CBO 2531-40 - Profissionais de publicidade - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2531-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-40 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais das ciências sociais e humanas.
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização.
        • Profissionais de publicidade.

Descrição dos cargos da categoria Profissionais de publicidade

Os Profissionais de publicidade CBO 2531-40 desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Condições de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Funções dos Profissionais de publicidade CBO 2531-40

Profissionais de publicidade devem:

  • elaborar planejamento estratégico;
  • vender serviços publicitários;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contratar fornecedores;
  • Atividades dos cargos CBO 2531-40

    Entre as principais atribuições dos Profissionais de publicidade CBO 2531-40 estão as de:

    • pesquisar novas recomendações;
    • definir target (público alvo);
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • analisar perfil do público alvo;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • analisar demanda do cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • administrar conflitos;
    • detectar tendências de mercado;
    • identificar necessidades do cliente;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • analisar concorrência;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • demonstrar poder de síntese;
    • demonstrar proatividade;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • antever cenários futuros;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • demonstrar senso estético;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • explicar formas de pagamento;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • demonstrar senso crítico;
    • determinar fornecedores;
    • apresentar projeto para cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • rever processo criativo;
    • definir necessidades do cliente;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • apresentar tabelas de preços;
    • adaptar linguagem ao público;
    • assumir riscos;
    • demonstrar dinamismo;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • demonstrar flexibilidade;
    • acordar briefing com cliente;
    • comprar espaço na mídia;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;

    Cargos e salários CBO 2531-40 - Profissionais de publicidade

    Salário Diretor de Arte (Publicidade)

    Diretor de Arte (Publicidade): Brasil

    • 3.803
    • Brasil
    • 2.167 - 5.088
    • 43h
    O profissional no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.167 e 5.088 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.803 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Agenciador de Publicidade

    Agenciador de Publicidade: Brasil

    • 3.803
    • Brasil
    • 2.167 - 5.088
    • 43h
    O profissional no cargo de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.167 e 5.088 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.803 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Corretor de Anúncios (publicidade)

    Corretor de Anúncios (publicidade): Brasil

    • 3.803
    • Brasil
    • 2.167 - 5.088
    • 43h
    O profissional no cargo de Corretor de Anúncios (publicidade) CBO 2531-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.167 e 5.088 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.803 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Diretor de Arte (Publicidade) Curitiba

    Diretor de Arte (Publicidade): Curitiba, PR

    • 138
    • Curitiba, PR
    • 1.969 - 3.688
    • 43h
    O profissional no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.969 e 3.688 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 138 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Diretor de Arte (Publicidade)

    Diretor de Arte (Publicidade): Paraná

    • 393
    • Paraná
    • 1.856 - 1.949
    • 43h
    O profissional no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.856 e 1.949 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Diretor de Arte (Publicidade)

    Diretor de Arte (Publicidade): Santa Catarina

    • 327
    • Santa Catarina
    • 2.074 - 2.177
    • 43h
    O profissional no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.074 e 2.177 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Diretor de Arte (Publicidade)

    Diretor de Arte (Publicidade): São Paulo

    • 1.298
    • São Paulo
    • 2.664 - 2.796
    • 43h
    O profissional no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.664 e 2.796 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.298 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Diretor de Arte (Publicidade) São Paulo

    Diretor de Arte (Publicidade): São Paulo, SP

    • 517
    • São Paulo, SP
    • 4.1 - 10.264
    • 42h
    O profissional no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.1 e 10.264 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 517 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Agenciador de Publicidade São Paulo

    Agenciador de Publicidade: São Paulo, SP

    • 517
    • São Paulo, SP
    • 4.1 - 10.264
    • 42h
    O profissional no cargo de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.1 e 10.264 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 517 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Agenciador de Publicidade Curitiba

    Agenciador de Publicidade: Curitiba, PR

    • 138
    • Curitiba, PR
    • 1.969 - 3.688
    • 43h
    O profissional no cargo de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.969 e 3.688 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 138 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Agenciador de Publicidade

    Agenciador de Publicidade: São Paulo

    • 1.298
    • São Paulo
    • 2.664 - 2.796
    • 43h
    O profissional no cargo de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.664 e 2.796 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.298 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Agenciador de Publicidade

    Agenciador de Publicidade: Santa Catarina

    • 327
    • Santa Catarina
    • 2.074 - 2.177
    • 43h
    O profissional no cargo de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.074 e 2.177 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.
    Salário Corretor de Anúncios (publicidade) São Paulo

    Corretor de Anúncios (publicidade): São Paulo, SP

    • 517
    • São Paulo, SP
    • 4.1 - 10.264
    • 42h
    O profissional no cargo de Corretor de Anúncios (publicidade) CBO 2531-40 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.1 e 10.264 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 517 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-40.