CBO 2531-40 - Agenciador de propaganda - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade
O profissional no cargo de Agenciador de propaganda CBO 2531-40 Planeja, executa e avaliação estratégias e ações de comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas de clientes, bem como os requisitos evidenciados em briefing (guia para execução do projeto) Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, articulando a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2531-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agenciador de propaganda, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de publicidade.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Agenciador de propaganda
O Agenciador de propaganda CBO 2531-40 identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Participa da elaboração de briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para produções publicitárias, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), cronograma, recursos humanos, assim como tendências e demandas de mercado.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e direcionando a comercialização e veiculação de peças publicitárias e ações de propaganda conforme as estratégias e interesses de clientes e projetos.
Pode contribuir com a concepção criativa do projeto publicitário e o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Apresenta projeto publicitário e proposta de veiculação de peças e campanhas publicitárias para aprovação do cliente, evidenciando e explicando questões relativas aos serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, em diferentes contextos e para nichos de mercado diversos.
Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, avaliando a qualidade dos serviços de venda de publicidade e negociação de espaços em veículos de comunicação, sugerindo soluções, redirecionamentos ,novos mercados consumidores e mudanças no processo de comercialização, quando necessário Articula e viabiliza a compra de espaços publicitários em diferentes mídias e estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Elabora e propõe, em parceria com demais profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha publicitária, ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia.
Planeja e executa estratégias de prospecção e fidelização, aplicando métodos e técnicas de marketing, identificando potenciais clientes e parceiros, contatando-os, considerando as boas práticas de vendas Zela pela qualidade técnica e operacional dos serviços prestados, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2531-40 deve desenvolver propaganda e promoções, contratar fornecedores, vender serviços publicitários, elaborar planejamento estratégico, pesquisar meios e veículos de comunicação, demonstrar competências pessoais, estruturar estratégia de projeto publicitário.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-40
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Agenciador de propaganda CBO 2531-40
Um Agenciador de propaganda (ou sinônimo) deve antever cenários futuros, administrar conflitos, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar capacidade de negociação, submeter projeto a aprovação do cliente, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, apontar novos nichos de mercado ou produtos, demonstrar liderança, demonstrar senso estético, pesquisar novas recomendações, demonstrar senso de oportunidade, definir meios e veículos de comunicação, comprar espaço na mídia, analisar concorrência, demonstrar poder de síntese, definir target - público alvo, determinar fornecedores, adaptar linguagem ao público, analisar perfil do público alvo, demonstrar flexibilidade, demonstrar habilidade de comunicação, interpretar expectativas do cliente, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, explicar formas de pagamento, rever processo criativo, demonstrar habilidade de comunicação verbal, definir necessidades do cliente, detetar tendências de mercado, identificar necessidades do cliente, identificar perfil dos veículos de comunicação, procurar novos clientes e novos mercados, demonstrar senso crítico, manter relacionamento com o cliente, sugerir mudanças no processo de comercialização, ajustar o projeto a pedido do cliente, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, solucionar problemas de pós-venda, assumir riscos, adaptar-se a situações adversas, manter relacionamento com veículos de comunicação, apresentar projeto para cliente, apresentar tabelas de preços, acordar briefing com cliente, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, trabalhar em equipe, avaliar qualidade das campanhas - projeto, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, elaborar estratégia de mídia, analisar demanda do cliente, demonstrar dinamismo, ponderar opiniões divergentes, pesquisar alternativas de mídia, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar pró-atividade, realizar negociações técnico-comerciais, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições.