CBO 2531-40 - Profissionais de publicidade - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2531-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-40 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais das ciências sociais e humanas.
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização.
        • Profissionais de publicidade.

Descrição dos cargos da categoria Profissionais de publicidade

Os Profissionais de publicidade CBO 2531-40 desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Condições de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Funções dos Profissionais de publicidade CBO 2531-40

Profissionais de publicidade devem:

  • vender serviços publicitários;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • contratar fornecedores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • Atividades dos cargos CBO 2531-40

    Entre as principais atribuições dos Profissionais de publicidade CBO 2531-40 estão as de:

    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • demonstrar senso estético;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • apresentar tabelas de preços;
    • demonstrar criatividade;
    • comprar espaço na mídia;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • administrar conflitos;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • explicar formas de pagamento;
    • trabalhar em equipe;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • analisar perfil do público alvo;
    • determinar fornecedores;
    • analisar concorrência;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • demonstrar dinamismo;
    • adaptar linguagem ao público;
    • assumir riscos;
    • definir target (público alvo);
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • definir necessidades do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • interpretar expectativas do cliente;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar liderança;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • acordar briefing com cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • demonstrar poder de síntese;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • demonstrar senso crítico;
    • demonstrar proatividade;
    • detectar tendências de mercado;
    • apresentar projeto para cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • rever processo criativo;
    • analisar demanda do cliente;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • identificar necessidades do cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • pesquisar novas recomendações;

    Cargos e salários CBO 2531-40 - Profissionais de publicidade

    Salário Diretor de Arte (Publicidade)

    Diretor de Arte (Publicidade): Brasil

    • 2.612
    • Brasil
    • 1.882 - 4.461
    • 43h
    O profissional no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.882 e 4.461 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.612 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Agenciador de Publicidade

    Agenciador de Publicidade: Brasil

    • 2.612
    • Brasil
    • 1.882 - 4.461
    • 43h
    O profissional no cargo de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.882 e 4.461 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.612 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Corretor de Anúncios (publicidade)

    Corretor de Anúncios (publicidade): Brasil

    • 2.612
    • Brasil
    • 1.882 - 4.461
    • 43h
    O profissional no cargo de Corretor de Anúncios (publicidade) CBO 2531-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.882 e 4.461 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.612 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Diretor de Arte (Publicidade) São Paulo

    Diretor de Arte (Publicidade): São Paulo, SP

    • 346
    • São Paulo, SP
    • 3.386 - 8.252
    • 42h
    O profissional no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.386 e 8.252 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 346 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Diretor de Arte (Publicidade) Curitiba

    Diretor de Arte (Publicidade): Curitiba, PR

    • 113
    • Curitiba, PR
    • 1.726 - 3.366
    • 44h
    O profissional no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.726 e 3.366 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Agenciador de Publicidade São Paulo

    Agenciador de Publicidade: São Paulo, SP

    • 346
    • São Paulo, SP
    • 3.386 - 8.252
    • 42h
    O profissional no cargo de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.386 e 8.252 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 346 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Agenciador de Publicidade Curitiba

    Agenciador de Publicidade: Curitiba, PR

    • 99
    • Curitiba, PR
    • 1.751 - 3.515
    • 44h
    O profissional no cargo de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.751 e 3.515 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 99 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Corretor de Anúncios (publicidade) São Paulo

    Corretor de Anúncios (publicidade): São Paulo, SP

    • 346
    • São Paulo, SP
    • 3.386 - 8.252
    • 42h
    O profissional no cargo de Corretor de Anúncios (publicidade) CBO 2531-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.386 e 8.252 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 346 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.