CBO 2532-25 - Operador de negócios - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

O profissional no cargo de Operador de negócios CBO 2532-25 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades de compra, venda e negociação de ativos no mercado financeiro, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia carteira de clientes, informando-os sobre o mercado financeiro e acompanhando taxas praticadas.

Pode trabalhar em mesa de operações, sugerindo opções de negócios Realiza o atendimento e prospecção de clientes para os processos de financiamento, empréstimo, operações de câmbio, entre outros serviços bancários, propondo visitas e prestando informações sobre condições das operações Providencia documentação para efetivação de operações e verifica procedência de recursos.

Exerce ações gerenciais para assegurar a qualidade dos serviços financeiros prestados pela instituição Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

CBO 2532-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de negócios, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários CBO 2532-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2532-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Operador de negócios

O Operador de negócios CBO 2532-25 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades pertinentes a compra, venda e negociação de ativos no mercado financeiro, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Presta informações aos clientes sobre mercado financeiro.

Acompanha variação das taxas negociadas e assegura a entrega de produtos e serviços nas condições acordadas, respeitando prazo e remuneração, entre outros elementos contratuais Acompanha exposição de risco do banco em relação ao cliente.

Pode trabalhar em mesa de operações, negociando ativos do mercado financeiro, recebendo e realizando ordens de compra e venda de ativos como ações, fundos, derivativos e “commodities” Investiga, tabula, analisa e acompanha evolução de indicadores econômicos e estatísticas do Banco Central do Brasil (Bacen).

Elabora estratégias para identificar oportunidades de aplicações e investimentos, a fim de aumentar a rentabilidade e garantir a liquidez, segurança e a correta contabilização das operações, além do cumprimento de todas as obrigações financeiras e não financeiras nos prazos estipulados.

Identifica necessidades do cliente, oferecendo-lhe vantagens, benefícios e promovendo adequações em produtos e serviços Sugere opções de negócios e realiza apreçamento de produtos e serviços financeiros.

Realiza o atendimento e prospecção de cliente para os processos de financiamento, empréstimo, operações de câmbio, entre outros serviços bancários.

Formaliza contratos, providencia documentação para operações e elabora estratégias para aumentar a participação no mercado Faz o mapeamento do público-alvo e contata potenciais clientes Consulta publicações especializadas em economia e finanças, monitora conteúdos e agências de classificação de risco.

Planeja, agenda e realiza visitas Realiza o levantamento das taxas aplicadas na região de atuação Faz apresentação institucional ao cliente.

Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Monitora metas e resultados e redige relatórios.

Garante qualidade dos serviços prestados Analisa pontos fortes e fracos dos produtos da instituição e de seus concorrentes Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos a ele confiados Averigua autenticidade da documentação de clientes .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2532-25 deve prevenir operações ilegais, exercer ações gerenciais, gerenciar carteira de clientes, efetivar negócios, comercializar produtos e serviços financeiros, prospectar clientes, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2532-25

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de negócios CBO 2532-25

Um Operador de negócios (ou sinônimo) deve demonstrar poder de persuasão, agir em conformidade com a legislação em vigor, precificar produtos, atualizar-se profissionalmente, evidenciar postura e ética profissional, providenciar documentação para operação, falar em público, garantir qualidade dos serviços, agendar visita a clientes, demonstrar flexibilidade, mapear público-alvo, obter informações sobre o mercado financeiro, consultar jornais e revistas econômicos, identificar perfil do cliente, redigir relatórios, assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo, preparar visita a clientes, transmitir credibilidade, adequar produtos e serviços ao perfil do cliente, relacionar-se com público, reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes, evidenciar capacidade técnica, acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente, acompanhar variação das taxas de produtos negociados - cdc , expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, espanhol, sugerir opções de negócios, demonstrar criatividade, verificar autenticidade da documentação de clientes, contatar clientes, avaliar resultados, levantar taxas aplicadas na região de atuação, demonstrar cultura geral, visitar clientes, apresentar a instituição - banco, repassar informações sobre mercado financeiro para clientes, oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios, demonstrar segurança, identificar necessidades do cliente.

Cargos e salários CBO 2532-25 - Profissionais de comercialização e consultoria de serviços bancários

Salário Operador de Negócios

Operador de Negócios: Brasil

  • 35.581
  • Brasil
  • 2.168 - 4.539
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.168 e 4.539 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 35.581 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Santo André

Operador de Negócios: Santo André, SP

  • 543
  • Santo André, SP
  • 1.616 - 2.228
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.616 e 2.228 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios

Operador de Negócios: Rio Grande do Sul

  • 2.248
  • Rio Grande do Sul
  • 1.726 - 2.589
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.726 e 2.589 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.248 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios

Operador de Negócios: Paraná

  • 1.979
  • Paraná
  • 2.035 - 3.538
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.035 e 3.538 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.979 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Presidente Prudente

Operador de Negócios: Presidente Prudente, SP

  • 318
  • Presidente Prudente, SP
  • 1.688 - 2.224
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Presidente Prudente - SP, ganha entre 1.688 e 2.224 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 318 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios

Operador de Negócios: Minas Gerais

  • 984
  • Minas Gerais
  • 2.320 - 4.799
  • 41h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.320 e 4.799 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 984 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios São Paulo

Operador de Negócios: São Paulo, SP

  • 5.614
  • São Paulo, SP
  • 2.755 - 6.233
  • 41h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.755 e 6.233 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 5.614 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Ribeirão Preto

Operador de Negócios: Ribeirão Preto, SP

  • 363
  • Ribeirão Preto, SP
  • 1.840 - 2.864
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.840 e 2.864 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 363 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios

Operador de Negócios: Santa Catarina

  • 1.546
  • Santa Catarina
  • 2.900 - 5.277
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.900 e 5.277 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.546 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Salvador

Operador de Negócios: Salvador, BA

  • 86
  • Salvador, BA
  • 2.631 - 5.373
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.631 e 5.373 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 86 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios São José do Rio Preto

Operador de Negócios: São José do Rio Preto, SP

  • 1.133
  • São José do Rio Preto, SP
  • 1.713 - 2.347
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.713 e 2.347 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.133 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Belo Horizonte

Operador de Negócios: Belo Horizonte, MG

  • 636
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.366 - 5.013
  • 40h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.366 e 5.013 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 636 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Bauru

Operador de Negócios: Bauru, SP

  • 122
  • Bauru, SP
  • 1.992 - 3.386
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.992 e 3.386 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Florianópolis

Operador de Negócios: Florianópolis, SC

  • 365
  • Florianópolis, SC
  • 3.812 - 7.411
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.812 e 7.411 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 365 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Sorocaba

Operador de Negócios: Sorocaba, SP

  • 131
  • Sorocaba, SP
  • 1.905 - 3.108
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.905 e 3.108 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Blumenau

Operador de Negócios: Blumenau, SC

  • 344
  • Blumenau, SC
  • 3.394 - 5.068
  • 40h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 3.394 e 5.068 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 344 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios Jundiaí

Operador de Negócios: Jundiaí, SP

  • 195
  • Jundiaí, SP
  • 1.961 - 3.374
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.961 e 3.374 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.
Salário Operador de Negócios São José dos Campos

Operador de Negócios: São José dos Campos, SP

  • 635
  • São José dos Campos, SP
  • 1.547 - 2.209
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Negócios CBO 2532-25 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.547 e 2.209 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 635 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2532-25.