Profissões relacionadas:
O que faz um Redator de Publicidade CBO 2531-10
O Redator de Publicidade planeja, estrutura e produz roteiros e textos publicitários para diferentes campanhas, plataformas e veículos de comunicação, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Contribui com o desenvolvimento do planejamento estratégico e dos planos de mídia, em parceria e articulação com o publicitário responsável pelo projeto, diretor de arte e demais profissionais envolvidos no processo criativo, discutindo o conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget) Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver textos e roteiros publicitários, a partir das tendências e nichos de mercado.
Seleciona estratégias e técnicas de produção de sentido de texto, adequadas ao alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos Cria textos e roteiros publicitários, utilizando técnicas de redação criativa e construção de narrativas persuasivas, desenvolvendo peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, articulando, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Produz textos e roteiros publicitários para mídias offline e online, como jornais e revistas, banners, mídia móvel (busdoors), displays, folhetos (flyers), pastas (fôlderes), mídias exteriores, outdoors, postagens e artes nas redes sociais, rádio e televisão, sites e blogs, produções audiovisuais, entre outros Sugere, estrutura e desenvolve ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo, implementando técnicas e boas práticas para redigir conteúdo para ambientes digitais (webwriting) e de otimização de mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization), para concepção de textos e otimização de sites, blogs e páginas da web.
Administra recursos humanos, materiais e financeiros para redação publicitária Seleciona e contrata prestadores de serviço Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.
Participa de ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, esclarecendo dúvidas de clientes a respeito de propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios Sugere mudanças no processo de comercialização Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Zela pela qualidade técnica dos textos e roteiros publicitários, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- desenvolver propaganda e promoções;
- contratar fornecedores;
- vender serviços publicitários;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar planejamento estratégico;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar habilidade de comunicação;
- desenvolver campanhas promocionais;
- demonstrar senso crítico;
- ver mais...
Salário de Redator de Publicidade CBO 2531-10 - Série histórica
Quanto ganha um Redator de Publicidade por região do Brasil
Tabela salarial para Redator de Publicidade
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.964 | 35.570 | 741 | 13,91 | |
Média Salarial | 3.047 | 36.569 | 762 | 14,30 | |
1º Quartil | 1.731 | 20.773 | 433 | 8,12 | |
Salário Mediana | 2.140 | 25.680 | 535 | 10,04 | |
3º Quartil | 5.344 | 64.123 | 1.336 | 25,08 | |
Teto Salarial | 6.472 | 77.668 | 1.618 | 30,37 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Redator de Publicidade é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 6.4% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Redator de Publicidade CBO 2531-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 5.180,19 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.745,03 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 2.267,43 | |||
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 3.093,29 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.954,70 | |||
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.201,98 | |||
6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 4.354,68 | |||
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 3.096,28 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 3.936,50 | |||
8630-5/04 | Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.664,41 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganha um Redator de Publicidade por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 10.683 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Redator de Publicidade CBO 2531-10 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
7.726 | 44 | 220 | 2.553,24 | 11,61 |
2.322 | 40 | 200 | 4.708,25 | 23,54 |
155 | 42 | 210 | 3.402,35 | 16,20 |
143 | 30 | 150 | 3.800,73 | 25,34 |
69 | 43 | 215 | 2.386,26 | 11,10 |
51 | 36 | 180 | 1.792,86 | 9,96 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 2.638,44 | 3.021,71 | 3.978,48 |
Pequenas | 3.055,91 | 3.439,18 | 4.395,94 |
Médias | 4.090,42 | 4.473,69 | 5.430,45 |
Grandes Empresas | 3.932,09 | 4.315,35 | 5.272,12 |
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Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Redator de Publicidade
- Salário Base: R$ 3.047,39
- Salário-educação (3%): R$ 91,42
- Sistema S (2%): R$ 60,95
- INSS Patronal (20%): R$ 609,48
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 30,47
- FGTS (8%): R$ 243,79
- Férias 1/12: R$ 253,95
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 609,48
- Periculosidade (30%): R$ 914,22
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 84,65
- 13º Salário: R$ 253,95
- FGTS sobre Férias: R$ 20,32
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,77
- FGTS sobre 13º: R$ 20,32
- Aviso Prévio: R$ 253,95
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 20,32
- Multa Rescisória FGTS: R$ 253,95
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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