Redator de Publicidade - Salário Brasil

R$ 3.047,39/mês

Atualizado em

Hoje um Redator de Publicidade ganha em média R$ 3.047,39 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 10.683 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Redator de Publicidade pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.964,16 e o teto salarial de R$ 6.472,31, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Redator de Publicidade.

Salário por estado

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 24 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Agências de publicidade de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Redator de Publicidade é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Redator de Publicidade, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Redator de Publicidade CBO 2531-10

O Redator de Publicidade planeja, estrutura e produz roteiros e textos publicitários para diferentes campanhas, plataformas e veículos de comunicação, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Contribui com o desenvolvimento do planejamento estratégico e dos planos de mídia, em parceria e articulação com o publicitário responsável pelo projeto, diretor de arte e demais profissionais envolvidos no processo criativo, discutindo o conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget) Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver textos e roteiros publicitários, a partir das tendências e nichos de mercado.

Seleciona estratégias e técnicas de produção de sentido de texto, adequadas ao alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos Cria textos e roteiros publicitários, utilizando técnicas de redação criativa e construção de narrativas persuasivas, desenvolvendo peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, articulando, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Produz textos e roteiros publicitários para mídias offline e online, como jornais e revistas, banners, mídia móvel (busdoors), displays, folhetos (flyers), pastas (fôlderes), mídias exteriores, outdoors, postagens e artes nas redes sociais, rádio e televisão, sites e blogs, produções audiovisuais, entre outros Sugere, estrutura e desenvolve ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo, implementando técnicas e boas práticas para redigir conteúdo para ambientes digitais (webwriting) e de otimização de mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization), para concepção de textos e otimização de sites, blogs e páginas da web.

Administra recursos humanos, materiais e financeiros para redação publicitária Seleciona e contrata prestadores de serviço Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.

Participa de ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, esclarecendo dúvidas de clientes a respeito de propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios Sugere mudanças no processo de comercialização Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Zela pela qualidade técnica dos textos e roteiros publicitários, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • desenvolver propaganda e promoções;
  • contratar fornecedores;
  • vender serviços publicitários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • desenvolver campanhas promocionais;
  • demonstrar senso crítico;
  • ver mais...

Salário de Redator de Publicidade CBO 2531-10 - Série histórica

Quanto ganha um Redator de Publicidade por região do Brasil

Tabela salarial para Redator de Publicidade

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.964 35.570 741 13,91
Média Salarial 3.047 36.569 762 14,30
1º Quartil 1.731 20.773 433 8,12
Salário Mediana 2.140 25.680 535 10,04
3º Quartil 5.344 64.123 1.336 25,08
Teto Salarial 6.472 77.668 1.618 30,37
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Redator de Publicidade negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2531-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Redator de Publicidade é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 6.4% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Redator de Publicidade CBO 2531-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 5.180,19
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.745,03
7319-0/03 Marketing direto 2.267,43
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 3.093,29
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.954,70
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.201,98
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 4.354,68
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 3.096,28
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 3.936,50
8630-5/04 Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.664,41
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Redator de Publicidade por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 10.683 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Redator de Publicidade CBO 2531-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
7.726 44 220 2.553,24 11,61
2.322 40 200 4.708,25 23,54
155 42 210 3.402,35 16,20
143 30 150 3.800,73 25,34
69 43 215 2.386,26 11,10
51 36 180 1.792,86 9,96

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 5.373 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 2.638,44 3.021,71 3.978,48
Pequenas 3.055,91 3.439,18 4.395,94
Médias 4.090,42 4.473,69 5.430,45
Grandes Empresas 3.932,09 4.315,35 5.272,12
  • *Redator de Publicidade Júnior: até 4 anos;
  • *Redator de Publicidade Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Redator de Publicidade Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Redator de Publicidade

  • Salário Base: R$ 3.047,39
  • Salário-educação (3%): R$ 91,42
  • Sistema S (2%): R$ 60,95
  • INSS Patronal (20%): R$ 609,48
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 30,47
  • FGTS (8%): R$ 243,79
  • Férias 1/12: R$ 253,95
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 609,48
  • Periculosidade (30%): R$ 914,22
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 84,65
  • 13º Salário: R$ 253,95
  • FGTS sobre Férias: R$ 20,32
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,77
  • FGTS sobre 13º: R$ 20,32
  • Aviso Prévio: R$ 253,95
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 20,32
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 253,95

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Toda essa pesquisa salarial para Redator de Publicidade pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

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