Profissões relacionadas:
O que faz um Redator de Publicidade CBO 2531-10
O Redator de Publicidade planeja, estrutura e produz roteiros e textos publicitários para diferentes campanhas, plataformas e veículos de comunicação, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Contribui com o desenvolvimento do planejamento estratégico e dos planos de mídia, em parceria e articulação com o publicitário responsável pelo projeto, diretor de arte e demais profissionais envolvidos no processo criativo, discutindo o conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget) Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver textos e roteiros publicitários, a partir das tendências e nichos de mercado.
Seleciona estratégias e técnicas de produção de sentido de texto, adequadas ao alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos Cria textos e roteiros publicitários, utilizando técnicas de redação criativa e construção de narrativas persuasivas, desenvolvendo peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, articulando, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Produz textos e roteiros publicitários para mídias offline e online, como jornais e revistas, banners, mídia móvel (busdoors), displays, folhetos (flyers), pastas (fôlderes), mídias exteriores, outdoors, postagens e artes nas redes sociais, rádio e televisão, sites e blogs, produções audiovisuais, entre outros Sugere, estrutura e desenvolve ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo, implementando técnicas e boas práticas para redigir conteúdo para ambientes digitais (webwriting) e de otimização de mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization), para concepção de textos e otimização de sites, blogs e páginas da web.
Administra recursos humanos, materiais e financeiros para redação publicitária Seleciona e contrata prestadores de serviço Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.
Participa de ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, esclarecendo dúvidas de clientes a respeito de propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios Sugere mudanças no processo de comercialização Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Zela pela qualidade técnica dos textos e roteiros publicitários, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- desenvolver propaganda e promoções;
- elaborar planejamento estratégico;
- contratar fornecedores;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- demonstrar competências pessoais;
- vender serviços publicitários;
- demonstrar liderança;
- selecionar fornecedores;
- demonstrar senso crítico;
- submeter projeto a aprovação do cliente;
- ver mais...
Salário de Redator de Publicidade CBO 2531-10 - Série histórica
Quanto ganha um Redator de Publicidade por região do Brasil
Cidade | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 4.772,61 | 4.906,62 | 7.415,03 | 23,40 | 2.545 |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 3.172,45 | 3.261,53 | 4.928,92 | 15,42 | 429 |
Curitiba, PR | 43 | 2.741,92 | 2.818,90 | 4.260,01 | 13,10 | 335 |
Belo Horizonte, MG | 42 | 2.663,55 | 2.738,34 | 4.138,25 | 13,08 | 325 |
Porto Alegre, RS | 42 | 3.174,01 | 3.263,13 | 4.931,34 | 15,55 | 248 |
Goiânia, GO | 43 | 2.434,82 | 2.503,19 | 3.782,89 | 11,67 | 241 |
Fortaleza, CE | 44 | 1.970,71 | 2.026,05 | 3.061,82 | 9,30 | 233 |
Brasília, DF | 42 | 2.904,19 | 2.985,73 | 4.512,13 | 14,09 | 195 |
Florianópolis, SC | 41 | 3.134,74 | 3.222,75 | 4.870,32 | 15,55 | 117 |
Recife, PE | 43 | 2.413,93 | 2.481,71 | 3.750,44 | 11,63 | 111 |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial. |
Tabela salarial para Redator de Publicidade
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.855 | 34.254 | 714 | 13,37 | |
Média Salarial | 2.935 | 35.216 | 734 | 13,75 | |
1º Quartil | 1.692 | 20.300 | 423 | 7,92 | |
Salário Mediana | 2.080 | 24.960 | 520 | 9,74 | |
3º Quartil | 5.104 | 61.243 | 1.276 | 23,91 | |
Teto Salarial | 6.692 | 80.304 | 1.673 | 31,35 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Redator de Publicidade é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Junho de 2023 e Maio de 2024, tivemos uma queda de 20.48% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Redator de Publicidade CBO 2531-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Quanto ganha um Redator de Publicidade por estado
UF | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
42 | 3.686,13 | 3.789,63 | 5.727,00 | 17,84 | 4.534 | |
43 | 2.364,44 | 2.430,83 | 3.673,54 | 11,22 | 938 | |
43 | 2.179,41 | 2.240,60 | 3.386,06 | 10,54 | 883 | |
43 | 2.405,55 | 2.473,09 | 3.737,41 | 11,58 | 828 | |
42 | 2.517,12 | 2.587,79 | 3.910,75 | 12,20 | 722 | |
42 | 2.701,10 | 2.776,94 | 4.196,60 | 13,10 | 656 | |
43 | 2.223,74 | 2.286,18 | 3.454,94 | 10,64 | 399 | |
44 | 1.839,52 | 1.891,17 | 2.857,99 | 8,66 | 334 | |
43 | 1.980,12 | 2.035,72 | 3.076,44 | 9,47 | 265 | |
43 | 1.907,89 | 1.961,46 | 2.964,22 | 9,07 | 239 | |
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial. |
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | |
---|---|---|---|---|---|
7311-4/00 | Agências de publicidade | 4.926,56 | 5.064,89 | 7.654,21 | |
7319-0/03 | Marketing direto | 2.239,45 | 2.302,32 | 3.479,34 | |
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.508,57 | 2.579,00 | 3.897,46 | |
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 2.980,54 | 3.064,23 | 4.630,76 | |
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.814,54 | 1.865,49 | 2.819,19 | |
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.327,60 | 2.392,95 | 3.616,30 | |
6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 3.698,43 | 3.802,28 | 5.746,11 | |
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 2.887,78 | 2.968,86 | 4.486,63 | |
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 3.615,39 | 3.716,90 | 5.617,09 | |
8630-5/04 | Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.555,58 | 1.599,26 | 2.416,84 | |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganha um Redator de Publicidade por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 11.327 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Redator de Publicidade CBO 2531-10 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
8.168 | 44 | 220 | 2.446,31 | 11,12 |
2.304 | 40 | 200 | 4.672,93 | 23,36 |
148 | 42 | 210 | 3.674,70 | 17,50 |
129 | 30 | 150 | 2.948,93 | 19,66 |
79 | 43 | 215 | 2.352,63 | 10,94 |
56 | 36 | 180 | 1.873,13 | 10,41 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 2.680,05 | 2.880,69 | 3.228,73 |
Pequenas | 3.001,75 | 3.202,39 | 3.550,44 |
Médias | 4.124,36 | 4.325,00 | 4.673,04 |
Grandes Empresas | 3.828,75 | 4.029,39 | 4.377,43 |
|
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Redator de Publicidade
- Salário Base: R$ 2.934,68
- Salário-educação (3%): R$ 88,04
- Sistema S (2%): R$ 58,69
- INSS Patronal (20%): R$ 586,94
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 29,35
- FGTS (8%): R$ 234,77
- Férias 1/12: R$ 244,56
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 586,94
- Periculosidade (30%): R$ 880,41
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 81,52
- 13º Salário: R$ 244,56
- FGTS sobre Férias: R$ 19,56
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,52
- FGTS sobre 13º: R$ 19,56
- Aviso Prévio: R$ 244,56
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 19,56
- Multa Rescisória FGTS: R$ 244,56
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
- Home office
- Jornada de trabalho em viagens a serviço
- Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado
- Jornada de trabalho noturna
- Benefício salarial emergencial: veja se você tem direito
- Banco de horas
- Conceito de salário
- Baixa na carteira de trabalho
- Horário de trabalho durante o aviso prévio
- Rescisão trabalhista
- Trabalho intermitente
Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?
Toda essa pesquisa salarial para Redator de Publicidade pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.
Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.