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O que faz um Fotografo Publicitário CBO 2618-10
O Fotografo Publicitário cria o conceito do trabalho fotográfico para peças e campanhas publicitárias, considerando desejos e aspirações do cliente, público-alvo, pauta (“briefing”), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado (pessoas, animais, paisagens ou objetos), bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico Pode seguir orientações do diretor de arte, quando realiza trabalho para agências de publicidade.
Assessora a equipe de publicidade na construção de conceitos de peças e campanhas publicitárias, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com fotografado (pessoas ou animais) Cria imagens para veiculação em “outdoors”, embalagens de produtos, comerciais de televisão, anúncio de revistas, entre outras mídias físicas ou digitais, considerando os diferentes tipos de publicidades e os públicos-alvo.
Registra, revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas em películas, meio magnéticos e/ou plataformas digitais, verificando qualidade, brilho e contraste Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico no âmbito publicitário, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos.
Realiza produção técnica da fotografia publicitária, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a qualidade e a adequação da produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web.
Apresenta produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos publicitários em diferentes plataformas midiáticas, analógicas ou digitais, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica;
- planejar o trabalho fotográfico;
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar equipe de trabalho fotográfico;
- operar equipamentos específicos;
- documentar a imagem;
- finalizar o produto;
- pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos;
- divulgar a linguagem fotográfica;
- criar a imagem fotográfica;
- avaliar resultados;
- procurar espaços ou locações para fotografar;
- publicar livros e catálogos;
- registrar a imagem sobre película ou meio magnético;
- desenvolver capacidade de síntese;
- dominar o idioma;
- discutir a pauta/briefing;
- estudar culturas e costumes locais/regionais;
- testar novos materiais de acabamento;
- ver mais...
Salário de Fotografo Publicitário CBO 2618-10 - Série histórica
Quanto ganha um Fotografo Publicitário por região do Brasil
Tabela salarial para Fotografo Publicitário
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.350 | 28.205 | 588 | 10,92 | |
Média Salarial | 2.416 | 28.997 | 604 | 11,23 | |
1º Quartil | 1.501 | 18.007 | 375 | 6,97 | |
Salário Mediana | 1.735 | 20.820 | 434 | 8,06 | |
3º Quartil | 4.072 | 48.859 | 1.018 | 18,92 | |
Teto Salarial | 4.932 | 59.180 | 1.233 | 22,92 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Fotografo Publicitário é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma queda de 84.85% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Fotografo Publicitário CBO 2618-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
7420-0/03 | Laboratórios fotográficos | 1.508,75 | |||
7420-0/02 | Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas | 1.839,77 | |||
7420-0/02 | Atividades de produção de fotografias | 1.838,71 | |||
7311-4/00 | Agências de publicidade | 7.299,13 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 2.418,69 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 1.830,70 | |||
7490-1/04 | Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral | 5.167,00 | |||
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 2.436,00 | |||
7830-2/00 | Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 3.171,89 | |||
1813-0/99 | Impressão de material para outros usos | 2.154,57 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Quanto ganha um Fotografo Publicitário por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 373 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Fotografo Publicitário CBO 2618-10 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
301 | 44 | 220 | 1.957,38 | 8,90 |
47 | 40 | 200 | 4.825,28 | 24,13 |
8 | 43 | 215 | 2.305,50 | 10,72 |
5 | 42 | 210 | 3.951,60 | 18,82 |
4 | 30 | 150 | 1.813,00 | 12,09 |
4 | 36 | 180 | 3.328,00 | 18,49 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.253,93 | 2.557,84 | 3.316,51 |
Pequenas | 3.351,43 | 3.655,35 | 4.414,01 |
Médias | 2.107,37 | 2.411,28 | 3.169,95 |
Grandes Empresas | 3.248,39 | 3.552,30 | 4.310,97 |
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Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Fotografo Publicitário
- Salário Base: R$ 2.416,42
- Salário-educação (3%): R$ 72,49
- Sistema S (2%): R$ 48,33
- INSS Patronal (20%): R$ 483,28
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,16
- FGTS (8%): R$ 193,31
- Férias 1/12: R$ 201,37
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 483,28
- Periculosidade (30%): R$ 724,93
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 67,12
- 13º Salário: R$ 201,37
- FGTS sobre Férias: R$ 16,11
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,37
- FGTS sobre 13º: R$ 16,11
- Aviso Prévio: R$ 201,37
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,11
- Multa Rescisória FGTS: R$ 201,37
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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