CBO 2531-10 - Profissionais de publicidade - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2531-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
- Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização.
- Profissionais de publicidade.
Descrição dos cargos da categoria Profissionais de publicidade
Os Profissionais de publicidade CBO 2531-10 desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.
Condições de trabalho
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Funções dos Profissionais de publicidade CBO 2531-10
Profissionais de publicidade devem:
Atividades dos cargos CBO 2531-10
Entre as principais atribuições dos Profissionais de publicidade CBO 2531-10 estão as de:
- demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
- criar peças publicitárias;
- demonstrar liderança;
- informar fornecedores sobre novos produtos;
- determinar fornecedores;
- selecionar fornecedores;
- assumir riscos;
- manter relacionamento com o cliente;
- demonstrar habilidade de comunicação;
- aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
- demonstrar proatividade;
- demonstrar poder de síntese;
- antever cenários futuros;
- demonstrar flexibilidade;
- ajustar o projeto a pedido do cliente;
- demonstrar habilidade de comunicação verbal;
- contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
- administrar conflitos;
- adaptar linguagem ao público;
- demonstrar senso crítico;
- criar ações de merchandising;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de negociação;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver campanhas promocionais;
- apresentar projeto para cliente;
- demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
- demonstrar senso de oportunidade;
- manter relacionamento com veículos de comunicação;
- desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
- definir conceito de campanhas;
- ponderar opiniões divergentes;
- interpretar expectativas do cliente;
- definir conceito de produto e serviço;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar senso estético;
- rever processo criativo;
- contratar serviços de publicidade;
- submeter projeto a aprovação do cliente;
- adaptar-se a situações adversas;