Fotografo Publicitário - Salário Brasil

R$ 2.416,42/mês

Atualizado em

Hoje um Fotografo Publicitário ganha em média R$ 2.416,42 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 373 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Fotografo Publicitário pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.350,43 e o teto salarial de R$ 4.931,67, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Fotografo Publicitário.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 21 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Laboratórios fotográficos de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Fotografo Publicitário é Rio de Janeiro , RJ.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Fotografo Publicitário, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Fotografo Publicitário CBO 2618-10

O Fotografo Publicitário cria o conceito do trabalho fotográfico para peças e campanhas publicitárias, considerando desejos e aspirações do cliente, público-alvo, pauta (“briefing”), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado (pessoas, animais, paisagens ou objetos), bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico Pode seguir orientações do diretor de arte, quando realiza trabalho para agências de publicidade.

Assessora a equipe de publicidade na construção de conceitos de peças e campanhas publicitárias, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com fotografado (pessoas ou animais) Cria imagens para veiculação em “outdoors”, embalagens de produtos, comerciais de televisão, anúncio de revistas, entre outras mídias físicas ou digitais, considerando os diferentes tipos de publicidades e os públicos-alvo.

Registra, revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas em películas, meio magnéticos e/ou plataformas digitais, verificando qualidade, brilho e contraste Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico no âmbito publicitário, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos.

Realiza produção técnica da fotografia publicitária, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a qualidade e a adequação da produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web.

Apresenta produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos publicitários em diferentes plataformas midiáticas, analógicas ou digitais, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica;
  • planejar o trabalho fotográfico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho fotográfico;
  • operar equipamentos específicos;
  • documentar a imagem;
  • finalizar o produto;
  • pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos;
  • divulgar a linguagem fotográfica;
  • criar a imagem fotográfica;
  • avaliar resultados;
  • procurar espaços ou locações para fotografar;
  • publicar livros e catálogos;
  • registrar a imagem sobre película ou meio magnético;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • dominar o idioma;
  • discutir a pauta/briefing;
  • estudar culturas e costumes locais/regionais;
  • testar novos materiais de acabamento;
  • ver mais...

Salário de Fotografo Publicitário CBO 2618-10 - Série histórica

Quanto ganha um Fotografo Publicitário por região do Brasil

Tabela salarial para Fotografo Publicitário

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.350 28.205 588 10,92
Média Salarial 2.416 28.997 604 11,23
1º Quartil 1.501 18.007 375 6,97
Salário Mediana 1.735 20.820 434 8,06
3º Quartil 4.072 48.859 1.018 18,92
Teto Salarial 4.932 59.180 1.233 22,92
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Fotografo Publicitário negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2618-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Fotografo Publicitário é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma queda de 84.85% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Fotografo Publicitário CBO 2618-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7420-0/03 Laboratórios fotográficos 1.508,75
7420-0/02 Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas 1.839,77
7420-0/02 Atividades de produção de fotografias 1.838,71
7311-4/00 Agências de publicidade 7.299,13
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.418,69
7319-0/03 Marketing direto 1.830,70
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 5.167,00
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 2.436,00
7830-2/00 Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 3.171,89
1813-0/99 Impressão de material para outros usos 2.154,57
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Fotografo Publicitário por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 373 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Fotografo Publicitário CBO 2618-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
301 44 220 1.957,38 8,90
47 40 200 4.825,28 24,13
8 43 215 2.305,50 10,72
5 42 210 3.951,60 18,82
4 30 150 1.813,00 12,09
4 36 180 3.328,00 18,49

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 206 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.253,93 2.557,84 3.316,51
Pequenas 3.351,43 3.655,35 4.414,01
Médias 2.107,37 2.411,28 3.169,95
Grandes Empresas 3.248,39 3.552,30 4.310,97
  • *Fotografo Publicitário Nível I: até 4 anos;
  • *Fotografo Publicitário Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Fotografo Publicitário Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Fotografo Publicitário

  • Salário Base: R$ 2.416,42
  • Salário-educação (3%): R$ 72,49
  • Sistema S (2%): R$ 48,33
  • INSS Patronal (20%): R$ 483,28
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,16
  • FGTS (8%): R$ 193,31
  • Férias 1/12: R$ 201,37
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 483,28
  • Periculosidade (30%): R$ 724,93
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 67,12
  • 13º Salário: R$ 201,37
  • FGTS sobre Férias: R$ 16,11
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,37
  • FGTS sobre 13º: R$ 16,11
  • Aviso Prévio: R$ 201,37
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,11
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 201,37

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Toda essa pesquisa salarial para Fotografo Publicitário pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

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Salário e mercado de trabalho para Fotografo Publicitário