campanhas, demonstrar pró-atividade, explicar formas de pagamento, demonstrar capacidade de negociação, identificar necessidades de pesquisas, conduzir realização de pesquisa, selecionar institutos de pesquisa, direcionar campanhas de acordo com briefing, divulgar campanhas e peças publicitárias, interpretar expectativas do cliente, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, apontar novos nichos de mercado ou produtos, contratar serviços de publicidade, analisar concorrência, manter relacionamento com veículos de comunicação, determinar fornecedores, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, pesquisar alternativas de mídia, solucionar problemas de pós-venda, preparar cronograma, representar agência nos meios de comunicação, demonstrar flexibilidade, coordenar equipes de trabalho, demonstrar criatividade, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, submeter projeto a aprovação do cliente, traçar planejamento de campanha, apresentar tabelas de preços, realizar negociações técnico-comerciais, desenvolver campanhas promocionais, mapear dados secundários, definir necessidades do cliente, selecionar fornecedores, administrar conflitos, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, delinear diretrizes do projeto, demonstrar liderança, desenvolver projeção e execução de comerciais, acordar briefing com cliente, pesquisar novas recomendações, ponderar opiniões divergentes, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, detetar tendências de mercado, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, demonstrar dinamismo, apresentar projeto para cliente, elaborar relatório sobre demanda de mercado, demonstrar senso de oportunidade.