CBO 2531-10 - Redator de publicidade - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade

O profissional no cargo de Redator de publicidade CBO 2531-10 Cria roteiros e textos publicitários e ações de merchandising para diferentes mídias offline e online, produtos, serviços e públicos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Estrutura e implementa ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo para alcance de resultados estabelecidos em briefing.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2531-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Redator de publicidade, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de publicidade.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Redator de publicidade

O Redator de publicidade CBO 2531-10 planeja, estrutura e produz roteiros e textos publicitários para diferentes campanhas, plataformas e veículos de comunicação, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Contribui com o desenvolvimento do planejamento estratégico e dos planos de mídia, em parceria e articulação com o publicitário responsável pelo projeto, diretor de arte e demais profissionais envolvidos no processo criativo, discutindo o conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget).

Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver textos e roteiros publicitários, a partir das tendências e nichos de mercado.

Seleciona estratégias e técnicas de produção de sentido de texto, adequadas ao alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos Cria textos e roteiros publicitários, utilizando técnicas de redação criativa e construção de narrativas persuasivas, desenvolvendo peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, articulando, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos.

Produz textos e roteiros publicitários para mídias offline e online, como jornais e revistas, banners, mídia móvel (busdoors), displays, folhetos (flyers), pastas (fôlderes), mídias exteriores, outdoors, postagens e artes nas redes sociais, rádio e televisão, sites e blogs, produções audiovisuais, entre outros Sugere, estrutura e desenvolve ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo, implementando técnicas e boas práticas para redigir conteúdo para ambientes digitais (webwriting) e de otimização de mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization), para concepção de textos e otimização de sites, blogs e páginas da web.

Administra recursos humanos, materiais e financeiros para redação publicitária.

Seleciona e contrata prestadores de serviço Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.

Participa de ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, esclarecendo dúvidas de clientes a respeito de propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios.

Sugere mudanças no processo de comercialização Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Zela pela qualidade técnica dos textos e roteiros publicitários, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2531-10 deve demonstrar competências pessoais, contratar fornecedores, elaborar planejamento estratégico, desenvolver propaganda e promoções, estruturar estratégia de projeto publicitário, vender serviços publicitários.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Redator de publicidade CBO 2531-10

Um Redator de publicidade (ou sinônimo) deve demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar senso crítico, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar criatividade, determinar fornecedores, assumir riscos, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, demonstrar poder de síntese, definir conceito de produto e serviço, apresentar projeto para cliente, demonstrar dinamismo, definir conceito de campanhas, antever cenários futuros, criar ações de merchandising, criar peças publicitárias, demonstrar habilidade de comunicação, submeter projeto a aprovação do cliente, adaptar linguagem ao público, contratar serviços de publicidade, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, administrar conflitos, manter relacionamento com veículos de comunicação, rever processo criativo, demonstrar senso estético, interpretar expectativas do cliente, adaptar-se a situações adversas, selecionar fornecedores, demonstrar flexibilidade, ponderar opiniões divergentes, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, desenvolver campanhas promocionais, demonstrar capacidade de negociação, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, informar fornecedores sobre novos produtos, demonstrar liderança, demonstrar senso de oportunidade, manter relacionamento com o cliente, demonstrar pró-atividade.

Cargos e salários CBO 2531-10 - Profissionais de publicidade

Salário Redator de Publicidade

Redator de Publicidade: Brasil

  • 11.327
  • Brasil
  • 2.855 - 6.692
  • 42h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.855 e 6.692 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 11.327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Assistente de Marketing

Assistente de Marketing: Brasil

  • 11.327
  • Brasil
  • 2.855 - 6.692
  • 42h
O profissional no cargo de Assistente de Marketing CBO 2531-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.855 e 6.692 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 11.327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Brasília

Redator de Publicidade: Brasília, DF

  • 195
  • Brasília, DF
  • 2.904 - 6.408
  • 42h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.904 e 6.408 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Fortaleza

Redator de Publicidade: Fortaleza, CE

  • 233
  • Fortaleza, CE
  • 1.971 - 3.467
  • 43h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.971 e 3.467 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 233 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Belo Horizonte

Redator de Publicidade: Belo Horizonte, MG

  • 325
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.664 - 5.180
  • 41h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.664 e 5.180 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 325 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Cuiabá

Redator de Publicidade: Cuiabá, MT

  • 54
  • Cuiabá, MT
  • 2.854 - 6.872
  • 43h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.854 e 6.872 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Goiânia

Redator de Publicidade: Goiânia, GO

  • 241
  • Goiânia, GO
  • 2.435 - 4.361
  • 42h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.435 e 4.361 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 241 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade São Paulo

Redator de Publicidade: São Paulo, SP

  • 2.545
  • São Paulo, SP
  • 4.773 - 10.988
  • 41h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.773 e 10.988 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.545 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade

Redator de Publicidade: Minas Gerais

  • 883
  • Minas Gerais
  • 2.179 - 4.115
  • 43h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.179 e 4.115 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 883 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Florianópolis

Redator de Publicidade: Florianópolis, SC

  • 117
  • Florianópolis, SC
  • 3.135 - 6.170
  • 41h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.135 e 6.170 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 117 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade

Redator de Publicidade: Rio de Janeiro

  • 656
  • Rio de Janeiro
  • 2.701 - 5.829
  • 42h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.701 e 5.829 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 656 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Manaus

Redator de Publicidade: Manaus, AM

  • 90
  • Manaus, AM
  • 1.805 - 3.064
  • 43h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.805 e 3.064 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 90 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade

Redator de Publicidade: São Paulo

  • 4.534
  • São Paulo
  • 3.686 - 8.565
  • 42h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.686 e 8.565 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.534 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Recife

Redator de Publicidade: Recife, PE

  • 111
  • Recife, PE
  • 2.414 - 4.530
  • 42h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.414 e 4.530 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade

Redator de Publicidade: Rio Grande do Sul

  • 722
  • Rio Grande do Sul
  • 2.517 - 4.732
  • 42h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.517 e 4.732 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 722 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Rio de Janeiro

Redator de Publicidade: Rio de Janeiro, RJ

  • 429
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.172 - 7.124
  • 42h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.172 e 7.124 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 429 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade

Redator de Publicidade: Paraná

  • 938
  • Paraná
  • 2.364 - 4.309
  • 43h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.364 e 4.309 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 938 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.
Salário Redator de Publicidade Londrina

Redator de Publicidade: Londrina, PR

  • 85
  • Londrina, PR
  • 2.113 - 3.623
  • 43h
O profissional no cargo de Redator de Publicidade CBO 2531-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.113 e 3.623 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-10.